Em uma mata derrubada, vislumbram-se mudas de cafeeiros. No canto inferior direito, sobre o filme, lê-se “Foto // J. Siqueira. // Corumbá.”
Corumbá
99 Descrição arquivística resultados para Corumbá
Em meio a canteiros plantados, no centro da fotografia, um homem posa segurando uma enxada. Ao fundo, bananeiras (Musa sp.) e outras árvores frutíferas. Na parte inferior, à esquerda, sobre o filme, lê-se: “Foto// J. Siqueira// Corumbá.”
Videira em pérgula em meio a mamoeiros e outras culturas frutíferas. À esquerda, na parte inferior, lê-se: "Foto J. Siqueira // Corumbá".
Vista de diferentes canteiros, ressaltando-se as bananeiras, ao fundo, antes da mata. À esquerda, uma choupana coberta de palha. Ao fundo, uma montanha: o Morro das Trombas dos Macacos.
Em primeiro plano, e delimitado por taquaras partidas e fincadas ao solo, canteiro de abacaxis. Ao fundo, mata.
Em primeiro plano, e delimitado por taquaras partidas e fincadas ao solo, canteiro de abacaxis. Ao fundo, mata e perfil montanhoso do Morro das Trombas dos Macacos. Na parte inferior mais à esquerda, sobre o filme, lê-se “Foto// J. Siqueira. // Corumbá.”
Em close, um abacaxi.
Em close, um abacaxizeiro. Abaixo, sobre o filme, lê-se: “Foto J. Siqueira// Corumbá.”
Entre duas bananeiras, à esquerda, um militar com uniforme de guerra segurando um cacho de bananas, e, à direita, um homem de calças e camisa brancas se apoia, em dois cachos de bananas, cada um de um lado. Na parte inferior, ao centro, sobre o filme, lê-… Ler mais
Homem de calças e camisa brancas se apoia, em dois cachos de bananas (Musa sp.), cada um de um lado. Na parte inferior, ao centro, sobre o filme, lê-se: “Foto J. Siqueira// Corumbá.”
Em primeiro plano, um mamoeiro; em segundo, hortaliças variadas. Ao fundo, bananeiras e a mata.
Em primeiro plano, à esquerda, um mamoeiro; em segundo, hortaliças variadas. À direita, tangerineiras; ao fundo, bananeiras, depois, a mata, então, a silhueta da montanha. Sobre o negativo, à direita, lê-se: “Foto// J. Siqueira// Corumbá”.
À esquerda, um canteiro de bananeiras, seguido, à direita, canteiro de cana-de-açúcar. Ao fundo, a silhueta do Morro das Trombas dos Macacos. No canto inferior direito, sobre o filme, lê-se “Foto // J. Siqueira. // Corumbá.”
E primeiro plano, canteiro de tomateiros e canteiro de pés de cebolas, em segundo. Mais ao fundo, árvores, à esquerda, e bananeiras, à direita. Mais ao fundo, a mata. À direita, canto inferior, feito sobre ao filme, lê-se “Foto J. Siqueira// Corumbá.”
Em primeiro plano, fileiras de mamoeiros; em segundo, de tangerineiras. Ao fundo, o Moro das Trombas dos Macacos.
Em um campo aberto, à esquerda e à direita choupanas, a primeira circular e a outra, retangular em duas águas. Entre uma e outra, quatro homens, sendo um deles em uniforme militar e o outro encostado à beira da segunda choupana. Também, galinhas/galos… Ler mais
Em primeiro plano, e entre outras culturas como mamoeiros e tangerineira [?], tomateiros. No fundo, silhueta do Morro das Trombas dos Macacos. No canto inferior direito, sobre o filme, lê-se “Foto J. Siqueira. // Corumbá.”
Três tomateiros, sendo dois deles (o primeiro e o segundo) seguros por dois homens cujas cabeças foram cortadas. Na parte inferior esquerda, sobre o filme, lê-se “Foto// J. Siqueira. // Corumbá.”
Três homens de terno e gravata à beira de uma cerca e da estrada posam para a fotografia. O do meio veste terno branco e segura um paletó cinza nos braços, os outros dois terno cinza. De um lado a outro da estrada, estão canaviais. À esquerda, escrito… Ler mais
Em meio a canteiros, tendo em primeiro plano, à direita, um tambor com uma muda, cinco homens se alinham: os dois primeiros de ternos brancos, gravatas e calças brancas, um com as mãos para trás e o outro com as mãos na cintura; o terceiro, trajando… Ler mais
Atrás de uma árvore e após um aceiro, vê-se um milharal. Ao fundo, a mata e, mais atrás, a silhueta das montanhas.
Bananeiras com pencas em amadurecimento. No canto inferior direito, sobre o filme, lê-se “Foto // J. Siqueira. // Corumbá.”
Canavial. No canto inferior direito, sobre o filme, lê-se “Foto // J. Siqueira. // Corumbá.”
A partir de um ponto mais elevado, em primeiro plano, parte do telhado; em segundo plano, a moenda; cercando as duas construções: árvores, entre elas palmeiras imperiais; mais ao fundo bananeiras; mais atrás canaviais; mais atrás, à esquerda, silhuetas… Ler mais
Vista, a partir do rio Paraguai, de todo complexo da Charqueada “Barrinhos”, tendo ao fundo, a silhueta de um morro.
Em galpão amplo, iluminado por lâmpadas bubônicas, à esquerda, um carrinho em trilho, em segundo plano, dois homens conversam, estando um deles apoiado na pilastra; à direita três torneiras com seus respectivo baldes e um barril. Ao fundo, duas portas e… Ler mais
Casa de construção básica e telhado em quatro águas, apresentando, em sua fachada, em equilíbrio, duas janelas (nas laterais) e duas portas (mais ao centro). À porta da direita, um homem em roupas brancas e chapéu posa olhando diretamente para o… Ler mais
À esquerda, construção com telhado de quatro águas e duas portas centrais ladeadas por duas janelas, do lado direito do prédio, um homem vestido de branco e chapéu; à esquerda, outra construção com telhado de duas águas, uma janela e três portas. Sobre a… Ler mais
Píer de concreto com estrada de ferro, em primeiro plano; ao fundo, o rio Paraguai e a outra margem.
De dentro de um curral, vista do corredor e do brete.
Atrás de conjuntos de varais para secagem do charque, à esquerda, um prédio com portas em arco e telhado em quatro águas, tendo ao fundo um píer; à direita, um galpão.
Em primeiro plano, centenas de varais de troncos; ao fundo, [os armazéns ou matadouros].
Dois tanques utilizados para salgar couros. Ao fundo, em um corredor, um carrinho através do qual os couros são trazidos. À direita, monte de sal.
Vista das margens de um rio tirada a distância e que se tem, em primeiro plano, à esquerda, parte de uma cerca que adentra as águas, um cavaleiro e sua montaria, e, à direita, a boca de um curso d’água. Em segundo plano, subindo as margens, temos, à… Ler mais
Quatro peões tentam mandar um boi [touro?] para o curral.
Em um curral, é possível contar sente bois reprodutores. Na parte inferior da fotografia, escrito a mão sobre o negativo, lê-se: “Fasenda Piuva. Creador José Monaco.”
Em uma varanda de mureta de tronco de madeira e telhado de amianto, observam-se quatro celas sobre a mureta distribuídas equanimemente à esquerda e à direita da porta de entrada, em cuja soleira encontra-se uma menina de vestido. Na varanda, uma mulher… Ler mais
Dos fundos de uma casa feita com troncos e telhado de amianto, atrás de uma espécie de palmeira, perfilam-se nove cavalheiros vestidos para montaria divididos em dois grupos: o primeiro, à esquerda da palmeira, formado por quatro cavalheiros e seus… Ler mais
Cavalo vermelho sem sela utilizado nos trabalhos no Pantanal. À esquerda, segurando o animal pelo arreio, um peão pantaneiro vestido a caráter de chapéu e perneira de couro até os joelhos, porém, descalço.
Cavalo branco sendo seguro, à esquerda, pelo arreio por um peão pantaneiro de quem aparece apenas o braço esquerdo e parte de sua perna protegida por uma perneira de couro.
Boi sendo seguro, à direita, por corda amarrada a enormes chifres por um peão pantaneiro vestido a caráter de chapéu e perneira de couro até a cintura, porém, descalço. Ao lado esquerdo, uma métrica vertical.
Cavalo escuro sendo seguro, à esquerda, pelo arreio por um peão pantaneiro vestido a caráter de chapéu e perneira de couro até a cintura, porém, descalço.
Em uma área aberta para mineração, vê-se, à esquerda, morro abaixo, um casebre de madeira. Morro acima, troncos e o resto de vegetação na parte mais elevada. Ao centro, tendo barranco e uma estrutura de arrimo à esquerda e uma estrada improvisada, veem-… Ler mais
Em primeiro plano, tronco de árvore cortada quase rente ao solo. Ao longe, após uma linha de terra marcada, homens dispersos no horizonte, próximos a um comboio de veículos que erguem a poeira da estrada de chão.
Estrada de Ferro Corumbá-Santa Cruz de La Sierra.
Ao longe, treze operários dispersos em linha; Mais atrás, um comboio de veículos e a poeira da estrada de chão. Ao fundo, silhueta da montanha da esquerda até o centro.
Canteiro das obras de ponte em concreto armado, à esquerda; esquerdo-centro, vagões de materiais de construção.
Canteiro das obras de ponte em concreto armado.
Em uma sala de aula, sentadas de costas meninas (concentradas à esquerda) e meninos (à direita), e por isso algumas crianças se voltam para o fotógrafo – aparentam ter entre oito e onze anos. À frente da turma, quatro homens compõem a mesa: o primeiro e… Ler mais
Fachada em Art déco “Sertanejo”. São duas janelas retangulares com bandeiras em vidros separadas por uma porta de madeira. Estão “enterradas” em paredes espessas, marcadas nas extremidades e entre si por “pilares” decorativos que alcançam, no topo da… Ler mais
Em um laboratório de ciências, à esquerda, vê-se um mostruário cujo sob o vidro destaca-se uma aranha além de outros materiais laboratoriais químicos; à direita, detalhe de duas fileiras de cadeiras com assentos retráteis coladas lado a lado; em segundo… Ler mais
Às margens do rio Paraguai, uma fila de dezenas de homens trajando terno e outra dezena de militares (entre Armada e Exército) identificados pelo uniforme. Ao fundo, à direita, mais observadores, tendo atrás de si área arborizada, e, à esquerda, destacam-… Ler mais
Do rio Paraguai, surto no porto de Corumbá, o monitor “Paraguaçu”, vista de estibordo. Escrito a mão sobre o negativo, lê-se: “Monitor ‘PARAGUASSÚ’ no Porto// de Corumbá Máto Grosso”.
Em frente ao gradil de um jardim público, perfilam-se oito automóveis de diferentes modelos, e um fora do alinhamento, à direita. Posam com um dos pés sobre um dos pneus ou sobre o pára-choque dianteiro ou alinhando-se ao lado do veículo seus respectivos… Ler mais
Trecho da Ladeira da Candelária, em cujo lado esquerdo veem-se um terreno muretado e árvores ornamentais sobre a calçada; à esquerda, na esquina, um senhor volta-se para uma senhora sob a sombra de um Sete-Copas. Mais atrás, ao centro da fotografia, uma… Ler mais
Vista aérea de Corumbá em que se veem trechos de ruas, telhados de casas e outros prédios e veículos. Na frente, no canto inferior direito, nota-se um carimbo em alto relevo em formato circular, em que se lê: “FOTO CUNHA CORUMBÁ – M.T. ”
Vista aérea de Corumbá, de onde se vislumbra a cidade, em primeiro plano, e, em segundo plano, o rio Paraguai e suas curvas. A mão, sobre o negativo, lê-se, na parte superior: “Corumbá MT” e, na parte inferior, “Vista da cidade Abr. 39”.
Vista aérea do Porto de Corumbá em que se veem ruas de chão, barracões, casarões e detalhe de curvas do rio Paraguai. Acima da foto, a tinta preta, lê-se “Corumbá MT”, e, abaixo, “Porto fluvial Abr. 39”.
À direita, o portão de entrada de uma casa em estilo Classicismo de cujo jardim vê-se uma palmeira imperial. A partir desse ponto, vê-se, em baixo, detalhe do rio Paraguai e, à esquerda, em segundo plano, um navio ancorado. A mão, sobre o negativo, lê-se,… Ler mais
Anexos: 04 Ofícios
Anexo: 01 Ofício
Anexos: 06 Ofícios
Anexo: 03 Ofícios
Anexos: 12 Ofícios
Anexo: 02 Ofícios
Anexos: 02 Quadros Demonstrativos
Anexo: 01 Quadro (Mapa) Demonstrativo
Documento incompleto
Anexo: 01 Ofício
Anexos: 04 Ofícios
Anexos: 02 Ofícios
Anexo: 01 Ofício
Relatório passado no Quartel do Comando do Distrito Militar do Baixo Paraguay em Corumbá.
Anexos: 03 Relatórios