Inventariado: Pedro Ferreira Mendes, Inventariante: D. Maria das Merces Ferreira.
- BR MTAPMT 5OF-IN-0276
- Dossiê / Processo
- 1833, fevereiro, 03
Part of Cartório do 5º Oficio
Inventariado: Pedro Ferreira Mendes, Inventariante: D. Maria das Merces Ferreira.
Part of Cartório do 5º Oficio
Inventariado: Agostinho Moreira, Inventariante: Clara Maria da Conceição (Viúva).
Part of Cartório do 5º Oficio
Inventariada: Joanna da Silva Tavares, Inventariante: Francisco Antonio Ludovico.
Part of Cartório do 5º Oficio
Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na lateral do Palácio da Instrução, dezoito garotas se agrupam e posam para foto. Ao fundo, sobre uma mureta, mais duas garotas. Todas trajam o uniforme escolar da época que consiste em saia, camisa branca e gravata. Sobre a imagem, na parte superior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".
Part of Adelaide de Almeida Orro
Nos fundos do Palácio da Instrução, doze garotos, alunos na mesma escola de Adelaide de Almeida, posam para a foto. Todos uniformizados de calça comprida e uma camisa de manga comprida com cinco botões, à exceção de dois meninos: um está segurando a camisa com seu braço esquerdo, e o outro está de calça clara e camiseta listrada. Sobre a imagem, na parte inferior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".
Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.
Part of Adelaide de Almeida Orro
À margem do rio Cuiabá, vendo-se, à esquerda, em segundo plano, três canoas e vultos de pescadores. Ao fundo, casas margeiam o rio, vendo-se, ainda, parte do bairro Porto. Compõem a foto quinze alunas do Liceu Cuiabano, todas trajando o uniforme que consiste em saia, camisa branca e gravata; à exceção de duas: a que está com um vestido listrado e de camisa branca, à esquerda; e outra sem a gravata, à direita. Escrito à caneta azul “2ª 3ª de 1941 [dois risco pequenos embaixo do número um]”. Abaixo, também à mão: “rio cuiaba [SIC]”.
Curso de Especialização. Fotografia Foto Elza.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Uma grande sala de aula, com duas janelas grandes, e uma sacada. Veem-se carteiras escolares, e, sobre uma delas, um retroprojetor. Ao fundo, um lavabo. Compõem a foto 17 mulheres. Adelaide de Almeida Orro é a primeira, à direita.
Turma do I Curso de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso.
Part of Adelaide de Almeida Orro
16 mulheres da primeira turma de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso. Todas trajam blusa branca com duas insígnias na lapela do paletó de manga comprida de cor clara. Na primeira fila, sentadas, da esquerda para direita: Ana Antônia de Miranda, Adelaide de Almeida Orro, Monitora do M.S enfermeira Oppelina Rollemberg, Adair e mulher não identificada. Na segunda fila, em pé, da esquerda para a direita: Normélia Galvão, mulher não identificada, René de Siqueira, mulher também não identificada, Luiza Pires, Lucila, Mariana de Almeida, e outras quatro mulheres não identificadas. Ao fundo, detalhe de casa com janela e porta. À esquerda, na linha da primeira fila, observa-se o braço e parte do ombro esquerdos de uma criança.
Retrato de Adelaide de Almeida Orro em Carteira Profissional.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Retrato de Adelaide de Almeida Orro.
Retrato de Adelaide de Almeida Orro em Carteira Profissional.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Retrato de Adelaide de Almeida Orro.
Retrato de Adelaide de Almeida Orro em Carteira Profissional.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Retrato de Adelaide de Almeida Orro.
Retrato de Adelaide de Almeida Orro em Carteira Profissional.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Retrato de Adelaide de Almeida Orro.
Funcionários da Delegacia Federal de Saúde.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em frente à Delegacia Federal de Saúde, veem-se, em primeiro plano e sobre degrau, dois homens à entrada; e três mulheres na soleira da porta. Segue, da esquerda para a direita: Clodoaldo Lima, Neli, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Adelaide de Almeida Orro e Gonçalo Rodrigues. À direita, mais acima, vê-se, junto a uma janela, uma placa com letreiro ilegível.
Funcionárias da Delegacia Federal de Saúde.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Funcionárias da Delegacia Federal de Saúde, da esquerda para a direita: Maria Nely Magalhães (de vestido estampado, e de gola redonda com babados e uma bolsa pendurada no ombro esquerdo); ao seu lado uma mulher de nome não identificado (de saia preta e blusa branca); Adelaide de Almeida Orro (de saia escura e blusa branca); Dóris (de saia preta e blusa branca); e Dirce (de vestido preto até no joelho com gravata de marinheiro).
Part of Adelaide de Almeida Orro
À porta de entrada da 1ª Maternidade de Cuiabá. Em pé, nos degraus, da esquerda para a direita: Nicolina Gomes, Augusta Modesto, Adelaide de Almeida, Albina Albuquerque e Hilda.
Primeiras enfermeiras auxiliares leigas que abriram a Maternidade de Cuiabá.
Part of Adelaide de Almeida Orro
À porta de entrada da 1ª Maternidade de Cuiabá. Sentadas nos degraus, da esquerda para a direita: Nicolina Gomes, Augusta Modesto, Adelaide de Almeida, Albina Albuquerque e Hilda. Sobre a imagem, escrito à mão: “1” em Nicolina Gomes, “2” em Augusta Modesto” e “4” em Hilda.
Enfermeiras leigas com o menino Silvio criado por elas, na Maternidade de Cuiabá.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em frente à Maternidade de Cuiabá, nos degraus de entrada, posam quatro atendentes trajando uniforme branco de enfermeira. Da esquerda para a direita: mulher não identificada, Nicolina Gomes, Hilda e Augusta Modesto; ao centro, o menino Sílvio, criado pelas enfermeiras da maternidade.
Celestina Amância de Campos (madrinha e tia de Adelaide) e a atendente de Enfermagem Sr.ª Bicudo.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Celestina Amância de Campos, à esquerda, de blusa branca, um paletó risca de giz de manga, com três botões pretos, saia de mesmo tecido e sapatos pretos; a seu lado, a sr.ª Bicudo trajando o uniforme de enfermeira: vestido branco, touca, sapatos e meias brancos.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em frente à Maternidade de Cuiabá, em cuja fachada, em cima, à esquerda, lê-se “306”, veem-se, da esquerda para a direita: um menino não identificado de camisa e calça brancas e de pés descalços, seguido de uma senhora não identificada de vestido branco; e de três mulheres de toucas e uniformizadas como auxiliares de enfermagem Hilda, Nicolina Gomes e Aurora.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em um quarto da Maternidade de Cuiabá, sobre o leito, encontram-se a mãe, Alzupera Rodrigues da Silva, e seus filhos gêmeos, Neide e Gonçalo Ney – um de cada lado, envolvidos em fraudas. À esquerda do leito, está o pai, Gonçalo Rodrigues da Silva, com a mão esquerda apoiada sobre o travesseiro. À direita, vê-se Adelaide de Almeida Orro, com o traje de enfermeira e com as mãos sobre o outro travesseiro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em um corredor, veem quatro portas laterais e uma janela ao fundo, que está aberta e tem sobre ela duas pequenas janelas fechadas. Compõem a foto: Adelaide de Almeida Orro, à esquerda, e à frente de duas fileiras com trinta e uma crianças e mais uma à frente no colo de uma mulher.
Distribuição de presentes aos filhos dos hansenianos.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em primeiro plano, uma mesa repleta de embrulhos na soleira da porta. Porta-fora, duas crianças, à esquerda. Recebem cada uma um embrulho, dado por uma senhora não identificada, à direita. Atrás, Adelaide de Almeida Orro, ao lado, de cabeça abaixada, olhando para as crianças, enquanto outra mulher segurando uma forma de alumínio arredonda observa as mesmas crianças. Ao fundo, duas mulheres com crianças de colo sorriem para a foto.
Vencedora do Concurso de bebês “robustos” no Centro de Saúde.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Sentada em uma cadeira de madeira a bebê vencedora do concurso de “robustos” está apoiada no braço direito da cadeira, nua e sorridente. Sobre a imagem, escrito à mão: “1º” sobre a cabeça da bebê.
Concurso de “robustos” no Centro de Saúde.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em uma sala no Centro de Saúde de Cuiabá, reúnem-se corpo médico e enfermeiras, três das quatro seguram cada uma um bebê, à direita. Ao fundo, vê-se uma janela, e nela a cabeça curiosa de uma menina. As paredes são azulejadas, em branco a meia altura.
Olga Cândia e bebê, em alusão à semana da Criança.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Fotografia promocional de Olga Cândia, sorridente, segurando bebê (que está entretido com suas mãozinhas) e o erguendo. Carimbado na parte inferior, lê-se: “Semana da criança – 1950 – Cuiabá”
Funcionários Centro de Saúde de Cuiabá, durante a Semana da Criança.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na escadaria do Centro de Saúde de Cuiabá, em cuja parede do lado direito ao fundo se vê cartaz em alusão à “Semana da Criança”. Compõem a foto, da esquerda para a direita, na primeira fila: Elisa, Regina Epaminondas (criança) e Orminda Pitaluga de Moura; na segunda fila: Edir Ribeiro (moça), Mariana de Almeida, mulher não identificada; na terceira fila: Adelaide de Almeida Orro, Antonieta Epaminondas, Diva Ribeiro, Iracema Pimentel, Mariana de Palma Arruda; por fim, na quarta fila: Dr. José Augusto de Almeida (dentista), Dr. Clovis Pitaluga de Moura, Dr. Henrique de Aquino. Na frente, na margem inferior da foto, apresenta escrito “Semana da criança – 1950 – Cuiabá”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em sala cujas paredes são azulejadas de branco, com duas janelas, e no entorno de uma mesa servida de lanches e seis garrafinhas de refrigerantes, veem-se, segurando uma garrafa, Adelaide de Almeida Orro, à direita, (cortada na foto), oito crianças, e, entre os adultos, à esquerda, da esquerda para a direita: Jesuína, Erzila Perri, mulher não identificada e Aurora. Na parte superior à direita, escrito a caneta azul: “Semana Criança 52//SESC.”
Part of Adelaide de Almeida Orro
Ao redor de uma mesa com salgadinhos, bolos e refrigerantes, estão 18 pessoas. Os homens de terno e gravata e as mulheres, à exceção de Adelaide de Almeida Orro, estão de vestido preto. Adelaide encontra-se à cabeceira da mesa oferecendo um pratinho. Na parte superior da foto, escrito à mão: “Semana da Criança 52 // S.E.S.C”.
Primeiro curso de Auxiliar de Enfermagem.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Numa sala de aula, com carteiras de madeira e com modelo para assento em dupla, veem-se onze mulheres trajando o uniforme de auxiliar de enfermagem, sentadas em duplas, à exceção de uma que aparece, à direita, em primeiro plano. Leciona a professora Odília Mendes, de costas para a foto, também uniformizada.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em cozinha azulejada na cor branca, duas auxiliares de enfermagem (identificadas pelo uniforme, touca e insígnia da Enfermagem na manga direita) trabalham junto ao fogão, enquanto uma terceira adiciona algo proveniente de uma lata em sua xícara (provavelmente, leite em pó). Está no centro uma mesa com forro estampado,sobre a mesma: bandeja com jarro de vidro e lata em cima, copo de vidro e vaso ornamental. Em primeiro plano, junto à mesa, Adelaide de Almeida Orro e Augusta Modesto; em segundo plano, junto ao fogão, duas mulheres não identificadas.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Nos degraus de um lance de escada: enfermeira Adelaide de Almeida Orro, uniformizada, com o cotovelo direito apoiado no corrimão; ao seu lado, no mesmo degrau, Alvine; à frente, um degrau abaixo, duas alunas não identificadas.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Num auditório, em primeiro plano, um pedestal de madeira com um forro de renda branca sobre o qual repousa a Lâmpada Florence Nightingale. Sobre um tablado, sob dois candelabros, dispõem-se corpo docente e formandos. As mulheres, à exceção de duas, estão com traje de enfermeira; e os homens, à exceção de um enfermeiro, trajam social completo. Na primeira fila, sentados, os professores: enfermeiras Alice Lotufo, Adelaide de Almeida Orro, Edna Perri Ricci; os médicos dr. Clóvis Pitaluga de Moura, dr. Henrique de Aquino, dr. Hélio Ponce de Arruda; por fim, a enfermeira Odilia Mendes. Na segunda fila, os alunos formandos: Benedita Lemes, mulher não identificada, Alexandrina, Dalvina, Nicolina, Benedita, mulher não identificada, Celina Costa e Silva, Diva Ribeiro, Nosson Galdino.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Num auditório, em primeiro plano, um pedestal de madeira com um forro de renda branca sobre o qual repousa a Lâmpada Florence Nightingale. Sobre um tablado iluminado por dois candelabros, e enfeitados para a ocasião por dois vasos de flores dispostos no chão aos pés esquerdo e direito da mesa ao centro, forrada com rendas. À direita, um aparador de madeira com três pequenos vasos com flores, bem atrás do grupo que compõe a mesa, naquele canto. Compondo a mesa, da esquerda para a direita: Noíse Curvo, homem não identificado, outro homem não identificado, homem também não identificado, também sem identificação, também não identificado, dr. Henrique de Aquino, enf.ª Erzila Perri, dr. Clóvis Pitaluga de Moura, homem não identificado, homem não identificado, dr. Antônio Maciel Epaminondas, enfermeira Adelaide de Almeida Orro. Em pé, discursando, finalmente, um homem não identificado.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na Capela do Asilo Santa Rita, em frente ao altar do lado direito, vê-se detalhe da imagem de Santa Rita de Cássia, e ao fundo o altar talhado em madeira em estilo colonial. Ao pé do altar, compondo a foto, têm-se, na primeira fila: Adelaide de Almeida Orro, Irene, Diva, Antonia Benedita; na segunda fila: Odília, Jesuína, Benedita Lemes, Celina, Alexandrina, Nicolina Gomes, freira não identificada; e, na terceira fila: Alice Lotufo, homem não identificado, dr. Clóvis Pitaluga de Moura e Nasson Galdino.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em uma sala, onde se vê, ao centro, uma mesa com forro branco, sobre a qual dispõem-se aos comensais xícaras e porções diversas que quitutes. À direita, ao fundo na parede, vê-se detalhe dum espelho e, abaixo deste, um aparador de madeira com forro branco e um vaso de flores. Entre os 21 convivas, vê-se Adelaide de Almeida Orro na cabeceira da mesa.
Celina, Anita Infantino, Adelaide de Almeida Orro, Olegário e Dalvina.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Sobre chão batido, grupo de mulheres e um homem posam para foto com a Professora Adelaide de Almeida Orro. À esquerda, são: Celina e Anita Infantino. À direita: Olegário e Dalvina. Outras pessoas estão em pé, ao redor, desfocadas, estando visíveis apenas os seus pés.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Sob uma varanda, vê-se uma mesa ao centro, com forro branco. Sobre a mesma, estão dispostos pratos de comida e bebidas para o jantar. Ao redor, reúne-se a Primeira Turma de Auxiliares de Enfermagem e convidados, tendo, à cabeceira da mesa, Adelaide de Almeida Orro.
Adelaide de Almeida Orro membro da diretoria do Conselho Regional de Enfermagem.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em um auditório, em cujo fundo na parede pende aberta a bandeira do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso, forma-se a mesa do “CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM” – conforme letreiro – sendo uma das convidadas Adelaide de Almeida Orro, como membro da diretoria, à direita, à mesa.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Adelaide de Almeida Orro, em seu apartamento. Na sala, na parede, à esquerda, pratos decorativos. Ao fundo, uma tela pintada e um aparador baixo com dois vasos de planta, e pequenos objetos decorativos. Do lado direito, veem-se uma cadeira de madeira, e detalhe de uma mesa de madeira, com um jogo-americano rubro-negro xadrez.
Part of Adelaide de Almeida Orro
No hall de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se um cartaz ao fundo, à esquerda, e uma luminária simples no teto. Compõem a foto: Geralda Lopes, Erzila de Almeida Perri, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena e Esther. Marcado na superfície da foto, à direita, embaixo, vê-se “26 6’97”, e em branco do canto direito “Jul-99”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se, ao fundo, na parede, vários tachos decorativos de cobre. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, duas mulheres não identificadas, Esther e outra mulher não identificada. Na superfície da foto, marcado do lado direito “26 6’97”, mais no canto direito, junto à lateral em branco, está marcado “Jul-99”.
Adelaide de Almeida Orro no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante homenagem.
Part of Adelaide de Almeida Orro
No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante a homenagem da ABEn-MT à Adelaide de Almeida Orro. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Erzila, Jesuína dos Reis Pinto Paula e Maria Magdalena Guimarães.
Part of Adelaide de Almeida Orro
No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), compõem a foto, da esquerda para a direita: Esther, Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Myres, Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena Guimarães e Maria Affonsina dos Reis Batista.
Part of Adelaide de Almeida Orro
As primeiras enfermeiras de Mato Grosso reunidas no saguão de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Myres, Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena Guimarães, Maria Affonsina dos Reis Batista e sentada ao centro Esther. É protegida por envelope de papel alcalino. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 6’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, na parede, vários tamanhos de tachos de cobre decorativos. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes (primeira coordenadora do curso de Enfermagem da UFMT), Esther e Adelaide de Almeida Orro. Marcado na superfície da foto em branco: “Jul-99”.
Myres, então presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Mato Grosso (ABEn-MT).
Part of Adelaide de Almeida Orro
Myres, então presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Mato Grosso, durante evento em homenagem à Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, alguns cartazes sobre saúde na parede e, à frente, uma mesa com forro branco e arranjo de flores ao centro. Compõem a mesa, da esquerda para a direita: Esther, mulher não identificada, Myres (então presidente da ABen-MT), mulher não identificada, outra mulher não identificada e Adelaide de Almeida Orro. Estão todas em pé e aparentemente estão em postura respeitosa durante execução do Hino Nacional Brasileiro. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em pequeno retângulo branco “Jul-99”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vê-se Adelaide de Almeida Orro em pé, toda de branco com um broche de flor branca na lapela do paletó. Ao fundo, veem-se as cadeiras estofadas e grupo de mulheres deixando o ambiente.
Part of Adelaide de Almeida Orro
À mesa, durante jantar de comemoração em Homenagem da ABEn-MT a Adelaide de Almeida Orro, da esquerda para a direita: Jesuína dos Reis Pinto Paula (a primeira presidente da ABEn-MT), Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernanda dos Reis e Maria Magdalena Guimarães. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em um restaurante, à mesa, vê-se da frente para o fundo: à esquerda, detalhe da mão de Jesuína dos Reis Pinto Paula, detalhe do antebraço Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Maria Magdalena Guimarães, parte do braço de Geralda Lopes (1ª. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT); na cabeceira da mesa, com uma mão encaixada na outra e ambas sustentando o queixo, Adelaide de Almeida Orro. Do fundo para frente, estão, à direita: sua filha, Cátia Moema de Almeida Orro, Maria Affonsina dos Reis Batista, seu esposo e, por fim, Esther. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em um restaurante, à mesa, à esquerda, da frente para o fundo: Jesuína dos R. P. Paula, Erzila de A. Perri, Dirce F. dos Reis, Maria M. Guimarães, Geralda Lopes (1ª. Coord.ª do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT), na cabeceira da mesa, com as mãos sobre a mesa, Adelaide de Almeida Orro; à direita, do fundo para frente: sua filha Cátia M. de A. Orro, Maria Affonsina dos Reis Batista, seu esposo e Esther. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em um restaurante, à mesa, da esquerda para a direita, estão: Cátia Moema de Almeida Orro (filha de Adelaide de Almeida Orro), Dirce Fernandes dos Reis, Maria Magdalena Guimarães. Adelaide de Almeida Orro está em pé, à direita, com uma mão apoiada no braço da cadeira. Em segundo plano, em pé, da esquerda para a direita, estão: Esther, Geralda Lopes, Maria Affonsina e seu esposo. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’ 97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em um restaurante, Adelaide de Almeida Orro e convidados reúnem-se atrás de uma mesa de forro listrado de azul e branco com um forro menor branco, sobreposto. Sentadas da esquerda para direita: Dirce Fernandes dos Reis, Maria Madalena Guimarães, Adelaide de Almeida Orro; em pé, atrás, da esquerda para direita, também: Esther, Jesuína R. Pinto Paula, Geralda Lopes, Erzila Perri, Maria Afonsina dos Reis; em pé, mais ao fundo, dois homens, e Cátia Moema de Almeida Orro, filha de Adelaide. É protegida por envelope de papel alcalino. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em branco em um pequeno retângulo “Jul-99”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em um restaurante, à mesa, da esquerda para a direita: Dirce Fernandes dos Reis, Maria Magdalena Guimarães e Adelaide de Almeida Orro. Em pé, em segundo plano, da esquerda para a direita: Esther, Jesuína R. Pinto Paula, Geralda Lopes, Erzila Perri, Maria Affonsina dos Reis; em terceiro plano, da esquerda para a direita: esposo de Maria Affonsina e Cátia Moema A. Orro (filha de Adelaide de Almeida Orro). Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’ 97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.
Homenagem das Ciências Neurológicas a Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Vista do auditório, onde Adelaide de Almeida Orro, no canto direito da fotografia, é homenageada. Provavelmente seja o momento em que a homenageada se levanta e se dirige à mesa.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Vista do auditório, onde Adelaide de Almeida Orro, no canto direito da fotografia, é homenageada. Provavelmente seja o momento em que a homenageada se levanta e se dirige à mesa.
Homenagem das Ciências Neurológicas a Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
No auditório do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, da esquerda para a direita: o esposo de Maria José Taques, Adelaide de Almeida, Esther e Maria José Taques.
Homenagem das Ciências Neurológicas a Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Junto ao parlatório de madeira simples com microfone em pedestal, de onde fala uma mulher loira de vestido longo de cor bege com detalhes mais escuros à homenageada Adelaide de Almeida Orro, trajando blazer branco com um vestido preto e segurando uma pasta de cor azul no braço esquerdo.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em um auditório com cadeiras estofadas pretas, vendo-se: Vicente, Adelaide de Almeida Orro e Neide, durante posse da nova direção do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREn-MT).
Auxiliar de Enfermagem Augusta Modesto.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Retrato da Auxiliar de Enfermagem Augusta Modesto em uniforme de auxiliar de enfermagem branco, com um carimbo com a data “5-4-1950”.
“Para Adelaide uma lembrança de Nicolina.” Fotografia Foto Miranda.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Nicolina Gomes, à esquerda de blusa sem mangas com gola Peter Pan, e, à direita, Isabel de camisa de botões com detalhes de manga curta.
Adelaide de Almeida Orro e suas amigas.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Sob o sol, compõem a foto: Nely, Adelaide de Almeida Orro (ao centro), Jesuína dos Reis Pinto, Paula Cátia, Sandra, Dirce Fernandes dos Reis duas meninas, uma delas bem criança, e um bebê de colo.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Ecila Vicente, bastante emocionada, e Adelaide de Almeida Orro, posando para a fotografia. Ambas estão abraçadas. Ao fundo, quatro senhoras: a da esquerda observa a cena fotografada, as outras três, olham para a esquerda.
Lembrança da Confraternização do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREn-MT).
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em uma varanda, sentadas em cadeiras de madeira e de fio, veem-se, Leninda, então presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREn-MT) e Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na sala do seu apartamento, sentada ao sofá, Adelaide de Almeida Orro segura a placa da Escola de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” apoiada em suas pernas, posando ao seu lado direito o funcionário do Arquivo Público de Mato Grosso, Odenil Santana da Silva que tem seu braço direito sobre o ombro de Adelaide.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na sala do seu apartamento, sentada ao sofá, Adelaide de Almeida Orro segura a placa da Escola de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” apoiada em suas pernas.
Adelaide de Almeida Orro e a placa da “Escola de Enfermagem Dr. Mario Correa da Costa”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na sala do seu apartamento, sentada numa cadeira, Adelaide de Almeida Orro segura a placa da Escola de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” apoiada em suas pernas, A fotografia fecha-se na placa, recortando parte do rosto de Adelaide.
Adelaide de Almeida Orro e a placa da “Escola de Enfermagem Dr. Mario Correa da Costa”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na sala do seu apartamento, sentada ao sofá, Adelaide de Almeida Orro segura a placa da Escola de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” apoiada em suas pernas.
Semana da Criança, em Cuiabá, de 1948. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian].
Part of Adelaide de Almeida Orro
Atrás de três mesas (uma junto à outra), repleta de pães e enlatados da Nestlé, autoridades civis e militares posam para a fotografia. Na superfície da foto, à borda inferior, lê-se “Semana da Criança em Cuiabá 1948”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Seis médicos e um padre posam para a fotografia do alto do Morro da Luz. O religioso veste batina, os demais vestem terno branco com gravata. Compõe a foto, segundo informação do verso, da esquerda para a direita: Dr. Paulo Epaminondas; Dr. Aguilar; Dr. Virgilio Alves Correa; Dr. Venicius Moraes; o padre Teodoro Kolczycki; Dr. Manoel Souza Vargas; e o último de nome também não identificado.
Roda de conversa entre médicos e o secretário do arcebispo dom Aquino padre Teodoro Kolczycki.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na lateral da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, vê-se uma roda de conversa. Ao fundo, está um Ford Deluxe preto. Estão registrados: Dr. Paulo Epaminondas; Dr. Manoel de Souza Vargas; Dr. Virgilio Alves Correa; Dr. Aguilar; Snr. Arquimedes Lima; padre Teodoro Kolczycki.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Em frente a um prédio, oito homens trajando ternos (sete deles branco, o do primeiro cinza riscado) posam para a foto. Ao fundo da fila, entre o sétimo e o oitavo, a cabeça de um menino, que se esforça por aparecer entre os vãos das barras do muro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
À mesa, com forro branco, nove homens fazem refeição. Todos eles pertencem ao Corpo Médico. À direita, vê-se a metade do torso de um homem em pé, tendo atrás de si outra mesa, aparecendo apenas dois homens. O homem em pé parece se dirigir com uma travessa e colher ao único homem de prato vazio, que olha de supetão na direção do fotógrafo.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Vista da Avenida Presidente Getúlio Vargas na altura da Praça Alencastro, ladeada por altíssimas palmeiras imperiais. À esquerda da avenida veem-se detalhe da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, subindo, o Grande Hotel e, atrás das grandes palmeiras imperiais, o Cine Teatro de Cuiabá. Ao longo da avenida, veem-se veículos estacionados ou circulando, e transeuntes, especialmente à esquerda, onde duas moças parecem posar para a fotografia.
Avenida Getúlio Vargas. Fotografia de Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Vista da Avenida Presidente Getúlio Vargas, ao fundo, uma das torres da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. À esquerda, detalhe do Palácio da Justiça; à direita, detalhe da Secretaria Geral. No meio da avenida, postes de iluminação pública; ladeando a avenida, altíssimas palmeiras-imperiais. Atravessa a avenida, uma mulher com uma trouxa de roupa na cabeça; na calçada, à direita, veem-se pedestres.
“Palácio da Justiça em Cuiabá.” Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na esquina da Rua Comandante Costa com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, do outro lado da rua, vê-se o Palácio da Justiça onde também estava abrigada a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na calçada, em frente ao prédio da Secretaria Geral, junto a um poste de iluminação, vê-se um menino olhando para o Palácio da Justiça; mais acima, uma mulher com guarda-sol.
Secretaria Geral do Estado de Mato Grosso. Fotografia de Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
A partir da esquina da Rua Comandante Costa com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, vista do prédio da Secretária Geral do Estado de Mato Grosso.
Avenida XV de Novembro ao fundo a Igreja S. Gonçalo. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Vista da Avenida XV de Novembro e de seus canteiros centrais arborizados, por onde circulam pedestres. Na avenida, à esquerda, um caminhão Ford Modelo 51 desce em direção à ponte e vê-se uma motocicleta estacionada sob a sobra de uma das árvores da calçada, mais acima veem-se dois caminhões estacionados; à direita, sobem a avenida dois ônibus Jardineiras. Ao fundo, vê-se o campanário da Igreja São Gonçalo em estilo eclético colonial-neoclássico.
“Cuiabá antiga e Porto.” Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
No bairro Porto, vista da avenida XV de Novembro, vendo-se ao fundo a Ponte Júlio Muller, à esquerda o antigo cais flutuante, de onde se vê um homem andando, e, à direita, detalhe da Praça Luís de Albuquerque. Ao fundo, do outro lado do rio, o antigo distrito de Várzea Grande. À direita, prédio da Empresa de Navegação Fluvial Neves e C.ª, em estilo colonial, lendo-se o nome em sua platibanda.
