Showing 26 results

Archival description
Dossiê / Processo Secretaria de Agricultura
Print preview View:

Reunião entre o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni e comissão de técnicos do Ministério da Agricultura. Fotógrafo Lenine Martins.

No gabinete, sentados à mesa, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni conversa com os técnicos do Ministério da Agricultura constituída por José Borges dos Santos, Antônio Domingos Alves, Tasso Santiago Botelho e pela química Rosa Maria de Rezende.

Visita do presidente da Comissão de Financiamento da Produção (CFP) Paulo Viana ao secretário de Agricultura Rômulo Vandoni. Fotógrafo Osmar Cabral.

No gabinete, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni recebe o presidente da Comissão de Financiamento da Produção (CFP) Paulo Viana. Junto o presidente da Companhia de Armazéns e Silos de Mato Grosso (CASEMAT) Diogo Douglas Carmona, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Jonas Pinheiro da Silva entre outros.

Visita de cônsules alemães ao secretário de Agricultura Rômulo Vandoni. Fotógrafo Lenine Martins.

No seu gabinete, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni recepciona e conversa com autoridades consulares da República Federal da Alemanha, os senhores Otto Dreschler, adido cultural, e Prot von Kunow, assessor de imprensa e chefe do Departamento de Direito do Consulado-Geral, em São Paulo. Os assuntos tratados versaram sobre as potencialidades econômicas de Mato Grosso.

Visita do Embaixador da Austrália Rudolph Schneemann ao secretário de Agricultura Rômulo Vandoni. Fotógrafo Lenine Martins.

No gabinete do secretário de Agricultura, o embaixador da Austrália Rudolph Schneemann conversa de modo descontraído com o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni. À vontade, sem o paletó do terno e fumando um charuto, senta próximo ao secretário de maneira pouco formal. Conversam, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 8.484, 8 mai. 1980, p. 10), sobre as potencialidades econômicas mato-grossenses principalmente no que diz respeito à energia renovável. O secretário, segundo o periódico, falou da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (EMPA-MT). A sequência de imagens termina com o embaixador e o secretário analisando um mapa do estado de Mato Grosso pendurado na parede do gabinete.

Reunião do secretário de Agricultura Rômulo Vandoni com assessores da Empresa Brasileira de Álcool (BRASÁLCOOL). Fotógrafo Osmar Cabral.

No gabinete do secretário de Agricultura, reúnem-se o secretário Rômulo Vandoni, os assessores da diretoria da Empresa Brasileira de Álcool (BRASÁLCOOL) Lenine M. Junqueira Rocha e Tales Jordão e representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

Reunião entre o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni e o técnico da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) Heloíso Figueiredo. Fotógrafo Osmar Cabral.

No gabinete do secretário de Agricultura, reúnem-se o secretário da pasta Rômulo Vandoni e o técnico da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste Heloíso Figueiredo. Segundo Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (n. 18.106, 30 jun. 1980, p. 2), a razão da visita do técnico da SUDECO é a elaboração de projetos para o desenvolvimento da agroindústria mato-grossense, especialmente tendo como cultura o babaçu (Attalea speciosa), do qual é possível derivar: álcool, óleos, carvão vegetal, alcatrão, sobremesas. Durante a reunião, ambos estão acomodados nos sofás do gabinete. Acompanham-nos um homem com traços orientais não identificado.

Reunião entre o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni e presidentes de associações de produtores. Fotógrafo Osmar Cabral.

Reunião no gabinete do secretário de Agricultura Rômulo Vandoni para tratar da suplementação do Valor Básico de Custeio da produção de arroz (Oryza sativa), em Mato Grosso. Na reunião, segundo o Diário Oficial de Mato Grosso (n. 18.134, 7 ago. 1980, p. 2), estavam presentes os presidentes das associações de produtores rurais: Nilo Sander, da região do Médio Araguaia; Aréssio José Paquer, da região Centro-Norte; Edgard Constantino, da região da BR-070. Estava presente o representante da Comissão de Financiamento da Produção (CFP) Mário Sifujita. Outros não nomeados também participam da reunião, somando, ao todo uma dúzia de pessoas.

Reunião da Comissão Executiva da Borracha. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No gabinete do secretário de Agricultura, reúnem-se os membros da Comissão Executiva da Borracha: o secretário da pasta Rômulo Vandoni; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli; o representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Guilherme Frederico de Moura Müller; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola (CODEAGRI) Luiz Carlos Guerra Victorino; e outros quatro não identificados, provavelmente representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e da Superintendência da Borracha (SUDHEVEA). Segundo o Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (n. 18.187, 21 out. 1980, p. 3), a comissão tratou das perspectivas de avanço do Programa da Borracha (PROBOR) II, bem como dos encaminhamentos de 420 propostas, das quais 37 aprovadas, para financiamento; além da recuperação da produção no município de Porto dos Gaúchos, com o plantio de 3.500 ha de seringueiras (Hevea brasiliensis).

Secretário de Agricultura entrega Projeto de Beneficiamento de Leite a João Bosco [?]. Fotógrafo Osmar Cabral.

No seu gabinete, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni entrega ao presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Cuiabá (COPLEIBÁ) João Bosco de Almeida o Projeto de Beneficiamento de Leite. Entre os presentes: o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) Jonas Pinheiro da Silva; o superintendente do Banco do Brasil para Mato Grosso José Rodrigues Bezerra; a química laticinista Pautilha Guimarães, representando o Centro de Organização e Assistência Laticinista (COAL); o representando da Comissão para a Compra do Trigo Nacional (CETRIN) do Banco do Brasil-Curitiba Rubens Stesser; o técnico do Banco do Brasil-Cuiabá Heitor Erasmo Bottura.

Reunião da comissão para a seleção do vencedor do "Prêmio Produtividade Rural 1980". Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No gabinete do secretário de Agricultura, reúne-se a comissão organizadora, em Mato Grosso, do "Prêmio Produtividade Rural 1980". Presentes e sentados à mesa estão: o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni (como secretário executivo), o delegado federal da Agricultura do Estado Élzio Virgílio Alves Corrêa, o superintendente do Banco do Brasil José Bezerra Rodrigues, e outros seis membros não identificados. Segundo O Estado de Mato Grosso (n. 8.647, 22 nov. 1980, p. 1), os quatro vencedores classificados para disputa em nível nacional foram: Manoel Francisco Coelho Neto, Reinaldo Boff, Antônio Vigolo e Odair Fernandes Masson.

Reunião entre missão do Banco Mundial e secretário de Agricultura Rômulo Vandoni para avaliação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil (POLONOROESTE). Fotógrafo Lenine Martins.

Na sala de reuniões, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni recebe missão do Banco Mundial para avaliação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil (POLONOROESTE), então recentemente criado pelo Decreto n. 86.029, de 27 de maio de 1981. Chefia a missão o senhor James Coates. Estão presentes: o presidente da Comissão Estadual de Planejamento Agrícola do Estado de Mato Grosso (CEPA-MT) Eucário Antunes de Queirós, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso (EMATER-MT) Edésio Cardoso, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (EMPA-MT) Juarez Penso, e o coordenador do POLONOROESTE Nadir Martins.

Entrega do "Prêmio Produtividade Rural 1981" aos vencedores. Fotógrafos Vanderlei Meneguini e Lenine Martins.

No auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni e o representante da Coordenadoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Bartholomeu Dias entregam prêmios na forma de cheques e de medalhas aos vencedores do "Prêmio Produtividade Rural 1981". Estão presentes o produtor rural Reinaldo Boff, o presidente da EMATER Edésio Cardoso; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (EMPA-MT) Juarez Penso, o superintendente do Bando do Brasil Jurandir Guedes e o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) João Freire. As imagens de 1 a 22 são de autoria do fotógrafo Vanderlei Meneguini; de 23 a 40, Lenine Martins.

Visita do secretário de Agricultura Rômulo Vandoni às obras de armazéns metálicos da Gleba Sorriso. Fotógrafo Osmar Cabral.

O secretário de Agricultura Rômulo Vandoni e o delegado estadual da Companhia Brasileira de Armazéns (CIBRAZEM) Vanderley Busnardo visitam, na Gleba Sorriso, distrito de Nobres, as obras de dois armazéns metálicos. Ambos são guiados pelo líder dos produtores locais Alberto Francio, entre outros rizicultores. Andam por dentro dos armazéns ainda sem a cobertura e por entre pilhas de sacas de grãos a serem carregadas sobre caminhões (modelos FNM D11000 e Mercedes Benz 1113 77/77), mas que se encontram no solo protegidas de intempéries apenas por lonas plásticas. Após, fotografias aéreas mostram uma vista ampla da área e da fila formada pelo comboio de caminhões e carretas a atravessarem, indo e vindo, uma ponte metálica sobre o rio Teles Pires.

Incineração de redes de pesca e tarrafas pelo secretário de Agricultura Rômulo Vandoni durante a IV Festa da Natureza. Fotógrafo Osmar Cabral.

No Parque de Exposições de Cuiabá, o secretário de Agricultura, acompanhado do diretor do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT) Arnaldo Duarte Monteiro e do assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, conduz a incineração de um amontoado de redes e tarrafas apreendidas pelo INDEA-MT. Auxiliam na condução dois militares da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) e um cabo da Marinha do Brasil. Estão presentes o diretor superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT) Gabriel Júlio de Mattos Müller, o secretário de Desenvolvimento Social Roberto Vieira Cruz, o secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima, o comandante-geral da PM-MT coronel Adyr Rolim do Nascimento, alunas de uma escola estadual entre outras pessoas.

Abertura do I Congresso Sobre a Ocupação da Amazônia (CONSOA). Fotógrafos Vanderlei Meneguini e Lenine Martins.

Dois grandes conjuntos de imagens tiradas por dois fotógrafos diferentes, todavia, o envelope em que estava o conjunto não diferenciou um do outro. Ambos retratam a recepção, no Aeroporto "Marechal Rondon", ao vice-presidente da República Antônio Aureliano Chaves de Mendonça e ao deputado federal Júlio José de Campos por autoridades mato-grossenses, estas lideradas pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos. Do aeroporto, o vice-presidente seguiu itinerário de visitas: ao presidente do Tribunal de Justiça desembargador Athayde Monteiro da Silva; ao presidente da Assembleia Legislativa deputado Benedito Alves Ferraz; e governador Frederico Campos, recebido no gabinete deste depois de passa em revista as tropas no Palácio Paiaguás. Além de conceder entrevista coletiva na sede do Partido Democrático Social (PDS).Após, a participação do vice-presidente Aureliano Chaves no I Congresso Sobre a Ocupação da Amazônia (I CONSOA), abrindo o evento, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. Nesta, à mesa, além do governador Frederico Campos e do vice-presidente Aureliano Chaves, o vice-governador José Villanova Torres, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz, o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, entre outras autoridades.

Palestra proferida pelo governador de Goiás Ary Valadão durante o I Congresso Nacional sobre Ocupação da Amazônia (CONSOA). Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante o encerramento do I Congresso Nacional sobre a Ocupação da Amazônia (CONSOA), o governador de Goiás Ary Valadão profere palestra em que apresenta os números econômicos de seu estado. Estão presentes: o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o secretário de Agricultura, que preside a mesa, Rômulo Vandoni, entre outras autoridades. Ao fim, os governadores Frederico Campos e Ary Valadão concedem entrevista.

Encerramento do I Congresso Nacional sobre Ocupação da Amazônia (CONSOA). Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante o encerramento do I Congresso Nacional sobre a Ocupação da Amazônia (CONSOA), o governador Frederico Carlos Soares de Campos profere palestra. Faz uma primeira exposição, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni. Compõem a mesa, além dos supracitado e entre outros: o vice-governador José Villanova Torre, o secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita de Carvalho Athayde, o secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão Lima. Após a palestra, o governador assina certificados de participação e, finalmente, concede entrevistas e é acompanhado pelo assessor de imprensa Carlos Calia Boscolo. As duas primeiras imagens são do governador, em seu gabinete, posando para fotografia com um grupo de oito pessoas.