No antigo campo de aviação de Cuiabá, posam um homem desconhecido, o Interventor Júlio S. Müller e Archimedes Pereira Lima. Os três trajam terno branco, calças brancas e gravata; o Interventor usa um chapéu Panamá e Pereira Lima, um chapéu de feltro. Ao… Ler mais
Estado Novo (1937-1945)
81 Descrição arquivística resultados para Estado Novo (1937-1945)
Interventor Júlio Müller trajando calças, terno e chapéu Panamá brancos posa para uma foto trazendo em suas mão algum objeto não identificado: à sua esquerda, um homem não identificado traja o mesmo terno exceto o chapéu que está ausente; à sua direita,… Ler mais
Interventor Júlio Müller trajando calças, terno e chapéu Panamá brancos posa para uma foto trazendo em suas mão algum objeto não identificado: à sua esquerda, um homem não identificado traja o mesmo terno exceto o chapéu que está ausente; à sua direita,… Ler mais
Da varanda de uma casa rural, atrás de uma mureta típica, posam cinco homens e um menino: o interventor Júlio S. Müller com o braço direito escorado sobre o muro, vestindo camisa branca com os punhos dobrados; um homem de camisa branca e lenço amarrado… Ler mais
À direita, dois homens se cumprimentam. Ao centro, o Interventor Júlio S. Müller, acaba de cumprimentar um homem que segura um chapéu com sua mão esquerda e volta-se para os dois primeiros. Ao fundo, é possível contar mais sete homens, sendo os três últimos militares.
Interventor Júlio Müller sendo recepcionado por grupo de homens trajando ternos e gravatas, alguns chapéu. A fotografia foi tirada em meio ao grupo e capta o instante em que Júlio Müller e um homem parecem se cumprimentar.
Sentado em um banco cumprido, trajando uma roupa branca de listras verticais (que se assemelha a um pijama) e uma chinela, o interventor Júlio Müller fala a outros cinco homens. Dois compartilham o mesmo banco à esquerda e à direita; outros três utilizam… Ler mais
Em um campo de aviação, tendo em primeiro plano quatro espingardas formando uma pirâmide junto a um chão, mais atrás um menino de chapéu bibico camiseta e calças brancas, em pé, junto a um avião, vê-se o interventor Júlio Müller trajando calças, terno e… Ler mais
Dentro de uma ampla área coberta, nota-se o interventor Júlio Müller ladeado por autoridades militares do Exército e da Marinha. À sua direita contam dois generais e um almirante; e à sua esquerda, dois almirantes. Atrás e em segundo plano, dezenas de… Ler mais
Prestes a adentrar um Lockheed Constellation, o intervento Júlio Müller trajando seu habitual terno branco abraça um oficial militar. Na escada de embarque, observam a cena, à esquerda, um homem de camisa branca, e, à direita, um homem de calças e terno… Ler mais
Interventor Júlio Müller, o oitavo da esquerda para a direita, tendo ao seu lado direito, sua senhora dona Maria de Arruda Müller junto a outros homens civis e um militar em pé num cais à beira do rio junto às obras da Ponte “Bacharel Júlio Müller”. À… Ler mais
Interventor Júlio Müller, o oitavo da esquerda para a direita, tendo ao seu lado direito, sua senhora dona Maria de Arruda Müller junto a outros homens civis e um militar em pé num cais à beira do rio junto às obras da Ponte “Bacharel Júlio Müller”. À… Ler mais
À direita, dois homens se cumprimentam. Ao centro, o Interventor Júlio S. Müller, acaba de cumprimentar um homem que segura um chapéu com sua mão esquerda e volta-se para os dois primeiros. Ao fundo, é possível contar mais sete homens, sendo os três últimos militares.
Em frente de um hangar, autoridades civis (de terno e gravata) e militares (fardados, provavelmente da Polícia Militar, Exército e Marinha) posam para um fotógrafo que aparece de costas (em seu ombro, uma filmadora 16mm). Entre o grupo dos que estão… Ler mais
À margem do rio Paraguai, em meio a uma multidão de homens, civis e militares, e crianças, destaca-se, à esquerda, o Interventor Júlio S. Müller segurando seu chapéu à sua frente à altura da sua cintura. Ao fundo, o rio. Sobre a fotografia, na parte… Ler mais
Ao portão da Prefeitura, do alto da escadaria, vê-se a calorosa recepção ao então interventor Federal Júlio Müller acompanhado de sua senhora, dona Maria de Arruda Müller, e rodeado por senhoras e escoltado por autoridades civis. Ao fundo, o rio Paraguai.
Uma torre de estilo gótico domina a paisagem de arquitetura bastante mista e vida interiorana. Em primeiro plano, à esquerda e à direita, charretes; à esquerda, pessoas sobre o passeio público; ao centro, um homem se afasta de bicicleta; e sob o portão… Ler mais
Um homem branco com indumentária europeia de explorador segura uma lança com a mão esquerda enquanto aperta a mão de um guerreiro em indumentária (colares de ossos e roupa de leopardo) característica que segura, na mão esquerda, um escudo. Em segundo… Ler mais
Em primeiro plano, um poste de energia elétrica com um transformador; em segundo plano, o Farol Maceió; em último plano, o céu e o mar. No canto inferior direito, escrito provavelmente sobre o negativo “PHAROL// MACEIÓ”.
Fachada e lateral do edifício em art déco do Departamento de Viação e Obras Públicas. Na parte inferior, escrito à mão sobre o negativo, “MACEIÓ – EDIFÍCIO DO DEPARTAMENTO DE VIAÇÃO E O. PUBLICAS.”
Dois homens, um com terno branco e chapéu coco branco, o outro com terno cinza e chapéu escuro estilo “Al Capone”, próximos à base de um coreto. Em segundo plano, um banco de praça, e, mais ao fundo, conjunto de luminárias de globo branco com silhuetas… Ler mais
Fachada em art déco do projeto do Palácio da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Em uma sala de aula, sentadas de costas meninas (concentradas à esquerda) e meninos (à direita), e por isso algumas crianças se voltam para o fotógrafo – aparentam ter entre oito e onze anos. À frente da turma, quatro homens compõem a mesa: o primeiro e… Ler mais
Fachada em Art déco “Sertanejo”. São duas janelas retangulares com bandeiras em vidros separadas por uma porta de madeira. Estão “enterradas” em paredes espessas, marcadas nas extremidades e entre si por “pilares” decorativos que alcançam, no topo da… Ler mais
Atrás de uma cerca de arame liso e moirões de troncos de madeira, vê-se, à esquerda, grupo de homens trajando ternos e chapéus indo, de costas para o fotógrafo e sob uma palmeira Carandá, em direção a um prédio de tijolinhos à mostra e telhado em quatro-… Ler mais
Em uma varanda, um grupo de pessoas, entre adultos e crianças, parece conversar; apenas um deles está sob o sol de quase meio-dia. Ao centro, uma bandeira ainda a meio mastro. Sobre a imagem, lê-se, na parte superior, a nanquim já oxidado, “Predio… Ler mais
A partir da porta de uma cerca de madeira do outro lado da rua, crianças correm em frente à cerca de madeira de um prédio térreo com o telhado sustentado, na varanda, por colunas gregas. No frontão, à entrada, ao pé de um mastro, três crianças seguram… Ler mais
Em frente a uma escola, atrás de uma armação semicircular de madeira enfeitada com flores, dezenas de alunos posam para a fotografia. À esquerda, cinco fileiras de meninos uniformizados à moda da época (uniformes semelhantes aos militares, com bermuda ou… Ler mais
Em uma via urbana, enfileirados e rentes a um muro, à direita, crianças uniformizadas, sob a supervisão de adultos, desfilam com bandeiras do Brasil em punho. Junto à fileira, destaca-se uma senhora que leva um pano ao nariz. À esquerda, casarões em uma… Ler mais
Em uma via urbana, rentes ao muro, à esquerda, um grupo de adultos que somam trezes pessoas, entre estas três mulheres, observam jovens alunos enfileirados. À direita, crianças uniformizadas e sob a supervisão de adultos desfilam formando uma coluna que… Ler mais
Em uma via urbana, enfileirados e rentes a um muro, à direita, crianças uniformizadas, sob a supervisão de adultos, desfilam com bandeiras do Brasil em punho. Junto à fileira, destacam-se grupos de senhoras. À esquerda, casarões em uma espécie de art… Ler mais
Em uma via urbana, enfileirados e rentes a um muro, à direita, crianças uniformizadas, sob a supervisão de adultos, desfilam com bandeiras do Brasil em punho. À esquerda, sobre a calçada rente a um muro, aparentemente, de um quintal, nove homens e uma… Ler mais
Vista das casas e dos reeducandos. À esquerda, conjunto de casas com uma grande varanda a separá-las. Da varanda, há uma pessoa sentada sobre a mureta e mais dois homens em pé junto à mureta pelo lado de fora. À frente das casas, um homem observa outros… Ler mais
Em torno de uma mesa, confraternizam-se, com taças nas mãos, dezenas de homens trajando ternos escuros e claros, e militares vestidos à caráter. Ao fundo, à esquerda, três meninas observam os convivas do alto de um pequeno monte de areia. Ao fundo, vê-se… Ler mais
Ao longo de uma cerca de madeira branca paralela à uma rua de chão, vê-se conjunto de casas de madeira com cerquinhas de madeira e com telhado em duas águas e, a julgar pelos postes de energia elétrica, dotadas de luz elétrica.
Prédio em estilo Art Déco com telhado em quatro águas, cercado por cerca de madeira. Posando à frente treze homens fardados como soldados ou como corpo médico.
Detalhe de construção residencial com telhado francês em quatro águas e varandas com pilares em Art déco e janelas em eixo vertical. É circundada por um muro baixo em esquina.
Saindo da “C.ia Viação S. Paulo–M. Grosso”, quase à soleira da porta, vê-se em primeiro plano, à esquerda, o interventor de São Paulo Adhemar de Barros de terno branco e chapéu panamá, apoiando-se, em sua mão direita, numa bengala; ao centro, um homem de… Ler mais
No aeroporto, o presidente Getúlio Dorneles Vargas sendo recebido com honras de chefe-de-Estado pelo interventor Federal Júlio Strübing Müller e comitiva de autoridades militares com uniforme apropriado para a ocasião, cujo general o cumprimenta. Em… Ler mais
Em uma praça, reúnem-se em torno de um mastro em cruz crianças uniformizadas, senhoras de vestidos e homens civis de ternos e chapéus (nas mãos), além de militares fardados fazendo continência à bandeira que tremula no topo do mastro. Todos estão de… Ler mais
À distância para uma visão panorâmica, observa-se, à esquerda de um palanque, perfiladas nos planos mais à frente, moças com uniforme escolar típico; ao centro, enfeitado com bandeiras nacionais e uma bandeira hasteada em um mastro que sobe a partir de… Ler mais
Em um largo, à frente de uma igreja de torre central com campanário e relógio sobre a porta, duas fileiras de meninos em posição de alongamento tocando as mãos nas pontas dos pés. Trazem uma roupa folgada e uma cobertura “listrada”. À esquerda, vê-se o… Ler mais
Em uma via urbana, enfileirados e juntos às casas que se enfileiram à esquerda em estilo Art décor “Sertanejo” – exceto uma que se destaca por ser assobradada e em estilo neoclássico com um mastro e bandeira hasteada – tendo, à frente, um corneteiro… Ler mais
Em um campo, à frente de uma mesa forrada e com um chapéu palheta emborcado, um homem trajando terno e gravata de cor escura discursando gesticulando com a mão direita e se apoiando com a outra sobre a mesa. Quatro homens com traços orientais,… Ler mais
Em um campo de beisebol improvisado pela Colônia Japonesa, um time parece se aquecer. À direita aglomeram-se e todos parecem olhar para a cena que se desenrola mais ao fundo – por isso aparecem de costas para o fotógrafo. Mais ao fundo, a multidão. À… Ler mais
Em um campo, da direita para a esquerda, tendo à frente uma banda marcial provavelmente da polícia composta por doze músicos uniformizados. Atrás, dois jogadores uniformizados: um com camisa de listra horizontal portando a bandeira do Brasil; o outro de… Ler mais
À mesa pequena atulhada de coisas, três senhores, sendo dois deles com traços orientais, pertencentes estes à Colônia Japonesa. Todos trajam terno e gravata e chapéu. O primeiro, traços ocidentais, usa bigode; o último usa óculos escuros e traz uma… Ler mais
Descampado. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Cuiabá MT”; abaixo: “Novo aeroporto Abril 39”.
Descampado. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Cuiabá MT”; abaixo: “Novo aeroporto Abril 39”.
Descampado. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Cuiabá MT”; abaixo: “Novo aeroporto Abril 39”.
Vista aérea de Cuiabá onde se diferenciam seus dois distritos de então: Sé e São Gonçalo de Pedro Segundo, trilhas e construções urbanas, além do rio Cuiabá e do tanque de Ana Poupina. Na parte superior, escrita sobre o negativo, lê-se: “Cuiabá MT”; e na… Ler mais
Ampla avenida de chão batido, vendo-se, à esquerda, conjunto de casas em cujas calçadas vão-se pedestres. No canteiro central, uma linha de postes de concreto com fiação eletrificada sob a qual crescem árvores. À direita, casario. Na frente,… Ler mais
Fachada e laterais do prédio de um Mercado Público. A fachada dá-se no vértice onde se encontra a porta principal do mercado, tendo em frente um poste de ferro com um bico de luz na ponta; à esquerda e à direita, mais duas portas, respectivamente, se… Ler mais
Em um largo adjunto à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – cuja torre está em construção – jogadores disputam a bola ao longe em um campo de futebol. Em torno das linhas que demarcam o campo apinham-se centenas de pessoas. À esquerda, uma das… Ler mais
Em primeiro plano, um jardim ladeado por passeio público bifurcado, dando o passeio da esquerda numa pequena igreja com apenas um campanário com abóboda e cruzeiro; e, o outro, num coreto em estilo inglês. Na parte superior, datilografado, lê-se: “Jardim… Ler mais
Largo gramado da Praça Rio Branco delimitada pelo casario de comércio em estilo Eclético e por árvores ornamentais – provavelmente oitis (Licania tomentosa) – em cujo centro vê-se um obelisco em estilo maçon de origem egípcia, imitando um raio de sol… Ler mais
Quatro homens vestindo terno branco, exceto o último, que usa calças pretas riscada em giz. Os dois últimos têm as mãos cruzadas à altura da cintura – e, entre estes dois, o primeiro possui um “x” marcado sob os pés. Ao fundo, nota-se a parte externa de… Ler mais
Em um amplo salão, apinhado, em primeiro plano, pessoas sentadas às suas respectivas mesas, de costas, voltadas para a mesa central, em segundo plano, forrada e enfeitada por dois buquês dispostos próximos à cabeceira. À mesa, em pé e apoiando as mãos… Ler mais
Vista aérea de Corumbá, de onde se vislumbra a cidade, em primeiro plano, e, em segundo plano, o rio Paraguai e suas curvas. A mão, sobre o negativo, lê-se, na parte superior: “Corumbá MT” e, na parte inferior, “Vista da cidade Abr. 39”.
Vista aérea do Porto de Corumbá em que se veem ruas de chão, barracões, casarões e detalhe de curvas do rio Paraguai. Acima da foto, a tinta preta, lê-se “Corumbá MT”, e, abaixo, “Porto fluvial Abr. 39”.
À direita, o portão de entrada de uma casa em estilo Classicismo de cujo jardim vê-se uma palmeira imperial. A partir desse ponto, vê-se, em baixo, detalhe do rio Paraguai e, à esquerda, em segundo plano, um navio ancorado. A mão, sobre o negativo, lê-se,… Ler mais
Imagem aérea da foz do rio Negro no rio Paraguai. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Estado de Mato Grosso”; abaixo: “Confluencia do rio Negro com o paraguai. [sic] // Abr. 39”.
Imagem aérea da foz do rio Negro no rio Paraguai. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Estado de Mato Grosso”; abaixo: “Confluencia do rio Negro com // o Paraguai. // Abr. 39”.
Imagem aérea de Ladário, ao fundo, detalhe do rio Paraguai. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Ladario MT”; abaixo: “Abr. 39”.
Sobre a ponte de madeira, ao centro, o prefeito F. Rebuá, corta a fita para inaugurá-la. Em segundo plano, 17 homens trajando entre ternos completos claros e escuros e “bombachas” à moda gaúcha, mais três rapazes adolescentes. À esquerda, sentado sobre o… Ler mais
Ponte de madeira sobre curso d’água. Na parte inferior, sobre, provavelmente, negativo, onde se lê “Rio Prata = Maio 1938”.
Três Fordes modelo “T” apinhados de homens em seus respectivos capôs sobre uma ponte de madeira. Abaixo, lê-se em letras de forma em estilo “versalete” inscritas sobre o negativo: “RIO PRATA = MAIO 1938”.
Ponte de madeira sobre curso d’água. Na parte inferior, sobre, provavelmente, negativo, onde se lê “Rio Prata // Maio 1938”.
Ponte de madeira sobre curso d’água. Na parte inferior, sobre, provavelmente, negativo, onde se lê “Rio Prata = Maio 1938”.
Sobre a ponte de madeira, homens, garotos e rapazes posam em trajes que variam do terno e gravata ao uso combinado com bombacha e botas de cano alto.
Ponte de madeira em treliça sobre o rio Urumbeba que corre abaixo da ponte. De um lado a outro, a mata ciliar. Acima da fotografia, lê-se em tinta oxidada: “Ponte sobre o ribeirão ‘Urumbeba’”.
Ponte de madeira em treliça sobre o rio Urumbeba. De um lado a outro, a mata ciliar. Acima da fotografia, lê-se em tinta oxidada: “Cel. Pedro Celestino // Ponte sobre o ribeirão ‘Urumbeba’”.
Fotografia aérea de Porto Esperança, às margens do rio Paraguai, em que se veem linhas férreas e algumas composições da E.F. Noroeste do Brasil – Ramal Porto Esperança, além de conjuntos comerciais e residenciais. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “… Ler mais
Fotografia aérea em que se vê todo o serpentear do curso d’água do rio. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Estado de Mato Grosso”; abaixo: “Rio Aquidauana Abr. 39”.
Imagem aérea de Herculânia (atual Coxim), às margens do rio Coxim. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Herculania (Coxim) MT”; abaixo: “Abril 1939”.
Em um descampado, vê-se, ao fundo, um comboio de carros Ford “T” (Ford Bigode) aparentemente estacionados, pois estão rodeados de famílias. Os veículos fazem uma linha que, seguindo para a direita, encontram um caminhão atravessando uma ponte juntamente… Ler mais
Aglomeração de homens, mulheres e crianças em torno da cabeceira de uma ponte, cuja linha estendida de um parapeito a outro da ponte. Ao fundo, em fila, sobre a ponte, vê-se os tetos de três veículos Ford “T” e de um caminhão. À esquerda, ao fundo, vê-se… Ler mais
Imagem aérea de Bela Vista. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Béla Vista [sic] MT” ; abaixo: “Abr. 39”.
Fotografia aérea de Campanário. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Campanario MT”; abaixo: “Abr 39”.
Imagem aérea de Água Clara. Acima da foto, a tinta preta, lê-se: “Agua Clara MT”; abaixo: “Abr. 39”.
Multidão reunida em torno de uma pedra sobre a qual se vê uma placa metálica com a data de “1 – 1//1939” à beira de um buraco. Destaca-se um senhor posicionado de frente para o fotógrafo segurando o chapéu à sua frente com as duas mãos e vestindo uma… Ler mais