Mostrando 374 resultados

Descrição arquivística
Adelaide de Almeida Orro
Visualizar impressão Visualizar:

174 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Adelaide de Almeida Orro

  • BR MTAPMT AAO
  • Fundos
  • 1940 - 2007

Nascida em Rosário Oeste, a 16 de outubro de 1927 no seio de uma família bastante humilde: seu pai, Marcelino de Almeida Ferreira, exerceu a profissão de marceneiro; sua mãe, dona Benedita Honorata de Almeida, a de costureira.
Em 1930, a família mudou-se para Cuiabá fixando residência na atual rua Joaquim Murtinho, numa casa cujos fundos davam-se com o Campo d’Ourique, antigo campo de enforcamento e praça de tourada da capital mato-grossense, onde depois foi erguida a sede do poder Legislativo mato-grossense e, atualmente, onde está instalada a Câmara Municipal de Cuiabá. Foi em Cuiabá que os pais conquistaram a estabilidade. Não se pode esquecer que neste mesmo ano, mudanças político-sociais transformaram o Brasil e Mato Grosso: a Revolução de 1930.
Suas primeiras fotografias datam de sua vida escolar a partir do secundário. Há poucas imagens de seus pais – pessoas importantes em sua vida, como ela relata sempre em suas memórias, mas de poucos recursos. Além de algumas imagens de sua juventude (infância e adolescência) em Cuiabá, retratando as transformações da cidade ocorridas em fins da década de 1930 e início da década de 1940. A maior parte de seu acervo diz respeito, no entanto, à sua vida acadêmica no Rio de Janeiro e à sua atuação profissional no campo da saúde. Este é o aspecto que mais parece causar orgulho à Adelaide de Almeida Orro: o seu pioneirismo enquanto enfermeira em Mato Grosso.
É certo afirmar que há uma grande semelhança entre a constituição de um acervo documental biográfico e uma autobiografia (GOMES, 2004, p. 10). Ao acumular e selecionar estes fragmentos de memória, ela constrói uma escrita de si. Neste sentido, as memórias escritas em dois cadernos que acompanham o acervo doado são apêndices que pretendem organizar e dar sentido à sua trajetória.
A autobiografia é característica do advento do indivíduo, no século XVIII, dotado de diretos civis e políticos, ao mesmo tempo uno e múltiplo – de identidade singular e múltiplas experiências e temporalidades. De um lado, a equidade moral, a igualdade civil – o indivíduo “abstrato” do pacto social; de outro, a liberdade, o indivíduo livre, que tem a possibilidade de uma multiplicidade de experiências. É o reconhecimento desta individualidade e a disponibilidade de recursos materiais que possibilitaram o registro ou acúmulo de sua memória. O que temos em mãos, portanto, não é mais o “grande” homem público, ou herói, a quem é permitido se deixar registrar na história por seus feitos excepcionais como o quis determinada historiografia contaminada pela ideologia positivista, mas a trajetória de uma mulher simples cuja trajetória reconhecida nessa memória tem valor para o campo da saúde.
Aqui também vale lembrar Pierre Bourdieu (2006, p. 185): “… tratar a vida como uma história, isto é, como um relato coerente de uma sequência de acontecimentos com significado e direção, talvez seja conformar-se com uma ilusão retórica…” O que o mestre francês chama de “ilusão biográfica” é a articulação entre o habitus (estruturas estruturadas; estruturas estruturantes) e um campo (a estrutura objetiva) (BOURDIEU, 2006, p. 190).
E se a trajetória (ou o “envelhecimento” social que caminha paralelo, mas independente ao envelhecimento biológico) da enfermeira Adelaide de Almeida Orro diz muito sobre suas experiências de vida: admissão ao Secundário no Colégio Estadual (atual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Müller”), em 1941, cuja mensalidade fora paga pelo Centro Operário de Cuiabá em que o pai era filiado; curso de Visitadora Sanitária do Centro de Saúde de Cuiabá, em junho de 1944, para que, a setembro do mesmo ano, sair a nomeação como visitadora interina, com efetivação em março de 1945; convite, em 1946, a pedido do governador Fernando Corrêa da Costa (convite estendido também a Adail Pontes que cursou na Escola “Alfredo Pinto”, na Praia Vermelha), para cursar enfermagem na então Capital Federal na Escola de Enfermagem “Anna Nery”, em Botafogo; presidência da Turma 49-I; Dama da Lâmpada; presidência do Grêmio Estudantil na Escola de Enfermagem “Ana Neri”; representante da Escola na União Nacional dos Estudantes (UNE); formatura, em maio de 1949, e retorno a Mato Grosso; criação, em 1952, do Curso de Auxiliar de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” – cuja direção recaiu sobre a enfermeira Edna Perri; nomeação o cargo de enfermeira do Ministério da Saúde, em outubro de 1955; casamento, em novembro de 1955, com Renato Gattass Orro; na década de 1970, professora da disciplina de Enfermagem em Saúde Pública no Curso de Tecnológo em Saneamento Ambiental na recém fundada Universidade Federal de Mato Grosso. No entanto, estas experiências dizem muito sobre o campo da Enfermagem no Brasil, e, mais especificamente, em Mato Grosso e suas disputas – cuja memória cristalizada neste acervo é o ponto de vista de um dos seus agentes.

Adelaide de Almeida Orro

Dely Müller e seu irmão em frente a uma fonte.

Junto ao espelho d’água de uma fonte, veem-se sentados na borda Dely Müller e seu irmão, ambos filhos do interventor Federal Júlio Strübing Müller, ao fundo detalhe da lateral de um prédio em estilo Art déco e um guarda uniformizado.

Pais de Adelaide de Almeida Orro

Em uma sala, à direita, com piso hidráulico em motivos geométricos, tem-se uma mesa de madeira com um vaso de flores, junto a qual posam os pais de Adelaide de Almeida Orro: Marcelino de Almeida Ferreira, trajando terno e grava; e ao seu lado, sua esposa, Benedita Honorata de Almeida, trajando um vestido de mangas e um cinto.

Adelaide de Almeida escutando rádio.

Adelaide de Almeida sentada em seu quarto escutando rádio. O aparelho está em cima de um móvel de madeira com só uma gaveta enfeitada com um pano branco.

Adelaide de Almeida Orro e amiga.

Ao fundo, sobrado murado, à esquerda, com gradil estilizado em ferro. Na rua, veem-se Adelaide de Almeida Orro de vestido estampado de gola redonda com babados, uma bolsa no braço direito e, ao seu lado, uma senhora com um conjunto xadrez e, segurando pela alça com a mão esquerda, uma bolsa.

Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.

Na lateral do Palácio da Instrução, dezoito garotas se agrupam e posam para foto. Ao fundo, sobre uma mureta, mais duas garotas. Todas trajam o uniforme escolar da época que consiste em saia, camisa branca e gravata. Sobre a imagem, na parte superior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Turma do Liceu Cuiabano.

Nos fundos do Palácio da Instrução, doze garotos, alunos na mesma escola de Adelaide de Almeida, posam para a foto. Todos uniformizados de calça comprida e uma camisa de manga comprida com cinco botões, à exceção de dois meninos: um está segurando a camisa com seu braço esquerdo, e o outro está de calça clara e camiseta listrada. Sobre a imagem, na parte inferior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.

À margem do rio Cuiabá, vendo-se, à esquerda, em segundo plano, três canoas e vultos de pescadores. Ao fundo, casas margeiam o rio, vendo-se, ainda, parte do bairro Porto. Compõem a foto quinze alunas do Liceu Cuiabano, todas trajando o uniforme que consiste em saia, camisa branca e gravata; à exceção de duas: a que está com um vestido listrado e de camisa branca, à esquerda; e outra sem a gravata, à direita. Escrito à caneta azul “2ª 3ª de 1941 [dois risco pequenos embaixo do número um]”. Abaixo, também à mão: “rio cuiaba [SIC]”.

Turma 49 I do Curso de Enfermagem da Escola “Anna Nery”.

Numa sala de aula, no canto esquerdo, vê-se detalhe de um móvel de madeira. Na lateral esquerda, tem-se a porta branca. Na coluna da esquerda da sala, temos 4 fileiras contando com seis cadeiras dispostas uma atrás da outra, totalizando 24 cadeiras de madeira à esquerda. À direita, têm-se, visíveis, mais duas fileiras com seis cadeiras, uma atrás da outra, totalizando 12 cadeiras de madeira. Compõem a foto, à frente e à esquerda: uma mulher com o traje de enfermeira completo incluindo a touca que fala a outras 36 alunas uniformizadas sentadas e voltadas para ela. Sobre a fotografia, lê-se a caneta azul: “Turma 49-I// Rio, 20 - 5 – 47” e, do mesmo modo, uma contagem inscrita sobre cada uma das alunas, que, partindo da última fileira à direita, alcança “36”.

“Entrada do nosso Internato, em Botafogo”.

Em frente ao Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam dez alunas da Turma - 1949 I, em primeiro plano, agachadas, e dez alunas em pé, em segundo. Todas uniformizadas. Ao centro, duas mulheres. Tem-se, à direita, próximo à parede, outra mulher que não traja uniforme. Há vultos indefinidos num dos janelões do prédio, ao fundo.

Adelaide de Almeida em frente ao Internato.

Fachada do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Do lado direito, um vaso de planta. A turma de alunas posa para a fotografia perfazendo quatro filas. Adelaide de Almeida é a quinta da esquerda para a direita na primeira fila. Todas estão com o uniforme do curso.

Adelaide de Almeida e uma amiga, em frente ao Internato.

Tendo ao fundo a fachada do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam Adelaide de Almeida, de vestido branco com um sobretudo preto; e a amiga, de pé no primeiro degrau da escada, de blusa e saia, com um paletó de cor clara.

Internato Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Nas escadarias da entrada do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, Adelaide de Almeida, à direita, e colega de curso posam sentadas para a fotografia. À direita, um grande vaso de plantas completa do quadro.

Durante passeio.

Tendo ao fundo o Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, no jardim, posam para a foto, alunas da Turma 1949 I: cinco estão agachadas; logo atrás uma aluna se apoia nos joelhos, à sua direita Adelaide de Almeida; mais atrás, mais nove, em pé. Três das alunas trazem consigo cadernos de capas pretas. Todas trajam uniforme de enfermeiras.

Durante passeio. Fotografia da Casa Rivera Carioca.

Em área aberta, oito mulheres sentadas (entre as quais Adelaide de Almeida) e doze destas mais dois homens em pé, ao redor daquelas, posam para fotografia. Trazem nos braços cadernos e livros. Ao fundo, à direita, frondosas árvores.

Aula prática.

Na baía de Guanabara, posam para a foto seis moças. Adelaide é a sexta. Junto outras moças não identificadas. Todas trajam uniforme social, segurando nas respectivas mãos direitas um par de luvas brancas. Ao fundo, vista do Morro do Pão de Açúcar e detalhe do Morro da Urca. Sobre a imagem, na parte superior centro, lê-se, escrito a caneta azul, “1946”.

Em Campos dos Afonsos.

No Campo dos Afonsos, ao fundo, à esquerda, um ônibus, Adelaide de Almeida, a primeira da direita para a esquerda, ao lado de seis outras pessoas, entre elas a Professora Elvira de Felice e dona Lais Netto dos Reys (diretora) e um padre trajando chapéu, capa, óculos escuros e luvas brancas. Na superfície parte superior da foto, escrito à mão, lê-se: “Campo dos Afonsos”.

Adelaide de Almeida em estágio prático.

No pátio do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em Campo dos Afonsos. Adelaide de Almeida posa para a fotografia com o traje de enfermeira, durante estágio prático. Próximo a ela se vê uma garça e bando de patos,.

Estágio no Hospital Central da Aeronáutica.

No corredor do Hospital Central da Aeronáutica, vê-se Adelaide de Almeida com traje de enfermeira segurando algo semelhante a um prato em suas mãos, durante estágio em clínica médica. A seu lado, um homem magro, provavelmente, paciente do hospital.

Durante estágio.

Tendo ao fundo uma varanda, sob o sol, posam sete alunas de enfermagem e, destacando-se, em pé, sobre uma mureta, um menino e uma menina. As alunas estão uniformizadas com trajes de enfermeira com toucas que envolvem todo o cabelo. Adelaide de Almeida é a sétima, da esquerda para a direita.

Adelaide de Almeida com o recém-nascido Luiz Paulo.

No corredor, próximo às janelas de um quarto do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em Campos dos Afonsos, vê-se Adelaide de Almeida em pé segurando no seu colo o recém-nascido Luiz Paulo, durante estágio em Pediatria.

Estágio em Pediatria no Hospital Central da Aeronáutica (HCA).

À porta de em entrada de um quarto na ala de Pediatria do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), no Campo dos Afonsos, estão Adelaide de Almeida, à direita, e outra aluna do curso de Enfermagem, ambas com as mãos apoiadas no berço da maternidade forrado com um lençol branco com bordados e um recém-nascido. Ao fundo a mãe do bebê deitada sobre o leito, apoiando a cabeça em seu braço esquerdo.

Estágio em Saúde Pública.

Encostadas em um ônibus, a Turma 1949 I posa para a foto. Adelaide de Almeida é a quarta da direita para a esquerda.

Colegas de curso, no Internato.

Nos fundos do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam para foto sete mulheres, tendo Adelaide de Almeida ao centro, na primeira fileira. Lê-se na superfície superior da foto, escrito à mão: “3 – 8 – 48”.

Durante Estágio em Saúde Pública.

Num dos salões do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posa, junto à bandeira do Brasil, ao fundo, Adelaide de Almeida, vestindo uniforme da escola. Ladeiam-na duas estátuas brancas de Florence Nightingale das quais pendem, respectivamente, bandeiras com os símbolos da enfermagem. A estátua da esquerda segura uma Lâmpada erguida por sua mão direita. A mobília do ambiente se constitui em duas cadeiras de madeira trabalhada e com assentos e encostos de vime, um aparador, também de madeira trabalhada, enfeitada com caminho de mesa trabalhado em crochê e arranjo de flores. Na parede, um retrato oficial do presidente Getúlio Dorneles Vargas e uma placa comemorativa, abaixo; à esquerda, dois janelões.

Durante Estágio em Saúde Pública.

Tendo ao fundo o Morro do Pão de Açúcar e em frente ao internato, próximo ao parapeito de acesso à praia de Botafogo, vê-se Adelaide de Almeida que posa com o uniforme do Estágio em Saúde Pública. Na parte superior ao meio, à caneta, lê-se: “12-8-48”.

Estágio em Saúde Pública.

Em primeiro plano, à frente da mureta de entrada, um jovem de camisa branca e calça escura com as mãos no bolso, à esquerda. Em segundo plano, sob a varanda do prédio, todas vestidas à caráter, as alunas do Estágio em Saúde Pública, no meio e à frente do grupo, um médico identificado pelo jaleco branco posa de braços cruzados. Ao fundo e à esquerda, duas meninas saem de dentro do prédio. Na parte superior, ao centro, escrito à mão, lê-se: "12 - 8 - 48".

Adelaide de Almeida e a Turma 1949 I.

Junto a um ônibus, oito mulheres posam em pé, na lateral do veículo. Da janela, apinham-se mais sete pessoas para a fotografia. Todas vestes trajes de passeio. Entre elas, reconhece-se uma freira, a terceira da esquerda para a direita na janela. Na parte superior à direita, escrito à caneta: “1946”.

Adelaide de Almeida e sua turma em aula prática.

Em um jardim, sobre a grama, 23 mulheres e 2 homens posam para a fotografia. Algumas mulheres estão sentadas. Todos usam trajes de passeio. Adelaide de Almeida é a primeira, à esquerda, sentada e de mãos dadas com sua colega.

Passeio da Turma – 1949 I.

Nas escadarias de uma casa de campo, 12 moças posam para a fotografia em trajes de passeio. Ao fundo, a varanda e as pilastras de sustentação do prédio.

Término do Retiro de férias.

Em frente ao Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, sobre a grama, posam Adelaide de Almeida e suas colegas de curso, as Freiras, e o Padre Dasmarias. Formam três filas: a primeira com 13 moças sentadas; a segunda, 15 moças ajoelhadas; e, a última, 21 pessoas em pé.

Fim do retiro de férias.

Na escadaria do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery” posam oito alunas sentadas, na primeira fila; seguindo, na segunda, ajoelhadas, mais nove mulheres; e outras três ajoelhadas, mais atrás daquelas, sobre o mesmo degrau. Em pé, nos degraus posteriores, vinte e oito mulheres. Ao centro, vê-se o padre Desmarais e da diretora Lais Netto de Reis. Todas estão uniformizadas e vestem chapéu da cor preta. Há três mulheres com trajes de enfermeiras em pé entre as alunas, duas freiras trajando limpel.

Fim de retiro de férias.

Ao fundo vê-se o Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Sobre a escadaria, posam alunas e diretoria. À esquerda, duas enfermeiras uniformizadas ladeiam duas freiras em limpel, seguidas do padre Desmarais e da diretora Lais Netto de Reis, à frente. Na primeira fila, nos degraus, contam-se duas alunas em pé e oito alunas sentadas – todas uniformizadas. Adelaide de Almeida é a quarta da direita para a esquerda. Ajoelhadas, no mesmo degrau, mas na fila seguinte, contam-se mais oito alunas. No segundo degrau posterior, mais sete. No degrau seguinte, mais sete. Mais atrás, mais três. No alto, na última fila, quatro outras, encimando, solitária, a última aluna.

Visita à Faculdade Nacional de Medicina da Praia Vermelha.

Na escadaria, compõem 29 alunas da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, tendo ao centro da primeira fila o Doutor Olavo Pontes (Adelaide de Almeida à sua esquerda). Muitas das alunas estão dispersas olhando algo que ocorre mais acima, na escadaria, onde se veem dois homens trajando terno e gravata e três alunas, mais atrás, subindo os degraus.

Visita a Manguinhos.

No jardim, compõem a foto a alunas da Escola de Enfermagem “Anna Nery” Turma – 1949 I: uma sentada sobre o gramado, em primeiro plano; nove outras, na segunda fila, ao centro Adelaide de Almeida, ajoelhadas; atrás destas, à esquerda, duas e, à direita, mais uma. Em pé, dez mulheres entre alunas e corpo técnico. Ao centro, o diretor e o subdiretor do Instituto Oswaldo Cruz e o doutor Olavo Pontes. Adelaide de Almeida está de joelhos no gramado, ao centro, toda de branco.

1ª e 2ª turmas de Enfermagem de 1949.

Tendo como fundo uma grande bandeira nacional do Brasil e de uma imensa imagem de Nossa Senhora [da Glória?] segurando o menino Jesus em pé sobre um globo estrelado. De cada capital do Brasil marcada num imenso mapa à frente da bandeira saem fitas que se findam no cetro da mão direita da santa. Em primeiro plano, veem-se sentados: ao centro e de roupas diferentes a diretora Lais Netto dos Reys, o arcebispo do Rio de Janeiro, à época, e corpo docente, destacando-se uma freia, à direita; junto, na primeira fila, e ao fundo, todas de indumentária de formatura, a 1ª e 2ª turmas de 1949 do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Adelaide de Almeida e colega, antes de receberem a Touca.

Ao fundo, escadaria do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. No segundo e terceiro degraus da escada de acesso ao prédio tem-se um vaso com plantas. No primeiro degrau, Adelaide de Almeida está de pé com o braço esquerdo sobre o ombro de uma colega não identificada. Esta se encontra sentada na borda do vaso de planta e com as mãos apoiadas no vaso.

Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Em um dos salões do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, enfileiradas, as formandas (uniformizadas, segurando velas acesas na mão esquerda e sentadas) assistem celebração da missa de formatura. Nos assentos ao fundo e nos corredores e soleira das duas grandes portas veem-se convidados e corpo docente.

Antes da formatura.

Na Baía da Guanabara, Adelaide de Almeida, Cleuza Passos e a professora Liezelotti H. Ornellas. As duas primeiras vestidas com indumentária da cerimônia de formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Ao fundo a Enseada de Botofogo e o Morro da Urca.

Antes da formatura.

Adelaide de Almeida e Cleuza Passos com a indumentária da formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Ao fundo, sentado na amurada, um homem com terno e gravata e, mais ao fundo, a Enseada de Botafogo e o Morro da Urca.

Antes da formatura.

No pátio do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam Adelaide de Almeida, à esquerda, e Nathércia, à direita. Ambas vestidas com indumentária da cerimônia de formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Antes da formatura.

No pátio do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam, da esquerda para a direita: Adelaide de Almeida Orro, homem não identificado, mulher não identificada e Nathércia. Ambas, Adelaide e Nathércia estão vestidas com indumentária da cerimônia de formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Adelaide de Almeida e sua madrinha de formatura Prof.ª Liezelotte H. Ornellas.

No pátio do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam Adelaide de Almeida, com uniforme e indumentária do ritual de formatura em Enfermagem, e sua madrinha de formatura, professora Liezelotti H. Ornellas, vestindo um conjunto, saia e blusa com botões na frente, e segurando sua bolsa na mão esquerda.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Junto a um cesto de rosas no chão e à bandeira com os símbolos da Enfermagem (cruz e Lâmpada de Florence Nightingale pendente do braço direito da estátua da padroeira da profissão), veem-se, um degrau acima, as formandas uniformizadas e enfileiradas, portando a lâmpada de Florence Nightingale. Adelaide de Almeida é a segunda, em primeiro plano, à esquerda.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Formandas uniformizadas, entre as quais Adelaide de Almeida e Cleuza Passos, e enfileiradas portando, na mão esquerda, a Lâmpada de Florence Nightingale apagada durante ritual de formatura.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Durante ritual de formatura, em primeiro plano, sobre um pedestal coberto pela bandeira do curso de enfermagem, vê-se a lâmpada de Florence Nightingale, cujo fogo é passado pela diretora, Lais Netto dos Reys, para a lâmpada nas mãos de Adelaide de Almeida, ambas com a indumentária exigida pelo ritual de formatura.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Formandas uniformizadas (entre as quais, Adelaide de Almeida e Cleuza Passos) durante ritual de formatura, enfileiradas e portando, na mão esquerda, a Lâmpada de Florence Nightingale acesa e, na direita, o diploma.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Formandas uniformizadas durante ritual de formatura, e enfileiradas, portando, na mão esquerda, a Lâmpada de Florence Nightingale apagada, e erguendo a mão direita em sinal de juramento.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Em primeiro plano, têm-se um arranjo de flores e uma pilha de diplomas enrolados sobre a mesa das autoridades e corpo docente, da esquerda para a direita, um homem de óculos, o Reitor (de costas) da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, cumprimentando a formanda Nathércia (com a indumentária com as insígnias da enfermagem), após entrega de diploma. Ao fundo, de touca, está a diretora, Laís Netto dos Reys, e outras formandas.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

Durante ritual de formatura da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, tendo, ao centro, um microfone multidirecional, do lado esquerdo, um arranjo de flores, e, ao fundo, o corpo docente e a Bandeira do Brasil. Compõem a foto, da esquerda para a direita, a madrinha Liezelotti H. Ornellas, Adelaide de Almeida, recebendo a braçadeira da diretora da escola, Lais Netto dos Reys, e Olga Salinas Lacôrte.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”.

No Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, Adelaide de Almeida Orro, com indumentária do ritual de formatura, tendo a lâmpada de Florence Nightingale na mão direita e o diploma na mão esquerda.

Formatura na Escola de Enfermagem “Anna Nery”

Em um dos salões do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, sobre uma poltrona de revestimento envernizado, posam, uniformizadas com as insígnias da Enfermagem e portando diplomas: Adelaide de Almeida, sentada no braço da poltrona, e Cleuza Passos, no assento da poltrona.

Antes do baile de formatura.

Vinte e duas formandas do Curso de Enfermagem no Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery” da Turma – 1949 I posam para a foto. Todas trajando vestidos longos brancos e joias, exceto uma, à esquerda e ao fundo, que está de vestido preto e um broche de flor branco.

Baile de formatura.

Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Adelaide de Almeida Orro posa de vestido longo branco com tule, e joias. No canto esquerdo inferior, lê-se, à caneta: “49”.

Baile de formatura

Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vê-se Adelaide de Almeida, sentada e vestindo um vestido longo branco e joias.

Baile de formatura.

Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vê-se sentada Adelaide de Almeida veste um vestido longo branco com tule, e joias. Adelaide posa com o olhar para a sua esquerda.

Fotomontagem de formatura e de baile

Fotomontagem de dois momentos da formatura de Adelaide de Almeida Orro. À esquerda, no Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, Adelaide de Almeida, com indumentária do ritual de formatura, tendo a lâmpada de Florence Nightingale na mão esquerda e o diploma na mão direita – esta fotografia está invertida em relação à original; à direita, fotografia tirada nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em que Adelaide de Almeida veste um vestido longo branco e joias.

“Membros da secretaria Médica da U.N.E.”

Em sala com piso de ladrilho hidráulico, provavelmente, sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), vê-se, à esquerda, ao fundo, uma luminária de escrivaninha, e, na estante da parede do fundo, junto a garrafas de bebidas destiladas, um pequeno ventilador. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Lourdes Maria, Dr. Silvio (de jaleco branco), Idelio, Lenart, rapaz não identificado, Farah-Fause, Adelaide de Almeida, outro rapaz não identificado, Mauricio e Prado. Na parte superior, lê-se a caneta: "Membros da secretaria Médica da U.N.E. 6.4.48”

Curso de Especialização. Fotografia Foto Elza.

Uma grande sala de aula, com duas janelas grandes, e uma sacada. Veem-se carteiras escolares, e, sobre uma delas, um retroprojetor. Ao fundo, um lavabo. Compõem a foto 17 mulheres. Adelaide de Almeida Orro é a primeira, à direita.

Turma do I Curso de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso.

16 mulheres da primeira turma de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso. Todas trajam blusa branca com duas insígnias na lapela do paletó de manga comprida de cor clara. Na primeira fila, sentadas, da esquerda para direita: Ana Antônia de Miranda, Adelaide de Almeida Orro, Monitora do M.S enfermeira Oppelina Rollemberg, Adair e mulher não identificada. Na segunda fila, em pé, da esquerda para a direita: Normélia Galvão, mulher não identificada, René de Siqueira, mulher também não identificada, Luiza Pires, Lucila, Mariana de Almeida, e outras quatro mulheres não identificadas. Ao fundo, detalhe de casa com janela e porta. À esquerda, na linha da primeira fila, observa-se o braço e parte do ombro esquerdos de uma criança.

Adelaide de Almeida e suas colegas de quarto.

Em frente ao Internato, na praia de Botafogo, tendo, ao fundo, o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Albina Albuquerque, Cleuza Passos e Adelaide de Almeida, companheiras de quarto por três anos, e a colega Dulce.

Adelaide de Almeida e a amigas de curso.

Ao fundo, vê-se uma piscina com raias e com um trampolim de salto, no alto de um arco de concreto armado. Compõem a foto, da esquerda para a direita, oito mulheres sobre uma parte seca na área de segurança em que escorre a água da piscina, segurando corrimão. Atrás, uma garota apoia-se com as costas no arco. Acima de e entre as outras, uma garota está em pé se equilibrando com a mão apoiada sobre o ombro da que está em sua frente. Por fim, outra garota está sentada na primeira raia, de baixo para cima. Ao fundo, à direita, dois homens vestidos de branco, um outro sentado de traje de banho e uma criança.

Adelaide de Almeida em Ipanema.

Ao fundo, tem-se um prédio com uma escadaria do lado esquerdo. Um gradil, com uma placa com o número “119”. À frente do gradil, compondo a foto, da esquerda para a direita: mulher não identificada, Adail Pontes e Adelaide de Almeida. No topo, ao meio, à caneta, lê-se: “1946”.

Adelaide de Almeida e amigas, na praia do Botafogo.

Na praia de Botafogo em frente ao internato. Em cima das pedras, próximo à amurada, posam para a foto: Adelaide de Almeida, Maria das Graças e Albina Albuquerque. As duas primeiras usando maiô tradicional, a última, o de duas peças.

Adelaide de Almeida e amigas, na praia do Botafogo.

Tendo a Baía de Guanabara de fundo, sobre as pedras, compõem a foto, da esquerda para a direita: Adelaide de Almeida, Albina, Cleuza e Alzirinha. Todas estão de maiô. Do lado direito, escrito à mão: “Adelaide – MT // Albina – Maranhão // Albina – Rio // Alzirinha - Manaus”.

Adelaide de Almeida na Praça Sáenz Peña .

Na Praça Sáenz Peña, em frente aos canteiros verdes e ao espelho d’água, tendo, ao fundo, o prédio do Cine Olinda, vê-se Adelaide de Almeida de vestido comprido de cor clara.

Resultados 1 até 100 de 374