CUIABÁ

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

CUIABÁ

Termos equivalentes

CUIABÁ

  • UP Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá
  • UP Cidade de Cuiabá
  • UP Cuiabá - MT
  • UP Vila do Cuiabá

Termos associados

CUIABÁ

1050 Descrição arquivística resultados para CUIABÁ

Somente resultados diretamente relacionados

Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.

Na lateral do Palácio da Instrução, dezoito garotas se agrupam e posam para foto. Ao fundo, sobre uma mureta, mais duas garotas. Todas trajam o uniforme escolar da época que consiste em saia, camisa branca e gravata. Sobre a imagem, na parte superior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Turma do Liceu Cuiabano.

Nos fundos do Palácio da Instrução, doze garotos, alunos na mesma escola de Adelaide de Almeida, posam para a foto. Todos uniformizados de calça comprida e uma camisa de manga comprida com cinco botões, à exceção de dois meninos: um está segurando a camisa com seu braço esquerdo, e o outro está de calça clara e camiseta listrada. Sobre a imagem, na parte inferior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.

À margem do rio Cuiabá, vendo-se, à esquerda, em segundo plano, três canoas e vultos de pescadores. Ao fundo, casas margeiam o rio, vendo-se, ainda, parte do bairro Porto. Compõem a foto quinze alunas do Liceu Cuiabano, todas trajando o uniforme que consiste em saia, camisa branca e gravata; à exceção de duas: a que está com um vestido listrado e de camisa branca, à esquerda; e outra sem a gravata, à direita. Escrito à caneta azul “2ª 3ª de 1941 [dois risco pequenos embaixo do número um]”. Abaixo, também à mão: “rio cuiaba [SIC]”.

Curso de Especialização. Fotografia Foto Elza.

Uma grande sala de aula, com duas janelas grandes, e uma sacada. Veem-se carteiras escolares, e, sobre uma delas, um retroprojetor. Ao fundo, um lavabo. Compõem a foto 17 mulheres. Adelaide de Almeida Orro é a primeira, à direita.

Turma do I Curso de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso.

16 mulheres da primeira turma de Visitadoras Sanitárias em Mato Grosso. Todas trajam blusa branca com duas insígnias na lapela do paletó de manga comprida de cor clara. Na primeira fila, sentadas, da esquerda para direita: Ana Antônia de Miranda, Adelaide de Almeida Orro, Monitora do M.S enfermeira Oppelina Rollemberg, Adair e mulher não identificada. Na segunda fila, em pé, da esquerda para a direita: Normélia Galvão, mulher não identificada, René de Siqueira, mulher também não identificada, Luiza Pires, Lucila, Mariana de Almeida, e outras quatro mulheres não identificadas. Ao fundo, detalhe de casa com janela e porta. À esquerda, na linha da primeira fila, observa-se o braço e parte do ombro esquerdos de uma criança.

Funcionários da Delegacia Federal de Saúde.

Em frente à Delegacia Federal de Saúde, veem-se, em primeiro plano e sobre degrau, dois homens à entrada; e três mulheres na soleira da porta. Segue, da esquerda para a direita: Clodoaldo Lima, Neli, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Adelaide de Almeida Orro e Gonçalo Rodrigues. À direita, mais acima, vê-se, junto a uma janela, uma placa com letreiro ilegível.

Funcionárias da Delegacia Federal de Saúde.

Funcionárias da Delegacia Federal de Saúde, da esquerda para a direita: Maria Nely Magalhães (de vestido estampado, e de gola redonda com babados e uma bolsa pendurada no ombro esquerdo); ao seu lado uma mulher de nome não identificado (de saia preta e blusa branca); Adelaide de Almeida Orro (de saia escura e blusa branca); Dóris (de saia preta e blusa branca); e Dirce (de vestido preto até no joelho com gravata de marinheiro).

Maternidade de Cuiabá.

À porta de entrada da 1ª Maternidade de Cuiabá. Em pé, nos degraus, da esquerda para a direita: Nicolina Gomes, Augusta Modesto, Adelaide de Almeida, Albina Albuquerque e Hilda.

