Alta Floresta-MT

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Alta Floresta-MT

Termos equivalentes

Alta Floresta-MT

Termos associados

Alta Floresta-MT

6 Descrição arquivística resultados para Alta Floresta-MT

6 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Comemoração do 2.º aniversário de fundação do povoado de Paranaíta.

O governador Frederico Carlos Soares de Campos, acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini, do secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, do comandante da 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz) general Alberto dos Santos Lima Fajardo e do comandante do 44.º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BIMtz) coronel Alírio Cardoso, percorrem uma das ruas do distrito de Paranaíta seguidos de grande multidão de adultos e escolares logo após a inauguração da Praça Ariosto da Riva. Após, o governador passa em revista as tropas do Batalhão Selva, da 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Visita do governador Frederico Carlos Soares de Campos a Alta Floresta e ao seu distrito de Paranaíta para inaugurar obras. Fotógrafo Osmar Cabral.

O governador Frederico Carlos Soares de Campos e sua comitiva são recebidos pelo administrador municipal de Alta Floresta Wanderley Alves Pereira, autoridades municipais e população local, imediatamente após desembarque junto à pista de pouso, no distrito de Paranaíta. Acompanham o governador Frederico Campos os candidatos ao Senado Federal do Partido Democrático Social (PDS) Roberto de Oliveira Campos e Gabriel Novis Neves, o assessor de imprensa Carlos Calia Boscolo, o deputado federal e candidato ao governo de Mato Grosso pelo PDS Júlio José de Campos e sua esposa Isabel Coelho Pinto de Campos, o secretário de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente Gabriel Júlio de Mattos Müller, o candidato a deputado federal pelo PDS Jonas Pinheiro da Silva. Em Paranaíta, foram inaugurados: o Posto de Correio, o Posto de Serviço Telefônico e a Subprefeitura do Distrito de Paranaíta. Após as inaugurações, em um palanque as autoridades estaduais e municipais se dirigem à população (entre os quais escolares). Após, seguem de avião para a sede do Município de Alta Floresta e, na pista de pouso, são recebidos por populares e por um conjunto musical da campanha a senador de Roberto Campos. Em Alta Floresta, inauguram um Centro de Saúde, cujo ato de inauguração é animado por uma fanfarra de escolares e benzido por um vigário. Em seguida, inauguram o prédio da Prefeitura Municipal. O último prédio inaugurado é o do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) de Alta Floresta.

Comemoração do 2.ª aniversário do Município de Paranaíta e inaugurações de obras pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Governador Frederico Carlos Soares de Campos primeiramente visita o complexo de mineração São Francisco. Na área de mineração, o alto magistrado é recebido pelo proprietário Carlos Octavio Lacombe e outros funcionários, além de crianças alunas da escola local. Acompanham-no o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, o general comandante da 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada Alberto dos Santos Lima Farjado, o coronel comandante do 44.º Batalhão de Infantaria Motorizado Alírio Cardoso e o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo. Após, o governador e esta pequena comitiva se dirigem para o Projeto Juruena, onde são recebidos pelo secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima, pelo secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini, pelo secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde, pelo secretário de Indpustria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli, pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO) Gabriel Júlio de Mattos Müller, o gerente do Banco da Amazônia S.A. (BASA) João Afonso, pelo representante da Colonizadora Sinop S.A. Maçao Tadano e o responsável pelo Projeto Juruena João Carlos Meirelles. No dia seguinte, domingo, esta comitiva maior de autoridades vai até Paranaíta onde foi recebida pelo administrador municipal de Alta Floresta Wanderley Alves Pereira e pelo empresário Ariosto da Riva. No jovem município, inauguram a Praça "Ariosto da Riva", a agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), lançam a pedra fundamental de central das Telecomunicações Mato-grossenses S/A (TELEMAT); passam em revista as tropas da 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada, assistem a um desfile em alusão aos dois anos da criação do município. Após, a comitiva, acrescida dos deputados estaduais Ladislau Cristino Cortes e Roberto Corrêa e dos deputados federais Haroldo Sanford de Barros e Leone Belém, ambos do Ceará, inauguram a sede da Prefeitura Municipal de Alta Floresta.

Inauguração da TV Rádio Nacional FM de Alta Floresta. Fotógrafo Osmar Cabral.

Recepção ao governador Frederico Carlos Soares de Campos, ao ministro das Comunicações Haroldo Corrêa de Mattos, o general Lourival Massa da Costa e comitiva feita pelo prefeito municipal de Alta Floresta Wanderley Alves Pereira, autoridades e populares (adultos e crianças). Após, as autoridades seguem até a sede da TV Rádio Nacional FM de Alta Floresta a ser inaugurada. Após o descerramento da placa inaugural, as autoridades visitam as dependências da retransmissora. Durante o tour interno, um vigário abençoa a estação - bênção esta transmitida via televisão. Findada a inauguração da estação de Rádio TV, o governador inaugura a Central Telefônica Transportável da Empresa Brasileira de Telecomunicações (EMBRATEL) a ser operada pelas Telecomunicações Mato-grossenses S/A (TELEMAT), que também é benzida. Então, sobre um palanque, discursam o prefeito, o ministro das Comunicações, o governador entre outros. As últimas imagens mostram um jantar para as autoridades e as interações destas, às mesas; finalmente, o dia seguinte à inauguração com imagens da TV Rádio Nacional FM - Alta Florestas e da antena da Central Telefônica; e duas imagens do governador Frederico Campos juntamente com o prefeito municipal Wanderlei Pereira e um outro homem apreciando um pé de guaraná.

Visita do embaixador Roberto de Oliveira Campos e do governador Frederico Carlos Soares de Campos às colonizadoras e projetos econômicos. Fotógrafo Lenine Martins.

Visita do embaixador Roberto de Oliveira Campos, acompanhado do governador Frederico Carlos Soares de Campos, às cidades de Sinop e Alta Floresta, conforme noticiado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (n. 18.199, 7 nov. 1980, p. 2). Na primeira cidade, ambos são recebidos pelo diretor-presidente da colonizadora Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (SINOP) Ênio Pipino após desembarcarem da aeronave que os trouxe juntamente com outros viajantes. Vão para um ginásio que está preparado para um seminário. Lá, a audiência que ouve as palestras do economista embaixador e do governador estão com crachás (ilegíveis). Na mesa, provavelmente, autoridades federais da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), entre os quais o superintendente Renê Pompeu de Pina. Após as palestras, seguem os visitantes e as autoridades locais para uma exposição de produtos agrícolas: mandioca, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, banana, jaca, guaraná entre outros. Depois, seguem os visitantes centrais para visitarem à primeira usina de álcool extraído da mandioca. Seguem, então, para a SINOP Agro-Química S.A. Finalmente, voam para Alta Floresta, respondendo a convite do empresário Ariosto Riva em nome da colonizadora Integração, Desenvolvimento e Colonização (INDECO). No núcleo de colonização, visitam a produção agrícola local.

Vistoria de obras de construção da Unidade de Segurança Pública de Sinop e inauguração da Unidade de Segurança Pública de Alta Floresta. Fotógrafo Osmar Cabral.

Imagens de agenda cumprida pelo secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde e comitiva, formada por: assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, representando o governador Frederico Carlos Soares de Campos; o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso coronel Adyr Nascimento Rolim da Silva; o procurador geral de Justiça Leônidas Duarte Monteiro. Recepciona a todos o empresário e colonizar Ariosto da Riva. A primeira parada é nas obras de construção da delegacia de polícia de Sinop, as quais são vistoriadas pelo secretário de Segurança Pública. Após, a comitiva faz uma visita às áreas de cultivo de guaraná e cacau. Em sequência, a comitiva chega a Alta Floresta, para a inauguração da Delegacia de Polícia de Alta Floresta. A cerimônia conta com hasteamento de bandeiras e descerramento da placa inaugural. Então, as autoridades andam pelos cômodos da delegacia, inclusive na cadeia de detidos provisórios. Ao fim, as autoridades estaduais são acompanhadas no aeroporto municipal.