Mostrando 152 resultados

Descrição arquivística
CUIABÁ Item Documental
Opções de pesquisa avançada
Visualizar impressão Visualizar:

Vista Parcial da Cidade. Fotógrafo Foto Pierre (Pierre Marret).

A partir do Morro da Luz, estão enquadrados os grandes edifícios da região central de Cuiabá: do “Tóquio Tower”, na Rua Comandante Costa, ao “Maria Joaquina, na esquina das ruas Cândido Mariano e Pedro Celestino. No primeiro plano, as copas das árvores do Morro da Luz, destacando-se os Ipês-rosa floridos. Mais atrás, a fachada dos prédios baixos na Avenida tenente-coronel Duarte, a Prainha. No plano imediatamente ao fundo deste, centralizado na imagem, na rua Ricardo Franco esquina com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, o “Palácio do Comércio”. Mais ao fundo, da esquerda para a direita: trecho da Praça da República, e, mais ao centro, atrás do “Palácio do Comércio”, as silhuetas das copas das palmeiras-imperiais, finalizando, na mesma linha, no Edifício “Maria Joaquina”. Na linha ao fundo: detalhe da fachada e lateral do “Palácio da Instrução” e Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus, á esquerda; ao centro, o Edifício da Rádio Excelsior e o Palácio Paiaguás, estes espremidos entre a Getúlio Vargas e a Cândido Mariano. Mais ao fundo, à esquerda, a “Tóquio Tower” e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS); à direita, entre o Palácio Paiaguás e o “Maria Joaquina”, detalhe da fachada da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT). À esquerda, no canto superior, sobre um azul límpido do céu de inverno do Cerrado, lê-se, em letras garrafais amarelas: “CUIABÁ”.

Vista aérea de Cuiabá.

Vista aérea de Cuiabá onde se diferenciam seus dois distritos de então: Sé e São Gonçalo de Pedro Segundo, trilhas e construções urbanas, além do rio Cuiabá e do tanque de Ana Poupina. Na parte superior, escrita sobre o negativo, lê-se: “Cuiabá MT”; e na inferior à direita, do mesmo modo: “Abril 1939”

Visita do presidente Getúlio Vargas a Cuiabá.

No aeroporto, o presidente Getúlio Dorneles Vargas sendo recebido com honras de chefe-de-Estado pelo interventor Federal Júlio Strübing Müller e comitiva de autoridades militares com uniforme apropriado para a ocasião, cujo general o cumprimenta. Em segundo plano, tropas de infantaria perfilam-se e saúdam as autoridades empunhando espadins e baionetas, à direita à frente e à sombra de arvoredos que se estendem ao longo do largo. Atrás das tropas, vê-se a traseira de um automóvel. À esquerda, ao fundo, o comboio de automóveis com algumas pessoas próximas e em pé.

Um trecho do jardim do estabelecimento “Avelino Siqueira”.

Pátio interno de casa Colonial cujo jardim tem iluminação a gás com luminárias em estilo inglês. Veem-se dez crianças – nove meninas e um menino – dispostos em uma espécie de corredor entre o jardim e a casa. Cinco das meninas, à esquerda, trajam um vestido escuro com fitas brancas. Outras quatro meninas trajam vestidos brancos, inclusive uma pequenina sentada na janela à esquerda. O menino veste paletó escuro, camisa branca e calças curtas com meia e sapatos, e encontra-se sentado junto ao jardim. Acima da fotografia lê-se impresso em preto: “CUYABÁ – MATTO-GROSSO”; e abaixo: “UM TRECHO DO JARDIM DO ESTABELECIMENTO ‘AVELINO SIQUEIRA’”.

Turma do Liceu Cuiabano.

Nos fundos do Palácio da Instrução, doze garotos, alunos na mesma escola de Adelaide de Almeida, posam para a foto. Todos uniformizados de calça comprida e uma camisa de manga comprida com cinco botões, à exceção de dois meninos: um está segurando a camisa com seu braço esquerdo, e o outro está de calça clara e camiseta listrada. Sobre a imagem, na parte inferior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Turma do I Curso de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso.

16 mulheres da primeira turma de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso. Todas trajam blusa branca com duas insígnias na lapela do paletó de manga comprida de cor clara. Na primeira fila, sentadas, da esquerda para direita: Ana Antônia de Miranda, Adelaide de Almeida Orro, Monitora do M.S enfermeira Oppelina Rollemberg, Adair e mulher não identificada. Na segunda fila, em pé, da esquerda para a direita: Normélia Galvão, mulher não identificada, René de Siqueira, mulher também não identificada, Luiza Pires, Lucila, Mariana de Almeida, e outras quatro mulheres não identificadas. Ao fundo, detalhe de casa com janela e porta. À esquerda, na linha da primeira fila, observa-se o braço e parte do ombro esquerdos de uma criança.

Solenidade de Formatura da Primeira Turma de Auxiliares de Enfermagem, no Palácio Alencastro. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian]

Num auditório, em primeiro plano, um pedestal de madeira com um forro de renda branca sobre o qual repousa a Lâmpada Florence Nightingale. Sobre um tablado iluminado por dois candelabros, e enfeitados para a ocasião por dois vasos de flores dispostos no chão aos pés esquerdo e direito da mesa ao centro, forrada com rendas. À direita, um aparador de madeira com três pequenos vasos com flores, bem atrás do grupo que compõe a mesa, naquele canto. Compondo a mesa, da esquerda para a direita: Noíse Curvo, homem não identificado, outro homem não identificado, homem também não identificado, também sem identificação, também não identificado, dr. Henrique de Aquino, enf.ª Erzila Perri, dr. Clóvis Pitaluga de Moura, homem não identificado, homem não identificado, dr. Antônio Maciel Epaminondas, enfermeira Adelaide de Almeida Orro. Em pé, discursando, finalmente, um homem não identificado.

Solenidade da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, alguns cartazes sobre saúde na parede e, à frente, uma mesa com forro branco e arranjo de flores ao centro. Compõem a mesa, da esquerda para a direita: Esther, mulher não identificada, Myres (então presidente da ABen-MT), mulher não identificada, outra mulher não identificada e Adelaide de Almeida Orro. Estão todas em pé e aparentemente estão em postura respeitosa durante execução do Hino Nacional Brasileiro. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em pequeno retângulo branco “Jul-99”.

Semana da Criança, em Cuiabá.

Ao redor de uma mesa com salgadinhos, bolos e refrigerantes, estão 18 pessoas. Os homens de terno e gravata e as mulheres, à exceção de Adelaide de Almeida Orro, estão de vestido preto. Adelaide encontra-se à cabeceira da mesa oferecendo um pratinho. Na parte superior da foto, escrito à mão: “Semana da Criança 52 // S.E.S.C”.

Semana da Criança no SESC.

Em sala cujas paredes são azulejadas de branco, com duas janelas, e no entorno de uma mesa servida de lanches e seis garrafinhas de refrigerantes, veem-se, segurando uma garrafa, Adelaide de Almeida Orro, à direita, (cortada na foto), oito crianças, e, entre os adultos, à esquerda, da esquerda para a direita: Jesuína, Erzila Perri, mulher não identificada e Aurora. Na parte superior à direita, escrito a caneta azul: “Semana Criança 52//SESC.”

Semana da Criança em Cuiabá no Grupo Escolar “Barão de Melgaço”. Fotógrafo Foto Chau [Lázaro Papazian]

Sob uma tenda, menino, uniformizado, lendo uma lauda enquanto é observado por outros meninos vestidos como ele e um grupo de cinco homens trajando ternos e gravatas (os três primeiros, terno branco; os outros dois, cinza). Atrás destes, sob a pilastra vislumbra-se uma mulher, assim reconhecida pelo penteado. Sob a imagem, lê-se impresso: “Semana da Criança em Cuiabá. 1 948”.

Secretaria Geral. Fotógrafo Foto Arturo.

Na esquina da rua Comandante Costa e Avenida Presidente Getúlio Vargas, ergue-se o prédio da Secretaria Geral do Estado de Mato Grosso em estilo Art déco, e um jardim gramado em que se destacam dois Flamboyants e uma palmeira jovem que se assemelha à Jerivá. Descendo a Avenida, dois veículos Ford Sedan.

Sayonara, boate e parque recreativo. Fotógrafo Foto Pierre (Pierre Marret).

Detalhe do parque recreativo e da área coberta da boate Sayonara, vendo-se, à direita, um flamboyant (Delonix regia) florido. No chafariz, ao centro, vê-se dois macacos; ao redor, cadeiras coloridas. Ao fundo, jardim bastante verde. Impresso abaixo da imagem lê-se: “‘Sayonara’, boite [sic] e Parque Recreativo”.

Sala de aula de ensino secundário.

Em uma sala de aula de ensino secundário, são vistas dezenove carteiras em três fileiras, à frente, em oposição ao sentido destas, no centro da imagem e no vértice da parede, a mesa e a cadeira do professor trazendo um globo e um pote de barro. Na parede um quadro-negro seguido em linha reta um cartaz sobreposto a outro de “Iniciação Geographica”, um “Mappa Cosmographico”, um mapa da “America do Sul”, outro “Mappa Geral do Brasil” e, por fim, um mapa da “Oceánia”. Acima do quadro o perfil de um homem de cavanhaque que parece ser o presidente da República Campos Salles (1898-1902). Mais acima, uma lâmpada bubônica. Sobre a imagem, acima no centro, a nanquim, lê-se “2”.

Roda de conversa entre médicos e o secretário do arcebispo dom Aquino padre Teodoro Kolczycki.

Na lateral da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, vê-se uma roda de conversa. Ao fundo, está um Ford Deluxe preto. Estão registrados: Dr. Paulo Epaminondas; Dr. Manoel de Souza Vargas; Dr. Virgilio Alves Correa; Dr. Aguilar; Snr. Arquimedes Lima; padre Teodoro Kolczycki.

Retrato do Coronel Sebastião Rabelo Leite oferecido ao irmão, cunhada e sobrinho.

Retrato em gabinete do presidente do interventor federal Sebastião Rabelo Leite trajando uniforme militar de campanha cáqui de brim cujas platinas de coronel apresentam o “laço húngaro” característico dos oficiais do Exército Brasileiro de então, além de bandoleira e cinto com coldre.

Retrato de João José de Siqueira oferecido ao Sr. Fermino.

Retrato em gabinete de homem trajando fraque com colete. Apoia-se com o seu braço direito sobre um pilar em estilo grego com motivos florais em alto relevo. Sobre o mesmo pilar, descansa sua cartola. A mão esquerda apoia-se na bengala de um guarda-chuva fechado. Encerra a cena, à direita, uma cadeira vazia.

Reforma na Santa Casa de Misericórdia. Fotógrafo Foto Ferrari.

Fachada em estilo colonial com platibanda da Santa Casa de Misericórdia. Em primeiro plano, junto a escadaria de acesso à capela, em linha, monte de pedregulhos de pedra canga. Junto ao portão de entrada, após a escadaria, um homem de roupas simples e chapéu roto posa para foto sob andaimes que alcançam o alto do frontão semi caiado pouco abaixo do campanário com sino à mostra.

Recepção do Interventor Júlio S. Müller a um ilustre visitante.

Em frente de um hangar, autoridades civis (de terno e gravata) e militares (fardados, provavelmente da Polícia Militar, Exército e Marinha) posam para um fotógrafo que aparece de costas (em seu ombro, uma filmadora 16mm). Entre o grupo dos que estão posando, ao centro, o recepcionado de óculos trajando calças, terno e chapéu cinzas, com um buquê de flores no seu braço esquerdo. À sua esquerda, o interventor federal Júlio Müller. Há, à esquerda das duas autoridades, dois meninos vestidos como marinheiros, junto às três únicas mulheres da foto, as duas primeiras trajando vestido e casaco brancos.

Recepção ao Interventor Júlio S. Müller.

À direita, dois homens se cumprimentam. Ao centro, o Interventor Júlio S. Müller, acaba de cumprimentar um homem que segura um chapéu com sua mão esquerda e volta-se para os dois primeiros. Ao fundo, é possível contar mais sete homens, sendo os três últimos militares.

Primeiro curso de Auxiliar de Enfermagem.

Numa sala de aula, com carteiras de madeira e com modelo para assento em dupla, veem-se onze mulheres trajando o uniforme de auxiliar de enfermagem, sentadas em duplas, à exceção de uma que aparece, à direita, em primeiro plano. Leciona a professora Odília Mendes, de costas para a foto, também uniformizada.

Primeiras enfermeiras de Mato Grosso reunidas em Homenagem prestada pela Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à Adelaide de Almeida Orro.

As primeiras enfermeiras de Mato Grosso reunidas no saguão de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Myres, Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena Guimarães, Maria Affonsina dos Reis Batista e sentada ao centro Esther. É protegida por envelope de papel alcalino. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 6’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Primeiras Enfermeiras de Mato Grosso reunidas durante homenagem da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à sua primeira presidente e fundadora Adelaide de Almeida Orro.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), compõem a foto, da esquerda para a direita: Esther, Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Myres, Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena Guimarães e Maria Affonsina dos Reis Batista.

