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Descrição arquivística
Superintendência de Arquivo Público Adelaide de Almeida Orro
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“Cuiabá antiga e Porto.” Fotografia Adelaide de Almeida Orro.

No bairro Porto, vista da avenida XV de Novembro, vendo-se ao fundo a Ponte Júlio Muller, à esquerda o antigo cais flutuante, de onde se vê um homem andando, e, à direita, detalhe da Praça Luís de Albuquerque. Ao fundo, do outro lado do rio, o antigo distrito de Várzea Grande. À direita, prédio da Empresa de Navegação Fluvial Neves e C.ª, em estilo colonial, lendo-se o nome em sua platibanda.

“Entrada do nosso Internato, em Botafogo”.

Em frente ao Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam dez alunas da Turma - 1949 I, em primeiro plano, agachadas, e dez alunas em pé, em segundo. Todas uniformizadas. Ao centro, duas mulheres. Tem-se, à direita, próximo à parede, outra mulher que não traja uniforme. Há vultos indefinidos num dos janelões do prédio, ao fundo.

“Grande Hotel.”

Vista da Avenida Presidente Getúlio Vargas na altura da Praça Alencastro, ladeada por altíssimas palmeiras imperiais. À esquerda da avenida veem-se detalhe da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, subindo, o Grande Hotel e, atrás das grandes palmeiras imperiais, o Cine Teatro de Cuiabá. Ao longo da avenida, veem-se veículos estacionados ou circulando, e transeuntes, especialmente à esquerda, onde duas moças parecem posar para a fotografia.

“Membros da secretaria Médica da U.N.E.”

Em sala com piso de ladrilho hidráulico, provavelmente, sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), vê-se, à esquerda, ao fundo, uma luminária de escrivaninha, e, na estante da parede do fundo, junto a garrafas de bebidas destiladas, um pequeno ventilador. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Lourdes Maria, Dr. Silvio (de jaleco branco), Idelio, Lenart, rapaz não identificado, Farah-Fause, Adelaide de Almeida, outro rapaz não identificado, Mauricio e Prado. Na parte superior, lê-se a caneta: "Membros da secretaria Médica da U.N.E. 6.4.48”

“Palácio da Justiça em Cuiabá.” Fotografia Adelaide de Almeida Orro.

Na esquina da Rua Comandante Costa com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, do outro lado da rua, vê-se o Palácio da Justiça onde também estava abrigada a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na calçada, em frente ao prédio da Secretaria Geral, junto a um poste de iluminação, vê-se um menino olhando para o Palácio da Justiça; mais acima, uma mulher com guarda-sol.

1ª e 2ª turmas de Enfermagem de 1949.

Tendo como fundo uma grande bandeira nacional do Brasil e de uma imensa imagem de Nossa Senhora [da Glória?] segurando o menino Jesus em pé sobre um globo estrelado. De cada capital do Brasil marcada num imenso mapa à frente da bandeira saem fitas que se findam no cetro da mão direita da santa. Em primeiro plano, veem-se sentados: ao centro e de roupas diferentes a diretora Lais Netto dos Reys, o arcebispo do Rio de Janeiro, à época, e corpo docente, destacando-se uma freia, à direita; junto, na primeira fila, e ao fundo, todas de indumentária de formatura, a 1ª e 2ª turmas de 1949 do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Adelaide de Almeida com o recém-nascido Luiz Paulo.

No corredor, próximo às janelas de um quarto do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em Campos dos Afonsos, vê-se Adelaide de Almeida em pé segurando no seu colo o recém-nascido Luiz Paulo, durante estágio em Pediatria.

Adelaide de Almeida e a amigas de curso.

Ao fundo, vê-se uma piscina com raias e com um trampolim de salto, no alto de um arco de concreto armado. Compõem a foto, da esquerda para a direita, oito mulheres sobre uma parte seca na área de segurança em que escorre a água da piscina, segurando corrimão. Atrás, uma garota apoia-se com as costas no arco. Acima de e entre as outras, uma garota está em pé se equilibrando com a mão apoiada sobre o ombro da que está em sua frente. Por fim, outra garota está sentada na primeira raia, de baixo para cima. Ao fundo, à direita, dois homens vestidos de branco, um outro sentado de traje de banho e uma criança.

Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.

Na lateral do Palácio da Instrução, dezoito garotas se agrupam e posam para foto. Ao fundo, sobre uma mureta, mais duas garotas. Todas trajam o uniforme escolar da época que consiste em saia, camisa branca e gravata. Sobre a imagem, na parte superior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.

À margem do rio Cuiabá, vendo-se, à esquerda, em segundo plano, três canoas e vultos de pescadores. Ao fundo, casas margeiam o rio, vendo-se, ainda, parte do bairro Porto. Compõem a foto quinze alunas do Liceu Cuiabano, todas trajando o uniforme que consiste em saia, camisa branca e gravata; à exceção de duas: a que está com um vestido listrado e de camisa branca, à esquerda; e outra sem a gravata, à direita. Escrito à caneta azul “2ª 3ª de 1941 [dois risco pequenos embaixo do número um]”. Abaixo, também à mão: “rio cuiaba [SIC]”.

Adelaide de Almeida e a Turma 1949 I.

Junto a um ônibus, oito mulheres posam em pé, na lateral do veículo. Da janela, apinham-se mais sete pessoas para a fotografia. Todas vestes trajes de passeio. Entre elas, reconhece-se uma freira, a terceira da esquerda para a direita na janela. Na parte superior à direita, escrito à caneta: “1946”.

Adelaide de Almeida e amigas, na praia do Botafogo.

Tendo a Baía de Guanabara de fundo, sobre as pedras, compõem a foto, da esquerda para a direita: Adelaide de Almeida, Albina, Cleuza e Alzirinha. Todas estão de maiô. Do lado direito, escrito à mão: “Adelaide – MT // Albina – Maranhão // Albina – Rio // Alzirinha - Manaus”.

Adelaide de Almeida e amigas, na praia do Botafogo.

Na praia de Botafogo em frente ao internato. Em cima das pedras, próximo à amurada, posam para a foto: Adelaide de Almeida, Maria das Graças e Albina Albuquerque. As duas primeiras usando maiô tradicional, a última, o de duas peças.

Adelaide de Almeida e colega, antes de receberem a Touca.

Ao fundo, escadaria do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. No segundo e terceiro degraus da escada de acesso ao prédio tem-se um vaso com plantas. No primeiro degrau, Adelaide de Almeida está de pé com o braço esquerdo sobre o ombro de uma colega não identificada. Esta se encontra sentada na borda do vaso de planta e com as mãos apoiadas no vaso.

Adelaide de Almeida e sua madrinha de formatura Prof.ª Liezelotte H. Ornellas.

No pátio do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam Adelaide de Almeida, com uniforme e indumentária do ritual de formatura em Enfermagem, e sua madrinha de formatura, professora Liezelotti H. Ornellas, vestindo um conjunto, saia e blusa com botões na frente, e segurando sua bolsa na mão esquerda.

Adelaide de Almeida e sua turma em aula prática.

Em um jardim, sobre a grama, 23 mulheres e 2 homens posam para a fotografia. Algumas mulheres estão sentadas. Todos usam trajes de passeio. Adelaide de Almeida é a primeira, à esquerda, sentada e de mãos dadas com sua colega.

Adelaide de Almeida e suas colegas de quarto.

Em frente ao Internato, na praia de Botafogo, tendo, ao fundo, o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Albina Albuquerque, Cleuza Passos e Adelaide de Almeida, companheiras de quarto por três anos, e a colega Dulce.

Adelaide de Almeida e uma amiga, em frente ao Internato.

Tendo ao fundo a fachada do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam Adelaide de Almeida, de vestido branco com um sobretudo preto; e a amiga, de pé no primeiro degrau da escada, de blusa e saia, com um paletó de cor clara.

Adelaide de Almeida em estágio prático.

No pátio do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em Campo dos Afonsos. Adelaide de Almeida posa para a fotografia com o traje de enfermeira, durante estágio prático. Próximo a ela se vê uma garça e bando de patos,.

Adelaide de Almeida em frente ao Internato.

Fachada do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Do lado direito, um vaso de planta. A turma de alunas posa para a fotografia perfazendo quatro filas. Adelaide de Almeida é a quinta da esquerda para a direita na primeira fila. Todas estão com o uniforme do curso.

Adelaide de Almeida em Ipanema.

Ao fundo, tem-se um prédio com uma escadaria do lado esquerdo. Um gradil, com uma placa com o número “119”. À frente do gradil, compondo a foto, da esquerda para a direita: mulher não identificada, Adail Pontes e Adelaide de Almeida. No topo, ao meio, à caneta, lê-se: “1946”.

Adelaide de Almeida escutando rádio.

Adelaide de Almeida sentada em seu quarto escutando rádio. O aparelho está em cima de um móvel de madeira com só uma gaveta enfeitada com um pano branco.

Adelaide de Almeida na Praça Sáenz Peña .

Na Praça Sáenz Peña, em frente aos canteiros verdes e ao espelho d’água, tendo, ao fundo, o prédio do Cine Olinda, vê-se Adelaide de Almeida de vestido comprido de cor clara.

Adelaide de Almeida Orro

  • BR MTAPMT AAO
  • Fundos
  • 1940 - 2007

Nascida em Rosário Oeste, a 16 de outubro de 1927 no seio de uma família bastante humilde: seu pai, Marcelino de Almeida Ferreira, exerceu a profissão de marceneiro; sua mãe, dona Benedita Honorata de Almeida, a de costureira.
Em 1930, a família mudou-se para Cuiabá fixando residência na atual rua Joaquim Murtinho, numa casa cujos fundos davam-se com o Campo d’Ourique, antigo campo de enforcamento e praça de tourada da capital mato-grossense, onde depois foi erguida a sede do poder Legislativo mato-grossense e, atualmente, onde está instalada a Câmara Municipal de Cuiabá. Foi em Cuiabá que os pais conquistaram a estabilidade. Não se pode esquecer que neste mesmo ano, mudanças político-sociais transformaram o Brasil e Mato Grosso: a Revolução de 1930.
Suas primeiras fotografias datam de sua vida escolar a partir do secundário. Há poucas imagens de seus pais – pessoas importantes em sua vida, como ela relata sempre em suas memórias, mas de poucos recursos. Além de algumas imagens de sua juventude (infância e adolescência) em Cuiabá, retratando as transformações da cidade ocorridas em fins da década de 1930 e início da década de 1940. A maior parte de seu acervo diz respeito, no entanto, à sua vida acadêmica no Rio de Janeiro e à sua atuação profissional no campo da saúde. Este é o aspecto que mais parece causar orgulho à Adelaide de Almeida Orro: o seu pioneirismo enquanto enfermeira em Mato Grosso.
É certo afirmar que há uma grande semelhança entre a constituição de um acervo documental biográfico e uma autobiografia (GOMES, 2004, p. 10). Ao acumular e selecionar estes fragmentos de memória, ela constrói uma escrita de si. Neste sentido, as memórias escritas em dois cadernos que acompanham o acervo doado são apêndices que pretendem organizar e dar sentido à sua trajetória.
A autobiografia é característica do advento do indivíduo, no século XVIII, dotado de diretos civis e políticos, ao mesmo tempo uno e múltiplo – de identidade singular e múltiplas experiências e temporalidades. De um lado, a equidade moral, a igualdade civil – o indivíduo “abstrato” do pacto social; de outro, a liberdade, o indivíduo livre, que tem a possibilidade de uma multiplicidade de experiências. É o reconhecimento desta individualidade e a disponibilidade de recursos materiais que possibilitaram o registro ou acúmulo de sua memória. O que temos em mãos, portanto, não é mais o “grande” homem público, ou herói, a quem é permitido se deixar registrar na história por seus feitos excepcionais como o quis determinada historiografia contaminada pela ideologia positivista, mas a trajetória de uma mulher simples cuja trajetória reconhecida nessa memória tem valor para o campo da saúde.
Aqui também vale lembrar Pierre Bourdieu (2006, p. 185): “… tratar a vida como uma história, isto é, como um relato coerente de uma sequência de acontecimentos com significado e direção, talvez seja conformar-se com uma ilusão retórica…” O que o mestre francês chama de “ilusão biográfica” é a articulação entre o habitus (estruturas estruturadas; estruturas estruturantes) e um campo (a estrutura objetiva) (BOURDIEU, 2006, p. 190).
E se a trajetória (ou o “envelhecimento” social que caminha paralelo, mas independente ao envelhecimento biológico) da enfermeira Adelaide de Almeida Orro diz muito sobre suas experiências de vida: admissão ao Secundário no Colégio Estadual (atual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Müller”), em 1941, cuja mensalidade fora paga pelo Centro Operário de Cuiabá em que o pai era filiado; curso de Visitadora Sanitária do Centro de Saúde de Cuiabá, em junho de 1944, para que, a setembro do mesmo ano, sair a nomeação como visitadora interina, com efetivação em março de 1945; convite, em 1946, a pedido do governador Fernando Corrêa da Costa (convite estendido também a Adail Pontes que cursou na Escola “Alfredo Pinto”, na Praia Vermelha), para cursar enfermagem na então Capital Federal na Escola de Enfermagem “Anna Nery”, em Botafogo; presidência da Turma 49-I; Dama da Lâmpada; presidência do Grêmio Estudantil na Escola de Enfermagem “Ana Neri”; representante da Escola na União Nacional dos Estudantes (UNE); formatura, em maio de 1949, e retorno a Mato Grosso; criação, em 1952, do Curso de Auxiliar de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” – cuja direção recaiu sobre a enfermeira Edna Perri; nomeação o cargo de enfermeira do Ministério da Saúde, em outubro de 1955; casamento, em novembro de 1955, com Renato Gattass Orro; na década de 1970, professora da disciplina de Enfermagem em Saúde Pública no Curso de Tecnológo em Saneamento Ambiental na recém fundada Universidade Federal de Mato Grosso. No entanto, estas experiências dizem muito sobre o campo da Enfermagem no Brasil, e, mais especificamente, em Mato Grosso e suas disputas – cuja memória cristalizada neste acervo é o ponto de vista de um dos seus agentes.

Adelaide de Almeida Orro

Adelaide de Almeida Orro antes de ser homenageada como 1ª Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - seção Mato Grosso (ABEn-MT).

Adelaide de Almeida Orro, em seu apartamento. Na sala, na parede, à esquerda, pratos decorativos. Ao fundo, uma tela pintada e um aparador baixo com dois vasos de planta, e pequenos objetos decorativos. Do lado direito, veem-se uma cadeira de madeira, e detalhe de uma mesa de madeira, com um jogo-americano rubro-negro xadrez.

Adelaide de Almeida Orro com Pais dos gêmeos Neide da Silva (afilhada de Adelaide) e Gonçalo Ney da Silva.

Em um quarto da Maternidade de Cuiabá, sobre o leito, encontram-se a mãe, Alzupera Rodrigues da Silva, e seus filhos gêmeos, Neide e Gonçalo Ney – um de cada lado, envolvidos em fraudas. À esquerda do leito, está o pai, Gonçalo Rodrigues da Silva, com a mão esquerda apoiada sobre o travesseiro. À direita, vê-se Adelaide de Almeida Orro, com o traje de enfermeira e com as mãos sobre o outro travesseiro.

Adelaide de Almeida Orro durante distribuição de presentes para os filhos dos hansenianos da Colônia São João dos Lázaros. Fotografia Foto Euzaide.

Em um corredor, veem quatro portas laterais e uma janela ao fundo, que está aberta e tem sobre ela duas pequenas janelas fechadas. Compõem a foto: Adelaide de Almeida Orro, à esquerda, e à frente de duas fileiras com trinta e uma crianças e mais uma à frente no colo de uma mulher.

Adelaide de Almeida Orro durante entrega de doação ao Arquivo Público de Mato Grosso. Fotografia Lauro Portela

Na sala do seu apartamento, sentada ao sofá, Adelaide de Almeida Orro segura a placa da Escola de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” apoiada em suas pernas, posando ao seu lado direito o funcionário do Arquivo Público de Mato Grosso, Odenil Santana da Silva que tem seu braço direito sobre o ombro de Adelaide.

Adelaide de Almeida Orro durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Enfermagem. Fotografia Studio Chiko.

Em um auditório do hotel “Tropical” veem-se cadeiras de auditório estofadas de cor clara, e, entre as participantes, é possível ver placa do estado que faz parte a delegação: “M.GROSSO”. Adelaide de Almeida Orro está na terceira fila, de baixo para cima, e na terceira poltrona, da direita para a esquerda, ao lado da placa de “GOIÁS” (que aparece em detalhe). No canto superior direito, a assinatura do fotografo: “STUDIO CHIKO // LABORATORIO CHICOLOR” // Rua Saldanha Marinho, 504 // fone 231-1431”. Na margem abaixo da fotografia: [emblema da ABEn] [em uma faixa marrom, escrito em branco] XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM // [escrito em marrom] MANAUS – Amazonas – BRASIL // Local: TROPICAL HOTEL Período de [em uma faixa marro, escrito em branco] 2 a 7 1981”.

Adelaide de Almeida Orro durante XXVII Congresso Brasileiro de Enfermagem.

Em um estande, ao fundo, à esquerda (embaixo) e à direita (em cima), têm-se cartazes de propaganda do “CITROVIT // pastilhas mastigáveis // [cartum de um homem] [il.] // A VITAMINA C PORTÁTIL”. Posando para a foto, estão quatro mulheres, da esquerda para a direita: Adelaide de Almeida Orro, duas mulheres com roupas típicas de baianas, e outras duas mulheres. Na margem, lê-se, marcada à esquerda: [símbolo do congresso] XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM // REALISADO [sic.] E, 27 DE JULHO A 2- DE // AGOSTO DE 1975 – SALVADOR – BAHIA – BR”, e, à direita: [símbolo do CIFRAC] CIFRAC // BECO DE MARIA PAZ // 8 – 1º ANDAR”. Na parte superior, à caneta: “Congresso Enfermagem”.

Adelaide de Almeida Orro e amiga.

Ao fundo, sobrado murado, à esquerda, com gradil estilizado em ferro. Na rua, veem-se Adelaide de Almeida Orro de vestido estampado de gola redonda com babados, uma bolsa no braço direito e, ao seu lado, uma senhora com um conjunto xadrez e, segurando pela alça com a mão esquerda, uma bolsa.

Adelaide de Almeida Orro e amigos, após a homenagem recebida da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) Mato Grosso.

Em um restaurante, Adelaide de Almeida Orro e convidados reúnem-se atrás de uma mesa de forro listrado de azul e branco com um forro menor branco, sobreposto. Sentadas da esquerda para direita: Dirce Fernandes dos Reis, Maria Madalena Guimarães, Adelaide de Almeida Orro; em pé, atrás, da esquerda para direita, também: Esther, Jesuína R. Pinto Paula, Geralda Lopes, Erzila Perri, Maria Afonsina dos Reis; em pé, mais ao fundo, dois homens, e Cátia Moema de Almeida Orro, filha de Adelaide. É protegida por envelope de papel alcalino. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em branco em um pequeno retângulo “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro e Elibene Orro Junqueira durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Enfermagem.

