Mostrando 23955 resultados

Descrição arquivística
Item Documental
Opções de pesquisa avançada
Visualizar impressão Visualizar:

22285 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

x

Viveiro de laranja azeda para transplante definitivo.

Dois canteiros com mudas e um homem com calça e camisa brancas, e chapéu, segurando uma enxada. Ao fundo, à esquerda, atrás de uma cerca, uma construção com telhado em duas águas com uma varanda e uma peça à mostra; à direita, uma cobertura provavelmente em zinco. À direita, atrás do homem, um canteiro coberto. Mais ao fundo, uma árvore.

Vista parcial da Fazenda “Piúva”. Fotógrafo [J. Siqueira?]

Vista das margens de um rio tirada a distância e que se tem, em primeiro plano, à esquerda, parte de uma cerca que adentra as águas, um cavaleiro e sua montaria, e, à direita, a boca de um curso d’água. Em segundo plano, subindo as margens, temos, à esquerda, algumas palmeiras ofuscadas por um raio de Sol; ao centro, uma frondosa mangueira sob a qual se ergue uma cerca de madeira e, mais à direita e atrás, uma cobertura de telhado de palha. À direita, mais ao fundo, quase encoberta por duas palmeiras, uma casa de madeira e telhado de palha.

Vista Parcial da Cidade. Fotógrafo Foto Pierre (Pierre Marret).

A partir do Morro da Luz, estão enquadrados os grandes edifícios da região central de Cuiabá: do “Tóquio Tower”, na Rua Comandante Costa, ao “Maria Joaquina, na esquina das ruas Cândido Mariano e Pedro Celestino. No primeiro plano, as copas das árvores do Morro da Luz, destacando-se os Ipês-rosa floridos. Mais atrás, a fachada dos prédios baixos na Avenida tenente-coronel Duarte, a Prainha. No plano imediatamente ao fundo deste, centralizado na imagem, na rua Ricardo Franco esquina com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, o “Palácio do Comércio”. Mais ao fundo, da esquerda para a direita: trecho da Praça da República, e, mais ao centro, atrás do “Palácio do Comércio”, as silhuetas das copas das palmeiras-imperiais, finalizando, na mesma linha, no Edifício “Maria Joaquina”. Na linha ao fundo: detalhe da fachada e lateral do “Palácio da Instrução” e Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus, á esquerda; ao centro, o Edifício da Rádio Excelsior e o Palácio Paiaguás, estes espremidos entre a Getúlio Vargas e a Cândido Mariano. Mais ao fundo, à esquerda, a “Tóquio Tower” e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS); à direita, entre o Palácio Paiaguás e o “Maria Joaquina”, detalhe da fachada da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT). À esquerda, no canto superior, sobre um azul límpido do céu de inverno do Cerrado, lê-se, em letras garrafais amarelas: “CUIABÁ”.

Vista lateral-posterior de um prédio destinado a hospital da Sociedade Aquidauanense de Assistência Hospitalar.

Canteiro de obras de prédio em construção. À esquerda, um tripé com uma peneira, montes de massa e ferramentas; ao centro, monte de areia, barris, ferramentas e entulhos; ao fundo, prédio em Art déco já rebocado e coberto por telhas. Destaca-se, à direita, parte anexa com janelas em ogivas.

Vista do Porto de Corumbá.

À direita, o portão de entrada de uma casa em estilo Classicismo de cujo jardim vê-se uma palmeira imperial. A partir desse ponto, vê-se, em baixo, detalhe do rio Paraguai e, à esquerda, em segundo plano, um navio ancorado. A mão, sobre o negativo, lê-se, na parte superior, “Corumbá MT” e, na parte inferior, “Abr. 39”.

Vista de uma gruta.

De dentro de uma gruta, duas mulheres e dois homens posam para a fotografia. As duas mulheres estão sentadas: uma em primeiro plano, ao centro; a outra junto de um homem, à esquerda, quase fora da gruta. Um dos homens está em pé; o outro sentado, à direita. Vestem a primeira mulher camisa de mangas compridas e calças; os homens terno e gravata. A luz do Sol ofusca e escurece a todos dando um efeito quase que de somente silhueta.

Vista de uma fazenda e seus pomares.

Vista, à distância, de uma fazenda e seus pomares. À esquerda, provavelmente o curral; à direita, a sede. O fotógrafo tirou a fotografia sob uma árvore típica do cerrado, pois o galho retorcido e casca grossa que ornamenta a fotografia em primeiro plano é típica deste bioma.

Vista da sede da Fazenda “Piúva”. Fotógrafo [J. Siqueira?]

Dos fundos de uma casa feita com troncos e telhado de amianto, atrás de uma espécie de palmeira, perfilam-se nove cavalheiros vestidos para montaria divididos em dois grupos: o primeiro, à esquerda da palmeira, formado por quatro cavalheiros e seus cavalos e acompanhados por um menino que posa à frente do segundo cavalo; o segundo, à direita, formado pelos cinco restantes. À direita, sentadas em um imenso paralelepípedo à sombra de frondosa árvore, duas senhoras e, entre elas, uma criança. Pouco mais à frente e na mesma linha, três cães deitam-se despreocupadamente no chão. Na parte inferior, escrito sobre o negativo, lê-se: “Fasenda Piuva. Creador José Monaco.”

Vista aérea e parcial de Corumbá.

Vista aérea de Corumbá em que se veem trechos de ruas, telhados de casas e outros prédios e veículos. Na frente, no canto inferior direito, nota-se um carimbo em alto relevo em formato circular, em que se lê: “FOTO CUNHA CORUMBÁ – M.T.

Vista aérea dos setores industrial e comercial/residencial de Juína

Fotografia sem revelação pertinente ao sobrevoo da equipe da CODEMAT em Juína. Destaca-se a avenida principal que divide o setor industrial, em primeiro plano, do setor comercial/residencial, em segundo plano. O registro é originário do mesmo rolo de negativos correspondente ao conjunto de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0127”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0146”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0147” e “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153”.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea do Rio Roosevelt no trecho do Projeto Filinto Müller

Sobrevoo da equipe da CODEMAT no Projeto Filinto Müller – processo encampado pela CODEMAT na região de Panelas, local da antiga sede do município de Aripuanã, às margens do Rio Roosevelt. É o próprio Rio Roosevelt que se encontra em destaque na fotografia: suas ilhas e águas que na ocasião se encontravam com aparência embarrada. Mais à direita do registro, ao lado do rio, vê-se a sede do Projeto Filinto Müller. Ali, duas pistas de pousos podem ser observadas: uma delas é paralela ao rio e a outra é perpendicular, respectivamente, “antiga e nova pista de pouso da região” (JRC). Para ver registro da mesma ocasião em perspectiva terrena, consultar: “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0145”.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea do povoado de Vera

Sobrevoo da comitiva da CODEMAT no povoado de Vera. A cidade está no centro do registro, em processo de abertura de avenidas e urbanização. A cidade tem formato retangular, margeada por árvores cujas copas dão noção da altura da floresta. Nas quadras da cidade se veem, ainda, algumas edificações e troncos de árvores secas.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea do módulo industrial de Juína

Sobrevoo da equipe da CODEMAT no módulo industrial de Juína. Avistam-se cinco avenidas na área industrial da cidade. Em primeiro plano, estão algumas casas, bem como uma serralheria cujos trabalhos fazem subir uma poeira no ar. Em segundo plano, outras casas e galpões seguem os loteamentos até o fim da área sem floresta.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea do Lago Cotovelo, baía do Rio Roosevelt

Sobrevoo da equipe da CODEMAT no Lago Cotovelo, baía do Rio Roosevelt, nas proximidades da sede do Projeto Filinto Müller – local da antiga sede do município de Aripuanã, região de Panelas. Vê-se uma ilha no centro da baía, seguida mais ao lado do Rio Roosevelt. “O local atraia interessados em pescaria” (JRC), daí ser chamado por Jair Rodrigues Carvalho de “Lagoa do Tucunaré”. Para conhecer perspectiva não aérea do lago, ver documento “BR MT APMT.JRC.CD.AP.0065”.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea de Porto Murtinho.

Vista do alto de conjunto de casas e galpões. À esquerda, casa murada de alvenaria com parte nos fundos em bambu; no terreno vê-se uma plantação de mandioca. Duas ruas são bastante visíveis: são de chão e estão enlameadas devido às chuvas da estação. Ao fundo, destaca-se uma casa com uma porta e três janelas em estilo colonial com o uso da platibanda, comum às cidades da calha do rio Paraguai e Prata.

Vista aérea de escola em Juína

Sobrevoo da equipe da CODEMAT em área urbana de Juína. Em destaque, algumas casas e uma escola. O prédio do colégio tem formato circular, com um salão central que passando por dentro do pátio liga a entrada da escola a sua saída. Ao redor do prédio, avistam-se ainda uma quadra esportiva, balanços e obstáculos de playground, uma caixa d’água e uma horta. A vizinhança da escola é bem povoada, veículos trafegam pelas avenidas.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea de edifício público em Juína

Sobrevoo da equipe da CODEMAT em área urbana de Juína. Em destaque, algumas casas e um prédio público. O local é construído em dois blocos, um com o formato da letra “J” e outro com a letra “C”; o terreno é cercado e a área corresponde ao tamanho de toda a quadra. Avista-se uma placa de fundação na entrada do local, tal como uma caixa d’água entre referidos blocos. Notam-se, por fim, uma quadra de esporte, também a presença de algumas pessoas uniformizadas.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea de Cuiabá.

Vista aérea de Cuiabá onde se diferenciam seus dois distritos de então: Sé e São Gonçalo de Pedro Segundo, trilhas e construções urbanas, além do rio Cuiabá e do tanque de Ana Poupina. Na parte superior, escrita sobre o negativo, lê-se: “Cuiabá MT”; e na inferior à direita, do mesmo modo: “Abril 1939”

Vista aérea de Corumbá.

Vista aérea de Corumbá, de onde se vislumbra a cidade, em primeiro plano, e, em segundo plano, o rio Paraguai e suas curvas. A mão, sobre o negativo, lê-se, na parte superior: “Corumbá MT” e, na parte inferior, “Vista da cidade Abr. 39”.

Vista aérea de Aquidauana na década de 1970. Fotografia da Assessoria de Imprensa do Estado de Mato Grosso.

Vista aérea em que se toma como tema central uma praça ajardinada e arborizada, cujos principais destaques são duas imensas circunferências, a Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em estilo misto, prevalecendo o neogótico, mais ao fundo. Ao redor da praça, ao fundo, o rio Aquidauana.

Vista aérea da sede do Projeto Filinto Müller 1

Sobrevoo da equipe da CODEMAT na sede do Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Trata-se do registro do prédio “já reformado para os trabalhos da equipe” (JRC). Na parte superior da imagem, vê-se o Rio Roosevelt, com ilhas e águas que na ocasião se encontravam com aparência embarrada. Mais ao centro da fotografia está a sede da CODEMAT, construída de alvenaria e teto de amianto. Em seu teto se lê: “[Emblema do Governo Júlio Campos] // [Governo] // [Júlio Campos] // [Emblema do Governo Júlio Campos] // [Governo] // [Júlio Campos] // [Projeto: Filinto Müller] // [Emblema da CODEMAT] // [CODEMAT] // [Sempre Presente]”. Leitura melhor de parte de tais dizeres pode ser feita no “DOCUMENTO 01” do dossiê “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0148”. Também se pode avistar, ao lado da construção principal, a casa de madeira do caseiro da sede. Um pouco à frente desta última, tem-se uma construção apoiada por troncos de madeira e protegida por lona – trata-se do local onde se dará a comemoração de inauguração do projeto. Nota-se também a presença de algumas pessoas, bem como de um trator e de uma camionete. A área tem solo desmatado, com atividade de agricultura. Finalmente, importa citar que a comemoração de inauguração do projeto foi organizada no grupo “Álbum Terceiro (AT) ”, em “BR MT APMT.JRC.CD.AT”.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea da mata derrubada no Projeto Filinto Müller (cópia)

Cópia de fotografia pertinente ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na região do Projeto Filinto Müller – local da antiga sede do município de Aripuanã, região de Panelas, às margens do Rio Roosevelt. Trata-se de uma cópia ampliada do “DOCUMENTO 11” pertencente ao dossiê “BR MT APMT.JRC.CD.AT.0178”.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea da Cachoeira Esperança 2

Sobrevoo da equipe da CODEMAT na Cachoeira Esperança, queda d’água de córrego afluente do Rio Roosevelt, nas proximidades da sede do Projeto Filinto Müller – local da antiga sede do município de Aripuanã, região de Panelas. Nota-se uma área de mata aberta no planalto das proximidades da cachoeira, circunscrita de árvores espaçadas entre si. As águas têm cor cristalina, levemente escurecida. Para ver outros registros do local, consultar: “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0117”, “BR MT APMT.JRC.CD.AT.0175” e “DOCUMENTO 01” do dossiê “BR MT APMT.JRC.CD.AT.0178”.

Jair Rodrigues Carvalho

Vista aérea da “mata na região de Aripuanã” (JRC)

Fotografia sem revelação pertinente ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na região de Aripuanã. A flora nativa está em evidência. Também se veem algumas nuvens e um arco-íris. Não se sabem maiores detalhes acerca da localização.

Jair Rodrigues Carvalho

Visita do presidente Getúlio Vargas a Cuiabá.

No aeroporto, o presidente Getúlio Dorneles Vargas sendo recebido com honras de chefe-de-Estado pelo interventor Federal Júlio Strübing Müller e comitiva de autoridades militares com uniforme apropriado para a ocasião, cujo general o cumprimenta. Em segundo plano, tropas de infantaria perfilam-se e saúdam as autoridades empunhando espadins e baionetas, à direita à frente e à sombra de arvoredos que se estendem ao longo do largo. Atrás das tropas, vê-se a traseira de um automóvel. À esquerda, ao fundo, o comboio de automóveis com algumas pessoas próximas e em pé.

Visita do Interventor de São Paulo Adhemar Pereira de Barros.

Saindo da “C.ia Viação S. Paulo–M. Grosso”, quase à soleira da porta, vê-se em primeiro plano, à esquerda, o interventor de São Paulo Adhemar de Barros de terno branco e chapéu panamá, apoiando-se, em sua mão direita, numa bengala; ao centro, um homem de terno branco segura seu chapéu pela aba; à direita, outro homem de terno escuro ajeita o chapéu de feltro sobre a cabeça. Em segundo plano, três homens: o primeiro, à esquerda, de terno branco, ajeita o chapéu; ao centro, um outro traz algo nas mãos; por fim, à soleira, percebe-se uma mão ajudando um chapéu a alcançar sua cabeça. Ao fundo, a modesta fachada de ripas de madeira e telhas romanas, com a entrada fios de energia elétrica, à direita de uma janela com um dos vidros quebrados. Sobre a porta, lê-se numa placa ao estilo da época: “C.ia VIAÇÃO S.PAULO-M.GROSSO”; e, à direita da porta de entrada, em uma placa branca: “AGÊNCIA FISCAL // DO // PORTO XV DE NOVEMBRO [il.]”. Mais à direita, um cartaz ilegível pela má qualidade da resolução da fotografia.

Visita de autoridades à uma fábrica/silo.

Dez homens, entre eles se destacando Filinto Müller (terceiro de terno branco da esquerda para a direita), junto a um carro. O quinto homem usa farda de oficial do Exército Brasileiro; e, com exceção de dois que trajam ternos escuros e do citado militar, todos os outros trajam ternos brancos. À direita, um estende a mão em cumprimento ao penúltimo que parece acabar de sair do veículo e já cumprimenta o último. Ao fundo três caminhões estacionados com destaque para um Chevrolet Commercial.

Visita de autoridades à uma fábrica/silo.

Vindos de um imenso galpão abarrotado com uma montanha que parece ser formada por grãos, um grupo de dezenas de autoridades caminha para fora. Destaca-se um passo atrás dos quatro primeiros homens, Filinto Müller. Ao fundo, é possível identificar um militar pelo uniforme – única exceção entre homens de ternos brancos, cinzas e escuros e gravata. À esquerda, sacos cheios. Ao fundo, um Chevrolet Commercial Lastbil. À direita, detalhes de um escritório e dois silos.

Visita de autoridades à uma fábrica/silo.

Perfilados à frente de uma pilha de materiais industriais não identificáveis posam dez homens, destacando-se Filinto Müller (o antepenúltimo) e um militar por causa do uniforme de oficial do Exército. Ao fundo, é possível notar um rio ou lago, e, acima dos fotografados, um grosso cabo – provavelmente de energia elétrica.

Visita à Zona Leste realizada por Gervásio Leite para O Estado de Mato Grosso. Fotografia Agência Nacional.

Gervásio Leite, atuando como jornalista, discursando com lauda em mãos enquanto o assiste uma multidão ao fundo. Destacam-se na multidão, um grande grupo de crianças uniformizadas imediatamente atrás de quem profere o discurso e de três militares de alta patente, à direita. À direita, uma mulher de meia idade, vestido branco e uma espécie de gravata escura segura uma bandeira enquanto dirige seu olhar para o homem discursando. No canto superior direito, de uma janela aberta, assistem à cena, uma freira e uma senhora.

Visita a Manguinhos.

No jardim, compõem a foto a alunas da Escola de Enfermagem “Anna Nery” Turma – 1949 I: uma sentada sobre o gramado, em primeiro plano; nove outras, na segunda fila, ao centro Adelaide de Almeida, ajoelhadas; atrás destas, à esquerda, duas e, à direita, mais uma. Em pé, dez mulheres entre alunas e corpo técnico. Ao centro, o diretor e o subdiretor do Instituto Oswaldo Cruz e o doutor Olavo Pontes. Adelaide de Almeida está de joelhos no gramado, ao centro, toda de branco.

Visita à Faculdade Nacional de Medicina da Praia Vermelha.

Na escadaria, compõem 29 alunas da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, tendo ao centro da primeira fila o Doutor Olavo Pontes (Adelaide de Almeida à sua esquerda). Muitas das alunas estão dispersas olhando algo que ocorre mais acima, na escadaria, onde se veem dois homens trajando terno e gravata e três alunas, mais atrás, subindo os degraus.

Vestíbulo superior da Escola de Comércio “Álvares Penteado” e detalhe do Largo São Francisco.

Vestíbulo em estilo neomourisco tendo ao centro seis colunas que bordejam um fosso protegido por peitoril de madeira com vista ao andar inferior. Há cadeiras alinhadas em um dos lados do fosso e nas paredes cujos dois lados possui imenso mural de madeira. Ao fundo, atrás da estátua em mármore de Hermes e um conjunto de cadeiras, uma janela dividida em cinco janelas de eixo vertical. À esquerda, portal de acesso a outra dependência. Sobre a fotografia a caneta na parte inferior, lê-se: “Vestibulo superior”.

Vestíbulo superior da Escola de Comércio “Álvares Penteado” e detalhe do Largo São Francisco.

