Dossiê / Processo 0160 - “Primeiro acampamento da derrubada onde seria fundada a cidade” (JRC) 2 (conjunto de dez documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 1 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 2 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 3 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 4 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 5 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 6 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 7 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 8 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 9 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0160 10

Área de identificação

Código de referência

BR MTAPMT JRC-CD-AS-0160

Título

“Primeiro acampamento da derrubada onde seria fundada a cidade” (JRC) 2 (conjunto de dez documentos)

Data(s)

  • 1985 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Negativo de acetato 35mm, COR.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê contendo dez fotografias sem revelação tocantes aos trabalhos de derrubada da mata para a implantação do Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0128” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0134”. Em destaque, os abrigos do “primeiro acampamento da derrubada onde seria fundada a cidade” (JRC), sustentados por troncos de árvores e tetos feitos de lona. Devido ao avançado estado de despigmentação dos negativos, pouca informação se pôde retirar destes. Veem-se, ademais, alguns homens em área de mata no “DOCUMENTO 01” e no “DOCUMENTO 02”. Da esquerda para a direita, o primeiro é Hilton Campos (engenheiro civil da CODEMAT), o segundo é homem não identificado e o terceiro é Moisés Feltrin (diretor da CODEMAT). Além destes três, outro homem não identificado está em segundo plano. Em frente a um dos abrigos do acampamento, no “DOCUMENTO 03”, um homem não identificado está em pé e escorado em uma árvore. Também se enxerga ali alguns utensílios e panos. Semelhantemente, no “DOCUMENTO 04”, M. Feltrin posa para a fotografia no mesmo local. Já o “DOCUMENTO 05” e o “DOCUMENTO 06”, respectivamente, registram oito e sete pessoas, em frente a um dos abrigos de lona: no primeiro caso, da esquerda para a direita, a terceira pessoa é H. Campos, a quarta é M. Feltrin, a quinta é Benedito França Barreto (Diretor da CODEMAT), as demais não foram identificadas; no segundo caso, a terceira pessoa é M. Feltrin, a quarta é Jair Rodrigues Carvalho e a quinta é B. F. Barreto, outra vez, as demais pessoas não foram identificadas. No “DOCUMENTO 07”, em frente a um dos abrigos, H. Campos posa para o registro. Notam-se ali uma rede de dormir, panos, roupas e utensílios, tal como uma árvore de grande porte no lado esquerdo da imagem. O “DOCUMENTO 08” e o “DOCUMENTO 09” trazem, uma vez mais, registros do abrigo. Por fim, no “DOCUMENTO 09”, destaca-se a copa de referida árvore – fotografada de baixo para cima, dando, portanto, noção da altura do exemplar. Para ver outros registros acerca do acampamento, consultar: “DOCUMENTO 01” do dossiê “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0134”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0142” e “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0165”.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

De um total de cinco, as posem que compõem o dossiê estão no segundo rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é ruim, com agravada despigmentação e arranhaduras – em certos casos, pouco ou nada se pode compreender dos registros. Vale citar, por fim, que a organização dos negativos acompanha a sequência numérica das poses no filme.

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados