Dossiê / Processo 0178 - Vista aérea da Cachoeira Esperança e da mata derruba no Projeto Filinto Müller (conjunto de quinze documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AT.0178 1 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0178 2 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0178 3 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0178 4 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0178 5 BR MT APMT.JRC.CD.AT.0178 6

Área de identificação

Código de referência

BR MTAPMT JRC-CD-AT-0178

Título

Vista aérea da Cachoeira Esperança e da mata derruba no Projeto Filinto Müller (conjunto de quinze documentos)

Data(s)

  • 1985 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Papel fotográfico, 13,1cm x 8,9cm e 8,9cm x 13,1cm, COR.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê contendo quinze fotografias pertinentes ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na região do Projeto Filinto Müller – local da antiga sede do município de Aripuanã, região de Panelas, às margens do Rio Roosevelt. No “DOCUMENTO 01”, destaca-se a Cachoeira Esperança, fotografada de frente. Veem-se ali curtas quedas d’águas, que se repetem até uma queda mais alta; a paisagem é constituída de floresta que se intercala com campo. Do “DOCUMENTO 02” ao “DOCUMENTO 14”, um mesmo local se repete em diferentes perspectivas. Trata-se da área de desmate para a implantação da cidade de Filinto Müller. Notam-se troncos caídos de árvores circunscritos pela mata, também uma placa de sinalização montada com placas/lâminas de metal. Nela se lê: “Gov. Júlio Campos // Proj. Filinto Muller // [Emblema do Governo Júlio Campo] // Julio Campos // Progresso param todos // [Emblema da CODEMAT] // CODEMAT // Aqui no coração da Amazônia matrogrossense // Nasce a cidade: Filinto Muller”. Por fim, uma estrada passa ao lado da placa. Já no “DOCUMENTO 15”, tem-se um local não identificado, agrupado originalmente sequencialmente no álbum pelo produtor do presente fundo, Jair Rodrigues Carvalho. Pode-se consultar uma cópia ampliada do “DOCUMENTO 11” em: “BR MT APMT.JRC.CD.AT.0186”. Para conhecer referida placa de perspectiva do solo, ver: “BR MT APMT.JRC.CD.AT.0179”.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

As fotografias estão em bom estado de conservação. Ao lado do “Documento 02”, escrito à mão no álbum, lê-se: “Desmatamento // da // cidade // Filinto // Müller”. Da mesma forma, encontra-se ao lado do “DOCUMENTO 05”: “Desmatamento // cidade // Filinto // Müller”. Tal como está escrito no “DOCUMENTO 06” e no “DOCUMENTO 07”: “Desmatamen- // to para // fundar a // cidade de // Aripuanã”. Lê-se ao lado do “DOCUMENTO 10”: “Desmatamento // cidade // Filinto // Müller”. Finalmente, lê-se no caso do “DOCUMENTO 11”: “Dez/85”. Um pequeno quadro na parte inferior direita das imagens, proveniente do trabalho de revelação, do “DOCUMENTO 01” ao “DOCUMENTO 14”, registra o mês e o ano: “jun. // 85”. Já no caso do “DOCUMENTO 15”, tem-se: “dez. // [ilegível]”.

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados