Dossiê / Processo 0179 - Placas e faixas de inauguração do Projeto Filinto Müller 1 (conjunto de seis documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AT.0179 1 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0179 2 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0179 3 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0179 4 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0179 5 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0179 6

Área de identificação

Código de referência

BR MTAPMT JRC-CD-AT-0179

Título

Placas e faixas de inauguração do Projeto Filinto Müller 1 (conjunto de seis documentos)

Data(s)

  • 1985 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Papel fotográfico, 13,1cm x 8,9cm, COR.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê contendo seis fotografias pertinentes à inauguração do Projeto Filinto Müller – local da antiga sede do município de Aripuanã, região de Panelas, às margens do Rio Roosevelt. Em destaque, as placas e faixas com dizeres alusivos ao processo de colonização. No “DOCUMENTO 01”, a placa vista no dossiê “BR MT APMT.JRC.CD.AT.0178”, preparada para ser vista de cima da área, ou seja, em sobrevoo, desta feita aparece registrada a partir do solo. Notam-se as vigas de madeira que a sustentam, bem como as placas/lâminas de metal que juntas constroem o texto da mensagem. Quatro pessoas não identificadas estão ao redor da placa. Do “DOCUMENTO 02” ao “DOCUMENTO 06”, veem-se as faixas e placas colocadas ao longo da estrada que ligava a sede do projeto ao local escolhido para a implantação da cidade, dispostas estrategicamente para receber a comitiva do governador Júlio Campos. Segundo o acumulador e doador do fundo, Jair Rodrigues Carvalhos, todas as mensagens ali presentes foram de sua autoria. Outro detalhe importante da floresta é que há, também, alguns troncos e folhagens caídos que acompanham todo o trecho da estrada. No “DOCUMENTO 02”, lê-se em uma das faixas: “Rodovia Transmatogrossense ligando um // passado heroico a um futuro próspero”. Já no “DOCUMENTO 03”, outra faixa traz a mensagem: “Inflação combate-se com produção // Produção se faz com colonização”. No “DOCUMENTO 04”, em outra faixa, lê-se: “Implantar um projeto de colonização é construir o mais // sólido alicerce para as futuras gerações”. Também estão ali duas placas, uma do lado esquerdo da estrada e outra do lado direito. Respectivamente, a primeira placa traz a seguinte mensagem: “[Emblema do Governo Júlio Campos] // Governo Júlio Campos // Progresso para todos // Se cidades forem planejadas e construídas // Se florestas e campos tornarem-se // racionalmente produtivos // *Riqueza e fartura brotarão // Garantindo a sobrevivência // da humanidade // [Emblema da CODEMAT] // Companhia de // Desenvolvimento do // Estado de Matogrosso”. Já a segunda placa traz: “[Emblema do Governo Júlio Campos] // [Governo Júlio Campos] // [Progresso para todos] // [O projeto: Filinto Müller] // [Transforma em realidade] // [a ocupação racional da] // [mais longínqua e virgem]” // [Fronteira] // [mato-grossense] // [Emblema da CODEMAT] // “[CODEMAT] // [Companhia de] // [Desenvolvimento do] // [Estado de Matogrosso]”. Na fotografia também se vê a presença de quatro homens não identificados. Cena semelhante ocorre no caso do “DOCUMENTO 05”, com o diferencial do quantitativo de pessoas – desta feita, aproximadamente 15 (pessoas) foram fotografadas, homens e mulheres, membros da comitiva do governador. Tal como ocorre no caso do “DOCUMENTO 06”, desta feita com o registro de apenas duas pessoas não identificadas. Para se observar melhor as mensagens trazidas nas faixas, consultar: “BR MT APMT.JRC.CD.AT.0181”.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

As fotografias estão em bom estado de conservação. Ao lado do “DOCUMENTO 01”, escrito à mão no álbum, lê-se: “Faixa”. Um pequeno quadro na parte inferior direita das imagens, proveniente do trabalho de revelação, registra o mês e o ano: “jun. // 85”.

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados