Estado Novo (1937-1945)

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Desembarque do Interventor Júlio S. Müller em Cuiabá.

No antigo campo de aviação de Cuiabá, posam um homem desconhecido, o Interventor Júlio S. Müller e Archimedes Pereira Lima. Os três trajam terno branco, calças brancas e gravata; o Interventor usa um chapéu Panamá e Pereira Lima, um chapéu de feltro. Ao fundo, um monomotor RWD-13, de fabricação polonesa.

Interventor Júlio Strübing Müller no Aeroporto de Cuiabá

Interventor Júlio Müller trajando calças, terno e chapéu Panamá brancos posa para uma foto trazendo em suas mão algum objeto não identificado: à sua esquerda, um homem não identificado traja o mesmo terno exceto o chapéu que está ausente; à sua direita, o jornalista Arquimedes Pereira Lima também com o mesmo terno do interventor exceto o chapéu de feltro. Atrás, um avião monomotor RWD-13, de fabricação polonesa.

Interventor Júlio Strübing Müller no Aeroporto de Cuiabá.

Interventor Júlio Müller trajando calças, terno e chapéu Panamá brancos posa para uma foto trazendo em suas mão algum objeto não identificado: à sua esquerda, um homem não identificado traja o mesmo terno exceto o chapéu que está ausente; à sua direita, o jornalista Arquimedes Pereira Lima também com o mesmo terno do interventor exceto o chapéu de feltro. Atrás, um avião monomotor RWD-13, de fabricação polonesa.

Interventor Julio S. Müller e sitiantes.

Da varanda de uma casa rural, atrás de uma mureta típica, posam cinco homens e um menino: o interventor Júlio S. Müller com o braço direito escorado sobre o muro, vestindo camisa branca com os punhos dobrados; um homem de camisa branca e lenço amarrado ao pescoço; um homem mais atrás, de camisa branca riscada e suspensórios; um menino descalço sentado sobre a mureta vestindo camisa e calças compridas cáqui; um homem de terno branco com o braço esquerdo escorado sobre a mureta; e, por fim, acotovelado sobre a mureta, um outro homem, também trajando um terno branco. Ao centro da varanda, a portinhola de madeira aberta. Dentro da varanda, duas lâmpadas bubônicas e, ao que parece, um lampião a querosene. À frente da casa um Ford modelo “T” (em detalhe) cuja placa é possível ler: “P. 1-517”. À esquerda da casa um poste de madeira e uma cerca para árvores. Ao fundo, visto através da varanda, o detalhe de uma serra.

Recepção ao Interventor Júlio S. Müller.

À direita, dois homens se cumprimentam. Ao centro, o Interventor Júlio S. Müller, acaba de cumprimentar um homem que segura um chapéu com sua mão esquerda e volta-se para os dois primeiros. Ao fundo, é possível contar mais sete homens, sendo os três últimos militares.

Interventor Júlio S. Müller sendo recebido

Interventor Júlio Müller sendo recepcionado por grupo de homens trajando ternos e gravatas, alguns chapéu. A fotografia foi tirada em meio ao grupo e capta o instante em que Júlio Müller e um homem parecem se cumprimentar.

Interventor Júlio Strübing Müller com sitiantes.

Sentado em um banco cumprido, trajando uma roupa branca de listras verticais (que se assemelha a um pijama) e uma chinela, o interventor Júlio Müller fala a outros cinco homens. Dois compartilham o mesmo banco à esquerda e à direita; outros três utilizam os assentos próprios em banquinhos ou no rodapé da casa. Estão reunidos na frente de uma casa de pau a pique coberta de palha.

Interventor Júlio Strübing Müller recepciona chegada de caça da Força Aérea Brasileira.

Em um campo de aviação, tendo em primeiro plano quatro espingardas formando uma pirâmide junto a um chão, mais atrás um menino de chapéu bibico camiseta e calças brancas, em pé, junto a um avião, vê-se o interventor Júlio Müller trajando calças, terno e chapéu Panamá brancos, de lado para o fotógrafo. Olha para os ocupantes de um caça biplano monomotor da Força Aérea Brasileira (FAB) cujo cocar característico aparece na ponta da asa superior. Mais cinco homens aparecem na mesma cena.

Interventor Júlio Strübing Müller em cerimônia oficial.

Dentro de uma ampla área coberta, nota-se o interventor Júlio Müller ladeado por autoridades militares do Exército e da Marinha. À sua direita contam dois generais e um almirante; e à sua esquerda, dois almirantes. Atrás e em segundo plano, dezenas de homens entre civis e militares.

Embarque do Interventor Júlio Strübing Müller em Avião Lockheed Constellation

Prestes a adentrar um Lockheed Constellation, o intervento Júlio Müller trajando seu habitual terno branco abraça um oficial militar. Na escada de embarque, observam a cena, à esquerda, um homem de camisa branca, e, à direita, um homem de calças e terno escuros. Na porta, de dentro do avião, outro militar aguarda o embarque. No detalhe da fuselagem à vista, lê-se “CON[…]”.

Interventor Júlio Strübing Müller e senhora Maria de Arruda Müller no canteiro de obras da Ponte “Júlio Müller”.

Interventor Júlio Müller, o oitavo da esquerda para a direita, tendo ao seu lado direito, sua senhora dona Maria de Arruda Müller junto a outros homens civis e um militar em pé num cais à beira do rio junto às obras da Ponte “Bacharel Júlio Müller”. À direita, um degrau abaixo, vê-se um menino. Ao fundo, o rio Cuiabá e sua outra margem.

Interventor Júlio Strübing Müller junto às obras da Ponte “Júlio Müller”.

Interventor Júlio Müller, o oitavo da esquerda para a direita, tendo ao seu lado direito, sua senhora dona Maria de Arruda Müller junto a outros homens civis e um militar em pé num cais à beira do rio junto às obras da Ponte “Bacharel Júlio Müller”. À direita, um degrau abaixo, vê-se um menino. Ao fundo, o rio Cuiabá e sua outra margem.

Recepção ao Interventor Júlio S. Müller.

À direita, dois homens se cumprimentam. Ao centro, o Interventor Júlio S. Müller, acaba de cumprimentar um homem que segura um chapéu com sua mão esquerda e volta-se para os dois primeiros. Ao fundo, é possível contar mais sete homens, sendo os três últimos militares.

Recepção do Interventor Júlio S. Müller a um ilustre visitante.

Em frente de um hangar, autoridades civis (de terno e gravata) e militares (fardados, provavelmente da Polícia Militar, Exército e Marinha) posam para um fotógrafo que aparece de costas (em seu ombro, uma filmadora 16mm). Entre o grupo dos que estão posando, ao centro, o recepcionado de óculos trajando calças, terno e chapéu cinzas, com um buquê de flores no seu braço esquerdo. À sua esquerda, o interventor federal Júlio Müller. Há, à esquerda das duas autoridades, dois meninos vestidos como marinheiros, junto às três únicas mulheres da foto, as duas primeiras trajando vestido e casaco brancos.

Desembarque do Interventor Júlio S. Müller em Porto Murtinho.

À margem do rio Paraguai, em meio a uma multidão de homens, civis e militares, e crianças, destaca-se, à esquerda, o Interventor Júlio S. Müller segurando seu chapéu à sua frente à altura da sua cintura. Ao fundo, o rio. Sobre a fotografia, na parte superior, escrito à caneta de tinta preta, lê-se: “Desembarque do// Dr. Julio Muller em// Murtinho”.

Chegada do Dr. Julio Müller em Murtinho.

Ao portão da Prefeitura, do alto da escadaria, vê-se a calorosa recepção ao então interventor Federal Júlio Müller acompanhado de sua senhora, dona Maria de Arruda Müller, e rodeado por senhoras e escoltado por autoridades civis. Ao fundo, o rio Paraguai.

Treptower Tor

Uma torre de estilo gótico domina a paisagem de arquitetura bastante mista e vida interiorana. Em primeiro plano, à esquerda e à direita, charretes; à esquerda, pessoas sobre o passeio público; ao centro, um homem se afasta de bicicleta; e sob o portão da torre, uma carruagem se aproxima. Abaixo, em branco, está impresso: “Neubrandenburg I. M. Treptower Tor, Stadiseite”.

Homem europeu e guerreiro tribal.

Um homem branco com indumentária europeia de explorador segura uma lança com a mão esquerda enquanto aperta a mão de um guerreiro em indumentária (colares de ossos e roupa de leopardo) característica que segura, na mão esquerda, um escudo. Em segundo plano, choupana feita de adobe e telhado de palha. Sobre a imagem, em tinta azul e à mão, mensagem em alemão com data “20.VI.1938”.

Edifício do Departamento de Viação e Obras Públicas.

Fachada e lateral do edifício em art déco do Departamento de Viação e Obras Públicas. Na parte inferior, escrito à mão sobre o negativo, “MACEIÓ – EDIFÍCIO DO DEPARTAMENTO DE VIAÇÃO E O. PUBLICAS.”

Praia do Gonzaga em Santos.

Dois homens, um com terno branco e chapéu coco branco, o outro com terno cinza e chapéu escuro estilo “Al Capone”, próximos à base de um coreto. Em segundo plano, um banco de praça, e, mais ao fundo, conjunto de luminárias de globo branco com silhuetas de montanhas. Na parte inferior, à mão sobre o filme, lê-se “Praia do Gonzaga – Santos” com um “x” sob os pés do homem de terno branco.

Comemoração do aniversário do presidente Getúlio Vargas na Escola “21 de Setembro”.

Em uma sala de aula, sentadas de costas meninas (concentradas à esquerda) e meninos (à direita), e por isso algumas crianças se voltam para o fotógrafo – aparentam ter entre oito e onze anos. À frente da turma, quatro homens compõem a mesa: o primeiro e os dois últimos trajam terno branco e o segundo terno cinza e gravata. À esquerda, em pé, oito homens, os quatro primeiros trajam terno branco e gravata, os outros cinza e gravata; à direita, solitário, um homem, em pé, trajando terno cinza e gravata. Da sala, veem-se três portas: uma à esquerda totalmente aberta; duas no fundo, semi ou meio aberta. E, ladeando a porta da esquerda, encontram-se pendurados quatro quadros, dois a dois, um sobre o outro, com os bustos dos presidentes da República, dos quais são visíveis, mais à esquerda, Floriano Peixoto, acima, e Prudente de Morais, Campos Sales e Rodrigues Alves. Entre as duas portas ao fundo, o retrato emoldurado e protegido por um vidro com reflexo do presidente Getúlio Vargas que se encontra pendurado acima da bandeira do Brasil aberta e pregada na parede. Na porta do fundo da esquerda vê-se uma folha de calendário com o número “19”, indicando a data de aniversário de Vargas. Na superfície, principalmente nas partes brancas, há uma mancha que se assemelha à ferrugem causada provavelmente por fungo. Acima da fotografia, sobre o papelão, lê-se a tinta já oxidada: “Escola ‘21 de Setembro’”; e, do mesmo modo, abaixo: “19 - 4 - 1941 // Sessão Civica em comemoração do aniversario do // eminente Presidente da Republica Dr. Getulio Vargas”.

Nova fachada do prédio da Escola 21 de Setembro.

Fachada em Art déco “Sertanejo”. São duas janelas retangulares com bandeiras em vidros separadas por uma porta de madeira. Estão “enterradas” em paredes espessas, marcadas nas extremidades e entre si por “pilares” decorativos que alcançam, no topo da platibanda, . Na platibanda, dividido entre os “pilares”, lê-se em alto relevo: “Escola”, “21 de//S::S::C::H:://1933” e “Setembro”. À frente do prédio, perfilam-se em quatro linhas meninos, meninas e adultos: na primeira linha, um menino e dezessete meninas; na segunda, uma menina e dezessete meninos; na terceira, treze meninos; na quarta, três homens, duas mulheres e um homem. Há, à esquerda, um menino não alinhado. Sobre a foto, no papelão, lê-se em nanquim já oxidado: “Nova fachada do predio da Escola 21 de Setembro”. No canto inferior direito, a lápis, lê-se: “34” circundado.

Inauguração do prédio da Escola Mista-rural “Dr. Manoel Murtinho”

Atrás de uma cerca de arame liso e moirões de troncos de madeira, vê-se, à esquerda, grupo de homens trajando ternos e chapéus indo, de costas para o fotógrafo e sob uma palmeira Carandá, em direção a um prédio de tijolinhos à mostra e telhado em quatro-águas com varanda. Há um pequeno garoto parado entre estes homens e outro grupo de meninos e meninas enfileirados de diferentes idades sob algo que se assemelha a um mastro. Ao fundo, destacam-se mais palmeiras Carandás.

Inauguração da Escola Rural do “Junco”.

Em uma varanda, um grupo de pessoas, entre adultos e crianças, parece conversar; apenas um deles está sob o sol de quase meio-dia. Ao centro, uma bandeira ainda a meio mastro. Sobre a imagem, lê-se, na parte superior, a nanquim já oxidado, “Predio Construido// pela Prefeitura.”; e no verso, do mesmo modo: “Escola Rural// do// “Junco” inaugu//rada em 13 de// Maio 938// Caceres”.

Festa Comemorativa ao aniversário do Sr. Presidente da República.

A partir da porta de uma cerca de madeira do outro lado da rua, crianças correm em frente à cerca de madeira de um prédio térreo com o telhado sustentado, na varanda, por colunas gregas. No frontão, à entrada, ao pé de um mastro, três crianças seguram uma bandeira do Brasil maior que elas. Atrás destas, autoridades civis e militares. No jardim, à esquerda, por dentro da cerca, um grupo de crianças. Há dois Fordes “T” estacionados à esquerda, rodeado de homens e crianças, e à direita, com um homem sobre o degrau da porta.

Festa da Primavera do Grupo Escolar de Maracajú.

Em frente a uma escola, atrás de uma armação semicircular de madeira enfeitada com flores, dezenas de alunos posam para a fotografia. À esquerda, cinco fileiras de meninos uniformizados à moda da época (uniformes semelhantes aos militares, com bermuda ou calças e camisas cáqui e cobertura bibico); ao dentro, três fileiras de meninas vestidas de branco com tiaras floridas; à direita, outras meninas com o então tradicional uniforme normalista (saia apregoada godê com suspensórios e camisa branca com gravatinha em cetim no mesmo tom da saia). Ao fundo, na escadaria de entrada e sob a varanda da escola, atrás de uma armação triangular de madeira enfeitado com flores, veem-se as professoras, autoridades militares, civis e um frei (à direita de todos). À esquerda, da janela, quatro militares, e, à frente desta, mais um.

Passeata escolar na Rua Marechal Mallet.

Em uma via urbana, enfileirados e rentes a um muro, à direita, crianças uniformizadas, sob a supervisão de adultos, desfilam com bandeiras do Brasil em punho. Junto à fileira, destaca-se uma senhora que leva um pano ao nariz. À esquerda, casarões em uma espécie de art déco “sertanejo”; ao centro e ao fundo, um casarão assobradado esconde-se parcialmente em frondosa árvore.

Passeata escolar na Rua Marechal Mallet.

Em uma via urbana, rentes ao muro, à esquerda, um grupo de adultos que somam trezes pessoas, entre estas três mulheres, observam jovens alunos enfileirados. À direita, crianças uniformizadas e sob a supervisão de adultos desfilam formando uma coluna que dobra a rua, ao fundo. À frente delas, uma menina empunha o pavilhão nacional. À esquerda, casarões em uma espécie de art déco “sertanejo”; ao centro e ao fundo, um casarão assobradado esconde-se parcialmente em frondosa árvore.

Passeata escolar na Rua Marechal Mallet.

Em uma via urbana, enfileirados e rentes a um muro, à direita, crianças uniformizadas, sob a supervisão de adultos, desfilam com bandeiras do Brasil em punho. Junto à fileira, destacam-se grupos de senhoras. À esquerda, casarões em uma espécie de art déco “sertanejo”; ao centro e, ao fundo, um casarão assobradado esconde-se parcialmente em frondosa árvore.

Passeata escolar na Rua Marechal Mallet.

Em uma via urbana, enfileirados e rentes a um muro, à direita, crianças uniformizadas, sob a supervisão de adultos, desfilam com bandeiras do Brasil em punho. À esquerda, sobre a calçada rente a um muro, aparentemente, de um quintal, nove homens e uma mulher acompanham o cortejo, e um rapaz e duas senhoras vão em direção contrária; ao centro e ao fundo, um casarão assobradado esconde-se parcialmente em frondosa árvore.

Colônia Correcional [Agrícola] de Palmeiras.

Vista das casas e dos reeducandos. À esquerda, conjunto de casas com uma grande varanda a separá-las. Da varanda, há uma pessoa sentada sobre a mureta e mais dois homens em pé junto à mureta pelo lado de fora. À frente das casas, um homem observa outros quatro, ao que parece, jogando bola. À direita, mudas de árvores protegidas por cerquinhas caiadas de madeira formam uma linha junto a uma imponente mangueira carregada. Ao centro, em primeiro plano, um cão caminha em direção aos homens; atrás, uma casa mais baixa. Ao fundo, a silhueta de Morrinhos.

Lançamento da pedra fundamental do pavilhão da Administração do 11.º Regimento de Cavalaria Independente (11 RCI).

Em torno de uma mesa, confraternizam-se, com taças nas mãos, dezenas de homens trajando ternos escuros e claros, e militares vestidos à caráter. Ao fundo, à esquerda, três meninas observam os convivas do alto de um pequeno monte de areia. Ao fundo, vê-se uma casa, de cuja sacada se vê militares. À direita, em torno de outra mesa, homens mais simples e de chapéu grosseiro acompanhados de jovens confraternizam-se também. Ao centro, mais ao fundo, imensos galpões.

Visita do Interventor de São Paulo Adhemar Pereira de Barros.

Saindo da “C.ia Viação S. Paulo–M. Grosso”, quase à soleira da porta, vê-se em primeiro plano, à esquerda, o interventor de São Paulo Adhemar de Barros de terno branco e chapéu panamá, apoiando-se, em sua mão direita, numa bengala; ao centro, um homem de terno branco segura seu chapéu pela aba; à direita, outro homem de terno escuro ajeita o chapéu de feltro sobre a cabeça. Em segundo plano, três homens: o primeiro, à esquerda, de terno branco, ajeita o chapéu; ao centro, um outro traz algo nas mãos; por fim, à soleira, percebe-se uma mão ajudando um chapéu a alcançar sua cabeça. Ao fundo, a modesta fachada de ripas de madeira e telhas romanas, com a entrada fios de energia elétrica, à direita de uma janela com um dos vidros quebrados. Sobre a porta, lê-se numa placa ao estilo da época: “C.ia VIAÇÃO S.PAULO-M.GROSSO”; e, à direita da porta de entrada, em uma placa branca: “AGÊNCIA FISCAL // DO // PORTO XV DE NOVEMBRO [il.]”. Mais à direita, um cartaz ilegível pela má qualidade da resolução da fotografia.

Visita do presidente Getúlio Vargas a Cuiabá.

No aeroporto, o presidente Getúlio Dorneles Vargas sendo recebido com honras de chefe-de-Estado pelo interventor Federal Júlio Strübing Müller e comitiva de autoridades militares com uniforme apropriado para a ocasião, cujo general o cumprimenta. Em segundo plano, tropas de infantaria perfilam-se e saúdam as autoridades empunhando espadins e baionetas, à direita à frente e à sombra de arvoredos que se estendem ao longo do largo. Atrás das tropas, vê-se a traseira de um automóvel. À esquerda, ao fundo, o comboio de automóveis com algumas pessoas próximas e em pé.

Hasteamento da bandeira do “Primeiro Congresso de Brasilidade”.

Em uma praça, reúnem-se em torno de um mastro em cruz crianças uniformizadas, senhoras de vestidos e homens civis de ternos e chapéus (nas mãos), além de militares fardados fazendo continência à bandeira que tremula no topo do mastro. Todos estão de costas para o fotógrafo. Ao fundo, prédios e o detalhe da fachada de um boticário.

Encerramento do “Primeiro Congresso de Brasilidade”.

À distância para uma visão panorâmica, observa-se, à esquerda de um palanque, perfiladas nos planos mais à frente, moças com uniforme escolar típico; ao centro, enfeitado com bandeiras nacionais e uma bandeira hasteada em um mastro que sobe a partir de seu vértice bem ao centro, o palanque com autoridades em uniforme militar com exceção de três que trajam terno e gravata; e, à direita, sob um mastro com uma bandeira hasteada, meninos e rapazes com uniforme militarizado de cor cáqui e bibico como cobertura. Mais ao fundo, um misto de populares trajando terno, gravata e chapéu para os homens e vestidos para mulheres, além de militares. No fundo, o casaril de alguma rua que passa por trás do campo aberto em que a cena é registrada.

Dia 7 de Setembro em Aquidauana.

Em um largo, à frente de uma igreja de torre central com campanário e relógio sobre a porta, duas fileiras de meninos em posição de alongamento tocando as mãos nas pontas dos pés. Trazem uma roupa folgada e uma cobertura “listrada”. À esquerda, vê-se o conjunto de casas e dois imensos postes; à direita, sob as folhas de bananeiras, e a população que assiste a tudo, do mesmo modo que um grupo à sobra do frontão da igreja.

Desfile dos pelotões federal, policial, escolas públicas e particulares.

Em uma via urbana, enfileirados e juntos às casas que se enfileiram à esquerda em estilo Art décor “Sertanejo” – exceto uma que se destaca por ser assobradada e em estilo neoclássico com um mastro e bandeira hasteada – tendo, à frente, um corneteiro seguido por banda marcial com instrumentos de percussão e sopro. Mais atrás, três fileiras que somem no horizonte de militares marchando. À direita cinco garotos (três à frente, dois bem mais atrás) acompanham a parada militar. Mais à direita, um canteiro com postes e árvores ainda jovens e mais garotos. Ao fundo, à direita, um arvoredo.

Discurso durante jogo de beisebol. Fotógrafo Foto Katayama.

Em um campo, à frente de uma mesa forrada e com um chapéu palheta emborcado, um homem trajando terno e gravata de cor escura discursando gesticulando com a mão direita e se apoiando com a outra sobre a mesa. Quatro homens com traços orientais, pertencentes à Colônia Japonesa, se alinham logo atrás segurando todos seu respectivo chapéu palheta com as mãos para trás. Todos trajam terno e gravata, exceto o segundo que usa calças, meiões e chuteiras próprios para o beisebol. Mais atrás, alinhados, os jogadores uniformizados e com equipamentos apropriados. Ao fundo, a multidão. Enfeitam o espetáculo bandeirolas presas a postes de madeira.

Discurso durante jogo de beisebol. Fotógrafo Foto Katayama.

Em um campo de beisebol improvisado pela Colônia Japonesa, um time parece se aquecer. À direita aglomeram-se e todos parecem olhar para a cena que se desenrola mais ao fundo – por isso aparecem de costas para o fotógrafo. Mais ao fundo, a multidão. À esquerda, entre a multidão e o time, em direção a uma árvore numa linha reta, percebe-se a bandeira do Brasil fincada ao chão em um mastro improvisado. À direita, uma bandeira branca tremula. Acima de todos, cordões com bandeirolas. Atrás de toda cena, os telhados de prédios enormes, mas térreos.

Entrada de times para jogo de beisebol. Fotógrafo Foto Katayama.

Em um campo, da direita para a esquerda, tendo à frente uma banda marcial provavelmente da polícia composta por doze músicos uniformizados. Atrás, dois jogadores uniformizados: um com camisa de listra horizontal portando a bandeira do Brasil; o outro de camisa branca, portando a bandeira do Japão. São integrantes da Colônia Japonesa. Atrás do portador da bandeira brasileira, o receptor identificado pela indumentária acolchoada e máscara, seguido pelos outros integrantes dos times em fileira. Ao fundo, da esquerda para a direita, dois pilares de um portão cerrado. Mais ao fundo, uma armação circular e casas de residência.

Multidão durante jogo de beisebol. Fotógrafo Foto Katayama.

À mesa pequena atulhada de coisas, três senhores, sendo dois deles com traços orientais, pertencentes estes à Colônia Japonesa. Todos trajam terno e gravata e chapéu. O primeiro, traços ocidentais, usa bigode; o último usa óculos escuros e traz uma insígnia no peito. Eles estão a uma entrada improvisada. À esquerda e à direita a multidão compreendida entre homens, mulheres e crianças em trajes domingueiros e com sombrinhas para se protegerem do sol é apartada do resto do campo (indicado pelas marcas de cal no chão, à frente) por moirões e um cordão. À direita da mesa, um cartaz ilegível deve indicar a razão de a multidão estar ali. Ao fundo, o telhado de um imenso prédio. Por cima da multidão, bandeirolas enfeitam o céu do espetáculo.

Vista aérea de Cuiabá.

Vista aérea de Cuiabá onde se diferenciam seus dois distritos de então: Sé e São Gonçalo de Pedro Segundo, trilhas e construções urbanas, além do rio Cuiabá e do tanque de Ana Poupina. Na parte superior, escrita sobre o negativo, lê-se: “Cuiabá MT”; e na inferior à direita, do mesmo modo: “Abril 1939”

Avenida 7 de Setembro.

Ampla avenida de chão batido, vendo-se, à esquerda, conjunto de casas em cujas calçadas vão-se pedestres. No canteiro central, uma linha de postes de concreto com fiação eletrificada sob a qual crescem árvores. À direita, casario. Na frente, datilografado sobre a fotografia, lê-se: “Avenida 7 de Setembro // Guajará-Mirim-Matto Grosso”.

Mercado Público, próprio municipal.

Fachada e laterais do prédio de um Mercado Público. A fachada dá-se no vértice onde se encontra a porta principal do mercado, tendo em frente um poste de ferro com um bico de luz na ponta; à esquerda e à direita, mais duas portas, respectivamente, se abrem. O detalhe de uma varanda com pilares de madeira, improvisada, é observado no que seriam os fundos do prédio. À porta, vê-se um menino escorado junto a um cesto de vime. À frente, sentado em um banco de madeira, outro menino olha para dentro do mercado, tendo próximo de si, escondido atrás de um poste de madeira, um homem de terno, gravata e chapéu. À direita, de dentro do mercado, a partir da última porta, veem-se dois homens – um de perfil e outro de costas – vestidos de calças e camisas brancas; e indo em direção à porta um vulto mal capturado pelo fotógrafo. Na frente, na parte superior, datilografado em preto, lê-se: “Mercado Publico [sic], proprio [sicc] municipal // Guajará;mirim [sic] Matto-Grosso”.

Jogo de futebol entre as equipes do Brasil e da Bolívia em disputa da taça “7 de Setembro”.

Em um largo adjunto à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – cuja torre está em construção – jogadores disputam a bola ao longe em um campo de futebol. Em torno das linhas que demarcam o campo apinham-se centenas de pessoas. À esquerda, uma das traves. À direita, um palanque se destaca.

Jardim Municipal na Praça Dr. Mario Corrêa da Costa.

Em primeiro plano, um jardim ladeado por passeio público bifurcado, dando o passeio da esquerda numa pequena igreja com apenas um campanário com abóboda e cruzeiro; e, o outro, num coreto em estilo inglês. Na parte superior, datilografado, lê-se: “Jardim Municipal, na Praça Dr. Mario Correia// remodelado na administração Rocha Leal// Guajará-Mirim-Mato Grosso”.

Praça Rio Branco – Guajará-Mirim – Mato Grosso.

Largo gramado da Praça Rio Branco delimitada pelo casario de comércio em estilo Eclético e por árvores ornamentais – provavelmente oitis (Licania tomentosa) – em cujo centro vê-se um obelisco em estilo maçon de origem egípcia, imitando um raio de sol petrificado; na base, quatro lances de escada com quatro degraus até a base. Junto, vê-se um poste de iluminação pública. À direita, sete pessoas cruzam o largo por uma “rua” aberta na relva: atrás, uma senhora, seguindo um homem e, depois, um garoto, e, então, mais quatro homens dispostos em fila indiana. Na frente, na parte superior, datilografado, lê-se: “Praça Rio Branco – Guajará-Mirim–Matto-Grosso”.

Prefeito Dr. Carlos Rocha Leal e seus auxiliares.

Quatro homens vestindo terno branco, exceto o último, que usa calças pretas riscada em giz. Os dois últimos têm as mãos cruzadas à altura da cintura – e, entre estes dois, o primeiro possui um “x” marcado sob os pés. Ao fundo, nota-se a parte externa de um prédio cujo pilar de concreto tem cerca de madeira. Ao lado uma janela. À esquerda, datilografado em preto no sentido de baixo para cima, lê-se: “Guajará-Mirim-Matto-Grosso”

Discurso do prefeito municipal de Guajará-Mirim Rocha Leal.

Em um amplo salão, apinhado, em primeiro plano, pessoas sentadas às suas respectivas mesas, de costas, voltadas para a mesa central, em segundo plano, forrada e enfeitada por dois buquês dispostos próximos à cabeceira. À mesa, em pé e apoiando as mãos sobre a mesa, discursa o prefeito Rocha Leal. Atrás de si, a composição da mesa alinhadas à parede com quatorze pessoas visíveis, entre os quais um militar e uma mulher. Ladeando a composição da mesa, duas moças seguram, em um lado e em outro, duas hastes com bandeiras – provavelmente do Brasil. Na parede, ao fundo, bem ao centro, ladeado por folhas de palmeira e acortinado alguma espécie de brasão. Pela parede se distribuem a mesma configuração sem as cortinas.

Vista aérea de Corumbá.

Vista aérea de Corumbá, de onde se vislumbra a cidade, em primeiro plano, e, em segundo plano, o rio Paraguai e suas curvas. A mão, sobre o negativo, lê-se, na parte superior: “Corumbá MT” e, na parte inferior, “Vista da cidade Abr. 39”.

Vista do Porto de Corumbá.

À direita, o portão de entrada de uma casa em estilo Classicismo de cujo jardim vê-se uma palmeira imperial. A partir desse ponto, vê-se, em baixo, detalhe do rio Paraguai e, à esquerda, em segundo plano, um navio ancorado. A mão, sobre o negativo, lê-se, na parte superior, “Corumbá MT” e, na parte inferior, “Abr. 39”.

“F. Rebuá, prefeito de Miranda, cortando a fita no ato da inauguração da ponte sobre o rio Prata”.

Sobre a ponte de madeira, ao centro, o prefeito F. Rebuá, corta a fita para inaugurá-la. Em segundo plano, 17 homens trajando entre ternos completos claros e escuros e “bombachas” à moda gaúcha, mais três rapazes adolescentes. À esquerda, sentado sobre o pilar do parapeito, um menino observa o ato de inauguração.

Inauguração de Ponte sobre o rio Prata.

Três Fordes modelo “T” apinhados de homens em seus respectivos capôs sobre uma ponte de madeira. Abaixo, lê-se em letras de forma em estilo “versalete” inscritas sobre o negativo: “RIO PRATA = MAIO 1938”.

Populares do município de Miranda, residentes em Bonito, que foram assistir à inauguração da ponte sobre o rio Prata.

Sobre a ponte de madeira, homens, garotos e rapazes posam em trajes que variam do terno e gravata ao uso combinado com bombacha e botas de cano alto.

Porto Esperança – MT.

Fotografia aérea de Porto Esperança, às margens do rio Paraguai, em que se veem linhas férreas e algumas composições da E.F. Noroeste do Brasil – Ramal Porto Esperança, além de conjuntos comerciais e residenciais. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Porto Esperança MT”; abaixo: “Abr. 39”.

Inauguração de ponte sobre o rio Santa Maria, em 15 de novembro de 1939.

Em um descampado, vê-se, ao fundo, um comboio de carros Ford “T” (Ford Bigode) aparentemente estacionados, pois estão rodeados de famílias. Os veículos fazem uma linha que, seguindo para a direita, encontram um caminhão atravessando uma ponte juntamente com outras pessoas. Mais ao fundo, árvores altas. Sobre a foto, a tinta oxidada, lê-se: “Inauguração da ponte sôbre o rio Santa Maria, em 15 de Novembro de 1939”.

Inauguração de ponte sobre o rio Santa Maria, em 15 de novembro de 1939.

Aglomeração de homens, mulheres e crianças em torno da cabeceira de uma ponte, cuja linha estendida de um parapeito a outro da ponte. Ao fundo, em fila, sobre a ponte, vê-se os tetos de três veículos Ford “T” e de um caminhão. À esquerda, ao fundo, vê-se o espelho d’água; em torno da cena, a mata. Acima da foto, a tinta oxidada, lê-se: “Inauguração da ponte sôbre o rio Santa Maria, em 15 de Novembro de 1939”.

Lançamento de pedra fundamental. Fotografia da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Multidão reunida em torno de uma pedra sobre a qual se vê uma placa metálica com a data de “1 – 1//1939” à beira de um buraco. Destaca-se um senhor posicionado de frente para o fotógrafo segurando o chapéu à sua frente com as duas mãos e vestindo uma camisa branca aberta à altura do peito e com um pano branco amarrado em volta do pescoço.