Sobrevoo da equipe da CODEMAT em região que atualmente pertence ao município de Sorriso, “a fim de estudo técnico” (JRC). Destaque-se no registro a flora local: copas das árvores, em suas variações de altura e cor.
Jair Rodrigues CarvalhoChapada dos Guimarães-MT
14 Descrição arquivística resultados para Chapada dos Guimarães-MT
Sede da Cooperativa Agrícola Mista Celeste LTDA, localizada na Gleba Celeste. Duas pessoas estão no registro, da esquerda para a direita, a primeira não foi identificada e a segunda é Jair Rodrigues Carvalho. Este último aparece junto a um pequeno pé de café. Duas placas estão afixadas na parede do imóvel da sede, em uma se lê: “COOPERATIVA Agrícola Mista CELESTE LTDA.” Em outra, parcialmente legível devido ao recorte da fotografia, encontra-se: “O BRASIL // [...]ECE O NOSSO AMOR”.
Jair Rodrigues Carvalho“Abertura de estrada no atual município de Vera” (JRC). Uma estrada sem asfalto tem destaque na fotografia. Dois homens posam no registro. Da esquerda para a direita, o primeiro é Antônio Carlos da Paixão (topógrafo da CODEMAT) e o outro não foi identificado. Galhos e troncos de árvores estão nas margens da estrada, também certa quantidade de solo trabalhado. Uma mata alta e densa beira a estrada, encobrindo o céu ao longo do trecho.
Jair Rodrigues CarvalhoUm avião monomotor encontra-se estacionado em pista de pouso no povoado de Vera. Adiante ao registro do avião, veem-se quatro homens, da esquerda para a direita, pessoa não identificada (sabe-se apenas ser piloto), Jair Rodrigues Carvalho, outro homem não identificado e Antônio Carlos da Paixão (topógrafo da CODEMAT). Ao fundo, tem-se uma vegetação de floresta densa e de estratos altos.
Jair Rodrigues CarvalhoDossiê contendo duas fotografias pertinentes à “abertura da avenida principal” (JRC) de Vera. A avenida tem duas pistas não asfaltadas, divide-as um canteiro central, com árvores baixas e postes. Há uma rotatória no centro da imagem, nela se vê um memorial com placa de fundação. Um fio de energia elétrica atravessa a avenida. Avista-se, ao fundo, uma vegetação de floresta. No “DOCUMENTO 01”, uma construção em formato triangular finaliza o trecho da avenida. Uma cruz afixada no centro da construção insinua tratar-se do templo de igreja. Três homens posam para o registro. São eles, da esquerda para a direita: pessoa não identificada, Antônio Carlos da Paixão (topógrafo da CODEMAT) e Jair Rodrigues Carvalho. Já no “DOCUMENTO 02”, em segundo plano, têm-se também algumas camionetes na pista, seguidas dos mesmos homens acima mencionados.
Jair Rodrigues CarvalhoSobrevoo da comitiva da CODEMAT no povoado de Vera. A cidade está no centro do registro, em processo de abertura de avenidas e urbanização. A cidade tem formato retangular, margeada por árvores cujas copas dão noção da altura da floresta. Nas quadras da cidade se veem, ainda, algumas edificações e troncos de árvores secas.
Jair Rodrigues Carvalho“Visita técnica da CODEMAT” (JRC) ao povoado de Vera. Destaca-se uma estrada vicinal não asfaltada e cujo solo tem aspecto de ter sido recentemente trabalhado. Nas margens da estrada se veem troncos e galhos, seguidas, mata à dentro, de árvores de grande e médio porte. Em primeiro plano, da esquerda para a direita, estão Antônio Carlos da Paixão (topógrafo da CODEMAT) e Jair Rodrigues Carvalho. Em segundo plano, notam-se seis pessoas, duas crianças, três mulheres e um homem, todos caminham dando as costas para o registro.
Jair Rodrigues CarvalhoDossiê contendo três fotografias aéreas tocantes ao sobrevoo de comitiva da CODEMAT em “estrada de acesso às agropecuárias” (JRC), sem identificação precisa da localidade. Destaca-se nos registros uma estrada rural, não asfaltada e cujo solo tem aparência avermelhada. Determinados locais da margem da estrada indicam trabalho de planejamento para a ocupação humana, em formatos geométricos. Árvores espaçadas entre si acompanham a estrada. Em especial no dossiê, na base da imagem do “DOCUMENTO 01”, notam-se a fuselagem da aeronave, e, no “DOCUMENTO 02”, um veículo que se desloca da esquerda para a direita.
Jair Rodrigues CarvalhoNo Restaurante Churrascaria Costelão, em torno de uma mesa e durante o jantar, convocados pelo deputado federal Olívio Beltrão, reúnem-se antigos e novos membros do Partido Democrático Social (PDS), estes, colonos migrantes da região Sul (Paraná e Rio Grande do Sul) estabelecidos no município de Chapada dos Guimarães. Falam o supracitado deputado federal, o presidente do Diretório Municipal do PDS de Chapada dos Guimarães João Eloy de Souza Neves, João Bosco Araújo (filho do secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, na ocasião representando o governador Frederico Carlos Soares de Campos). Entre os novos filiados: Mário José de Berba, João Waldemar Ferreira Terres, Enio Gambert, Estevão Richter, Daniel Elchkoff, Olívio Rodrigues de Oliveira, Francisco Alfeu Reis, Geová Deniz de Araújo, Cícero Rodrigues Zumi, Pedro Gregório, Gelson Santin, Edemiro Nelson Boduske, Sarti Voos, Paulo Roberto Cardoso Brochado, Ana Paula Cardoso Brochado, Lia Cardoso Brochado, Patrícia Cardoso Brochado entre outros, conforme boletim da Coordenadoria de Comunicação Social (n. 794, 26 abr. 1982, p. II).
Secretário de Agricultura Antônio Eugênio Belluca vistoriando, com comitiva, diversos canteiros de hortaliças e verduras.
Imagens do sobrevoo, pouso, recepção, festa de inauguração do Centro Comunitário. Entrega de títulos de propriedade a colonos do Projeto Terranova e despedida ao governador Frederico Carlos Soares de Campos, ao secretário de Agricultura Rômulo Vandoni e comitiva. No evento, estão presentes, ainda, o diretor de Operações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Nelson Jairo Ferreira e o coordenador do instituto Paulo Pitaluga Costa e Silva.
Imagens tomadas a parir de sobrevoo do rio Manso para futura construção da Barragem do rio Manso.
No dia 29 de outubro, recepção, no Aeroporto Municipal de Sinop, ao ministro interino Delcídio do Amaral Gómez. Durante desembarque, o ministro interino recebe os cumprimentos do governador Jaime Veríssimo de Campos e do prefeito municipal de Sinop Antônio Contini. Entre as autoridades do comitê de recepção estão o ex-prefeito municipal de Rondonópolis Hermínio J. Barreto, o senador Jonas Pinheiro da Silva, o deputado federal Wellington Antônio Fagundes, entre outras autoridades. Após ser cumprimentado, o ministro interino concede entrevista a jornalistas de diferentes emissoras de televisão, ainda na pista de desembarque. Após, as autoridades políticas visitam as obras de construção da Subestação de Energia de Sinop. O grupo é acompanhado por cinegrafistas. Em diferentes pontos, junto a equipamentos abrigados ou externos, as autoridades param e ouvem explicações de técnicos. Da Subestação Elétrica, seguem todos para as obras das linhas de transmissão e observam a montagem das torres de transmissão. Após conceder novamente entrevista a emissoras de televisão, o ministro interino Delcídio do Amaral se recolhe juntamente com o governador Jaime Campos para almoço. No dia 30 de outubro, já no Município de Chapada dos Guimarães, as imagens mostram o canteiro de obras da APM Manso, onde se implantará a Usina Hidrelétrica APM Manso. A última imagem mostra uma placa com dados técnicos da Usina.
Recepção ao governador Frederico Carlos Soares de Campos, acompanhado da primeira-dama Yone de Azevedo Campos e do secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, entre outras autoridades. Após a caminhada, hasteamento das bandeiras (do Brasil, de Mato Grosso e do Município de Chapada dos Guimarães) e discurso na Praça Central (atual Praça D. Wunibaldo), vê-se reunião na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães com produtores rurais e, depois, visita do governador e comitiva ao Horto Municipal. Finalmente, celebração de missa na Igreja de Sant'Anna, com bênção ao governador e comitiva.