Vestíbulo em estilo neomourisco tendo ao centro seis colunas que bordejam um fosso protegido por peitoril de madeira com vista ao andar inferior. Há cadeiras alinhadas em um dos lados do fosso e nas paredes cujos dois lados possui imenso mural de madeira. Ao fundo, atrás da estátua em mármore de Hermes e um conjunto de cadeiras, uma janela dividida em cinco janelas de eixo vertical. À esquerda, portal de acesso a outra dependência. Sobre a fotografia a caneta na parte inferior, lê-se: “Vestibulo superior”.

Varanda e pátio de recreio do “Instituto 11 de Março”.

Atrás de uma mangueira inclinada para a esquerda. Em segundo plano, em “L” um prédio cuja parte à esquerda possui uma varanda sustentada por três pilares de onde se veem duas portas e duas janelas alternadas. Na parte que não possui varanda, observam duas janelas entre duas portas.

Usina hidrelétrica de Paranaíba. Canal adutor através de um maciço de rocha.

Barragem de tijolos e pedras com eclusa seguido de um canal. À caneta de tinta preta, no topo, lê-se “Usina hidro eletrica// Paranaíba”; e abaixo: “Um trecho do canal aductor// atraves de um macisso rochoso”.

Um trecho do jardim do estabelecimento “Avelino Siqueira”.

Pátio interno de casa Colonial cujo jardim tem iluminação a gás com luminárias em estilo inglês. Veem-se dez crianças – nove meninas e um menino – dispostos em uma espécie de corredor entre o jardim e a casa. Cinco das meninas, à esquerda, trajam um vestido escuro com fitas brancas. Outras quatro meninas trajam vestidos brancos, inclusive uma pequenina sentada na janela à esquerda. O menino veste paletó escuro, camisa branca e calças curtas com meia e sapatos, e encontra-se sentado junto ao jardim. Acima da fotografia lê-se impresso em preto: “CUYABÁ – MATTO-GROSSO”; e abaixo: “UM TRECHO DO JARDIM DO ESTABELECIMENTO ‘AVELINO SIQUEIRA’”.

Um trecho da Ladeira da Candelária e campanário de Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

Trecho da Ladeira da Candelária, em cujo lado esquerdo veem-se um terreno muretado e árvores ornamentais sobre a calçada; à esquerda, na esquina, um senhor volta-se para uma senhora sob a sombra de um Sete-Copas. Mais atrás, ao centro da fotografia, uma criança atravessa a rua em direção a uma senhora em pé, esta a conversar com um homem sentado à porta da casa e sob a sombra de uma árvore. Ao fundo, à esquerda, vê-se o campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

Um trecho da Avenida Internacional.

Vista de uma esquina a partir de um brejo e matagal, em cuja casa de comércio em estilo Art déco “Sertanejo”, com platibandas em três lados, lê-se: “CASA BRASIL”, sobre uma porta; “A. DE LAMONICA”, sobre outra ladeada pelo monograma formado pelas iniciais “C” e “B”; e “CASA BRASIL”, sobre duas outras portas à soleira, das quais encontram-se, na primeira, uma mulher e duas crianças, e, na segunda, um homem. Na esquina, junto a calçada, à frente da casa comercial, posa um rapaz montado em bicicleta. Contíguo à casa de comércio, um muro e um portãozinho escondem um pequeno jardim de árvores frondosas, à frente dos quais, na rua, posam em um automóvel parado, cada um em uma das portas, dois homens. Há outras pessoas na rua: à direita, um senhor, que passa em paralelo ao carro, vai embora margeando o canteiro central da avenida; uma menina de vestido branco e seu carrinho de boneca é acompanhada por duas senhoras de vestido preto; um homem passa rápido de bicicleta e surge como um borrão na fotografia, margeando o outro lado da rua, que segue em casas simples e outras em um Art déco mais à vista.

Um trecho da Avenida Internacional.

Casario em estilo Art déco “Sertanejo” com platibandas ornamentadas com formatos e desenhos em alto-relevo. Na rua, um veículo estacionado, e junto deste, sobre a calçada, dois homens trajando paletó e calças cinzas conversam – um deles se apoia na porta do passageiro que está aberta. Dois meninos, sobre a calçada, param em frente a uma padaria (em cuja placa sobre a porta lê-se: “PADARIA // BRASIL // deposito”), o primeiro deles olha diretamente para dentro do estabelecimento. Segue uma carroça puxada por um cavalo, conduzida por um senhor de chapéu e paletó branco, tendo a seu lado outro senhor de chapéu e paletó escuro; atrás, viajam quatro crianças. À frente da “CASA ARMENIA”, como indica em letras garrafais pintadas sobre sua fachada de madeira, um senhor de chapéu em camiseta de pé sobre a calçada observa um outro lidando com uma bicicleta posiciona à frente de outra. Mais ao fundo, um carro de boi com três parelhas descansam sob a sombra de uma árvore. Seguindo rua acima, mais pessoas, veículos e animais. À direita, conjunto de postes de iluminação pública enfileirados no meio da rua. Ao fundo, uma igreja simples sem torre de inspiração neogótica.

Turma do Liceu Cuiabano.

Nos fundos do Palácio da Instrução, doze garotos, alunos na mesma escola de Adelaide de Almeida, posam para a foto. Todos uniformizados de calça comprida e uma camisa de manga comprida com cinco botões, à exceção de dois meninos: um está segurando a camisa com seu braço esquerdo, e o outro está de calça clara e camiseta listrada. Sobre a imagem, na parte inferior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Turma do I Curso de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso.

16 mulheres da primeira turma de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso. Todas trajam blusa branca com duas insígnias na lapela do paletó de manga comprida de cor clara. Na primeira fila, sentadas, da esquerda para direita: Ana Antônia de Miranda, Adelaide de Almeida Orro, Monitora do M.S enfermeira Oppelina Rollemberg, Adair e mulher não identificada. Na segunda fila, em pé, da esquerda para a direita: Normélia Galvão, mulher não identificada, René de Siqueira, mulher também não identificada, Luiza Pires, Lucila, Mariana de Almeida, e outras quatro mulheres não identificadas. Ao fundo, detalhe de casa com janela e porta. À esquerda, na linha da primeira fila, observa-se o braço e parte do ombro esquerdos de uma criança.

Turma 49 I do Curso de Enfermagem da Escola “Anna Nery”.

Numa sala de aula, no canto esquerdo, vê-se detalhe de um móvel de madeira. Na lateral esquerda, tem-se a porta branca. Na coluna da esquerda da sala, temos 4 fileiras contando com seis cadeiras dispostas uma atrás da outra, totalizando 24 cadeiras de madeira à esquerda. À direita, têm-se, visíveis, mais duas fileiras com seis cadeiras, uma atrás da outra, totalizando 12 cadeiras de madeira. Compõem a foto, à frente e à esquerda: uma mulher com o traje de enfermeira completo incluindo a touca que fala a outras 36 alunas uniformizadas sentadas e voltadas para ela. Sobre a fotografia, lê-se a caneta azul: “Turma 49-I// Rio, 20 - 5 – 47” e, do mesmo modo, uma contagem inscrita sobre cada uma das alunas, que, partindo da última fileira à direita, alcança “36”.

Trinta e seis homens, três meninos, uma menina e uma criança de colo.

Trinta e seis homens em terno e gravata de variados cortes e cores, alguns com chapéu, exceto um militar com o traje característico; três meninos, sendo um deles com bibico, uma menina e uma criança de colo posam para a fotografia em uma área aberta. Veem-se à esquerda o detalhe de uma picape e ao fundo, junto a dois homens, uma outra camionete.

Três homens posam em uma área rural tendo por trás de si um Ford modelo “T”.

Olham diretamente para a imagem três homens: o primeiro, da esquerda para a direita, vestindo botas de cano alto, calças de cor escura, camisa branca de mangas curtas enfiadas por dentro, chapéu e, em seu pulso esquerdo, um vistos relógio; o segundo, mais simples, usa calçados, calças brancas, camisa branca; o último, sapatos, calças claras, cinto escuro, e está em mangas de camisa. O primeiro e o último posam com o mesmo trejeito de colocar a mão esquerda na altura da cintura seguro o polegar no passador do cinto. Atrás, em segundo plano, um Ford Modelo “T” (popular “Ford Bigode”). Em último plano, uma casa coberta com folhas de palmeiras.

Três homens numa ponte abandonada.

Sobre as poucas tábuas que sobraram sobre os pilares que sustentavam uma ponte num alto vão, veem-se, da esquerda para o centro, dois homens, descalços, sem camisa e de bermuda, o último, mais à esquerda, usa chapéu. Ao fundo, a mata.

Três homens numa ponte abandonada.

Em contramergulho, sobre as poucas tábuas que sobraram sobre os pilares que sustentavam uma ponte num alto vão, veem-se, à esquerda, três homens, dois dos quais descalços, sem camisa e de bermuda e o último, mais à esquerda, também descalço, de calças até a canela e camiseta. Ao fundo, a mata.

Treptower Tor

Uma torre de estilo gótico domina a paisagem de arquitetura bastante mista e vida interiorana. Em primeiro plano, à esquerda e à direita, charretes; à esquerda, pessoas sobre o passeio público; ao centro, um homem se afasta de bicicleta; e sob o portão da torre, uma carruagem se aproxima. Abaixo, em branco, está impresso: “Neubrandenburg I. M. Treptower Tor, Stadiseite”.

Trecho da rua Rio Grande do Sul.

Em uma rua de chão, enfileiram-se no canteiro central postes de energia elétrica, sendo que o do primeiro plano possui um transformador. De ambos os lados da rua veem-se casas em Art déco, apresentando as duas primeiras construções os seus tijolos.

Trecho da rua João Pessoa por ocasião de uma procissão.

Ao longo de uma rua de casas comerciais, uma longa procissão se estende. À frente, três meninos trazem um estandarte, mais atrás o padre, seguido pelo andor e a santa (não identificada). Mais atrás outro estandarte e em seguida a multidão que acompanha, destacando-se, ao fundo, as moças trajando vestido branco e meias brancas à frente de outro andor. Nas casas comerciais em estilo Art déco veem-se os letreiros e placas da “Casa Flor”, da “Agência Ford” e, na esquina de uma rua perpendicular, “Casas Pernambucanas”.

Travessia de rio com balsa em [Aripuanã]

Fotografia sem revelação tocante aos trabalhos de fiscalização da equipe do INTERMAT em [Aripuanã]. Em uma balsa, a equipe e outras pessoas cruzam rio não identificado. A balsa é de madeira e tem auxílio de um cabo de aço, que liga uma margem à outra do rio. Três veículos podem ser avistados no translado: dois carros tipo camionete e um Fusca. Também estão por ali trezes pessoas – destas, apenas uma é mulher. Das pessoas identificadas, da esquerda para a direita, têm-se: [João Maltezo (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aripuanã) ], com chapéu de palha e camisa de mangas longas na cor clara; Antônio Alexandre da Silva (advogado do INTERMAT), logo ao lado, com camiseta polo preta e calça gins; técnico do INTERMAT não identificado, com óculos escuros e camiseta clara, ao lado do Fusca; e Jair Rodrigues Carvalho, em frente ao Fusca, com camisa de mangas curtas na cor clara.

Jair Rodrigues Carvalho

Trator John Deer da Faculdade Agrícola Federal gradeando terreno com grade de discos.

Campo sendo preparado para plantio. À direita, em primeiro plano, conduzido por um homem, um trator John Deer Modelo D puxa uma grade de discos. À esquerda, mais atrás, três homens trabalham no terreno já gradeado. Ao fundo, a mata.

Transporte de troncos de madeira no Projeto Juruena

Fotografia sem revelação pertinente ao acompanhamento do Projeto Juruena por parte da equipe da CODEMAT. Um caminhão transportando troncos (toras) de madeira está em evidência. Não se pode identificar a qualidade da madeira (tipificação da árvore). O veículo não possui placa e trafega em estrada de chão dentro da floresta.

Jair Rodrigues Carvalho

Transplanto de laranja azeda.

Agachado, trabalhando sobre mudinhas de laranjeiras, trajando calças e camisa claras e chapéu de safári. Atrás, segurando uma lata na mão esquerda e uma tesoura de jardinagem na direita, homem de camiseta branca e calças claras. Ao fundo, cerca de arames farpados e, atrás, à esquerda, a lateral de uma casa.

Trabalhadores na lavoura de café.

Dez lavradores trabalhando sob o sol em lavoura de café. Pelo menos os seis primeiros da esquerda e os dois últimos ao fundo manejam a enxada; um nono está voltado para o último que tira o chapéu. Oito, usam camisa com as mangas dobradas, e dois, camisetas de regata brancas.

Tomateiros da Fazenda São João. Fotógrafo J. Siqueira.

Em primeiro plano, e entre outras culturas como mamoeiros e tangerineira [?], tomateiros. No fundo, silhueta do Morro das Trombas dos Macacos. No canto inferior direito, sobre o filme, lê-se “Foto J. Siqueira. // Corumbá.”

Time de vôlei feminino.

Em uma quadra de vôlei, na fileira da frente, agachadas, cinco moças uniformizadas (as duas das pontas destoando em saia apregoada escura e blusa branca do uniforme todo branco das outras três), e mais um menino. Atrás, sete moças (quatro de saias pregoadas escuras e quatro, brancas); a quarta moça sustenta uma bandeira com haste na horizontal, o mesmo ocorrendo com a sétima moça; na mesma fileira, um homem de terno branco tendo ao seu braço uma jovem senhora que, ao que parece, é sua esposa. Na última fileira, três homens, sendo os dois das extremidades de terno branco e gravata. Ao fundo, a rede de vôlei.

Time de futebol.

Em um campo de futebol, treze homens uniformizados com camisetas de listras verticais em três cores posam junto a outros nove homens, um jovem rapaz (à direita) e um menino, à esquerda. Três dos atletas usam tocas comuns aos atacantes; outro, ainda, usa uma espécie de gorro. Há um homem, à direita, que usa calça social e sapatos e destoa de todos os outros com calções brancos, meiões pretos e chuteiras. O único agachado segura uma bola de couro e usa “uniforme” branco.

Teto sem forro de uma sala de aula.

Teto de uma sala de aula cujo forro fora arrancado ou caiu, onde é possível ver o telhado e parte da parede não rebocada. Abaixo, pendurado numa parede branca, mas descascada, detalhe de um quadro negro, onde é possível enxergar escrito a giz branco “1- Sol”; à frente do quadro negro, detalhe da cabeça de alguém.

Término do Retiro de férias.

Em frente ao Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, sobre a grama, posam Adelaide de Almeida e suas colegas de curso, as Freiras, e o Padre Dasmarias. Formam três filas: a primeira com 13 moças sentadas; a segunda, 15 moças ajoelhadas; e, a última, 21 pessoas em pé.

Solenidade de Formatura da Primeira Turma de Auxiliares de Enfermagem, no Palácio Alencastro. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian]

Num auditório, em primeiro plano, um pedestal de madeira com um forro de renda branca sobre o qual repousa a Lâmpada Florence Nightingale. Sobre um tablado iluminado por dois candelabros, e enfeitados para a ocasião por dois vasos de flores dispostos no chão aos pés esquerdo e direito da mesa ao centro, forrada com rendas. À direita, um aparador de madeira com três pequenos vasos com flores, bem atrás do grupo que compõe a mesa, naquele canto. Compondo a mesa, da esquerda para a direita: Noíse Curvo, homem não identificado, outro homem não identificado, homem também não identificado, também sem identificação, também não identificado, dr. Henrique de Aquino, enf.ª Erzila Perri, dr. Clóvis Pitaluga de Moura, homem não identificado, homem não identificado, dr. Antônio Maciel Epaminondas, enfermeira Adelaide de Almeida Orro. Em pé, discursando, finalmente, um homem não identificado.

Solenidade da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, alguns cartazes sobre saúde na parede e, à frente, uma mesa com forro branco e arranjo de flores ao centro. Compõem a mesa, da esquerda para a direita: Esther, mulher não identificada, Myres (então presidente da ABen-MT), mulher não identificada, outra mulher não identificada e Adelaide de Almeida Orro. Estão todas em pé e aparentemente estão em postura respeitosa durante execução do Hino Nacional Brasileiro. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em pequeno retângulo branco “Jul-99”.

Solenidade da assinatura da ata da inauguração dos alicerces da Agência Fiscal na Vila Murtinho.

À sombra de uma árvore, vinte e um homens posam para a fotografia em torno de uma mesa no exato momento em que um livro é assinado. Destaca-se o oficial militar que apoia as duas mãos em sua espada como se fosse uma bengala. No papelão, cujos cantos inferior esquerdo e superior direito foram arrancados e cuja parte inferior apresenta-se com um rasgo, traz impresso em verde logo abaixo da fotografia: “1913//N. 27 – Solemnidade da assignatura da acta de inauguração dos alicerces da Agencia Fiscal // em Vila Murtinho”; no canto inferior direito, circulado, a lápis, lê-se: “32”.

Soldado da Borracha.

Cópia (datada de fev. de 1994) de retrato em corpo inteiro do “soldado da borracho” que traja uma camisa de cinco botões de mangas compridas e dois bolsos na frente, um boné e calças compridas – todos na mesma cor entre o cinza e o cáqui. Nos pés, botinas. Sua face traz a expressão de alguém que já passou da meia idade embora traga um bigode “chinês” e sobrancelhas ainda enegrecidos. Seu físico de ombros pouco espadaúdos, abdômen avantajado e pernas aparentemente finas em pouco ou nada lembram a de um soldado, mas, pelo contrário, lembram o físico de alguém que muito mal se alimenta.

Sete Quedas do rio Paraná em Mato Grosso. Fotógrafo A. Brauel [?].

Corredeiras em meio às rochas descendo violentamente. Ao fundo, à esquerda, alguma vegetação arbustiva e árvores. À direita, escrito sobre o negativo, lê-se uma rubrica: “ABrauel”

Serraria do Projeto Trivelato.

Ida da equipe da CODEMAT ao Projeto Trivelato, lotes cuja licitação fora elaborada pela CODEMAT e arrematada pelo paranaense Gilberto Trivelato, nas proximidades do Rio Aripuanã. Destaca-se a serraria do projeto: um galpão de madeira que abriga pranchas e vigas, enquanto outra quantidade da madeira se encontra sobre o chão e ao relento. Nas proximidades da serraria, toras de tamanho considerável dão noção da proporção dos troncos das árvores. Mais ao fundo da imagem, veem-se algumas casas, caminhões e um trator, seguidos da Floresta Amazônica.

Jair Rodrigues Carvalho

Sementeiras de laranjeiras azedas para enxertos.

Em meio a canteiros, tendo em primeiro plano, à direita, um tambor com uma muda, cinco homens se alinham: os dois primeiros de ternos brancos, gravatas e calças brancas, um com as mãos para trás e o outro com as mãos na cintura; o terceiro, trajando botas de cano alto, calças brancas com bombachas, terno branco, gravata e chapéu, segura uma muda do que seria uma laranjeira; ao lado deste, com as mãos para trás, outro homem trajando calças claras com suspensórios e camisa branca. Mais ao fundo, um sexto homem apenas observa a cena e, do mesmo modo, tem as mãos para trás e os mesmos trajes que o anterior. Atrás destes, estufas rasteiras e laranjeiras adultas.

Resultados 1 até 100 de 23955