Dossiê / Processo 0148 - Sede do Projeto Filinto Müller (conjunto de cinco documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AS.0148 1 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0148 2 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0148 3 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0148 4 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0148 5

Área de identificação

Código de referência

BR MTAPMT JRC-CD-AS-0148

Título

Sede do Projeto Filinto Müller (conjunto de cinco documentos)

Data(s)

  • 1985 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Papel fotográfico, 8,9cm x 13,1cm, COR.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê contendo cinco fotografias pertinentes aos trabalhos da equipe da CODEMAT na sede do Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Trata-se da área da sede já em via de finalização da reforma e dos preparativos de inauguração do projeto. Vê-se no “DOCUMENTO 01” o prédio da antiga sede municipal de Aripuanã, reformado em benefício da CODEMAT. Algumas vigas de madeira escoram a estrutura da varanda recém construída. Notam-se também alguns tijolos, uma caixa d’água, telha e pedaço de lona sobre o chão. Um homem não identificado adentra a varanda, pulando a mureta. No teto da sede se lê: “Governo // Júlio Campos // Projeto: Filinto Müller // [Emblema da CODEMAT] CODEMAT // Sempre Presente”. No “DOCUMENTO 02”, destaca-se a caixa d’água do local, sua estrutura de sustentação constituída de vigas de madeira e a caixa d’água propriamente dita. Na caixa se lê: “Eternit 1000 litros”. Ao lado da estrutura, enxerga-se uma peneira de areia lavada e, adiante, um veículo tipo camionete. Está escrito na tampa da carroceria do carro: “Toyota”. Também se pode avistar o local onde se dará a comemoração de inauguração do projeto ainda em construção. A construção é feita de vigas de madeira e teto de lona. Uma plantação de abacaxi pode ser avistada um pouco mais ao fundo da imagem, seguida de um bananal. O “DOCUMENTO 03” põe em evidência o mesmo veículo e espaço de comemoração, com o diferencial de trazer o registro também de um trator. Trata-se do “primeiro trator de pneus do projeto” (JRC). No “DOCUMENTO 04”, vê-se, outra vez, referida plantação de abacaxi, uma construção de madeira, parte do local onde será feita a comemoração de inauguração do projeto, o trator e, mais ao fundo, as ruínas da “cadeia da antiga cidade de Aripuanã, rodeada por palmeiras bacuri e babaçu” (JRC). Finalizando o dossiê, tem-se outra perspectiva de registro do local, desta feita, permitindo-nos notar a casa do caseiro da sede do Projeto Filintio Müller, construída de madeira e teto de zinco. Também nos é permitido notar a sede dos trabalhos da equipe da CODEMAT. No teto desta última se lê: “[Emblema da CODEMAT] // Júlio Campos”. Importa citar, por fim, que a inauguração do projeto se encontra organizada no grupo “Álbum Terceiro (AT)”, em “BR MT APMT.JRC.CD.AT”.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

As fotografias estão em estado regular de conservação, levemente amareladas devido à despigmentação. Ao lado do “DOCUMENTO 01”, escrito à mão no álbum, lê-se: “Sede // Já reformada”. Da mesma forma, ao lado do “DOCUMENTO 02”, encontra-se escrito: “Sede // c/ nova // Caixa d’água”. No caso do “DOCUMENTO 03”, vê-se: “Sede // Primeiro // carro do // Projeto”. Tem-se no “DOCUMENTO 04”: “Sede // Cadeia // Antiga”. E, por fim, encontra-se no “DOCUMENTO 05”: “Sede em // Reforma”. Um quadro na parte inferior direita das imagens, proveniente do trabalho de revelação, traz o mês e o ano: “mai. // 85”.

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados