Mostrando 6 resultados

Descrição arquivística
Guiratinga-MT
Visualizar impressão Visualizar:

Inaugurações de obras e homenagem ao governador Frederico Carlos Soares de Campos. Fotógrafo Lenine Martins.

Os negativos estão bastante danificados. Além disso, não seguem uma sequência numérica de seu fabricante devido aos desfalques de quadros (frames). As imagens retratam a inauguração da Ponte "Governador João Ponce Arruda" bem como da rodovia Rondonópolis-Guiratinga (MT-270). O governador Frederico Carlos Soares de Campos, acompanhado pelo secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda e pela primeira-dama Yone de Azevedo Campos, além do prefeito municipal de Rondonópolis Walter de Souza Ulysséia e demais autoridades municipais, entre os quais o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT) Bento Sousa Porto, falam, de cima de um palanque, à população, embaixo. Após, seguem para o corte da fita inaugural já na ponte a ser inaugurada. A Banda da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) faz a apresentação inicial. Seguem imagens da estrada que o comboio de autoridades percorre, parando num momento para o governador conceder entrevista. As autoridades alcançam a cidade de Guiratinga com recepção de faixas em agradecimento. Depois de retornarem, o governador Frederico Campos e a presidente da Fundação do Bem Estado do Menor de Mato Grosso (FEBEMAT) Zulmira Gonçalves Meirelles descerram as placas inaugurais do "Plano Integrado de Atenção ao Menor e Família" (PRO-GENTE - PIAMF). Ao fim, o governador é homenageado, no Salão do Rondonópolis Clube, pela Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis na pessoa de seu presidente Elias Zaher. Na ocasião, estão presentes, além do governador, da primeira-dama e do secretário de Educação e Cultura, o secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini.

Entrega de títulos de propriedade definitiva a agricultures da Colônia Vila Nova.

Com recepção festiva, o governador José Garcia Neto, acompanhado de comitiva, conduz a entrega de títulos de propriedade definitiva em frente ao Centro Educacional "Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli". A cerimônia contou com hasteamento de bandeiras, discursos, homenagens e desfiles de tratores, de carro-de-boi.

Passeata escolar em Guiratinga

Em uma via urbana, e junto a um poste de madeira, segue cortejo de militares fardados de branco e bibico carregando no ombro esquerdo a carabina. À frente dois taróis e um bumbo seguidos por quatro clarins; na sequência um porta-bandeira escoltado por dois carabinas mirins. Após as fileiras militares, seguem normalistas. Na frente do casario Colonial, à direita, observam a tudo um casal à porta dois meninos e um homem na calçada.

Passeata escolar em Guiratinga.

Em uma via urbana, em frente ao Colégio Santa Terezinha (prédio de fachada em Art déco em cujo frontão, na platibanda, lê-se em arco “COLLEGIO” e, abaixo, “SANTA THERESINHA”) e junto a um poste de madeira, segue cortejo de alunas uniformizadas com saias e camisetes brancas e gravatinha escuras. As duas da frente portam bandeiras, tendo ao meio uma menina que ajuda a segurar a bandeira da direita. Contíguo ao colégio, da direita para a esquerda, casario em estilo colonial.

Passeata escolar em Guiratinga.

Em uma via urbana, segue à frente do cortejo três policiais militares com instrumentos de percussão. Mais atrás, em marcha, um pelotão trazendo uma bandeira do Brasil e armados com baionetas os acompanham, sendo seguidos por alunos uniformizados numa longa fileira que passa em frente à Igreja Matriz São João Batista, ao fundo. À esquerda, junto a um poste de madeira fincado na esquina, garotos curiosos acompanham o cortejo; à direita, vê-se o casario colonial e cercas de madeira onde não se vê casas ao longo da rua.

Passeata escolar em Guiratinga.

Em uma via urbana, enfileirados alunas tomam a dianteira conduzidas à direita por uma freira de guarda-sol sendo seguidas por alunos. Todos estão uniformizados: as meninas e moças de saia e camisete brancas com gravata; os rapazes de calças e camisa brancas. À direita, casario em estilos mistos: colonial e algumas fachadas num Art déco “sertanejo”; ao fundo, atrás da silhueta de uma casa, a torre da Igreja Matriz São João Batista. De ambos os lados da rua, curiosos acompanham a passeata.