Ponte Júlio Müller e o Porto de Cuiabá. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Vista da Ponte Bacharel Júlio Muller a partir da margem direita do rio Cuiabá. Veem-se os arcos decorativos e, da margem cuiabana do Rio Cuiabá, o Porto, a Praça Luiz de Albuquerque, o cais flutuante; a Avenida XV de Novembro e a Igreja de São Gonçalo.
“Caixa d’Água Nova, em Cuiabá.” Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na Rua Presidente Marques, vê-se, atrás de um muro caiado, uma imensa caixa d’água junto a um prédio.
Prédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Ao fundo da Praça da República, vendo-se à esquerda a Rua 13 de Junho por onde transitam pedestres, vê-se o prédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Ao fundo da Praça da República, vê-se a Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Transeuntes caminham pela praça e pela rua. À direita, enfileiram-se palmeiras-imperiais, adornando a avenida Presidente Getúlio Vargas. Ao lado da igreja, e do outro lado da rua, veem-se carros estacionados - Ford Convertible e Ford Coupé.
Palácio da Instrução. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Ao fundo da Praça da República, e tendo à esquerda o antigo Tesouro do, vê-se o Palácio da Instrução.
Primeiro Centro de Saúde de Cuiabá. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Vista da fachada do Centro de Saúde, na esquina da Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha) e rua Dom Bosco. No prédio, à sua entrada principal, vê-se uma mulher de vestido branco na soleira da porta. Na fachada, acima da janela central, lê-se “CENTRO DE // SAÚDE”.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Vista da Maternidade de Cuiabá. No telhado, uma antena de rádio esticada por duas hastes. Da terceira janela, da esquerda para a direita, veem-se duas pessoas com blusa brancas. Na superfície, escrita à mão, lê-se: “1ª Maternidade de Cuiabá // Célula Mater do Hospital Geral // hoje da Unic.”
Maternidade sendo ampliada. Fotografia Adeleide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Obras de construção do Hospital Geral na Rua 13 de Junho. Junto às obras, vê-se uma menina de vestido branco olhando para o esqueleto do prédio. Na superfície superior, escrito à mão lê-se: “Maternidade ampliada, tornou-se // Hospital Geral”.
Casa colonial. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.
Part of Adelaide de Almeida Orro
Vista de fachada de casa em estilo colonial. Há um mastro de parede que pode indicar ser um prédio de repartição pública.
Governador José Garcia Neto. Fotografia Chau [Lázaro Papazian].
Part of Adelaide de Almeida Orro
Na esquina de uma praça, tendo ao fundo, à direita, uma casa em cuja fachada se lê, em arco, “Rodomaq”, abaixo o desenho de uma patrola mecanizada, e, na janela, um vulto. À frente desta casa, dois carros parados, em um deles, um homem de terno está à porta olhando para a direita, como quem vigia a área. Do lado esquerdo, ainda no fundo, dentro do carro uma senhora aguarda. Próximo a um jardim um garotinho com a mão na cintura. À frente, centralizado, o advogado Renato Orro posa ao lado do governador José Garcia Neto; junto, autoridades: um militar, à esquerda do governador; outros três civis (todos de terno): um à direita e os outros dois atrás. À direita do grupo, a traseira de um carro preto estacionado na rua.
Administração de Matto-Grosso no Período Republicano. Fotografia Photo Ferrari.
Composição com o retrato de dezessete governantes de Mato Grosso dispostos dentro de círculos adornados com a faixa com respectivos nomes e cargos eletivos. Ao meio, mais à direita, o brasão d’armas do Estado tendo abaixo a bandeira de Mato Grosso numa lança como haste e fita na ponta. Começando da esquerda para a direita de cima para baixo, sem seguir a ordem de sucessão: 1ª coluna – governador marechal Antonio Maria Coelho; governador coronel José Rondon; presidente doutor Manoel Murtinho; vice-presidente coronel Cesário de Figueiredo; presidente coronel Pedro Alves de Barros; 2.ª coluna – governador coronel Francisco Sólon Ribeiro; marechal J. Mallet; presidente doutor Antonio Corrêa da Costa; vereador coronel Antonio Leite de Figueiredo; vice-presidente coronel João Paes de Barros; 3.ª coluna (abaixo do brasão d’armas) – presidente coronel Antonio Paes de Barros; vice-presidente Pedro Leite Osório; 4.ª coluna – presidente coronel Generoso Ponce; 5.ª e última coluna – presidente general Caetano e Albuquerque; presidente doutor Costa Marques; vice-presidente coronel Pedro Celestino Corrêa da Costa. Em destaque, acima do brasão, à direita o então presidente dom Francisco de Aquino Corrêa. Na parte superior, acima do brasão, em letras de estilo e em versalete, lê-se: “ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO // DE MATTO-GROSSO // NO PERIODO // REPUBLICANO”. No canto inferior direito, o desenho de um carimbo circular (como se fosse de cera) em que se lê: “PHOTO FERRARI CUYABÁ”; ao centro, no mesmo estilo, as iniciais “PF”.