Maternidade de Cuiabá.

Em frente à Maternidade de Cuiabá, em cuja fachada, em cima, à esquerda, lê-se “306”, veem-se, da esquerda para a direita: um menino não identificado de camisa e calça brancas e de pés descalços, seguido de uma senhora não identificada de vestido branco; e de três mulheres de toucas e uniformizadas como auxiliares de enfermagem Hilda, Nicolina Gomes e Aurora.

Adelaide de Almeida Orro com Pais dos gêmeos Neide da Silva (afilhada de Adelaide) e Gonçalo Ney da Silva.

Em um quarto da Maternidade de Cuiabá, sobre o leito, encontram-se a mãe, Alzupera Rodrigues da Silva, e seus filhos gêmeos, Neide e Gonçalo Ney – um de cada lado, envolvidos em fraudas. À esquerda do leito, está o pai, Gonçalo Rodrigues da Silva, com a mão esquerda apoiada sobre o travesseiro. À direita, vê-se Adelaide de Almeida Orro, com o traje de enfermeira e com as mãos sobre o outro travesseiro.

Adelaide de Almeida Orro durante distribuição de presentes para os filhos dos hansenianos da Colônia São João dos Lázaros. Fotografia Foto Euzaide.

Em um corredor, veem quatro portas laterais e uma janela ao fundo, que está aberta e tem sobre ela duas pequenas janelas fechadas. Compõem a foto: Adelaide de Almeida Orro, à esquerda, e à frente de duas fileiras com trinta e uma crianças e mais uma à frente no colo de uma mulher.

Distribuição de presentes aos filhos dos hansenianos.

Em primeiro plano, uma mesa repleta de embrulhos na soleira da porta. Porta-fora, duas crianças, à esquerda. Recebem cada uma um embrulho, dado por uma senhora não identificada, à direita. Atrás, Adelaide de Almeida Orro, ao lado, de cabeça abaixada, olhando para as crianças, enquanto outra mulher segurando uma forma de alumínio arredonda observa as mesmas crianças. Ao fundo, duas mulheres com crianças de colo sorriem para a foto.

Concurso de “robustos” no Centro de Saúde.

Em uma sala no Centro de Saúde de Cuiabá, reúnem-se corpo médico e enfermeiras, três das quatro seguram cada uma um bebê, à direita. Ao fundo, vê-se uma janela, e nela a cabeça curiosa de uma menina. As paredes são azulejadas, em branco a meia altura.

Funcionários Centro de Saúde de Cuiabá, durante a Semana da Criança.

Na escadaria do Centro de Saúde de Cuiabá, em cuja parede do lado direito ao fundo se vê cartaz em alusão à “Semana da Criança”. Compõem a foto, da esquerda para a direita, na primeira fila: Elisa, Regina Epaminondas (criança) e Orminda Pitaluga de Moura; na segunda fila: Edir Ribeiro (moça), Mariana de Almeida, mulher não identificada; na terceira fila: Adelaide de Almeida Orro, Antonieta Epaminondas, Diva Ribeiro, Iracema Pimentel, Mariana de Palma Arruda; por fim, na quarta fila: Dr. José Augusto de Almeida (dentista), Dr. Clovis Pitaluga de Moura, Dr. Henrique de Aquino. Na frente, na margem inferior da foto, apresenta escrito “Semana da criança – 1950 – Cuiabá”.

Semana da Criança no SESC.

Em sala cujas paredes são azulejadas de branco, com duas janelas, e no entorno de uma mesa servida de lanches e seis garrafinhas de refrigerantes, veem-se, segurando uma garrafa, Adelaide de Almeida Orro, à direita, (cortada na foto), oito crianças, e, entre os adultos, à esquerda, da esquerda para a direita: Jesuína, Erzila Perri, mulher não identificada e Aurora. Na parte superior à direita, escrito a caneta azul: “Semana Criança 52//SESC.”

Semana da Criança, em Cuiabá.

Ao redor de uma mesa com salgadinhos, bolos e refrigerantes, estão 18 pessoas. Os homens de terno e gravata e as mulheres, à exceção de Adelaide de Almeida Orro, estão de vestido preto. Adelaide encontra-se à cabeceira da mesa oferecendo um pratinho. Na parte superior da foto, escrito à mão: “Semana da Criança 52 // S.E.S.C”.

Primeiro curso de Auxiliar de Enfermagem.

Numa sala de aula, com carteiras de madeira e com modelo para assento em dupla, veem-se onze mulheres trajando o uniforme de auxiliar de enfermagem, sentadas em duplas, à exceção de uma que aparece, à direita, em primeiro plano. Leciona a professora Odília Mendes, de costas para a foto, também uniformizada.

Preparo de refeição.

Em cozinha azulejada na cor branca, duas auxiliares de enfermagem (identificadas pelo uniforme, touca e insígnia da Enfermagem na manga direita) trabalham junto ao fogão, enquanto uma terceira adiciona algo proveniente de uma lata em sua xícara (provavelmente, leite em pó). Está no centro uma mesa com forro estampado,sobre a mesma: bandeja com jarro de vidro e lata em cima, copo de vidro e vaso ornamental. Em primeiro plano, junto à mesa, Adelaide de Almeida Orro e Augusta Modesto; em segundo plano, junto ao fogão, duas mulheres não identificadas.

Primeira Turma de Auxiliar de Enfermagem da Escola de Enfermagem “dr. Mário Corrêa da Costa”. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian]

Num auditório, em primeiro plano, um pedestal de madeira com um forro de renda branca sobre o qual repousa a Lâmpada Florence Nightingale. Sobre um tablado, sob dois candelabros, dispõem-se corpo docente e formandos. As mulheres, à exceção de duas, estão com traje de enfermeira; e os homens, à exceção de um enfermeiro, trajam social completo. Na primeira fila, sentados, os professores: enfermeiras Alice Lotufo, Adelaide de Almeida Orro, Edna Perri Ricci; os médicos dr. Clóvis Pitaluga de Moura, dr. Henrique de Aquino, dr. Hélio Ponce de Arruda; por fim, a enfermeira Odilia Mendes. Na segunda fila, os alunos formandos: Benedita Lemes, mulher não identificada, Alexandrina, Dalvina, Nicolina, Benedita, mulher não identificada, Celina Costa e Silva, Diva Ribeiro, Nosson Galdino.

Solenidade de Formatura da Primeira Turma de Auxiliares de Enfermagem, no Palácio Alencastro. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian]

Num auditório, em primeiro plano, um pedestal de madeira com um forro de renda branca sobre o qual repousa a Lâmpada Florence Nightingale. Sobre um tablado iluminado por dois candelabros, e enfeitados para a ocasião por dois vasos de flores dispostos no chão aos pés esquerdo e direito da mesa ao centro, forrada com rendas. À direita, um aparador de madeira com três pequenos vasos com flores, bem atrás do grupo que compõe a mesa, naquele canto. Compondo a mesa, da esquerda para a direita: Noíse Curvo, homem não identificado, outro homem não identificado, homem também não identificado, também sem identificação, também não identificado, dr. Henrique de Aquino, enf.ª Erzila Perri, dr. Clóvis Pitaluga de Moura, homem não identificado, homem não identificado, dr. Antônio Maciel Epaminondas, enfermeira Adelaide de Almeida Orro. Em pé, discursando, finalmente, um homem não identificado.

Missa de Formatura da Primeira Turma de Auxiliar de Enfermagem, no Asilo Santa Rita. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian].

Na Capela do Asilo Santa Rita, em frente ao altar do lado direito, vê-se detalhe da imagem de Santa Rita de Cássia, e ao fundo o altar talhado em madeira em estilo colonial. Ao pé do altar, compondo a foto, têm-se, na primeira fila: Adelaide de Almeida Orro, Irene, Diva, Antonia Benedita; na segunda fila: Odília, Jesuína, Benedita Lemes, Celina, Alexandrina, Nicolina Gomes, freira não identificada; e, na terceira fila: Alice Lotufo, homem não identificado, dr. Clóvis Pitaluga de Moura e Nasson Galdino.

Café da manhã da Festa de Formatura da Primeira Turma de Auxiliares de Enfermagem. Fotografia Foto Chau [Lázaro Papazian].

Em uma sala, onde se vê, ao centro, uma mesa com forro branco, sobre a qual dispõem-se aos comensais xícaras e porções diversas que quitutes. À direita, ao fundo na parede, vê-se detalhe dum espelho e, abaixo deste, um aparador de madeira com forro branco e um vaso de flores. Entre os 21 convivas, vê-se Adelaide de Almeida Orro na cabeceira da mesa.

Adelaide de Almeida Orro membro da diretoria do Conselho Regional de Enfermagem.

Em um auditório, em cujo fundo na parede pende aberta a bandeira do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso, forma-se a mesa do “CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM” – conforme letreiro – sendo uma das convidadas Adelaide de Almeida Orro, como membro da diretoria, à direita, à mesa.

Adelaide de Almeida Orro antes de ser homenageada como 1ª Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - seção Mato Grosso (ABEn-MT).

Adelaide de Almeida Orro, em seu apartamento. Na sala, na parede, à esquerda, pratos decorativos. Ao fundo, uma tela pintada e um aparador baixo com dois vasos de planta, e pequenos objetos decorativos. Do lado direito, veem-se uma cadeira de madeira, e detalhe de uma mesa de madeira, com um jogo-americano rubro-negro xadrez.

Adelaide de Almeida Orro sendo homenageada em evento no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No hall de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se um cartaz ao fundo, à esquerda, e uma luminária simples no teto. Compõem a foto: Geralda Lopes, Erzila de Almeida Perri, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena e Esther. Marcado na superfície da foto, à direita, embaixo, vê-se “26 6’97”, e em branco do canto direito “Jul-99”.

Homenagem da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à Adelaide de Almeida Orro.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se, ao fundo, na parede, vários tachos decorativos de cobre. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, duas mulheres não identificadas, Esther e outra mulher não identificada. Na superfície da foto, marcado do lado direito “26 6’97”, mais no canto direito, junto à lateral em branco, está marcado “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante homenagem.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante a homenagem da ABEn-MT à Adelaide de Almeida Orro. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Erzila, Jesuína dos Reis Pinto Paula e Maria Magdalena Guimarães.

Primeiras Enfermeiras de Mato Grosso reunidas durante homenagem da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à sua primeira presidente e fundadora Adelaide de Almeida Orro.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), compõem a foto, da esquerda para a direita: Esther, Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Myres, Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena Guimarães e Maria Affonsina dos Reis Batista.

Primeiras enfermeiras de Mato Grosso reunidas em Homenagem prestada pela Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à Adelaide de Almeida Orro.

As primeiras enfermeiras de Mato Grosso reunidas no saguão de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Myres, Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena Guimarães, Maria Affonsina dos Reis Batista e sentada ao centro Esther. É protegida por envelope de papel alcalino. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 6’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro, Esther e Geralda Lopes, no hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, na parede, vários tamanhos de tachos de cobre decorativos. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes (primeira coordenadora do curso de Enfermagem da UFMT), Esther e Adelaide de Almeida Orro. Marcado na superfície da foto em branco: “Jul-99”.

Solenidade da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, alguns cartazes sobre saúde na parede e, à frente, uma mesa com forro branco e arranjo de flores ao centro. Compõem a mesa, da esquerda para a direita: Esther, mulher não identificada, Myres (então presidente da ABen-MT), mulher não identificada, outra mulher não identificada e Adelaide de Almeida Orro. Estão todas em pé e aparentemente estão em postura respeitosa durante execução do Hino Nacional Brasileiro. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em pequeno retângulo branco “Jul-99”.

Comemoração de Homenagem da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) à Adelaide de Almeida Orro.

À mesa, durante jantar de comemoração em Homenagem da ABEn-MT a Adelaide de Almeida Orro, da esquerda para a direita: Jesuína dos Reis Pinto Paula (a primeira presidente da ABEn-MT), Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernanda dos Reis e Maria Magdalena Guimarães. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Comemoração da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) em Homenagem à Adelaide de Almeida Orro.

Em um restaurante, à mesa, vê-se da frente para o fundo: à esquerda, detalhe da mão de Jesuína dos Reis Pinto Paula, detalhe do antebraço Erzila de Almeida Perri, Dirce Fernandes dos Reis, Maria Magdalena Guimarães, parte do braço de Geralda Lopes (1ª. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT); na cabeceira da mesa, com uma mão encaixada na outra e ambas sustentando o queixo, Adelaide de Almeida Orro. Do fundo para frente, estão, à direita: sua filha, Cátia Moema de Almeida Orro, Maria Affonsina dos Reis Batista, seu esposo e, por fim, Esther. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Comemoração da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) em Homenagem à Adelaide de Almeida Orro.

Em um restaurante, à mesa, à esquerda, da frente para o fundo: Jesuína dos R. P. Paula, Erzila de A. Perri, Dirce F. dos Reis, Maria M. Guimarães, Geralda Lopes (1ª. Coord.ª do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT), na cabeceira da mesa, com as mãos sobre a mesa, Adelaide de Almeida Orro; à direita, do fundo para frente: sua filha Cátia M. de A. Orro, Maria Affonsina dos Reis Batista, seu esposo e Esther. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Comemoração da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) em Homenagem à Adelaide de Almeida Orro.

Em um restaurante, à mesa, da esquerda para a direita, estão: Cátia Moema de Almeida Orro (filha de Adelaide de Almeida Orro), Dirce Fernandes dos Reis, Maria Magdalena Guimarães. Adelaide de Almeida Orro está em pé, à direita, com uma mão apoiada no braço da cadeira. Em segundo plano, em pé, da esquerda para a direita, estão: Esther, Geralda Lopes, Maria Affonsina e seu esposo. Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’ 97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro e amigos, após a homenagem recebida da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) Mato Grosso.

Em um restaurante, Adelaide de Almeida Orro e convidados reúnem-se atrás de uma mesa de forro listrado de azul e branco com um forro menor branco, sobreposto. Sentadas da esquerda para direita: Dirce Fernandes dos Reis, Maria Madalena Guimarães, Adelaide de Almeida Orro; em pé, atrás, da esquerda para direita, também: Esther, Jesuína R. Pinto Paula, Geralda Lopes, Erzila Perri, Maria Afonsina dos Reis; em pé, mais ao fundo, dois homens, e Cátia Moema de Almeida Orro, filha de Adelaide. É protegida por envelope de papel alcalino. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em branco em um pequeno retângulo “Jul-99”.

Comemoração da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) em Homenagem à Adelaide de Almeida Orro.

Em um restaurante, à mesa, da esquerda para a direita: Dirce Fernandes dos Reis, Maria Magdalena Guimarães e Adelaide de Almeida Orro. Em pé, em segundo plano, da esquerda para a direita: Esther, Jesuína R. Pinto Paula, Geralda Lopes, Erzila Perri, Maria Affonsina dos Reis; em terceiro plano, da esquerda para a direita: esposo de Maria Affonsina e Cátia Moema A. Orro (filha de Adelaide de Almeida Orro). Marcado na superfície da foto à direita embaixo: “26 5’ 97” e em branco no canto direito: “Jul-99”.

Homenagem das Ciências Neurológicas a Adelaide de Almeida Orro.

Junto ao parlatório de madeira simples com microfone em pedestal, de onde fala uma mulher loira de vestido longo de cor bege com detalhes mais escuros à homenageada Adelaide de Almeida Orro, trajando blazer branco com um vestido preto e segurando uma pasta de cor azul no braço esquerdo.

Adelaide de Almeida Orro e suas amigas.

Sob o sol, compõem a foto: Nely, Adelaide de Almeida Orro (ao centro), Jesuína dos Reis Pinto, Paula Cátia, Sandra, Dirce Fernandes dos Reis duas meninas, uma delas bem criança, e um bebê de colo.

Resultados 1 até 100 de 1050