Na sala do seu apartamento, sentada numa cadeira, Adelaide de Almeida Orro segura a placa da Escola de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” apoiada em suas pernas, A fotografia fecha-se na placa, recortando parte do rosto de Adelaide.
Na sala do seu apartamento, sentada ao sofá, Adelaide de Almeida Orro segura a placa da Escola de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” apoiada em suas pernas.
Seis médicos e um padre posam para a fotografia do alto do Morro da Luz. O religioso veste batina, os demais vestem terno branco com gravata. Compõe a foto, segundo informação do verso, da esquerda para a direita: Dr. Paulo Epaminondas; Dr. Aguilar; Dr. Virgilio Alves Correa; Dr. Venicius Moraes; o padre Teodoro Kolczycki; Dr. Manoel Souza Vargas; e o último de nome também não identificado.
Na lateral da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, vê-se uma roda de conversa. Ao fundo, está um Ford Deluxe preto. Estão registrados: Dr. Paulo Epaminondas; Dr. Manoel de Souza Vargas; Dr. Virgilio Alves Correa; Dr. Aguilar; Snr. Arquimedes Lima; padre Teodoro Kolczycki.
Em frente a um prédio, oito homens trajando ternos (sete deles branco, o do primeiro cinza riscado) posam para a foto. Ao fundo da fila, entre o sétimo e o oitavo, a cabeça de um menino, que se esforça por aparecer entre os vãos das barras do muro.
A partir da esquina da Rua Comandante Costa com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, vista do prédio da Secretária Geral do Estado de Mato Grosso.
Ao fundo da Praça da República, vê-se a Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Transeuntes caminham pela praça e pela rua. À direita, enfileiram-se palmeiras-imperiais, adornando a avenida Presidente Getúlio Vargas. Ao lado da igreja, e do outro lado da rua, veem-se carros estacionados - Ford Convertible e Ford Coupé.
Obras de construção do Hospital Geral na Rua 13 de Junho. Junto às obras, vê-se uma menina de vestido branco olhando para o esqueleto do prédio. Na superfície superior, escrito à mão lê-se: “Maternidade ampliada, tornou-se // Hospital Geral”.
Na lateral do Palácio da Instrução, dezoito garotas se agrupam e posam para foto. Ao fundo, sobre uma mureta, mais duas garotas. Todas trajam o uniforme escolar da época que consiste em saia, camisa branca e gravata. Sobre a imagem, na parte superior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".
Nos fundos do Palácio da Instrução, doze garotos, alunos na mesma escola de Adelaide de Almeida, posam para a foto. Todos uniformizados de calça comprida e uma camisa de manga comprida com cinco botões, à exceção de dois meninos: um está segurando a camisa com seu braço esquerdo, e o outro está de calça clara e camiseta listrada. Sobre a imagem, na parte inferior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".
Tendo ao fundo o Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, no jardim, posam para a foto, da esquerda para a direita, Helena, Maria das Graças Simões e Adelaide de Almeida. Trajam uniforme de enfermeira.
Tendo ao fundo o Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, no jardim, posam para a foto, alunas da Turma 1949 I: cinco estão agachadas; logo atrás uma aluna se apoia nos joelhos, à sua direita Adelaide de Almeida; mais atrás, mais nove, em pé. Três das alunas trazem consigo cadernos de capas pretas. Todas trajam uniforme de enfermeiras.
No corredor do Hospital Central da Aeronáutica, vê-se Adelaide de Almeida com traje de enfermeira segurando algo semelhante a um prato em suas mãos, durante estágio em clínica médica. A seu lado, um homem magro, provavelmente, paciente do hospital.
Adelaide de Almeida com o traje de enfermeira e utilizando uma máscara cirúrgica em seu último dia de estágio prático no Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em Campo dos Afonsos.
Tendo ao fundo uma varanda, sob o sol, posam sete alunas de enfermagem e, destacando-se, em pé, sobre uma mureta, um menino e uma menina. As alunas estão uniformizadas com trajes de enfermeira com toucas que envolvem todo o cabelo. Adelaide de Almeida é a sétima, da esquerda para a direita.
Nos fundos do Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, posam para foto sete mulheres, tendo Adelaide de Almeida ao centro, na primeira fileira. Lê-se na superfície superior da foto, escrito à mão: “3 – 8 – 48”.
Em um jardim, sobre a grama, 23 mulheres e 2 homens posam para a fotografia. Algumas mulheres estão sentadas. Todos usam trajes de passeio. Adelaide de Almeida é a primeira, à esquerda, sentada e de mãos dadas com sua colega.
Ao fundo vê-se o Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”. Sobre a escadaria, posam alunas e diretoria. À esquerda, duas enfermeiras uniformizadas ladeiam duas freiras em limpel, seguidas do padre Desmarais e da diretora Lais Netto de Reis, à frente. Na primeira fila, nos degraus, contam-se duas alunas em pé e oito alunas sentadas – todas uniformizadas. Adelaide de Almeida é a quarta da direita para a esquerda. Ajoelhadas, no mesmo degrau, mas na fila seguinte, contam-se mais oito alunas. No segundo degrau posterior, mais sete. No degrau seguinte, mais sete. Mais atrás, mais três. No alto, na última fila, quatro outras, encimando, solitária, a última aluna.
Na escadaria, compõem 30 alunas da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, tendo ao centro da primeira fila o Doutor Olavo Pontes e Adelaide de Almeida à sua esquerda.
Formandas uniformizadas, entre as quais Adelaide de Almeida e Cleuza Passos, e enfileiradas portando, na mão esquerda, a Lâmpada de Florence Nightingale apagada durante ritual de formatura.
Formandas uniformizadas (entre as quais, Adelaide de Almeida e Cleuza Passos) durante ritual de formatura, enfileiradas e portando, na mão esquerda, a Lâmpada de Florence Nightingale acesa e, na direita, o diploma.
Retrato de formatura de Adelaide de Almeida Orro trajando a indumentária do ritual de formatura. Sob a imagem, à mão, lê-se "-2-".
Fotomontagem de dois momentos da formatura de Adelaide de Almeida Orro. À esquerda, no Internato da Escola de Enfermagem “Anna Nery”, Adelaide de Almeida, com indumentária do ritual de formatura, tendo a lâmpada de Florence Nightingale na mão esquerda e o diploma na mão direita – esta fotografia está invertida em relação à original; à direita, fotografia tirada nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em que Adelaide de Almeida veste um vestido longo branco e joias.
Em sala com piso de ladrilho hidráulico, provavelmente, sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), vê-se, à esquerda, ao fundo, uma luminária de escrivaninha, e, na estante da parede do fundo, junto a garrafas de bebidas destiladas, um pequeno ventilador. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Lourdes Maria, Dr. Silvio (de jaleco branco), Idelio, Lenart, rapaz não identificado, Farah-Fause, Adelaide de Almeida, outro rapaz não identificado, Mauricio e Prado. Na parte superior, lê-se a caneta: "Membros da secretaria Médica da U.N.E. 6.4.48”
Uma grande sala de aula, com duas janelas grandes, e uma sacada. Veem-se carteiras escolares, e, sobre uma delas, um retroprojetor. Ao fundo, um lavabo. Compõem a foto 17 mulheres. Adelaide de Almeida Orro é a primeira, à direita.
Ao fundo, a baía de Guanabara e detalhe do Morro da Urca, e, apoiada sobre a amurada, vê-se Cleuza Passos, com vestido branco. Na superfície da foto, lê-se: “Cleuza – Pará”.
Em frente ao Internato, na praia de Botafogo, tendo, ao fundo, o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Albina Albuquerque, Cleuza Passos e Adelaide de Almeida, companheiras de quarto por três anos, e a colega Dulce.
Ao fundo, vê-se uma piscina com raias e com um trampolim de salto, no alto de um arco de concreto armado. Compõem a foto, da esquerda para a direita, oito mulheres sobre uma parte seca na área de segurança em que escorre a água da piscina, segurando corrimão. Atrás, uma garota apoia-se com as costas no arco. Acima de e entre as outras, uma garota está em pé se equilibrando com a mão apoiada sobre o ombro da que está em sua frente. Por fim, outra garota está sentada na primeira raia, de baixo para cima. Ao fundo, à direita, dois homens vestidos de branco, um outro sentado de traje de banho e uma criança.
Ao fundo a Baía da Guanabara e o Morro da Urca. Adelaide de Almeida de vestido preto e uma mulher não identificada de vestido quadriculado.
Retrato de Adelaide de Almeida Orro.
Retrato de Adelaide de Almeida Orro.
Celestina Amância de Campos, à esquerda, de blusa branca, um paletó risca de giz de manga, com três botões pretos, saia de mesmo tecido e sapatos pretos; a seu lado, a sr.ª Bicudo trajando o uniforme de enfermeira: vestido branco, touca, sapatos e meias brancos.
Em uma sala no Centro de Saúde de Cuiabá, reúnem-se corpo médico e enfermeiras, três das quatro seguram cada uma um bebê, à direita. Ao fundo, vê-se uma janela, e nela a cabeça curiosa de uma menina. As paredes são azulejadas, em branco a meia altura.
Na Capela do Asilo Santa Rita, em frente ao altar do lado direito, vê-se detalhe da imagem de Santa Rita de Cássia, e ao fundo o altar talhado em madeira em estilo colonial. Ao pé do altar, compondo a foto, têm-se, na primeira fila: Adelaide de Almeida Orro, Irene, Diva, Antonia Benedita; na segunda fila: Odília, Jesuína, Benedita Lemes, Celina, Alexandrina, Nicolina Gomes, freira não identificada; e, na terceira fila: Alice Lotufo, homem não identificado, dr. Clóvis Pitaluga de Moura e Nasson Galdino.
Em uma sala, onde se vê, ao centro, uma mesa com forro branco, sobre a qual dispõem-se aos comensais xícaras e porções diversas que quitutes. À direita, ao fundo na parede, vê-se detalhe dum espelho e, abaixo deste, um aparador de madeira com forro branco e um vaso de flores. Entre os 21 convivas, vê-se Adelaide de Almeida Orro na cabeceira da mesa.
No hall de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se um cartaz ao fundo, à esquerda, e uma luminária simples no teto. Compõem a foto: Geralda Lopes, Erzila de Almeida Perri, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena e Esther. Marcado na superfície da foto, à direita, embaixo, vê-se “26 6’97”, e em branco do canto direito “Jul-99”.
No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante a homenagem da ABEn-MT à Adelaide de Almeida Orro. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Erzila, Jesuína dos Reis Pinto Paula e Maria Magdalena Guimarães.
No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vê-se Adelaide de Almeida Orro em pé, toda de branco com um broche de flor branca na lapela do paletó. Ao fundo, veem-se as cadeiras estofadas e grupo de mulheres deixando o ambiente.
À mesa, durante jantar de comemoração em Homenagem da ABEn-MT a Adelaide de Almeida Orro, da esquerda para a direita: Jesuína dos Reis Pinto Paula (a primeira presidente da ABEn-MT), Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernanda dos Reis e Maria Magdalena Guimarães. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.
Em um restaurante, Adelaide de Almeida Orro e convidados reúnem-se atrás de uma mesa de forro listrado de azul e branco com um forro menor branco, sobreposto. Sentadas da esquerda para direita: Dirce Fernandes dos Reis, Maria Madalena Guimarães, Adelaide de Almeida Orro; em pé, atrás, da esquerda para direita, também: Esther, Jesuína R. Pinto Paula, Geralda Lopes, Erzila Perri, Maria Afonsina dos Reis; em pé, mais ao fundo, dois homens, e Cátia Moema de Almeida Orro, filha de Adelaide. É protegida por envelope de papel alcalino. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em branco em um pequeno retângulo “Jul-99”.
Vista do auditório, onde Adelaide de Almeida Orro, no canto direito da fotografia, é homenageada. Provavelmente seja o momento em que a homenageada se levanta e se dirige à mesa.