Rio de Janeiro-DF

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Rio de Janeiro-DF

Termos equivalentes

Rio de Janeiro-DF

Termos associados

Rio de Janeiro-DF

33 Descrição arquivística resultados para Rio de Janeiro-DF

33 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Adelaide de Almeida na Praça Sáenz Peña .

Na Praça Sáenz Peña, em frente aos canteiros verdes e ao espelho d’água, tendo, ao fundo, o prédio do Cine Olinda, vê-se Adelaide de Almeida de vestido comprido de cor clara.

Adelaide de Almeida e amigas, na praia do Botafogo.

Tendo a Baía de Guanabara de fundo, sobre as pedras, compõem a foto, da esquerda para a direita: Adelaide de Almeida, Albina, Cleuza e Alzirinha. Todas estão de maiô. Do lado direito, escrito à mão: “Adelaide – MT // Albina – Maranhão // Albina – Rio // Alzirinha - Manaus”.

Adelaide de Almeida e amigas, na praia do Botafogo.

Na praia de Botafogo em frente ao internato. Em cima das pedras, próximo à amurada, posam para a foto: Adelaide de Almeida, Maria das Graças e Albina Albuquerque. As duas primeiras usando maiô tradicional, a última, o de duas peças.

Adelaide de Almeida em Ipanema.

Ao fundo, tem-se um prédio com uma escadaria do lado esquerdo. Um gradil, com uma placa com o número “119”. À frente do gradil, compondo a foto, da esquerda para a direita: mulher não identificada, Adail Pontes e Adelaide de Almeida. No topo, ao meio, à caneta, lê-se: “1946”.

Adelaide de Almeida e a amigas de curso.

Ao fundo, vê-se uma piscina com raias e com um trampolim de salto, no alto de um arco de concreto armado. Compõem a foto, da esquerda para a direita, oito mulheres sobre uma parte seca na área de segurança em que escorre a água da piscina, segurando corrimão. Atrás, uma garota apoia-se com as costas no arco. Acima de e entre as outras, uma garota está em pé se equilibrando com a mão apoiada sobre o ombro da que está em sua frente. Por fim, outra garota está sentada na primeira raia, de baixo para cima. Ao fundo, à direita, dois homens vestidos de branco, um outro sentado de traje de banho e uma criança.

Adelaide de Almeida e suas colegas de quarto.

Em frente ao Internato, na praia de Botafogo, tendo, ao fundo, o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Albina Albuquerque, Cleuza Passos e Adelaide de Almeida, companheiras de quarto por três anos, e a colega Dulce.

Baile de formatura.

Nos degraus de entrada do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Adelaide de Almeida Orro posa de vestido longo branco com tule, e joias. No canto esquerdo inferior, lê-se, à caneta: “49”.

Passeio da Turma – 1949 I.

Nas escadarias de uma casa de campo, 12 moças posam para a fotografia em trajes de passeio. Ao fundo, a varanda e as pilastras de sustentação do prédio.

Adelaide de Almeida e sua turma em aula prática.

Em um jardim, sobre a grama, 23 mulheres e 2 homens posam para a fotografia. Algumas mulheres estão sentadas. Todos usam trajes de passeio. Adelaide de Almeida é a primeira, à esquerda, sentada e de mãos dadas com sua colega.

Adelaide de Almeida e a Turma 1949 I.

Junto a um ônibus, oito mulheres posam em pé, na lateral do veículo. Da janela, apinham-se mais sete pessoas para a fotografia. Todas vestes trajes de passeio. Entre elas, reconhece-se uma freira, a terceira da esquerda para a direita na janela. Na parte superior à direita, escrito à caneta: “1946”.

Estágio em Saúde Pública.

Em primeiro plano, à frente da mureta de entrada, um jovem de camisa branca e calça escura com as mãos no bolso, à esquerda. Em segundo plano, sob a varanda do prédio, todas vestidas à caráter, as alunas do Estágio em Saúde Pública, no meio e à frente do grupo, um médico identificado pelo jaleco branco posa de braços cruzados. Ao fundo e à esquerda, duas meninas saem de dentro do prédio. Na parte superior, ao centro, escrito à mão, lê-se: "12 - 8 - 48".

Durante Estágio em Saúde Pública.

Tendo ao fundo o Morro do Pão de Açúcar e em frente ao internato, próximo ao parapeito de acesso à praia de Botafogo, vê-se Adelaide de Almeida que posa com o uniforme do Estágio em Saúde Pública. Na parte superior ao meio, à caneta, lê-se: “12-8-48”.

Estágio em Saúde Pública.

Encostadas em um ônibus, a Turma 1949 I posa para a foto. Adelaide de Almeida é a quarta da direita para a esquerda.

Estágio em Pediatria no Hospital Central da Aeronáutica (HCA).

À porta de em entrada de um quarto na ala de Pediatria do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), no Campo dos Afonsos, estão Adelaide de Almeida, à direita, e outra aluna do curso de Enfermagem, ambas com as mãos apoiadas no berço da maternidade forrado com um lençol branco com bordados e um recém-nascido. Ao fundo a mãe do bebê deitada sobre o leito, apoiando a cabeça em seu braço esquerdo.

Adelaide de Almeida com o recém-nascido Luiz Paulo.

No corredor, próximo às janelas de um quarto do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), em Campos dos Afonsos, vê-se Adelaide de Almeida em pé segurando no seu colo o recém-nascido Luiz Paulo, durante estágio em Pediatria.

Durante estágio.

Tendo ao fundo uma varanda, sob o sol, posam sete alunas de enfermagem e, destacando-se, em pé, sobre uma mureta, um menino e uma menina. As alunas estão uniformizadas com trajes de enfermeira com toucas que envolvem todo o cabelo. Adelaide de Almeida é a sétima, da esquerda para a direita.

Estágio no Hospital Central da Aeronáutica.

No corredor do Hospital Central da Aeronáutica, vê-se Adelaide de Almeida com traje de enfermeira segurando algo semelhante a um prato em suas mãos, durante estágio em clínica médica. A seu lado, um homem magro, provavelmente, paciente do hospital.

Em Campos dos Afonsos.

No Campo dos Afonsos, ao fundo, à esquerda, um ônibus, Adelaide de Almeida, a primeira da direita para a esquerda, ao lado de seis outras pessoas, entre elas a Professora Elvira de Felice e dona Lais Netto dos Reys (diretora) e um padre trajando chapéu, capa, óculos escuros e luvas brancas. Na superfície parte superior da foto, escrito à mão, lê-se: “Campo dos Afonsos”.

Aula prática.

Na baía de Guanabara, posam para a foto seis moças. Adelaide é a sexta. Junto outras moças não identificadas. Todas trajam uniforme social, segurando nas respectivas mãos direitas um par de luvas brancas. Ao fundo, vista do Morro do Pão de Açúcar e detalhe do Morro da Urca. Sobre a imagem, na parte superior centro, lê-se, escrito a caneta azul, “1946”.

Durante passeio. Fotografia da Casa Rivera Carioca.

Em área aberta, oito mulheres sentadas (entre as quais Adelaide de Almeida) e doze destas mais dois homens em pé, ao redor daquelas, posam para fotografia. Trazem nos braços cadernos e livros. Ao fundo, à direita, frondosas árvores.