Primeira Turma de Auxiliar de Enfermagem da Escola de Enfermagem “dr. Mário Corrêa da Costa”. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian]

Num auditório, em primeiro plano, um pedestal de madeira com um forro de renda branca sobre o qual repousa a Lâmpada Florence Nightingale. Sobre um tablado, sob dois candelabros, dispõem-se corpo docente e formandos. As mulheres, à exceção de duas, estão com traje de enfermeira; e os homens, à exceção de um enfermeiro, trajam social completo. Na primeira fila, sentados, os professores: enfermeiras Alice Lotufo, Adelaide de Almeida Orro, Edna Perri Ricci; os médicos dr. Clóvis Pitaluga de Moura, dr. Henrique de Aquino, dr. Hélio Ponce de Arruda; por fim, a enfermeira Odilia Mendes. Na segunda fila, os alunos formandos: Benedita Lemes, mulher não identificada, Alexandrina, Dalvina, Nicolina, Benedita, mulher não identificada, Celina Costa e Silva, Diva Ribeiro, Nosson Galdino.

Primeira Maternidade de Cuiabá “Célula Mater” do Hospital Geral. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.

Vista da Maternidade de Cuiabá. No telhado, uma antena de rádio esticada por duas hastes. Da terceira janela, da esquerda para a direita, veem-se duas pessoas com blusa brancas. Na superfície, escrita à mão, lê-se: “1ª Maternidade de Cuiabá // Célula Mater do Hospital Geral // hoje da Unic.”

Primavera na Avenida Getúlio Vargas.

Vista da Avenida Presidente Getúlio Vargas ladeada por Flamboyants e seus casarios residenciais em Art déco. Dois automóveis descem a avenida enquanto um outro está estacionado. No passeio público, alguns pedestres descem em direção ao centro. Impresso abaixo da imagem lê-se: “Primavera na Avenida Getulio Vargas”.

Preparo de refeição.

Em cozinha azulejada na cor branca, duas auxiliares de enfermagem (identificadas pelo uniforme, touca e insígnia da Enfermagem na manga direita) trabalham junto ao fogão, enquanto uma terceira adiciona algo proveniente de uma lata em sua xícara (provavelmente, leite em pó). Está no centro uma mesa com forro estampado,sobre a mesma: bandeja com jarro de vidro e lata em cima, copo de vidro e vaso ornamental. Em primeiro plano, junto à mesa, Adelaide de Almeida Orro e Augusta Modesto; em segundo plano, junto ao fogão, duas mulheres não identificadas.

Porto, ao fundo a Ponte Velha sobre o rio Cuiabá. Fotógrafo Foto Pierre (Pierre Marret)

Vista de barcos ancorados à margem do rio Cuiabá. Em destaque, a Ponte Velha (Ponte Júlio Müller) com seus característicos arcos e parapeito em estilo Art déco. Sob a ponte, algumas pessoas se banham no rio. Ao fundo, as obras de construção do cais flutuante. Impresso abaixo da imagem lê-se: “Porto, ao fundo a Ponte Velha sôbre o rio Cuiabá”.

Políticos da UDN e militares.

Vinte e um homens, sendo dois militares, provavelmente da Polícia Militar, distribuídos em uma escadaria em quatro fileiras além daqueles que se encontravam do sopé da porta para dentro. Todos de ternos bem alinhados. Em primeiro plano, o último da esquerda para direita, identifica-se João Ponce de Arruda, um pouco mais moço que durante o seu governo no estado de Mato Grosso.

Palmeiras imperiais enfeitam a Praça da República.

Em meio a palmeiras-imperiais e oitis na Praça da República e a Avenida Presidente Getúlio Vargas ladeada por palmeiras vê-se a Catedral Senhor Bom-Jesus do Cuiabá em seu estilo Barroco com fachada em Eclético. A praça está movimentada com as pessoas e as ruas com os carros. Impresso abaixo da imagem lê-se: “Palmeiras imperiais enfeitam a Praça da República”.

Palácio Alencastro. Fotógrafo Foto Pierre (Pierre Marret).

Da Praça Coronel Alencastro, enquadra-se, à esquerda até o centro, o Palácio Alencastro, então sede do governo do estado de Mato Grosso. À direita, o chafariz, então, conhecido como Fonte de Luz, que jorra água que, pelo ângulo do fotógrafo, quase alcança a copa das palmeiras-imperiais. No passeio público, pessoas aproveitam o sol do meio do dia. No canto inferior esquerdo, lê-se em vermelho: “FOTOLEMBRANÇAS”; no canto superior direito, vazado com linhas brancas e colorido pelo azul límpido do céu: “CUIABÁ”.

O coronel presidente do Estado e a sua comitiva visitando o pavilhão “Afonso Pena”, depois dos cumprimentos oficiais.

Nos jardins da Praça “Coronel Alencastro”, ergue-se, à esquerda, um imenso pavilhão sustentado por palafitas e coberto por tecidos colorizados em listras rosas. À frente do pavilhão e abaixo, a banda do Batalhão de Polícia, no pavilhão, ao centro debruçado sobre o parapeito, o coronel Pedro Leite Osório, 1.º vice-presidente e então presidente em exercício do Estado. No parapeito é possível ler em bandeirolas onde se imprimem cada uma das letras: em um lado “AFFONSO PENNA”; no meio “15 NOVEMBRO”; e, no terceiro lado voltado para o fotógrafo “NILO PEÇANHA”. Na escadaria de acesso veem-se dois militares. Á direita do pavilhão, curiosos bem vestidos ou mais humildes observam a cena. Acima da fotografia, lê-se impresso: na primeira linha em negrito “Festejos commemorativos 15 de Novembro de 1906.”; na segunda linha “CUYABÁ – MATTO-GROSSO JARDIM DA PRAÇA ‘CORONEL ALENCASTRO’”. Abaixo da fotografia, também impresso: “O Coronel Presidente do Estado e a sua comitiva visitando o pavilhão ‘Affonso Penna’, depois dos cumpri-//mentos officiaes.”

No Morro da Luz.

Seis médicos e um padre posam para a fotografia do alto do Morro da Luz. O religioso veste batina, os demais vestem terno branco com gravata. Compõe a foto, segundo informação do verso, da esquerda para a direita: Dr. Paulo Epaminondas; Dr. Aguilar; Dr. Virgilio Alves Correa; Dr. Venicius Moraes; o padre Teodoro Kolczycki; Dr. Manoel Souza Vargas; e o último de nome também não identificado.

Missa de Formatura da Primeira Turma de Auxiliar de Enfermagem, no Asilo Santa Rita. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian].

Na Capela do Asilo Santa Rita, em frente ao altar do lado direito, vê-se detalhe da imagem de Santa Rita de Cássia, e ao fundo o altar talhado em madeira em estilo colonial. Ao pé do altar, compondo a foto, têm-se, na primeira fila: Adelaide de Almeida Orro, Irene, Diva, Antonia Benedita; na segunda fila: Odília, Jesuína, Benedita Lemes, Celina, Alexandrina, Nicolina Gomes, freira não identificada; e, na terceira fila: Alice Lotufo, homem não identificado, dr. Clóvis Pitaluga de Moura e Nasson Galdino.

Membros da UDN (União Democrática Nacional) de Cuiabá. Fotógrafo Foto Chau (Lázaro Papazian).

Trinta e um homens, sendo seis deles sentados. Todos de ternos bem alinhados em cinza ou branco. Abaixo da fotografia, datilografado, lê-se: “FOTO CHA’U – Cuiabá – MT.”

Maternidade sendo ampliada. Fotografia Adeleide de Almeida Orro.

Obras de construção do Hospital Geral na Rua 13 de Junho. Junto às obras, vê-se uma menina de vestido branco olhando para o esqueleto do prédio. Na superfície superior, escrito à mão lê-se: “Maternidade ampliada, tornou-se // Hospital Geral”.

Maternidade de Cuiabá.

À porta de entrada da 1ª Maternidade de Cuiabá. Em pé, nos degraus, da esquerda para a direita: Nicolina Gomes, Augusta Modesto, Adelaide de Almeida, Albina Albuquerque e Hilda.

Maternidade de Cuiabá.

Em frente à Maternidade de Cuiabá, em cuja fachada, em cima, à esquerda, lê-se “306”, veem-se, da esquerda para a direita: um menino não identificado de camisa e calça brancas e de pés descalços, seguido de uma senhora não identificada de vestido branco; e de três mulheres de toucas e uniformizadas como auxiliares de enfermagem Hilda, Nicolina Gomes e Aurora.

Interventor Júlio Strübing Müller no Aeroporto de Cuiabá

Interventor Júlio Müller trajando calças, terno e chapéu Panamá brancos posa para uma foto trazendo em suas mão algum objeto não identificado: à sua esquerda, um homem não identificado traja o mesmo terno exceto o chapéu que está ausente; à sua direita, o jornalista Arquimedes Pereira Lima também com o mesmo terno do interventor exceto o chapéu de feltro. Atrás, um avião monomotor RWD-13, de fabricação polonesa.

