Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1985 (Produção)
Nível de descrição
Dossiê / Processo
Dimensão e suporte
Papel fotográfico, 8,9cm x 13,1cm, COR.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê contendo seis fotografias pertinentes à construção de pontes na estrada do Projeto Filinto Müller – projeto desenvolvido na região de Panelas, às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Tratam-se de “pontes de pranchões” (JRC) feitas sobre pequenos cursos d’água na estrada que ligava a sede projeto à área escolhida para a implantação da cidade de Filinto Müller. Foi usada a estrada como trajeto da “comitiva do governador” (JRC), quando da inauguração do projeto – conforme se pode observar ao conhecer o grupo de fotografias chamado “Álbum Terceiro (AT) ”, em “BR MT APMT.JRC.CD.AT”. A estrada é de chão, o local tem aspecto de área de desmate. Vê-se no “DOCUMENTO 01” a primeira ponte do trecho – precisamente, 2 km, contados a partir da sede a área escolhida para a implantação da cidade. Nota-se que as pranchas de madeira não possuem cortes uniformes, bem como que dividem espaço com toras de árvores (“estivas” (JRC)), todas perpendiculares ao curso da água. Um homem não identificado caminha dando as costas para o fotógrafo. O “DOCUMENTO 02” registra a segunda ponte, em outro curso d’água, desta feita, construída de pranchas de madeira na parte mais funda e de troncos de madeira dispostos paralelamente na parte mais rasa. Em primeiro plano, Hilton Campos (engenheiro civil da CODEMAT) se equilibra na extremidade da ponte. Em segundo plano, da esquerda para a direita, um homem não identificado e Moisés Feltrin (diretor da CODEMAT) estudam um mapa, em frente a um veículo tipo camionete. Trata-se do “primeiro veículo do projeto” (JRC). Um pouco adiante, outro homem não identificado trabalha na poda das árvores. O “DOCUMENTO 03” retrata o mesmo conjunto de eventos, com o destaque de quatro homens que posam em cima da ponte. Da esquerda para a direita, o primeiro é H. Campos, o segundo não foi identificado, o terceiro é M. Feltrin e o quarto também não foi identificado – sabe-se apenas ser um dos mateiros do projeto. A fim de testar a estrutura da ponte, no “DOCUMENTO 04”, registra-se o veículo passando sobre a mesma. Uma vez mais, um homem não identificado (mateiro) cruza a ponte logo atrás do veículo. No “DOCUMENTO 05”, quatro homens posam para a fotografia, da esquerda para a direita, são eles: Jair Rodrigues Carvalho, H. Campos, M. Feltrin e pessoa não identificada. Todos estão sobre os troncos de madeira da ponte. Finalizando o dossiê, no “DOCUMENTO 06”, o veículo finaliza sua passagem sobre o trecho. Lê-se na tampa da carroceria da camionete: “TOYOTA”. Três homens estão no registro: em primeiro plano, uma pessoa não identificada (mateiro) encontra-se à esquerda; em segundo plano, da esquerda para a direita, estão Jair Rodrigues Carvalho e outro homem não identificado.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
As fotografias estão em estado regular de conservação, levemente amareladas devido à despigmentação. Ao lado do “DOCUMENTO 01”, escrito à mão no álbum, lê-se: “1ª Ponte // a 2km // da sede em // cidade Filinto // Müller”. Da mesma forma, encontra-se escrito ao lado do “DOCUMENTO 02”, do “DOCUMENTO 03” e do “DOCUMENTO 04”: “2ª Ponte”. Já nos casos do “DOCUMENTO 05” e “DOCUMENTO 06”, tem-se escrito: “Estiva”. Um quadro na parte inferior direita das imagens, proveniente do trabalho de revelação, traz o mês e o ano: “mai. // 85”.