Dossiê / Processo 0153 - Vista aérea da margem direita do Rio Roosevelt 1 (conjunto de onze documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 1 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 2 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 3 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 4 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 5 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 6 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 7 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 8 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 9 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 10 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0153 11

Área de identificação

Código de referência

BR MTAPMT JRC-CD-AS-0153

Título

Vista aérea da margem direita do Rio Roosevelt 1 (conjunto de onze documentos)

Data(s)

  • 1985 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Papel fotográfico, 8,9cm x 13,1cm, COR.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê contendo onze fotografias pertinentes ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na margem direita do Rio Roosevelt, região da Fazenda CONCISA, margem oposta à sede do Projeto Filinto Müller. Em destaque, a estrada aberta por iniciativa de Crisógono Rosa da Cruz (conhecido como “Zoguinho”), proprietário da CONCISA, bem como dos diferentes estratos da Floresta Amazônica. A estrada “está em estado de abandono” (JRC), a floresta tem aspecto de preservação. Para além de tais informações, também se vê no “DOCUMENTO 01” parte de uma das asas da aeronave, e nela se lê: “PT”. No “DOCUMENTO 03”, tem-se o registro aéreo de um trator e de um caminhão – “máquinas da SOPEME” (JRC), que trabalham na melhoria da estrada. O “DOCUMENTO 08” diz respeito ao registro de um platô existente dentre a mata, trecho cuja estrada era “utilizada como pista de pouso” (JRC). Já no “DOCUMENTO 09”, vê-se o Rio Madeirinha, que sinuosamente corta a mata. Notam-se ali também algumas nuvens. Em via de finalizar o dossiê, veem-se no “DOCUMENTO 10” o trecho da estrada que passa sobre o Rio das Cobras, outrossim, uma área de habitação, com residências construídas de madeira e teto de palha. Por fim, o “DOCUMENTO 11” traz a cobertura do “acampamento da SOPEMA” (JRC). Para saber mais sobre a região, estrada, casas e rios, consultar conjunto de fotografias não reveladas: “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0172”.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

As fotografias estão em estado regular de conservação, levemente amareladas devido à despigmentação. Ao lado do “DOCUMENTO 01”, escrito à mão no álbum, lê-se: “As próximas // fotos são // da CONCISA // em estado // de abandono”. Da mesma forma, encontra-se escrito ao lado do “DOCUMENTO 03”: “Maquinário // da SOPEMI // melhorando // ponte”. Encontra-se, no caso do “DOCUMENTO 10”: “Morador // No Rio das // Cobras, rodo- // via da // CONCISA”. Por fim, tem-se no “DOCUMENTO 11”: “SOPEMI”. Há também a seguinte anotação, desta feita, dentro da fotografia correspondente ao “DOCUMENTO 09”: “RIO MADEIRINHA”. Um quadro na parte inferior direita das imagens, proveniente do trabalho de revelação, traz o mês e o ano: “mai. // 85”.

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados