Dossiê / Processo 0149 - “Limpeza da área” (JRC) do Projeto Filinto Müller (conjunto de oito documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 1 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 2 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 3 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 4 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 5 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 6 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 7 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 8

Área de identificação

Código de referência

BR MTAPMT JRC-CD-AS-0149

Título

“Limpeza da área” (JRC) do Projeto Filinto Müller (conjunto de oito documentos)

Data(s)

  • 1985 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Papel fotográfico, 8,9cm x 13,1cm, COR.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê contendo oito fotografias pertinentes ao acompanhamento da “limpeza da área” (JRC) do Projeto Filinto Müller por parte da equipe da CODEMAT – projeto desenvolvido na região de Panelas, às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Como “limpeza da área” se deve entender: últimos preparativos de abertura de mata, recolhimento de troncos e entulhos, a fim de receber a comitiva do governador para a inauguração do projeto. Veem-se no “DOCUMENTO 01” e no “DOCUMENTO 02” as ruínas das antigas dependências municipais de Aripuanã, seguidas, adiante, do trabalho do “primeiro trator de esteira do projeto” (JRC), que “limpa o local” (JRC). No “DOCUMENTO 03”, destaca-se o próprio trator, dirigido por homem não identificado. Lê-se na parte superior do maquinário: “Fazenda CONCISA”. Já no “DOCUMENTO 04”, tem-se a pista de pouso do projeto. Notam-se ali alguns troncos e galhos caídos. Caminham na pista: Moisés Feltrin (diretor da CODEMAT), à esquerda, e homem não identificado, à direita. Uma névoa aparece em segundo plano. O “DOCUMENTO 05”, o “DOCUMENTO 06”, o “DOCUMENTO 07” e o “DOCUMENTO 08” trazem registros dos arredores da sede do projeto, com evidência ao Rio Roosevelt. Neles também se vê a mesma névoa. Importa citar, por fim, que a inauguração do projeto se encontra organizada no grupo “Álbum Terceiro (AT) ”, em “BR MT APMT.JRC.CD.AT”.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

As fotografias estão em estado regular de conservação, levemente amareladas devido à despigmentação. Ao lado do “DOCUMENTO 01”, escrito à mão no álbum, lê-se: “Sede // 1º trator // de esteira // trabalhando”. Igualmente, encontra-se escrito ao lado do “DOCUMENTO 02”: “1º trator // de esteira // trabalhando”. Já no caso do “DOCUMENTO 03”, encontra-se: “1º trator // de esteira”. E ao lado do “DOCUMENTO 04”: “Pista de // pouso, sendo // Roçada”. Por fim, ao lado, outra vez escrito no álbum, acompanham o “DOCUMENTO 05”, o “DOCUMENTO 06”, o “DOCUMENTO 07” e o “DOCUMENTO 08”: “Sede”. Um quadro na parte inferior direita das imagens, proveniente do trabalho de revelação, traz o mês e o ano: “mai. // 85”.

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados