Mostrando 17 resultados

Descripción archivística
Dossiê / Processo Questão Fundiária
Imprimir vista previa Ver :

Entrega de títulos de propriedade definitiva a agricultures da Colônia Vila Nova.

Com recepção festiva, o governador José Garcia Neto, acompanhado de comitiva, conduz a entrega de títulos de propriedade definitiva em frente ao Centro Educacional "Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli". A cerimônia contou com hasteamento de bandeiras, discursos, homenagens e desfiles de tratores, de carro-de-boi.

Entrega de títulos de propriedade da terra a colonos e inauguração de centro comunitário.

Imagens do sobrevoo, pouso, recepção, festa de inauguração do Centro Comunitário. Entrega de títulos de propriedade a colonos do Projeto Terranova e despedida ao governador Frederico Carlos Soares de Campos, ao secretário de Agricultura Rômulo Vandoni e comitiva. No evento, estão presentes, ainda, o diretor de Operações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Nelson Jairo Ferreira e o coordenador do instituto Paulo Pitaluga Costa e Silva.

Posse dos membros da Comissão Especial de Descriminação de Terras Devolutas do estado de Mato Grosso. Fotógrafo Lenine Martins.

No gabinete do presidente do Instituto de Terra do Estado de Mato Grosso (INTERMAT) Marcos Martinelli, com presença do secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, do procurador Geral do Estado Antonio Hans, do coordenador de Projetos Fundiários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Altamir Wolman e dos diretores da Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso (CODEMAT) Mário Gomes Monteiro e Maurício Nantes, são empossados os membros técnicos da Comissão Especial de Terras Devolutas do Estado de Mato Grosso o advogado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o agrônomo Robustiano Domingos de Oliveira, além da secretária Nancy da Silva Campos.

Assinatura da Portaria n. 050/81 que institui a Comissão Especial de Discriminação de Terras Devolutas do Estado de Mato Grosso, com sede em Cuiabá-MT, e jurisdição em parte do município de Aripuanã-MT. Fotógrafo Lenine Martins.

Assinatura, no Centro Político Administrativo (CPA), no gabinete do governador Frederico Carlos Soares de Campos, da Portaria n. 050/81 pelo presidente do Instituto de Terra do Estado de Mato Grosso (INTERMAT) Marcos Martinelli que nomeia o advogado Jacyr Dias Boim como presidente da Comissão Especial de Discriminação de Terras Devolutas do Estado de Mato Grosso, com sede em Cuiabá-MT, e jurisdição em parte do município de Aripuanã-MT. A comissão tem como membro técnico o engenheiro Walter Ferreira Coelho e, como secretária, Arlene Lúcia Monteiro da Silva. O ato de assinatura foi acompanhado pelo governador Frederico Campos, pelo secretário de Planejamento Osvaldo de Oliveira Fortes, pelo secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, entre outros.

Presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (INTERMAT) Aparecido Alves de Oliveira discutindo a revisão dos limites entre os estados de Mato Grosso e do Pará. Fotógrafo Lenine Martins.

Em uma sala de reuniões, o presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (INTERMAT) Aparecido Alves de Oliveira discute com outra autoridade apontando num mapa aberto sobre a mesa os pontos de questionamentos do estado de Mato Grosso em relação aos limites estabelecidos em 1900 com o estado do Pará. A autoridade não identificada utiliza um documento com o timbre do Instituto de Terras do Pará (ITERPA) ao fazer os seus apontamentos. As duas autoridades são acompanhadas por jornalistas e um cinegrafista.

Assinatura dos Avisos números 01, 02 e 03 para lançamento de Edital de Tomada de Preço para beneficiar os projetos Carlinda, em Alta Floresta, Braço Sul e Peixoto de Azevedo, estes em Colíder, de colonização. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No Palácio Paiaguás, gabinete do governador Frederico Carlos Soares de Campos, o presidente da Comissão Permanente de Licitações da Coordenadoria Regional de Mato Grosso do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Paulo Afonso Mendes assina, juntamente com o governador e outro desconhecido. Ao fim, os três signatários discursam e o governador concede entrevista. As três últimas imagens são de uma audiência do governador Frederico Campos com o desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes e outras três pessoas que o acompanhavam.

Entrega de Títulos de propriedade da terra a trabalhadores rurais.

Entrega de títulos de terra a trabalhadores rurais pelo governador José Garcia Neto. Na comitiva governamental, veem-se: a primeira-dama Maria Lígia de Borges Garcia, o vice-governador Cássio Leite de Barros, o secretário de Viação e Obras Públicas Frederico Carlos Soares de Campos, o deputado Ladislau Cristino Cortes, entre outros. A maioria das imagens tratam da viagem de volta dentro de um avião militar.