Dentro de uma cabine fotográfica instantânea, encontra-se escrito no fundo da parede: “XXXIII Cong. Bras. De Enfermagem Manaus-1981”. Estão, da esquerda para a direita: Elibene Orro Junqueira, sentada de pernas cruzadas, cabelo preso, blusa vermelha, com uma bolsa pendurada no ombro direito, segurando com a mão esquerda uma sacola preta; sua avó, Adelaide de Almeida Orro, que está de óculos escuros, blusa branca, blazer meia manga de cor preta, saia com detalhes em branco e meia calça, segurando bolsa preta pela alça sobre o colo com a mão esquerda.

Adelaide de Almeida Orro e suas amigas.

Sob o sol, compõem a foto: Nely, Adelaide de Almeida Orro (ao centro), Jesuína dos Reis Pinto, Paula Cátia, Sandra, Dirce Fernandes dos Reis duas meninas, uma delas bem criança, e um bebê de colo.

Adelaide de Almeida Orro membro da diretoria do Conselho Regional de Enfermagem.

Em um auditório, em cujo fundo na parede pende aberta a bandeira do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso, forma-se a mesa do “CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM” – conforme letreiro – sendo uma das convidadas Adelaide de Almeida Orro, como membro da diretoria, à direita, à mesa.

Adelaide de Almeida Orro no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante homenagem.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante a homenagem da ABEn-MT à Adelaide de Almeida Orro. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Erzila, Jesuína dos Reis Pinto Paula e Maria Magdalena Guimarães.

Adelaide de Almeida Orro no XXVII Congresso Brasileiro de Enfermagem.

Sentada em um auditório, Adelaide de Almeida Orro (em primeiro plano) durante o XXVII Congresso Brasileiro de Enfermagem em Salvador. Na margem, lê-se, marcada à esquerda: [logotipo] “XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM // REALISADO [sic.] E, 27 DE JULHO A 2- DE // AGOSTO DE 1975 – SALVADOR – BAHIA – BR”; e, à direita: [logotipo do CIFRAC] “CIFRAC // BECO DE MARIA PAZ // 8 – 1º ANDAR”.

Adelaide de Almeida Orro participando do Seminário Materno-Infantil.

Em um auditório com poltronas de cor escura e estofadas, veem-se, entre a audiência, homens de social completo, e, ao centro, três mulheres, entre as quais Adelaide de Almeida Orro, no meio. À mão, na parte superior direita: “Seminário Materno-Infantil // Brasília – 74”.

Adelaide de Almeida Orro sendo homenageada em evento no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No hall de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se um cartaz ao fundo, à esquerda, e uma luminária simples no teto. Compõem a foto: Geralda Lopes, Erzila de Almeida Perri, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena e Esther. Marcado na superfície da foto, à direita, embaixo, vê-se “26 6’97”, e em branco do canto direito “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro, Esther e Geralda Lopes, no hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, na parede, vários tamanhos de tachos de cobre decorativos. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes (primeira coordenadora do curso de Enfermagem da UFMT), Esther e Adelaide de Almeida Orro. Marcado na superfície da foto em branco: “Jul-99”.

Adelaide e as Presidentes de seções regionais da Associação Brasileira de Enfermagem.

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as presidentes das associações de Enfermagem, seções do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, posam para a fotografia ao lado de Adelaide de Almeida Orro. É possível ver no canto direito da foto uma poltrona com o número “14”. Da esquerda para a direita: Mulher não identificada de blusa cor amarelo-ouro de mangas compridas e calças de cós alto cinza escuro, ao seu lado, outra mulher não identificada, de camisa preta de botões e calça cor gelo e colar dourado, ao lado, terceira mulher não identificada, de camisa branca com um colete xadrez de quatro botões e calça preta, por fim, Adelaide de Almeida Orro, toda de branco com um broche de flor na lapela.

Almoço.

À mesa, com forro branco, nove homens fazem refeição. Todos eles pertencem ao Corpo Médico. À direita, vê-se a metade do torso de um homem em pé, tendo atrás de si outra mesa, aparecendo apenas dois homens. O homem em pé parece se dirigir com uma travessa e colher ao único homem de prato vazio, que olha de supetão na direção do fotógrafo.

Antes da formatura.

Adelaide de Almeida e Cleuza Passos com a indumentária da formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Ao fundo, sentado na amurada, um homem com terno e gravata e, mais ao fundo, a Enseada de Botafogo e o Morro da Urca.

Antes da formatura.

No pátio do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam, da esquerda para a direita: Adelaide de Almeida Orro, homem não identificado, mulher não identificada e Nathércia. Ambas, Adelaide e Nathércia estão vestidas com indumentária da cerimônia de formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Antes da formatura.

No pátio do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam Adelaide de Almeida, à esquerda, e Nathércia, à direita. Ambas vestidas com indumentária da cerimônia de formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Antes da formatura.

Na Baía da Guanabara, Adelaide de Almeida, Cleuza Passos e a professora Liezelotti H. Ornellas. As duas primeiras vestidas com indumentária da cerimônia de formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Ao fundo a Enseada de Botofogo e o Morro da Urca.

Antes do baile de formatura.

Vinte e duas formandas do Curso de Enfermagem no Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery” da Turma – 1949 I posam para a foto. Todas trajando vestidos longos brancos e joias, exceto uma, à esquerda e ao fundo, que está de vestido preto e um broche de flor branco.

Aula prática.

Na baía de Guanabara, posam para a foto seis moças. Adelaide é a sexta. Junto outras moças não identificadas. Todas trajam uniforme social, segurando nas respectivas mãos direitas um par de luvas brancas. Ao fundo, vista do Morro do Pão de Açúcar e detalhe do Morro da Urca. Sobre a imagem, na parte superior centro, lê-se, escrito a caneta azul, “1946”.

Avenida Getúlio Vargas. Fotografia de Adelaide de Almeida Orro.

Vista da Avenida Presidente Getúlio Vargas, ao fundo, uma das torres da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. À esquerda, detalhe do Palácio da Justiça; à direita, detalhe da Secretaria Geral. No meio da avenida, postes de iluminação pública; ladeando a avenida, altíssimas palmeiras-imperiais. Atravessa a avenida, uma mulher com uma trouxa de roupa na cabeça; na calçada, à direita, veem-se pedestres.

Avenida XV de Novembro ao fundo a Igreja S. Gonçalo. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.

Vista da Avenida XV de Novembro e de seus canteiros centrais arborizados, por onde circulam pedestres. Na avenida, à esquerda, um caminhão Ford Modelo 51 desce em direção à ponte e vê-se uma motocicleta estacionada sob a sobra de uma das árvores da calçada, mais acima veem-se dois caminhões estacionados; à direita, sobem a avenida dois ônibus Jardineiras. Ao fundo, vê-se o campanário da Igreja São Gonçalo em estilo eclético colonial-neoclássico.

Baile de formatura.

Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Adelaide de Almeida Orro posa de vestido longo branco com tule, e joias. No canto esquerdo inferior, lê-se, à caneta: “49”.

Baile de formatura

Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vê-se Adelaide de Almeida, sentada e vestindo um vestido longo branco e joias.

Baile de formatura.

Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vê-se sentada Adelaide de Almeida veste um vestido longo branco com tule, e joias. Adelaide posa com o olhar para a sua esquerda.

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