Interventor Júlio Strübing Müller no Aeroporto de Cuiabá.

Interventor Júlio Müller trajando calças, terno e chapéu Panamá brancos posa para uma foto trazendo em suas mão algum objeto não identificado: à sua esquerda, um homem não identificado traja o mesmo terno exceto o chapéu que está ausente; à sua direita, o jornalista Arquimedes Pereira Lima também com o mesmo terno do interventor exceto o chapéu de feltro. Atrás, um avião monomotor RWD-13, de fabricação polonesa.

Interventor Júlio Strübing Müller junto às obras da Ponte “Júlio Müller”.

Interventor Júlio Müller, o oitavo da esquerda para a direita, tendo ao seu lado direito, sua senhora dona Maria de Arruda Müller junto a outros homens civis e um militar em pé num cais à beira do rio junto às obras da Ponte “Bacharel Júlio Müller”. À direita, um degrau abaixo, vê-se um menino. Ao fundo, o rio Cuiabá e sua outra margem.

Interventor Júlio Strübing Müller e senhora Maria de Arruda Müller no canteiro de obras da Ponte “Júlio Müller”.

Interventor Júlio Müller, o oitavo da esquerda para a direita, tendo ao seu lado direito, sua senhora dona Maria de Arruda Müller junto a outros homens civis e um militar em pé num cais à beira do rio junto às obras da Ponte “Bacharel Júlio Müller”. À direita, um degrau abaixo, vê-se um menino. Ao fundo, o rio Cuiabá e sua outra margem.

Interventor Julio S. Müller e sitiantes.

Da varanda de uma casa rural, atrás de uma mureta típica, posam cinco homens e um menino: o interventor Júlio S. Müller com o braço direito escorado sobre o muro, vestindo camisa branca com os punhos dobrados; um homem de camisa branca e lenço amarrado ao pescoço; um homem mais atrás, de camisa branca riscada e suspensórios; um menino descalço sentado sobre a mureta vestindo camisa e calças compridas cáqui; um homem de terno branco com o braço esquerdo escorado sobre a mureta; e, por fim, acotovelado sobre a mureta, um outro homem, também trajando um terno branco. Ao centro da varanda, a portinhola de madeira aberta. Dentro da varanda, duas lâmpadas bubônicas e, ao que parece, um lampião a querosene. À frente da casa um Ford modelo “T” (em detalhe) cuja placa é possível ler: “P. 1-517”. À esquerda da casa um poste de madeira e uma cerca para árvores. Ao fundo, visto através da varanda, o detalhe de uma serra.

Interventor José Marcelo Moreira e outras autoridades no Palácio da Presidência (atual Palácio Alencastro)

Dentro do hall do Palácio da Presidência (atual Palácio Alencastro) ainda em estilo neoclássico, ao centro de um grupo de 27 homens trajados a rigor vê-se o então interventor Federal no Estado de Mato Grosso José Marcelo Moreira. Destacam-se, entre outros, um padre e um homem de origem árabe usando um solidéu modelo tubeteika, à direita.

Inauguração da Rua Coronel Benedito Leite.

Autoridades reunidas em torno do então interventor José Marcelo Moreira durante seu discurso de inauguração da Rua cel. Benedito Leite. Dois religiosos de batina se posicionam à esquerda e à direita, sendo este último o arcebispo dom Aquino Corrêa. Ao seu redor, civis (de ternos e calças brancos com exceção de um que leva um lenço ao rosto) e militares (destacados pela farda) – estes últimos posicionados à direita.

Inauguração da Escola de Arruda [?]. Fotógrafo Foto Euzaidem.

Em um pátio externo, dezenas de pessoas posam para a fotografia. A maioria se veste de maneira simples como operários. Destacam-se um homem, à esquerda, de terno branco e chapéu Panamá, junto a dois meninos, e um senhor de cabelos brancos de terno branco junto ao grupo que está de frente para o fotógrafo.

Igreja São Gonçalo. Fotógrafo Foto Pierre (Pierre Marret).

Atrás de um flamboyant florido, vê-se parte da lateral e a fachada em Neogótico do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Impresso abaixo da imagem lê-se: “Igreja de São Gonçalo”, embora se trate do Santuário.

Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Fotografia Adelaide de Almeida Orro.

Ao fundo da Praça da República, vê-se a Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Transeuntes caminham pela praça e pela rua. À direita, enfileiram-se palmeiras-imperiais, adornando a avenida Presidente Getúlio Vargas. Ao lado da igreja, e do outro lado da rua, veem-se carros estacionados - Ford Convertible e Ford Coupé.

Igreja Mãe dos Homens.

Fachada de igreja em estilo eclético com três portas com detalhes neogóticos (ogivais) e janelas modernistas. Há uma imensa cruz que sobe da ogiva maior ao meio até a platibanda. No topo, uma cruz menor. À direita um poste de energia e o detalhe de um prédio com sobrado. À frente, a rua e a calçada oposta a da igreja.

Igreja do Seminário em estilo gótico.

Vista em contramergulho da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho em estilo Neogótico no alto do morro do Seminário a partir da Praça Ipiranga emoldurada por flores de flamboyants. À frente da vista da igreja, os fios elétricos e detalhe de um poste, à direita. Impresso abaixo da imagem lê-se: “Igreja do Seminário em estilo gótico”.

Homenagem das Ciências Neurológicas a Adelaide de Almeida Orro.

Junto ao parlatório de madeira simples com microfone em pedestal, de onde fala uma mulher loira de vestido longo de cor bege com detalhes mais escuros à homenageada Adelaide de Almeida Orro, trajando blazer branco com um vestido preto e segurando uma pasta de cor azul no braço esquerdo.

Homenagem da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à Adelaide de Almeida Orro.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se, ao fundo, na parede, vários tachos decorativos de cobre. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, duas mulheres não identificadas, Esther e outra mulher não identificada. Na superfície da foto, marcado do lado direito “26 6’97”, mais no canto direito, junto à lateral em branco, está marcado “Jul-99”.

Governador José Garcia Neto. Fotografia Chau [Lázaro Papazian].

Na esquina de uma praça, tendo ao fundo, à direita, uma casa em cuja fachada se lê, em arco, “Rodomaq”, abaixo o desenho de uma patrola mecanizada, e, na janela, um vulto. À frente desta casa, dois carros parados, em um deles, um homem de terno está à porta olhando para a direita, como quem vigia a área. Do lado esquerdo, ainda no fundo, dentro do carro uma senhora aguarda. Próximo a um jardim um garotinho com a mão na cintura. À frente, centralizado, o advogado Renato Orro posa ao lado do governador José Garcia Neto; junto, autoridades: um militar, à esquerda do governador; outros três civis (todos de terno): um à direita e os outros dois atrás. À direita do grupo, a traseira de um carro preto estacionado na rua.

Funcionários da Delegacia Federal de Saúde.

Em frente à Delegacia Federal de Saúde, veem-se, em primeiro plano e sobre degrau, dois homens à entrada; e três mulheres na soleira da porta. Segue, da esquerda para a direita: Clodoaldo Lima, Neli, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Adelaide de Almeida Orro e Gonçalo Rodrigues. À direita, mais acima, vê-se, junto a uma janela, uma placa com letreiro ilegível.

Funcionários Centro de Saúde de Cuiabá, durante a Semana da Criança.

Na escadaria do Centro de Saúde de Cuiabá, em cuja parede do lado direito ao fundo se vê cartaz em alusão à “Semana da Criança”. Compõem a foto, da esquerda para a direita, na primeira fila: Elisa, Regina Epaminondas (criança) e Orminda Pitaluga de Moura; na segunda fila: Edir Ribeiro (moça), Mariana de Almeida, mulher não identificada; na terceira fila: Adelaide de Almeida Orro, Antonieta Epaminondas, Diva Ribeiro, Iracema Pimentel, Mariana de Palma Arruda; por fim, na quarta fila: Dr. José Augusto de Almeida (dentista), Dr. Clovis Pitaluga de Moura, Dr. Henrique de Aquino. Na frente, na margem inferior da foto, apresenta escrito “Semana da criança – 1950 – Cuiabá”.

Funcionárias da Delegacia Federal de Saúde.

Funcionárias da Delegacia Federal de Saúde, da esquerda para a direita: Maria Nely Magalhães (de vestido estampado, e de gola redonda com babados e uma bolsa pendurada no ombro esquerdo); ao seu lado uma mulher de nome não identificado (de saia preta e blusa branca); Adelaide de Almeida Orro (de saia escura e blusa branca); Dóris (de saia preta e blusa branca); e Dirce (de vestido preto até no joelho com gravata de marinheiro).

Fachada do Liceu Cuiabano e seu corpo docente.

Alinhados na escadaria de um prédio, por cujo detalhe da fachada percebe-se se tratar de estilo Art déco, estão cerca de uma centena de homens e mulheres, entre religiosos ou não, identificados pelos trajes. Sob a fotografia, lê-se a lápis: “Fachada do Liceu Cuiabano - 1940”.

Distribuição de presentes aos filhos dos hansenianos.

Em primeiro plano, uma mesa repleta de embrulhos na soleira da porta. Porta-fora, duas crianças, à esquerda. Recebem cada uma um embrulho, dado por uma senhora não identificada, à direita. Atrás, Adelaide de Almeida Orro, ao lado, de cabeça abaixada, olhando para as crianças, enquanto outra mulher segurando uma forma de alumínio arredonda observa as mesmas crianças. Ao fundo, duas mulheres com crianças de colo sorriem para a foto.

Desfile em frente ao Palácio da Instrução.

Em frente ao Palácio, passam em marcha sete policiais militares identificados por capacete e pelo uniforme destinado a desfiles da época. Todos, a exceção de três, portam espingarda com baionetas, uma das quais traz uma flâmula cujo conteúdo está ilegível pelo movimento. As três exceções se referem: a um policial que mostra apenas o busto; outro que porta a bandeira nacional na vertical; e outro que traz, abaixada, uma bandeira branca que faz referência à Inconfidência Mineira e Tiradentes. Na escadaria do Palácio, homens saúdam o acontecimento com a mão direita sobre o peito, como são os casos dos dois homens de terno e gravata no degrau mais à frente, ou com a continência militar, como são os casos dos oficiais militares que se enfileiram sobre os degraus. No parapeito em frente ao Palácio da Instrução, acotovelam-se, à esquerda, uma moça e dois jovens rapazes; e, à direita, uma senhora que aplaude e um grupo de oito homens visíveis, trajando terno e gravata, ou apenas camisa. Das janelas do prédio, veem-se curiosos.

Desembarque do Interventor Júlio S. Müller em Cuiabá.

No antigo campo de aviação de Cuiabá, posam um homem desconhecido, o Interventor Júlio S. Müller e Archimedes Pereira Lima. Os três trajam terno branco, calças brancas e gravata; o Interventor usa um chapéu Panamá e Pereira Lima, um chapéu de feltro. Ao fundo, um monomotor RWD-13, de fabricação polonesa.

Deputados Constituintes da UDN da 1.ª Legislatura (1947-1951). Fotógrafo Foto Chau (Lázaro Papazian).

No lance de escadas da direita do então Palácio de Justiça, alinhados em três fileiras, os deputados constituintes. Trajam terno e gravata em três cores diferentes: terno e calças com risca de giz, o da primeira fileira, à direita; terno e calças em cinza, o primeira da esquerda, na segunda fileira; terno e calças pretos, o primeiro da esquerda, na última fileira; terno e calças brancas todos os outros sete restantes.

Curso de Especialização. Fotografia Foto Elza.

Uma grande sala de aula, com duas janelas grandes, e uma sacada. Veem-se carteiras escolares, e, sobre uma delas, um retroprojetor. Ao fundo, um lavabo. Compõem a foto 17 mulheres. Adelaide de Almeida Orro é a primeira, à direita.

Correios e Telégrafos.

Na Praça da República e suas características palmeiras imperiais, junto à rua “13 de Junho”, o prédio dos Correios e Telégrafos de Cuiabá em estilo Art déco. Na frente do prédio, com um carro estacionado, dois vendedores de comida de rua atendem seu cliente; na calçada, uma senhora se aproxima; nas ruas, dois carros Ford 1949. Ao fundo, vê-se a Igreja Presbiteriana.

Corpo Médico.

Em frente a um prédio, oito homens trajando ternos (sete deles branco, o do primeiro cinza riscado) posam para a foto. Ao fundo da fila, entre o sétimo e o oitavo, a cabeça de um menino, que se esforça por aparecer entre os vãos das barras do muro.

Concurso de “robustos” no Centro de Saúde.

Em uma sala no Centro de Saúde de Cuiabá, reúnem-se corpo médico e enfermeiras, três das quatro seguram cada uma um bebê, à direita. Ao fundo, vê-se uma janela, e nela a cabeça curiosa de uma menina. As paredes são azulejadas, em branco a meia altura.

Resultados 1 até 100 de 152