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Description archivistique
Jair Rodrigues Carvalho [Aripuanã-MT] Pièce
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Anotações de distancias entre cidades e medições de lotes em contracapa de álbum

Anotações de distâncias entre cidades, medidas por “km”, descrevendo o trajeto de uma pessoa que, à época, viajava de Cuiabá à Aripuanã. Tais escritos são seguidos de outros: anotações de georreferenciamento, referente à área não identificada. Todos os escritos foram feitos na contracapa do álbum terceiro – para ver conteúdo do álbum, consultar o grupo arquivístico “BR MT APMT.JRC.CD.AT”. Nas anotações tocantes à viagem, Jair Rodrigues Carvalho destaca duas rotas distintas: a primeira traz como trecho de acesso a cidade de Tangará, Mato Grosso, a segunda traz como trecho de acesso a cidade de Vilhena, Rondônia; a primeira culmina em uma viagem que totaliza 1.023 km’s; a segunda culmina em uma viagem que totaliza 1.279 km’s. Ambos os números, 1.023 e 1.279 km’s, estão detalhados, trecho por trecho, municio a município. A viagem que traz a cidade de Vilhena como trecho de acesso está descrita da seguinte maneira: “Cuiabá-Jangada = 77 // Jangada-Barra Bugres = 89 // Barra-Tangará = 78 // Tangará-BR 364 = 74 // BR 364-Campo Novo = 79 // Campo Novo-Mundo Novo = 125 // Mundo Novo-Brasnorte = 64 // Brasnorte-Rio [Juruena] = 100 // Rio-Juína = 64 // Juína-Castanheira = 44 // Castanheira-Juruena = 112 // Juruena-Aripuana = 117 // Total: 123”. A viagem que traz a cidade de Tangará como trecho de acesso está descrita da seguinte maneira: “Cuiabá-Cáceres = 224” // “Cáceres-P. Espiridião = 103 // P. Espiridião-Lacerda = 123 // Lacerda-Comodoro = 197 // Comodoro-Vilhena = 117 // Vilhena-Juína = 242 // Juína-Castanheira = 44 // Castanheira-Juruena = 112 // Juruena-Aripuana = 117 // Total: 1.279”. Notam-se também informações acerca da balsa sobre o Rio Aripuanã, possível trecho da viagem: “A partir da balsa (Rio Aripuanã) // -7km - Entrada p/ Maranhão // -10km - Cruzamento // -15 - Entrada do Henrique [Favaro] // -19 - Picadão // -20 - Fim da estrada direita // -30km - Correntão do L. Almeida”. No que se refere às anotações de georreferenciamento, seguem-se as seguintes informações: “Imagem // 230-66-Quadras C e D // 230-67-[Quadras] A e B // Canais 3 e 4 // Escala 1:250.000-1.507,00 // 1:100.000-1.860,00”.

Jair Rodrigues Carvalho

Fiscalização em área rural de [Aripuanã]

Fotografia sem revelação tocante aos trabalhos de fiscalização da equipe do INTERMAT em [Aripuanã]. Em frente a um rio não identificado, posam para o registro, da esquerda para a direita: [João Maltezo (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aripuanã) ], Antônio Alexandre da Silva (advogado do INTERMAT) e técnico do INTERMAT não identificado. Veem-se rastros de pneus no chão. No leito rio, próximas à margem oposta, notam-se duas embarcações e um ônibus estacionado. É possível ver também algumas construções.

Jair Rodrigues Carvalho

Travessia de rio com balsa em [Aripuanã]

Fotografia sem revelação tocante aos trabalhos de fiscalização da equipe do INTERMAT em [Aripuanã]. Em uma balsa, a equipe e outras pessoas cruzam rio não identificado. A balsa é de madeira e tem auxílio de um cabo de aço, que liga uma margem à outra do rio. Três veículos podem ser avistados no translado: dois carros tipo camionete e um Fusca. Também estão por ali trezes pessoas – destas, apenas uma é mulher. Das pessoas identificadas, da esquerda para a direita, têm-se: [João Maltezo (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aripuanã) ], com chapéu de palha e camisa de mangas longas na cor clara; Antônio Alexandre da Silva (advogado do INTERMAT), logo ao lado, com camiseta polo preta e calça gins; técnico do INTERMAT não identificado, com óculos escuros e camiseta clara, ao lado do Fusca; e Jair Rodrigues Carvalho, em frente ao Fusca, com camisa de mangas curtas na cor clara.

Jair Rodrigues Carvalho