Dossiê / Processo 0149 - “Limpeza da área” (JRC) do Projeto Filinto Müller (conjunto de oito documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 1 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 2 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 3 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 4 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 5 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 6 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 7 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0149 8

Identificatie

referentie code

BR MTAPMT JRC-CD-AS-0149

Titel

“Limpeza da área” (JRC) do Projeto Filinto Müller (conjunto de oito documentos)

Datum(s)

  • 1985 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Dossiê / Processo

Omvang en medium

Papel fotográfico, 8,9cm x 13,1cm, COR.

Context

Naam van de archiefvormer

Geschiedenis van het archief

Directe bron van verwerving of overbrenging

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

Dossiê contendo oito fotografias pertinentes ao acompanhamento da “limpeza da área” (JRC) do Projeto Filinto Müller por parte da equipe da CODEMAT – projeto desenvolvido na região de Panelas, às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Como “limpeza da área” se deve entender: últimos preparativos de abertura de mata, recolhimento de troncos e entulhos, a fim de receber a comitiva do governador para a inauguração do projeto. Veem-se no “DOCUMENTO 01” e no “DOCUMENTO 02” as ruínas das antigas dependências municipais de Aripuanã, seguidas, adiante, do trabalho do “primeiro trator de esteira do projeto” (JRC), que “limpa o local” (JRC). No “DOCUMENTO 03”, destaca-se o próprio trator, dirigido por homem não identificado. Lê-se na parte superior do maquinário: “Fazenda CONCISA”. Já no “DOCUMENTO 04”, tem-se a pista de pouso do projeto. Notam-se ali alguns troncos e galhos caídos. Caminham na pista: Moisés Feltrin (diretor da CODEMAT), à esquerda, e homem não identificado, à direita. Uma névoa aparece em segundo plano. O “DOCUMENTO 05”, o “DOCUMENTO 06”, o “DOCUMENTO 07” e o “DOCUMENTO 08” trazem registros dos arredores da sede do projeto, com evidência ao Rio Roosevelt. Neles também se vê a mesma névoa. Importa citar, por fim, que a inauguração do projeto se encontra organizada no grupo “Álbum Terceiro (AT) ”, em “BR MT APMT.JRC.CD.AT”.

Waardering, vernietiging en slectie

Aanvullingen

Ordeningstelsel

Voorwaarden voor toegang en gebruik

Voorwaarden voor raadpleging

Voorwaarden voor reproductie

Taal van het materiaal

Schrift van het materiaal

Taal en schrift aantekeningen

Fysieke eigenschappen en technische eisen

As fotografias estão em estado regular de conservação, levemente amareladas devido à despigmentação. Ao lado do “DOCUMENTO 01”, escrito à mão no álbum, lê-se: “Sede // 1º trator // de esteira // trabalhando”. Igualmente, encontra-se escrito ao lado do “DOCUMENTO 02”: “1º trator // de esteira // trabalhando”. Já no caso do “DOCUMENTO 03”, encontra-se: “1º trator // de esteira”. E ao lado do “DOCUMENTO 04”: “Pista de // pouso, sendo // Roçada”. Por fim, ao lado, outra vez escrito no álbum, acompanham o “DOCUMENTO 05”, o “DOCUMENTO 06”, o “DOCUMENTO 07” e o “DOCUMENTO 08”: “Sede”. Um quadro na parte inferior direita das imagens, proveniente do trabalho de revelação, traz o mês e o ano: “mai. // 85”.

Toegangen

Verwante materialen

Bestaan en verblifplaats van originelen

Bestaan en verblijfplaats van kopieën

Related units of description

Related descriptions

Aantekeningen

Alternative identifier(s)

Trefwoorden

Onderwerp trefwoord

Geografische trefwoorden

Naam ontsluitingsterm

Genre access points

Beschrijvingsbeheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

Toegepaste regels en/of conventies

Status

Niveau van detaillering

Verwijdering van datering archiefvorming

Taal (talen)

Schrift(en)

Bronnen

Voorwaarden voor raadpleging en gebruik

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places