Entrega de títulos de terras a 20 posseiros, representantes de 314 colonos regularizados de Cáceres, Diamantino e Cuiabá. Fotógrafo Sílvio Gutierrez.

As primeiras imagens são da recepção ao presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Paulo Yokota e ao secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima por assessores, no Aeroporto "Marechal Rondon". Ainda no aeroporto, as duas autoridades concedem entrevista à porta do desembarque. Já no Palácio Paiaguás, são recebidos em gabinete pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, com quem conversam, além de outros presentes, entre os quais coordenador regional do INCRA Paulo Pitaluga Costa e Silva. Uma refeição é servida num anexo do Palácio Paiaguás. Após, já no Salão Nobre, 20 posseiros, representando 314 colonos de projetos fundiários em Cáceres, Diamantino e Cuiabá, esperam para receberem seus respectivos títulos de terra. Perfilados, posam para fotografias. Primeiramente, apenas 18, entre as bandeiras do Brasil e de Mato Grosso; depois, sentados, os 20 posseiros e um menino (sentado entre o penúltimo e último posseiros, da esquerda para a direita). Estão presentes à cerimônia: o coordenador regional do INCRA, o vice-governador José Villanova Torres, o governador, o presidente do INCRA, o secretário de Interior e Justiça e o arcebispo coadjutor dom Bonifácio Piccinini. Antes das entregas, discursam o coordenador regional do INCRA Paulo Pitaluga, seguido do secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima; então, são assinados documentos. Finalmente, os posseiros recebem um a um os respectivos títulos de terras. Ao fim, o governador discursa, encerrando a cerimônia. Há imagens extras, das autoridades presentes se cumprimentando e se despedindo.

Entrega de títulos de terras a 180 posseiros da localidade de Pontinópolis.

As doze primeiras imagens são do governador Frederico Carlos Soares de Campos e sua comitiva na sede do município de São Félix do Araguaia, mais exatamente na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus "Governador José Fragelli". Na escola, o governador e comitiva são recepcionados por professores, alunos, funcionários, pelo colonizador Ariosto Riva, pelo prefeito municipal de Alta Floresta Wanderley Pereira e pelo prefeito municipal de São Félix do Araguaia Aldenor Milhomem da Cunha. Fazem parte da comitiva do governador: o secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini, o secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão de Lima, o secretário de Desenvolvimento Social Evaristo Roberto Vieira Cruz, o superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso José Bezerra Rodrigues, o deputado federal Ladisláu Cristino Côrtes. Após, autoridades estaduais, municipais e federal partem para o distrito de Pontinópolis. Há uma imagem aérea de alguma localidade no caminho entre São Félix do Araguaia e o distrito de destino. Na localidade, os aviões pousam numa estrada onde populares e estudantes enfileirados esperam. Há duas grandes faixas nas quais se lê em letras garrafais: "PONTINÓPOLIS SAUDA GOV. E COMITIVA" e "O POVO DE PONTINÓPOLIS ESTÁ COM O PDS". Ao desembarcarem, o governador Frederico Campos e demais autoridades são cumprimentadas pelos posseiros locais. Então, após os cumprimentos, num palanque improvisado, discursam para a população, primeiramente, o prefeito Aldenor Milhomem, o colonizador Ariosto Riva, o posseiro José Antônio Almeida e o governador Frederico Campos, segundo O Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (n. 18.152, 2 set. 1980, p. 2). Após os pronunciamentos, as autoridades procedem com as entregas dos títulos de terra.

Casas de famílias assentadas pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT) na região do Paschoal Ramos, contempladas com títulos definitivos de propriedade de terra a serem entregues a 25 de maio de 1982. Fotógrafo Osmar Cabral.

Casas rurais de tábuas, de taipa-de-mão, de palhas, algumas com cobertura de palha; outras com telhas de fibrocimentos. Há casas de alvenaria, sendo estas com coberturas de fibrocimentos ou telhas de barros; rebocadas ou não. Quando aparecem pessoas, são ou crianças ou mulheres. Há crianças cuidando de crianças de colo; há crianças nuas brincando no quintal; há uma senhora carpindo o mato de seu quintal. Algumas roças de milho aparecem aqui e ali. O encaminhamento das famílias é feito pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT), mas a concessão dos títulos se deu pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Entrega de títulos definitivos de propriedade de terras a 42 posseiros, que representaram 3.394 títulos assinados. Fotógrafo Lenine Martins.

No Salão Nobre, o governador Frederico Carlos Soares de Campos preside cerimônia de entrega de títulos definitivos de propriedade de terras a 42 posseiros, os quais representam 3.394 beneficiários da titulação fundiária. Estão presentes, entre outras autoridades: o vice-governador José Villanova Torres; o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni; o secretário de Administração Carlos José Avelino de Souza Vieira; o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo; o secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão Lima; o deputado estadual Oscar da Costa Ribeiro; o diretor superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT) Gabriel Júlio de Mattos Müller; o diretor financeiro do Banco da Amazônia S.A. (BASA) Bento de Sousa Porto; além de representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Após a entrega dos títulos discursam o superintendente Gabriel de Mattos Müller, o governador Frederico Campos e o deputado Oscar da Costa Ribeiro. Ao fim, o estudante universitário Flávio Daltro entrega uma medalha e certificado em homenagem ao governador Frederico Campos, que foi indicado pelos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso e por membros da Confederação Brasileira de Desporto Universitário como o "Trabalhador número 1 de Mato Grosso".

Entrega de títulos de terras e inaugurações de obras em projetos de colonização. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Durante os dias 5 e 6 de agosto de 1982, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Paulo Yokota acompanha os trabalhos de entrega de títulos de propriedade de terras realizado pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, pelo coordenador regional do INCRA Paulo Pitaluga Costa e Silva, pelo candidato e por outros membros da comitiva governamental que visitam os Projetos de Assentamentos Especial de Lucas do Rio Verde, de Canaã e de Braço Sul. Entre os membros da comitiva estão o candidato ao Senado Federal pelo Partido Democrático Social (PDS) Roberto de Oliveira Campos, o candidato a deputado estadual pelo PDS Zanete Cardinal, o candidato a deputado federal pedessista Jonas Pinheiro da Silva, o assessor de imprensa Carlos Calia Boscolo entre outros. No primeiro dia, no Projeto Especial de Lucas do Rio Verde são entregues, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 9.134, 8 ago. 1982, p. 12), 238 títulos além da criação oficial da cidade de Lucas do Rio Verde. No dia seguinte, as entregas se dão em Canaã (622 títulos) e Braço Sul (411 títulos). Em todos os locais foram improvisados palanques com farto material de campanha política para as Eleições Gerais de 1982 colados nas pilastras ou nas carrocerias de caminhões, quando estes serviam de parlatório. A população destes assentamentos se faz presentes: adultos e crianças com seus uniformes escolares, seja na recepção às autoridades, seja no momento de ouvir os discursos e prestigiar a entrega dos títulos. Pelos registros fotográficos, são inauguradas com a presença das autoridades (oficialmente a inauguração se deu em março de 1981) o Projeto de Assentamento Braço Sul. Há imagens da inauguração da Unidade Operativa Local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Estas seis imagens que mostram o ato de descerramento da placa desta unidade local da EMATER, não se adequam à ordem cronológica, não se sabendo, portanto, se este próprio se localiza em Braço Sul ou Canaã.

Entrega de títulos de terra a possseiros da Gleba Cascata/Floresta. Fotógrafo Lenine Martins.

No Novo Palace Hotel, o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o secretário de Desenvolvimento Social Gabriel Júlio de Mattos Müller, o candidato pelo Partido Democrático Social (PDS) ao Governo de Mato Grosso Júlio José de Campos, o candidato ao Senado Federal pelo PDS Roberto de Oliveira Campos, entre outros, entregam os títulos definitivos de propriedade da terra a famílias de posseiros pertencentes à Gleba Cascata/Floresta.

Jantar em homenagem aos três produtores rurais escolhidos para representar Mato Grosso na etapa nacional do "Prêmio Produtividade Rural 1980". Fotógrafo Lenine Martins.

Jantar oferecido aos produtores rurais, indicados para "Prêmio Produtividade Rural 1980", Antônio Vigolo, Manoel Francisco Coelho Neto e Reinaldo Boff (na ocasião, sendo representado por Juarez Souza Ramos) pela Delegacia Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no Restaurante "Maria Taquara".

Entrega de diplomas, medalhas e cheques aos vencedores do "Prêmio Produtividade Rural 1981". Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), ocorre a entrega do "Prêmio Produtividade Rural 1981" pelo secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, pelo coordenador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Cuiabá, Bartholomeu Dias, o presidente da EMATER Edésio Cardoso, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPA) Juarez Penso, o superintendente do Banco do Brasil Jurandir Guedes e o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) João Freire. Os contemplados receberam das mãos das autoridades seus respectivos diplomas, medalhas e cheques (proporcionais ao ITR de cada propriedade).

Inauguração da nova sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Cuiabá. Fotógrafo Osmar Cabral.

Na nova sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no Centro Político Administrativo (CPA), o presidente da instituição Paulo Pitaluga da Costa e Silva, após conceder entrevista, transmite a chefia do cargo ao auxiliar Bartholomeu Augusto Vasconcellos Lins. Estão presentes o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o governador eleito Júlio José de Campos, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão Lima; além dos futuros secretários: Elzio Virgílio Alves Corrêa, desembargador Oscar César Travassos, Antônio Eugênio Beluca, Paulo Roberto Galhardo Guimarães entre outros.