Dentro do hall do Palácio da Presidência (atual Palácio Alencastro) ainda em estilo neoclássico, ao centro de um grupo de 27 homens trajados a rigor vê-se o então interventor Federal no Estado de Mato Grosso José Marcelo Moreira. Destacam-se, entre outros, um padre e um homem de origem árabe usando um solidéu modelo tubeteika, à direita.
Retrato do Coronel Sebastião Rabelo Leite oferecido ao irmão, cunhada e sobrinho.
Retrato em gabinete do presidente do interventor federal Sebastião Rabelo Leite trajando uniforme militar de campanha cáqui de brim cujas platinas de coronel apresentam o “laço húngaro” característico dos oficiais do Exército Brasileiro de então, além de bandoleira e cinto com coldre.
No antigo campo de aviação de Cuiabá, um jornalista de terno escuro e gravata aborda com caderninho e lápis em mãos, à direita, o então interventor federal em Mato Grosso José Marcelo Moreira, trajando terno escuro e gravata e um chapéu de feltro com gebadas no topo. Ao centro, observa a entrevista, de terno claro e gravata. À esquerda, uma senhora vestindo blazer claro e segurando no seu braço esquerdo uma bolsa clara; a seu lado, de perfil, um senhor de terno escuro e gravata e chapéu escuro observa a entrevista. Ao fundo, detalhe de um avião Lockheed L-18 Lodestar.
Inauguração da Rua Coronel Benedito Leite.
Autoridades reunidas em torno do então interventor José Marcelo Moreira durante seu discurso de inauguração da Rua cel. Benedito Leite. Dois religiosos de batina se posicionam à esquerda e à direita, sendo este último o arcebispo dom Aquino Corrêa. Ao seu redor, civis (de ternos e calças brancos com exceção de um que leva um lenço ao rosto) e militares (destacados pela farda) – estes últimos posicionados à direita.
Desembarque do Interventor Júlio S. Müller em Cuiabá.
No antigo campo de aviação de Cuiabá, posam um homem desconhecido, o Interventor Júlio S. Müller e Archimedes Pereira Lima. Os três trajam terno branco, calças brancas e gravata; o Interventor usa um chapéu Panamá e Pereira Lima, um chapéu de feltro. Ao fundo, um monomotor RWD-13, de fabricação polonesa.
Interventor Júlio Strübing Müller no Aeroporto de Cuiabá
Interventor Júlio Müller trajando calças, terno e chapéu Panamá brancos posa para uma foto trazendo em suas mão algum objeto não identificado: à sua esquerda, um homem não identificado traja o mesmo terno exceto o chapéu que está ausente; à sua direita, o jornalista Arquimedes Pereira Lima também com o mesmo terno do interventor exceto o chapéu de feltro. Atrás, um avião monomotor RWD-13, de fabricação polonesa.
Interventor Júlio Strübing Müller no Aeroporto de Cuiabá.
Interventor Júlio Müller trajando calças, terno e chapéu Panamá brancos posa para uma foto trazendo em suas mão algum objeto não identificado: à sua esquerda, um homem não identificado traja o mesmo terno exceto o chapéu que está ausente; à sua direita, o jornalista Arquimedes Pereira Lima também com o mesmo terno do interventor exceto o chapéu de feltro. Atrás, um avião monomotor RWD-13, de fabricação polonesa.
Interventor Julio S. Müller e sitiantes.
Da varanda de uma casa rural, atrás de uma mureta típica, posam cinco homens e um menino: o interventor Júlio S. Müller com o braço direito escorado sobre o muro, vestindo camisa branca com os punhos dobrados; um homem de camisa branca e lenço amarrado ao pescoço; um homem mais atrás, de camisa branca riscada e suspensórios; um menino descalço sentado sobre a mureta vestindo camisa e calças compridas cáqui; um homem de terno branco com o braço esquerdo escorado sobre a mureta; e, por fim, acotovelado sobre a mureta, um outro homem, também trajando um terno branco. Ao centro da varanda, a portinhola de madeira aberta. Dentro da varanda, duas lâmpadas bubônicas e, ao que parece, um lampião a querosene. À frente da casa um Ford modelo “T” (em detalhe) cuja placa é possível ler: “P. 1-517”. À esquerda da casa um poste de madeira e uma cerca para árvores. Ao fundo, visto através da varanda, o detalhe de uma serra.
Recepção ao Interventor Júlio S. Müller.
À direita, dois homens se cumprimentam. Ao centro, o Interventor Júlio S. Müller, acaba de cumprimentar um homem que segura um chapéu com sua mão esquerda e volta-se para os dois primeiros. Ao fundo, é possível contar mais sete homens, sendo os três últimos militares.
Interventor Júlio Müller, o oitavo da esquerda para a direita, tendo ao seu lado direito, sua senhora dona Maria de Arruda Müller junto a outros homens civis e um militar em pé num cais à beira do rio junto às obras da Ponte “Bacharel Júlio Müller”. À direita, um degrau abaixo, vê-se um menino. Ao fundo, o rio Cuiabá e sua outra margem.