Mostrando 2 resultados

Descrição arquivística
Várzea Grande-MT Enchente de 1995
Visualizar impressão Visualizar:

Situação do rio Cuiabá entre a capital e Santo Antônio de Leverger e áreas destruídas pelas águas. Fotógrafo Maurício Barbant.

Trajeto percorrido por autoridades da Defesa Civil, Polícia Militar Florestar (PM-MT) e o próprio governador Dante Martins de Oliveira e a primeira-dama Thelma Pimentel Figueiredo de Oliveira. As autoridades visitam e falam com desabrigados acomodados em igrejas; percorrem de barco ruas alagadas nas regiões ribeirinhas banhadas pelo rio Cuiabá. Há imagens aéreas de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. Além dos atingidos rio-abaixo, há imagens dos atingidos que moram nas palafitas irregulares às margens do rio Cuiabá na área metropolitana da capital. Pela grande quantidade de imagens em lugares diferentes, não foram tiradas no mesmo dia.

Situação do rio Cuiabá entre a capital e Santo Antônio de Leverger. Fotógrafo: Otmar de Oliveira.

Descida no rio Cuiabá a partir da ponte "Júlio Müller" até a cidade de Santo Anônio de Leverger. Com uma lancha, três policiais militares registram a altura das águas, o topo das casas (com o resto da estrutura submerso), as ruas submersas na área urbana de Santo Antônio e o gado com as costelas marcadas nas últimas imagens quando os militares encontram alguns homens.