Dossiê / Processo 0056 - Região portuária de Humaitá (conjunto de onze documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 1 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 2 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 3 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 4 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 5 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 6 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 7 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 8 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 9 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 10 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 11

Área de identificação

Código de referência

BR MTAPMT JRC-CD-AP-0056

Título

Região portuária de Humaitá (conjunto de onze documentos)

Data(s)

  • 1980 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê / Processo

Dimensão e suporte

Papel fotográfico, 8,8cm x12,6cm, 12,6cm x 8,8cm e 8,8cm x 13,1cm, COR.

Área de contextualização

Nome do produtor

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê contendo onze fotografias tocantes à expedição da equipe da CODEMAT em direção à região de Panelas, noroeste do estado de Mato Grosso, local de implantação do Projeto Filinto Müller. À época a viagem era feita passando pelo município de Humaitá, centro-sul do estado de Amazonas – os trechos da viagem podem ser conhecidos na íntegra ao se observar a sequência de documentos “BR MT APMT.JRC.CD.AP.0055” ao “BR MT APMT.JRC.CD.AP.0063”. Em questão, tem-se no “DOCUMENTO 01” do dossiê uma boa dimensão do tamanho do Rio Madeira, assim como do Porto de Humaitá. Notam-se também algumas embarcações. Já no “DOCUMENTO 02” e no “DOCUMENTO 03”, o destaque dos registros foi para uma igreja católica da cidade, tal qual, no “DOCUMENTO 04”, ocorreu com a praça central da cidade. O “DOCUMENTO 05” traz outra perspectiva ao registro da igreja, permitindo-nos saber que sua localização está em uma avenida à margem do rio. Também se vê algumas residências, trânsito de pessoas e veículos, e, na região mais próxima da margem, certo efeito de erosão. Adiante, no “DOCUMENTO 06” e no “DOCUMENTO 07”, conhece-se uma escola, cujo abrigo foi feito em prédio de aparência colonial. Ademais, no “DOCUMENTO 07”, em específico, percebe-se que o referido prédio se localizava em frente à praça central da cidade. O “DOCUMENTO 08” traz um “casarão antigo” (JRC) de Humaitá. Na parte superior do mesmo, alto relevo em concreto, consta escrito: “Hospital // Humaitá”. Não foi possível, entretanto, definir se o prédio desempenhava ou não, naquele momento, alguma finalidade de moradia ou de serviço. Algo semelhante ocorre com o “DOCUMENTO 09”, registro de uma rua de chão batido, pela qual transitam algumas pessoas, e, mais ao fundo, enxergam-se dois outros “casarões” (JRC). No “DOCUMENTO 10”, já em via de finalização do presente dossiê, conhece-se o mercado municipal de Humaitá. Há no mercado certo número de pessoas circulando (que adentram e saem da porta do mercado), também algumas bicicletas e automóveis. Acima da fachada do prédio, alto relevo em concreto, lê-se: “MERCADO”. O “DOCUMENTO 11” finaliza o dossiê com o registro de uma avenida à margem do Rio Madeira. Outra vez, há relativo trânsito de pessoas e veículos. Trata-se de área de comércio da cidade. Cronologicamente, embora a organização do acumulador e doador, Jair Rodrigues Carvalho, tenha sido feita de maneira diferente, o conteúdo do presente dossiê corresponde a ocorridos anteriores ao do dossiê “BR MT APMT.JRC.CD.AP.0055”. Isto é, anteriores ao embarque de despedida da equipe da CODEMAT do município de Humaitá.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Escrito à mão, lê-se nas fotografias: “Rio Madeira // Porto de Humaitá-AM // Set./80”, no “DOCUMENTO 01”; “Humaitá-AM”, no “DOCUMENTO 02” e no “DOCUMENTO 03”; “Praça // Humaitá-AM”, no “DOCUMENTO 04”; “Humaitá-AM”, no “DOCUMENTO 05”; “Humaitá-AM // Set/80”, no “DOCUMENTO 06”; “Humaitá-AM”, “DOCUMENTO 07” e no “DOCUMENTO 08”; “Humaitá-AM // Set/80”, no “DOCUMENTO 09”; “Humaitá-AM”, no “DOCUMENTO 10”; “Mercado // Humaitá – AM // Set/80”, no “DOCUMENTO 11”. Para os casos do “DOCUMENTO 02”, “DOCUMENTO 04”, “DOCUMENTO 05”, “DOCUMENTO 07”, “DOCUMENTO 08” e “DOCUMENTO 10”, outro detalhe importante é o quadro, proveniente do trabalho de revelação, na parte inferior direita das imagens, trazendo o mês e o ano: “out. // 85”.

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

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