Dossiê / Processo 0056 - Região portuária de Humaitá (conjunto de onze documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 1 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 2 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 3 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 4 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 5 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 6 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 7 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 8 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 9 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 10 BR MT APMT.JRC.CD.AP.0056 11

Área de identidad

Código de referencia

BR MTAPMT JRC-CD-AP-0056

Título

Região portuária de Humaitá (conjunto de onze documentos)

Fecha(s)

  • 1980 (Creación)

Nivel de descripción

Dossiê / Processo

Volumen y soporte

Papel fotográfico, 8,8cm x12,6cm, 12,6cm x 8,8cm e 8,8cm x 13,1cm, COR.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Dossiê contendo onze fotografias tocantes à expedição da equipe da CODEMAT em direção à região de Panelas, noroeste do estado de Mato Grosso, local de implantação do Projeto Filinto Müller. À época a viagem era feita passando pelo município de Humaitá, centro-sul do estado de Amazonas – os trechos da viagem podem ser conhecidos na íntegra ao se observar a sequência de documentos “BR MT APMT.JRC.CD.AP.0055” ao “BR MT APMT.JRC.CD.AP.0063”. Em questão, tem-se no “DOCUMENTO 01” do dossiê uma boa dimensão do tamanho do Rio Madeira, assim como do Porto de Humaitá. Notam-se também algumas embarcações. Já no “DOCUMENTO 02” e no “DOCUMENTO 03”, o destaque dos registros foi para uma igreja católica da cidade, tal qual, no “DOCUMENTO 04”, ocorreu com a praça central da cidade. O “DOCUMENTO 05” traz outra perspectiva ao registro da igreja, permitindo-nos saber que sua localização está em uma avenida à margem do rio. Também se vê algumas residências, trânsito de pessoas e veículos, e, na região mais próxima da margem, certo efeito de erosão. Adiante, no “DOCUMENTO 06” e no “DOCUMENTO 07”, conhece-se uma escola, cujo abrigo foi feito em prédio de aparência colonial. Ademais, no “DOCUMENTO 07”, em específico, percebe-se que o referido prédio se localizava em frente à praça central da cidade. O “DOCUMENTO 08” traz um “casarão antigo” (JRC) de Humaitá. Na parte superior do mesmo, alto relevo em concreto, consta escrito: “Hospital // Humaitá”. Não foi possível, entretanto, definir se o prédio desempenhava ou não, naquele momento, alguma finalidade de moradia ou de serviço. Algo semelhante ocorre com o “DOCUMENTO 09”, registro de uma rua de chão batido, pela qual transitam algumas pessoas, e, mais ao fundo, enxergam-se dois outros “casarões” (JRC). No “DOCUMENTO 10”, já em via de finalização do presente dossiê, conhece-se o mercado municipal de Humaitá. Há no mercado certo número de pessoas circulando (que adentram e saem da porta do mercado), também algumas bicicletas e automóveis. Acima da fachada do prédio, alto relevo em concreto, lê-se: “MERCADO”. O “DOCUMENTO 11” finaliza o dossiê com o registro de uma avenida à margem do Rio Madeira. Outra vez, há relativo trânsito de pessoas e veículos. Trata-se de área de comércio da cidade. Cronologicamente, embora a organização do acumulador e doador, Jair Rodrigues Carvalho, tenha sido feita de maneira diferente, o conteúdo do presente dossiê corresponde a ocorridos anteriores ao do dossiê “BR MT APMT.JRC.CD.AP.0055”. Isto é, anteriores ao embarque de despedida da equipe da CODEMAT do município de Humaitá.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Escrito à mão, lê-se nas fotografias: “Rio Madeira // Porto de Humaitá-AM // Set./80”, no “DOCUMENTO 01”; “Humaitá-AM”, no “DOCUMENTO 02” e no “DOCUMENTO 03”; “Praça // Humaitá-AM”, no “DOCUMENTO 04”; “Humaitá-AM”, no “DOCUMENTO 05”; “Humaitá-AM // Set/80”, no “DOCUMENTO 06”; “Humaitá-AM”, “DOCUMENTO 07” e no “DOCUMENTO 08”; “Humaitá-AM // Set/80”, no “DOCUMENTO 09”; “Humaitá-AM”, no “DOCUMENTO 10”; “Mercado // Humaitá – AM // Set/80”, no “DOCUMENTO 11”. Para os casos do “DOCUMENTO 02”, “DOCUMENTO 04”, “DOCUMENTO 05”, “DOCUMENTO 07”, “DOCUMENTO 08” e “DOCUMENTO 10”, outro detalhe importante é o quadro, proveniente do trabalho de revelação, na parte inferior direita das imagens, trazendo o mês e o ano: “out. // 85”.

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados