CUIABÁ

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

CUIABÁ

Termos equivalentes

CUIABÁ

  • UP Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá
  • UP Cidade de Cuiabá
  • UP Cuiabá - MT
  • UP Vila do Cuiabá

Termos associados

CUIABÁ

1047 Descrição arquivística resultados para CUIABÁ

1047 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

“Cuiabá antiga e Porto.” Fotografia Adelaide de Almeida Orro.

No bairro Porto, vista da avenida XV de Novembro, vendo-se ao fundo a Ponte Júlio Muller, à esquerda o antigo cais flutuante, de onde se vê um homem andando, e, à direita, detalhe da Praça Luís de Albuquerque. Ao fundo, do outro lado do rio, o antigo distrito de Várzea Grande. À direita, prédio da Empresa de Navegação Fluvial Neves e C.ª, em estilo colonial, lendo-se o nome em sua platibanda.

“Dom Bosco”, pitoresco clube recreativo no ponto mais alto da cidade. Fotógrafo Foto Pierre (Pierre Marret)

Vista da piscina do clube ladeada por coqueiros anões cujo horizonte permite observar os prédios do Palácio Alencastro em Art déco e as obras de construção do futuro edifício. Impresso abaixo da imagem lê-se: “‘Dom Bosco’, pitoresco club recreativo no ponto mais alto da cidade”.

“Grande Hotel.”

Vista da Avenida Presidente Getúlio Vargas na altura da Praça Alencastro, ladeada por altíssimas palmeiras imperiais. À esquerda da avenida veem-se detalhe da Igreja Matriz Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, subindo, o Grande Hotel e, atrás das grandes palmeiras imperiais, o Cine Teatro de Cuiabá. Ao longo da avenida, veem-se veículos estacionados ou circulando, e transeuntes, especialmente à esquerda, onde duas moças parecem posar para a fotografia.

“Igreja do Seminário”: Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho.

Em contramergulho, a fachada da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, em todo lado esuqerdo da fotografia. À direita, uma lápide e, logo atrás, a imagem mariana do Imaculado Coração de Maria. No canto superior direito, sobre o céu límpido, lê-se em amarelo: “CUIABÁ”.

“Palácio da Justiça em Cuiabá.” Fotografia Adelaide de Almeida Orro.

Na esquina da Rua Comandante Costa com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, do outro lado da rua, vê-se o Palácio da Justiça onde também estava abrigada a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na calçada, em frente ao prédio da Secretaria Geral, junto a um poste de iluminação, vê-se um menino olhando para o Palácio da Justiça; mais acima, uma mulher com guarda-sol.

“Praça da República”. Fotógrafo Foto Pierre (Pierre Marret).

Tirada do alto do Centro América Hotel, na Avenida Presidente Getúlio Vargas. Em primeiro plano, a Praça da República, adornada por palmeiras-imperiais e oitis , é enquadrada quase que inteira, além de detalhe da Rua 13 de Junho. Neste ângulo, enquadram-se, ainda, da esquerda para direita: o prédio dos Correios e Telégrafos; o antigo Thesouro do Estado; o Palácio da Instrução. No fundo, na altura da Rua Comandante Costa, as obras de construção da empresa Telecomunicações Mato-grossenses S/A (TELEMAT)No canto inferior direito, em vermelho sangue: “CUIABÁ”.

“Semana da Criança em Cuiabá. 1948”. Fotógrafo Foto Cháu [Lázaro Papazian]

Em uma cobertura no pátio do Palácio da Instrução, crianças entre 8 e 10 anos de idade, perfiladas formando dois blocos divididos por sexo – à esquerda, as meninas, à direita, os meninos. À frente, à esquerda, três homens e quatro mulheres adultos. À direita, mais duas mulheres; entre uma coluna e outra, mais duas mulheres adultas; ao fundo, mais três. À esquerda, em último plano, carteiras enfileiradas, porta e janelas do prédio. Abaixo da imagem, lê-se datilografado “Semana da Criança em Cuiabá. 1948”.

147ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (CONDEL) da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

Na Sala das Sessões da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o governador Frederico Carlos Soares de Campos preside a 147.ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (CONDEL) da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).O governador ocupou a cadeira destinada, durante as sessões do Legislativo, ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso; à sua esquerda, o superintendente da SUDAM Elias Sefer. Os outros assentos destinados à mesa diretora estão ocupadas por autoridades. As cadeiras destinadas aos deputados estão ocupadas por membros do CONDEL e outras autoridades. Acompanham os serviços da reunião, uma estenógrafa e uma secretária. As galerias estão vazias.

1.º Simpósio de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Fotógrafo Mário Vilela.

No auditório do Departamento de Viação e Obras Públicas (DVOP), compõem a mesa quatro oficiais bombeiros militares enquanto, também parte da mesa, o jornalista Onofre Ribeiro profere sua palestra para uma plateia de bombeiros militares, que são fotografados sempre de costas. Posteriormente, compondo a mesa, entre militares, apenas dois, um palestrante civil faz uso da palavra.

Abertura da 1.ª e 2.ª Colônias de Férias. Fotógrafo Lenine Martins.

Na sede do Centro Social Urbano (CSU) do bairro Cristo Rei, a presidente da Fundação de Promoção Social (PRO-SOL) e primeira-dama Yone de Azevedo Campos ao lado do superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) Waldo Olavarria fazem a abertura da 1.ª Colônia de Férias. Dezenas de meninos e meninas se enfileiram para o hasteamento das bandeiras do Brasil, pela primeira-dama, de Mato Grosso, pelo superintendente, e de Várzea Grande, por um menino, e para a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT). Após, no Centro Social Urbano (CSU) São José Operário, no bairro Dom Aquino, a primeira-dama Yone Campos e o superintendente Waldo Olavarria realizaram a abertura da 2.ª Colônia de Férias seguindo o mesmo ritual cívico.

Abertura da Campanha de Vacinação contra a Raiva. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Na 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada, dá-se a abertura oficial da Campanha de Vacinação Contra a Raiva. Estão presentes o secretário da Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o comandante da 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada general de brigada Luiz Guilherme Coutinho, o chefe da Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (FSESP) Fernando Adolfo Plecht, o representante do Comando do 44.ª Batalhão de Infantaria Motorizado major José Augusto Sales. São vacinados dois cães além dos soldados que estarão envolvidos diretamente com a campanha de vacinação.

Abertura da I Semana da Música. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No Salão Nobre da Fundação Cultural, Palácio da Instrução, dá-se a abertura da I Semana da Música com apresentação do Coral da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT). A abertura oficial é realizada com o pronunciamento do secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda e após apresentação da Banda do 44.º Batalhão de Infantaria Motorizada.

Abertura da I Semana de Propaganda, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem-se a abertura da I Semana de Propaganda, organizada pelo Departamento de Administração/Centro de Ciências Sociais (CCS) da UFMT com apoio da Associação Comercial de Cuiabá. Participaram da mesa de abertura e palestraram o reitor Benedito Pedro Dorilêo, o governador Frederico Carlos Soares de Campos e, em conferência, o publicitário Roberto Duailibi. Além destes, compõem a mesa o presidente da Associação Comercial de Cuiabá Joel Bulhões e outros. A plateia está lotada.

Abertura da III Jornada de Integração sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná. Fotógrafo Mário Vilela.

As duas primeiras imagens destoam do tema e, provavelmente, foram tiradas para rodar o negativo. No Auditório da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (FECOMÉRCIO), dá-se a abertura da III Jornada de Integração sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná com a presença do governador Jaime Veríssimo de Campos, o prefeito municipal de Cuiabá Frederico Carlos Soares de Campos entre outros. Todas as autoridades da mesa discursam.

Abertura da III Semana de Agronomia. Fotógrafo Lenine Martins.

No auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni profere a palestra "Política Agrícola de Mato Grosso", durante a abertura da III Semana da Agronomia - evento promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso e pelo Centro Acadêmico de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Compõem a mesa, ao lado do secretário de Agricultura: o reitor da UFMT Gabriel Novis Neves, o presidente da EMATER Jonas Pinheiro da Silva e outros três não identificados. Na plateia, dezenas de pessoas, em sua esmagadora maioria homens.

Abertura da IX Semana da Economia. Fotógrafo Lenine Martins.

No auditório da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT), dá-se a abertura da IX Semana de Economia. Na plateia, autoridades estaduais e municipais - o governador Frederico Carlos Soares de Campos, secretário de Planejamento Osvaldo de Oliveira Fortes, secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, secretário de Fazenda Salem Zugair, o assessor especial da Casa Civil Heronides de Araújo Filho, o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda -; empresários como o jornalista Archimedes Pereira Lima e Joel Bulhões. Entre os palestrantes o presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON) Osmar Danilo Dom Braga, o presidente do Bando da Amazônia Ubaldo Campos Corrêa, o diretor de Planejamento do Banco do Brasil Alcir Augustinho Caliari e o governador Frederico Campos.

Abertura da Reunião Anual da Pesquisa da Soja das Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Fotógrafo Lenine Martins.

Numa das salas de aula da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT), ocorre a abertura da Reunião Anual da Pesquisa da Soja das Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Compõem a mesa, entre outros, os secretários de Agricultura Rômulo Vandoni e de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli. A plateia se acomodou nas carteiras. Estão presentes representantes do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CEPAC), do Centro Nacional de Pesquisa de Ovinos (CNPO), do Programa Nacional de Pesquisa de Soja, do Centro Estadual de Planejamento Agrícola de Mato Grosso (CEPA-MT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Abertura da Semana da Pátria pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos. Fotógrafo Osmar Cabral.

Na praça 8 de Abril, dá-se o cerimonial de acendimento da pira com fogo simbólico por ocasião do início das comemorações da Semana da Pátria. Entram para compor o palanque das autoridade o secretário de Viação e Obras Públicas e o desembargador Benedito Pereira do Nascimento. Sobre o palanque outras autoridades presentes: o governador José Garcia Neto e sua esposa Maria Lígia de Borges Garcia; o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda e a sua esposa e primeira-dama municipal Maria Auxiliadora de Jesus Silva Arruda; o tenente-coronel José Silvério da Silva; o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni; a senhora Yone de Azevedo Campos, esposa do secretário de Viação e Obras Públicas; entre outros. Discursaram o desembargador, o secretário de Viação e Obras Públicas e o governador. Um coral de meninos uniformizados com camisa branca estampada a face de Jesus Cristo fizeram uma apresentação a capella. Em determinado momento, o desembargador recebe uma tocha para que seu fogo acenda a pira. As imagens finais mostram a comitiva de autoridades no hall de um hotel ou uma sala de cinema. Numa das paredes vê-se um cartaz do filme "The Swarm" (dirigido por Irwin Allen, Estados Unidos, 1978). As autoridades presentes ao evento cívico e também outros perfilam-se à entrada de uma sala cortinada. Algumas senhoras seguram um livreto com a palavra "RIO" em letras garrafais.

Abertura da "Semana Nacional da Criança Excepcional" na sede da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE). Fotógrafo Lenine Martins.

Abertura da "Semana Nacional da Criança Excepcional" sob a nova área coberta da sede da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE). O discurso de abertura é feito, na presença de crianças, monitores, pais e responsáveis, pelo presidente da APAE de Mato Grosso Valdevino Ferreira de Amorim. Participam do evento autoridades estaduais: representa o governador Frederico Carlos Soares de Campos o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo; e o secretário-chefe da Casa Civil o também assessor Paulo Reche.

Abertura da "Semana Nacional da Criança Excepcional" na sede da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE). Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Perfilados diante dos dois mastros onde dois alunos hasteiam respectivamente as bandeiras de Mato Grosso e do Brasil, os alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) parecem cantar, sob regência e em coro, o Hino Nacional Brasileiro, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 9.147, 24 ago. 1982, p. 12). Após, discursa o presidente da APAE em Mato Grosso Valdevino Ferreira de Amorim. O secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo está representado pelo coordenador-geral da secretaria Paulo Reche.

Abertura da V Confereência do Distrito 447 do Rotary International. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), dá-se a abertura da V Conferência do Distrito 447 do Rotary International, presidida pelo governador do Distrito 447 Edgard Bernardino. Após uma apresentação do Coral Universitário, discursaram: Oto Pinho de Abreu, em nome do presidente do Rotary International Stephen McCaffrey, vice-governador José Villanova Torres e o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda. Na plateia lotada, entre outras autoridades, o deputado federal Júlio José de Campos e o presidente do Rotary no Brasil procurador-chefe da Fazenda Nacional Miguel Biancardini.

Abertura da X Semana da Economia com a palestra "Balanço de Pagamento" proferida pelo professor Sebastião Marcos Vital, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fotógrafo Lenine Martins.

No auditório da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT), o professor Sebastião Marcos Vital, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), profere a palestra "Balanço de Pagamento" durante a abertura da X Semana da Economia.

Abertura da XVIII Exposição Agropecuária de Cuiabá (EXPOAGRO). Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Cerimônia de abertura da XVIII Exposição Agropecuária de Cuiabá (EXPOAGRO), no Parque de Exposições de Cuiabá. O cerimonial iniciou-se com o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, de Mato Grosso, pelo secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, de Cuiabá, pelo prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), pelo presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Flávio Brito. Após, as autoridades (além das citadas, o deputado federal Júlio José de Campos, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz, o empresário Carlos Soares, entre outros) são convidadas pelo presidente da FAMATO Gabriel de Mattos Müller a se acomodarem no palanque, montado em frente à arena de rodeio. Discursaram o presidente da FAMATO, o secretário de Agricultura e o governador. Então, dá-se o desfile de animais a serem julgados, na Exposição. O fotógrafo, atraído por um incêndio de uma das barraquinhas de comida, tira uma dezena de fotos deste fatídico e da atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) para extinguir as chamas. Na sequência, registra as visitas das autoridades aos estandes de produtos agrícolas e de confinamento de animais matrizes.

Abertura de evento sobre bibliotecas, na Fundação Cultural. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Numa das salas da Fundação Cultural, preside a mesa do encontro o secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda. Compõem a mesa outras três conferencistas não identificadas. A plateia da pequena sala está cheia, mas não lotada e é composta por homens e mulheres. Apenas o secretário palestra no momento das fotos.

Abertura do Congresso das Associações de Bairro de Mato Grosso, no bairro Pedregal.

Recebido pelo presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Bairros (FEMAB) Walmir Cardoso juntamente com outros representantes de associações de bairros, o governador Frederico Carlos Soares de Campos, acompanhado pelo secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, adentra a Escola Municipal de Educação Básica "Orlando Nigro" onde se dará a abertura do Congresso das Associações de Bairro de Mato Grosso, no bairro Pedregal. As autoridades estaduais cumprimentam os presentes enquanto entram e são conduzidos até seus respectivos lugares à mesa. Estão presentes ainda o secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita de Carvalho Athayde, o arcebispo de Cuiabá Dom Bonifácio PIccinini, entre outros. O presidente da FEMAB Walmir Cardoso fala ao microfone. Frederico Campos é então homenageado.

Abertura do Curso de Atualização Pedagógica e Técnica Profissional de Saúde. Fotógrafo Lenine Martins.

Em uma das salas da Delegacia Federal de Saúde, tem-se a fala do governador Frederico Carlos Soares de Campos durante a abertura do Curso de Atualização Pedagógica e Técnica dos Profissionais de Saúde. O governador compõe a mesa ao lado de outras autoridades, entre as quais, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos, a coordenadora do Curso de Recursos Humanos enfermeira Adelaide de Almeida Orro, o presidente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) Leoni de Palma, entre outros. Há imagens da confraternização entre participantes, autoridades e organizadores do curso.

Abertura do "Encontro de Diretores de Escolas Estaduais que Habilitam para o Magistério e Agropecuária". Fotógrafo Osmar Cabral.

No Teatro do Liceu Cuiabano, o secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda discursa durante abertura do "Encontro de Diretores de Escolas Estaduais que Habilitam para o Magistério e Agropecuária". À mesa, duas diretoras não identificadas. Na plateia, um número reduzido de participantes, em sua maior de mulheres.

Abertura do I Congresso Sobre a Ocupação da Amazônia (CONSOA). Fotógrafos Vanderlei Meneguini e Lenine Martins.

Dois grandes conjuntos de imagens tiradas por dois fotógrafos diferentes, todavia, o envelope em que estava o conjunto não diferenciou um do outro. Ambos retratam a recepção, no Aeroporto "Marechal Rondon", ao vice-presidente da República Antônio Aureliano Chaves de Mendonça e ao deputado federal Júlio José de Campos por autoridades mato-grossenses, estas lideradas pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos. Do aeroporto, o vice-presidente seguiu itinerário de visitas: ao presidente do Tribunal de Justiça desembargador Athayde Monteiro da Silva; ao presidente da Assembleia Legislativa deputado Benedito Alves Ferraz; e governador Frederico Campos, recebido no gabinete deste depois de passa em revista as tropas no Palácio Paiaguás. Além de conceder entrevista coletiva na sede do Partido Democrático Social (PDS).Após, a participação do vice-presidente Aureliano Chaves no I Congresso Sobre a Ocupação da Amazônia (I CONSOA), abrindo o evento, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. Nesta, à mesa, além do governador Frederico Campos e do vice-presidente Aureliano Chaves, o vice-governador José Villanova Torres, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz, o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, entre outras autoridades.

Abertura do I Encontro do Ministério Público de Mato Grosso. Fotógrafo Osmar Cabral.

As primeiras imagens são de retratos espontâneos do secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita de Carvalho Athayde. A sequência de imagens mostra a formação da mesa durante a abertura do I Encontro do Ministério Público de Mato Grosso, no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Estão à mesa: o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz; o comandante da 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada general Luís Guilherme de Freitas Coutinho, o procurador-geral de Justiça Leônidas Duarte, o vice-governador José Villanova Torres, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) desembargador Athayde Monteiro da Silva, entre outros, e, à frente dos trabalhos de abertura, o presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público Ulisses Ribeiro. Na plateia, vê-se autoridades, tais como: o secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão Lima, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o secretário de Segurança Pública Paulo Athayde, o secretário de Administração Carlos José Avelino de Souza Vieira, entre outros.

Abertura do II Curso de Atualização para Delegados Leigos. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Numa sala de aula, o promotor de Justiça da Comarca da Capital Moacir Perri fala durante a abertura do II Curso de Atualização para Delegados Leigos. Na audiência, a turma de três dezenas de delegados leigos do interior de Mato Grosso e um do Acre.

Abertura do II Curso de Especialização em Saúde Pública. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Numa sala de aula do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos discursa durante a abertura do II Curso de Especialização em Saúde Pública. Consigo, à mesa, estão o chefe do Departamento de Medicina Eduardo de Lamônica Freire e a coordenadora do Curso de Especialização Luzia das Graças Prado Leão. Enquanto o secretário discursava, chega à porta e entra o delegado regional do Trabalho João Bem Dias de Moura, que senta em uma carteira junto à mesa. Nas carteiras, os alunos advindos das mais diferentes instituições de saúde de Mato Grosso.

Abertura do IV Encontro Nacional das Associações de Moradores de Bairro (ENAMB). Fotógrafo: Osmar Cabral.

No Ginásio "Manoel Soares de Campos", dá-se a abertura do IV Encontro Nacional das Associações de Moradores de Bairros (ENAMB). À mesa, preside a abertura o presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Bairros (FAMAB) Walmir Cardoso. A principal fala é da presidente da Fundação de Promoção Social (PRO-SOL) e primeira-dama Isabel Coelho Pinto de Campos. Há outros membros da mesa não identificados e muitos participantes como ouvintes.

Abertura do Seminário Implantação do Plano de Classificação de Cargos e Salários do Estado de Mato Grosso. Fotógrafo Osmar Cabral.

Há duas imagens deslocadas do assunto, mas que estão na mesma tira de negativos: a primeira, duma reunião do governador Frederico Carlos Soares de Campos com outros cinco homens; e a última, que se trata das obras de construção de prédio da Secretaria de Agricultura, no Centro Político Administrativo (CPA). As quatro imagens do centro da tira de negativo estão relacionadas ao evento indicado como assunto no envelope original. Nestas imagens, está impressa a fala da consultora Ilda Magalhães, responsável pela elaboração do Plano de Cargos e Salários, e outros quatro integrantes da mesa, dois homens e duas mulheres não identificados. O curso ocorre no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

Abertura do Seminário sobre Modernização e Desburocratização. Fotógrafo Osmar Cabral.

No auditório da Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (COHAB), preside a mesa de abertura do Seminário sobre Modernização e Desburocratização o secretário de Administração Carlos José Avelino de Souza Vieira. Após a fala do secretário, o primeiro conferencista a falar no seminário foi o coordenador Geral do Gabinete de Planejamento José Almeida Corrêa Lobo que falou, segundo o Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (18.078, 20 mai. 1980, p. 2), sobre o conceito de desburocratização. À mesa, além do secretário de Administração e do coordenador Geral, mais quatro integrantes, sendo um deles uma mulher.

Abertura do Treinamento para implantação do sistema de contabilidade por processamento eletrônico. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Numa sala da Escola de Serviço Público, dá-se a abertura do Treinamento para implantação do sistema de contabilidade por processamento eletrônico. Discursam a subcoordenadora geral de Administração Financeira Acyr Castrillon Ferreira e o coordenador geral da Secretaria de Fazenda Antônio César Soares da Silva. Após a abertura, as duas autoridades apresentaram e entregaram a turma ao professor Nelson Pepri que começa a ministra o curso para uma sala lotada.

Abertura e encerramento das falas do I Simpósio sobre Transportes Urbanos em Cidades de Porte Médio. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No auditório do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), dois momentos do I Simpósio sobre Transportes Urbanos em Cidades de Porte Médio. As primeiras 24 imagens dão conta da abertura das falas, quando o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda apresentou as experiências de Cuiabá para a gestão dos transportes da cidade. Participaram da abertura, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 9.177, 7 out. 1982, p. 12), o secretário-executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano (CNDU) Militão de Moraes Ricardo, o diretor da Empresa Brasileira dos Transportes Urbanos (EBTU) Newton de Castro, o presidente da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT) José Menezes Senna. À mesa, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, na ocasião representando do governador, o arquiteto chefe do Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) Carlos Nelson Ferreira dos Santos, o prefeito Gustavo Arruda, o secretário municipal de Planejamento de Natal Carlos Menezes Lira, o prefeito municipal de Caxias do Sul Mansueto de Castro, o secretário municipal de Planejamento e Informática de São José dos Campos Airton de Oliveira. As últimas 15 imagens correspondem à fala de encerramento do evento, quando o governador Frederico Carlos Soares de Campos, no mesmo auditório, proferiu sua palestra. À mesa, entre outros, além do governador, o prefeito Gustavo Arruda, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz e o o arquiteto chefe do IBAM Carlos Nelson Ferreira dos Santos.

Abertura e premiação do V São Jovem Arte. Fotógrafo Osmar Cabral.

No Salão Nobre do Palácio da Instrução, dá-se a abertura, com o corte de fita realizado pelo prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda e pelo secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, do V Salão Jovem Arte. Após, entrega da premiação para os artistas e obras, respectivamente: Nilson Pimenta, com a obra "Carniça"; e, Raimundo Moreira, com "Cidade de Cuiabá". Além de prêmios de estímulos a Stenio Carvalho, Rubens Jesus da Costa, Ubiraci Ferreira Alves e José Serafim Berttoloto. Os prêmios foram entregues pelo prefeito Gustavo Arruda, pelo secretário Hélio Palma de Arruda e pela presidente da Fundação Cultural Maria das Graças Pinto Alencar.

Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.

Na lateral do Palácio da Instrução, dezoito garotas se agrupam e posam para foto. Ao fundo, sobre uma mureta, mais duas garotas. Todas trajam o uniforme escolar da época que consiste em saia, camisa branca e gravata. Sobre a imagem, na parte superior, escrito à caneta de tinta azul (quase apagada) "Lembrança da 2.ª 3.ª de 1.941".

Adelaide de Almeida e a sua turma do Liceu Cuiabano.

À margem do rio Cuiabá, vendo-se, à esquerda, em segundo plano, três canoas e vultos de pescadores. Ao fundo, casas margeiam o rio, vendo-se, ainda, parte do bairro Porto. Compõem a foto quinze alunas do Liceu Cuiabano, todas trajando o uniforme que consiste em saia, camisa branca e gravata; à exceção de duas: a que está com um vestido listrado e de camisa branca, à esquerda; e outra sem a gravata, à direita. Escrito à caneta azul “2ª 3ª de 1941 [dois risco pequenos embaixo do número um]”. Abaixo, também à mão: “rio cuiaba [SIC]”.

Adelaide de Almeida Orro antes de ser homenageada como 1ª Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - seção Mato Grosso (ABEn-MT).

Adelaide de Almeida Orro, em seu apartamento. Na sala, na parede, à esquerda, pratos decorativos. Ao fundo, uma tela pintada e um aparador baixo com dois vasos de planta, e pequenos objetos decorativos. Do lado direito, veem-se uma cadeira de madeira, e detalhe de uma mesa de madeira, com um jogo-americano rubro-negro xadrez.

Adelaide de Almeida Orro com Pais dos gêmeos Neide da Silva (afilhada de Adelaide) e Gonçalo Ney da Silva.

Em um quarto da Maternidade de Cuiabá, sobre o leito, encontram-se a mãe, Alzupera Rodrigues da Silva, e seus filhos gêmeos, Neide e Gonçalo Ney – um de cada lado, envolvidos em fraudas. À esquerda do leito, está o pai, Gonçalo Rodrigues da Silva, com a mão esquerda apoiada sobre o travesseiro. À direita, vê-se Adelaide de Almeida Orro, com o traje de enfermeira e com as mãos sobre o outro travesseiro.

Adelaide de Almeida Orro durante distribuição de presentes para os filhos dos hansenianos da Colônia São João dos Lázaros. Fotografia Foto Euzaide.

Em um corredor, veem quatro portas laterais e uma janela ao fundo, que está aberta e tem sobre ela duas pequenas janelas fechadas. Compõem a foto: Adelaide de Almeida Orro, à esquerda, e à frente de duas fileiras com trinta e uma crianças e mais uma à frente no colo de uma mulher.

Adelaide de Almeida Orro durante entrega de doação ao Arquivo Público de Mato Grosso. Fotografia Lauro Portela

Na sala do seu apartamento, sentada ao sofá, Adelaide de Almeida Orro segura a placa da Escola de Enfermagem “Dr. Mário Corrêa da Costa” apoiada em suas pernas, posando ao seu lado direito o funcionário do Arquivo Público de Mato Grosso, Odenil Santana da Silva que tem seu braço direito sobre o ombro de Adelaide.

Adelaide de Almeida Orro e amigos, após a homenagem recebida da Associação Brasileira de Enfermagem seção Mato Grosso (ABEn-MT) Mato Grosso.

Em um restaurante, Adelaide de Almeida Orro e convidados reúnem-se atrás de uma mesa de forro listrado de azul e branco com um forro menor branco, sobreposto. Sentadas da esquerda para direita: Dirce Fernandes dos Reis, Maria Madalena Guimarães, Adelaide de Almeida Orro; em pé, atrás, da esquerda para direita, também: Esther, Jesuína R. Pinto Paula, Geralda Lopes, Erzila Perri, Maria Afonsina dos Reis; em pé, mais ao fundo, dois homens, e Cátia Moema de Almeida Orro, filha de Adelaide. É protegida por envelope de papel alcalino. Na superfície da foto, marcada: “26 5’97”, e mais no canto direito, em branco em um pequeno retângulo “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro e suas amigas.

Sob o sol, compõem a foto: Nely, Adelaide de Almeida Orro (ao centro), Jesuína dos Reis Pinto, Paula Cátia, Sandra, Dirce Fernandes dos Reis duas meninas, uma delas bem criança, e um bebê de colo.

Adelaide de Almeida Orro membro da diretoria do Conselho Regional de Enfermagem.

Em um auditório, em cujo fundo na parede pende aberta a bandeira do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso, forma-se a mesa do “CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM” – conforme letreiro – sendo uma das convidadas Adelaide de Almeida Orro, como membro da diretoria, à direita, à mesa.

Adelaide de Almeida Orro no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante homenagem.

No hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante a homenagem da ABEn-MT à Adelaide de Almeida Orro. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes, Adelaide de Almeida Orro, Erzila, Jesuína dos Reis Pinto Paula e Maria Magdalena Guimarães.

Adelaide de Almeida Orro sendo homenageada em evento no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No hall de entrada do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), veem-se um cartaz ao fundo, à esquerda, e uma luminária simples no teto. Compõem a foto: Geralda Lopes, Erzila de Almeida Perri, Jesuína dos Reis Pinto Paula, Maria Magdalena e Esther. Marcado na superfície da foto, à direita, embaixo, vê-se “26 6’97”, e em branco do canto direito “Jul-99”.

Adelaide de Almeida Orro, Esther e Geralda Lopes, no hall do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vendo-se, ao fundo, na parede, vários tamanhos de tachos de cobre decorativos. Compõem a foto, da esquerda para a direita: Geralda Lopes (primeira coordenadora do curso de Enfermagem da UFMT), Esther e Adelaide de Almeida Orro. Marcado na superfície da foto em branco: “Jul-99”.

Administração de Matto-Grosso no Período Republicano. Fotografia Photo Ferrari.

Composição com o retrato de dezessete governantes de Mato Grosso dispostos dentro de círculos adornados com a faixa com respectivos nomes e cargos eletivos. Ao meio, mais à direita, o brasão d’armas do Estado tendo abaixo a bandeira de Mato Grosso numa lança como haste e fita na ponta. Começando da esquerda para a direita de cima para baixo, sem seguir a ordem de sucessão: 1ª coluna – governador marechal Antonio Maria Coelho; governador coronel José Rondon; presidente doutor Manoel Murtinho; vice-presidente coronel Cesário de Figueiredo; presidente coronel Pedro Alves de Barros; 2.ª coluna – governador coronel Francisco Sólon Ribeiro; marechal J. Mallet; presidente doutor Antonio Corrêa da Costa; vereador coronel Antonio Leite de Figueiredo; vice-presidente coronel João Paes de Barros; 3.ª coluna (abaixo do brasão d’armas) – presidente coronel Antonio Paes de Barros; vice-presidente Pedro Leite Osório; 4.ª coluna – presidente coronel Generoso Ponce; 5.ª e última coluna – presidente general Caetano e Albuquerque; presidente doutor Costa Marques; vice-presidente coronel Pedro Celestino Corrêa da Costa. Em destaque, acima do brasão, à direita o então presidente dom Francisco de Aquino Corrêa. Na parte superior, acima do brasão, em letras de estilo e em versalete, lê-se: “ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO // DE MATTO-GROSSO // NO PERIODO // REPUBLICANO”. No canto inferior direito, o desenho de um carimbo circular (como se fosse de cera) em que se lê: “PHOTO FERRARI CUYABÁ”; ao centro, no mesmo estilo, as iniciais “PF”.

Almoço.

À mesa, com forro branco, nove homens fazem refeição. Todos eles pertencem ao Corpo Médico. À direita, vê-se a metade do torso de um homem em pé, tendo atrás de si outra mesa, aparecendo apenas dois homens. O homem em pé parece se dirigir com uma travessa e colher ao único homem de prato vazio, que olha de supetão na direção do fotógrafo.

Almoço em homenagem à presidente da Fundação de Promoção Social (PRO-SOL) primeira-dama Yone de Azevedo Campos e ao governador Frederico Carlos Soares de Campos oferecido pelos funcionários da Fundação Cultural e da PRO-SOL. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Na Fundação Cultural, Palácio da Instrução, os funcionários da Fundação de Promoção Social (PRO-SOL) e os da própria instituição recepcionam para um almoço a presidente da PRO-SOL primeira-dama Yone de Azevedo Campos e o governador Frederico Carlos Soares de Campos. O primeiro casal, em vias de deixarem o Palácio Paiaguás, recebe como regalo uma bandeja de prata com inscrição de agradecimento dirigido à primeira-dama. Entrega o objeto argento a funcionária Aci Corrêa da Costa, que recepcionou o governador e sua senhora ao lado de Marilene Malheiros Paes de Barros.

Almoço em homenagem ao governador Frederico Carlos Soares de Campos, oferecido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT). Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Na Casa da Indústria - sede da Federação das Indústrias do Estado do Estado e Mato Grosso (FIEMT) -, o presidente da instituição Otacílio Borges Canavarros, juntamente com os industriais e demais convidados, homenageiam o governador Frederico Carlos Soares de Campos em sua despedida do governo estadual. Foi entregue pelo proprietário do periódico O Estado de Mato Grosso Archimedes Pereira Lima ao chefe do Poder Executivo estadual uma placa de prata em homenagem a este. Estão presentes o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Airton Reis e outros representantes classistas patronais.

Aniversário do diretor de Operações da CEMAT. Fotógrafos Vanderlei Meneguini e Lenine Martins.

Cumprimentos e momento de comemoração pela passagem da data natalícia do diretor de Operações da CEMAT, senhor [...]. Entre os convivas, o presidente das Centrais Elétricas Mato-grossenses S.A. (CEMAT) Carmelito Torres.

Apetrechos utilizados na pesca predatória apreendidos pelos fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT). Fotógrafo Osmar Cabral.

Em frente a sede da Secretaria de Agricultura, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT) Arnaldo Monteiro faz a apresentação para imprensa de apetrechos utilizados em atividades de pesca ilegal apreendidos por fiscais do órgão.

Aplicação de provas do Concurso público para o provimento efetivo de cargos da carreira inicial de Agente Fiscal de Tributos Estaduais. Fotógrafo Lenine Martins.

Aplicação da prova do concurso público para o provimento efetivo de cargos da carreira inicial de Agente Fiscal de Tributos Estaduais. Nas imagens, o secretário de Administração Carlos José Avelino de Souza Vieira acompanha os trabalhos de fiscais e coordenadores nas escolas estaduais "Liceu Cuiabano", "Nilo Póvoas", "Presidente Médici". A última imagem é de um bebê de colo, destoando do restante de dossiê.

Aplicação de provas do Processo seletivo para as categorias funcionais de Auxiliar de Agente Administrativo e Agente Administrativo. Fotógrafo Osmar Cabral.

Aplicação das provas de conhecimentos em Matemática, Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos de Legislação é aplicada num ginásio poliesportivo. As carteiras estão dispostas de modo equidistante sobre a quadra sendo vigiadas por fiscais. A aplicação da mesma prova, numa sala de aula, é visitada pelo secretário de Administração Carlos José Avelino de Souza Vieira que caminha por entre as carteiras dos concorrentes aos cargos de Auxiliar de Agente Administrativo e Agente Administrativo.

Apresentação da Miss Mato Grosso 1981 Fernanda Maria Frandsen durante chá promovido pela primeira-dama Yone de Azevedo Campos. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No pátio da Residência Oficial dos Governadores, a primeira-dama Yone de Azevedo Campos recebe convidados com o intuito de apresentar a Miss Mato Grosso 1981 Fernanda Maria Frandsen, à qual são repassadas coroa e faixa das mãos da Miss Mato Grosso 1981 Shirlei Tereza Damian. Além das esposas de secretários de estado e município, está presente a presidente da Associação de Estética e Maquiagem de Mato Grosso Terezinha Coelho. Há dois retratos de um homem desconhecido tirados contra a parede da Residência Oficial.

Apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No Auditório da Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT), a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se apresenta para uma plateia de dezenas de pessoas. Entre as autoridades presentes: o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo; o arcebispo de Cuiabá Dom Bonifácio Piccinini.

Apresentação da peça "Rio Acima, Rio Abaixo" dirigida por Maria da Glória Albuês durante Encerramento da V Confereência do Distrito 447 do Rotary International.

No Ginásio Esportivo "Senador Jessé Pinto Freire", do Serviço Social do Comércio (SESC) Cuiabá, preparado para receber uma noite de gala, mesas perfiladas e arrumadas à altura do evento acomodam os convidados rotarianos que, enquanto são servidos pelos garçons, assistem, num palco semiesférico, atores encenam a peça "Rio Acima, Rio Abaixo" dirigida por Maria da Glória Albuês, do Grupo Terra de Teatro Amador. Entre os atores, Liu Arruda, Lúcia Palma e outros, além da participação do grupo musical "Os Cinco Morenos". As seis imagens finais destoam do evento inclusive na marca de negativo, mesmo que tenha vindo dentro do mesmo envelope com informação vaga e errada de "Encenação de Peça aos internos da [sic.] Centro de Reabilitação" e "Dezembro/82".

Apresentação de croquis e de maquetes das residências do Conjunto Habitacional Morada do Ouro. Fotógrafo Lenine Martins.

Numa sala com as plantas, croquis e maquetes do lançamento do Conjunto Habitacional Morada do Ouro, Domingos Malheiros e outro homem desconhecido apresentam a uma repórter o projeto da Cooperativa Habitacional dos Servidores Públicos de Mato Grosso (COOPHAS).

Apresentação de lançamento do Zoneamento das áreas de cultivo para produção de álcool combustível dentro do Programa Nacional do Álcool (PROALCOOL). Fotógrafo Osmar Cabral.

No auditório do Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso (IPEMAT), o professor Raimundo Lemos, membro do Centro Tecnológico do Estado de Minas Gerais (CETEC), expõe o trabalho de zoneamento agrícola da cana-de-açúcar, da mandioca e do sorgo para a produção de álcool combustível. À mesa, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli, o membro da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio Gilberto Calábria, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso (FAMATO) Gabriel Júlio de Mattos Müller, e outro homem não identificado. Na plateia, dezenas de ouvintes ligados à agricultura sucroalcooleira e técnicos da área.

Apresentação de plano de reformulação administrativa por diretores da CAEEB ao governador Frederico Carlos Soares de Campos, no seu gabinete. Fotógrafo Laércio Ojeda.

Em reunião no gabinete, no Palácio Paiaguás, diretores da CAEEB (Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras) apresentam ao governador Frederico Carlos Soares de Campos o plano de reforma administrativa denominado "Plano de Ação Imediata de Mato Grosso" (PAIMAT).

Apresentação poética na TURIMAT (Empresa Mato-grossense de Turismo). Fotógrafo Lenine Martins.

No auditório do antigo Palácio do "Thesouro do Estado", a primeira-dama Isabel Campos compõe mesa junto com outros palestrantes sendo acompanhados por numerosa plateia. Entre os palestrantes o advogado e poeta Benedito Sant'Ana da Silva Freire.

Apresentações musicais de artistas da MPB, no Ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso.

Apresentações no ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso lotado. A primeira apresentação é de Luiz Melodia acompanhado por banda, beckvocal e operador de mesa de som. A segunda, de uma dupla, e terceira, um solo, apresentações são de artistas desconhecidos; todavia, contam com a mesma aparelhagem e acompanhamento da primeira. A dupla, o solo mais um outro cantor, depois, fazem uma apresentação em quarteto de vozes. Após essa apresentação, Luiz Melodia retorna ao palco, sendo fotografado em diferentes poses de sua performance e do público que lota o ginásio. Finalmente, Ney Matogrosso com seu visual andrógino, fotografado em contramergulho em diferentes poses.

Arranjo documental e dependências do Arquivo Público de Mato Grosso. Fotógrafo Lenine Martins.

Imagens do trabalho de preservação documental realizado pelo Arquivo Público de Mato Grosso, na sua antiga sede, no Centro Político Administrativo (CPA). Aparecem funcionários, entre eles Leony Gonçalo da Silva, Saturnina da Rosa, Wilson Melo, Adélia Lima, Ruth Fernandes, Nazaré Moraes, estagiário Marcos José Martins Siqueira, e a diretora Vera Randazzo, além das "pilhas" de latas e documentos das dependências da instituição.

Aspecto da chegada Sr. José Marcelo Moreira, interventor federal em Mato Grosso. Fotografia Agência Nacional.

No antigo campo de aviação de Cuiabá, um jornalista de terno escuro e gravata aborda com caderninho e lápis em mãos, à direita, o então interventor federal em Mato Grosso José Marcelo Moreira, trajando terno escuro e gravata e um chapéu de feltro com gebadas no topo. Ao centro, observa a entrevista, de terno claro e gravata. À esquerda, uma senhora vestindo blazer claro e segurando no seu braço esquerdo uma bolsa clara; a seu lado, de perfil, um senhor de terno escuro e gravata e chapéu escuro observa a entrevista. Ao fundo, detalhe de um avião Lockheed L-18 Lodestar.

Aspecto do Palácio Municipal de Cuiabá, visto do fundo, misteriosamente incendiado.

Em um prédio assobradado, vê-se detalhe do telhado do piso superior, a janela dum cômodo e detalhe do telhado do piso inferior. As paredes estão chamuscadas e o telhado do cômodo está falhado. Abaixo da imagem, impresso em preto, lê-se: “Aspecto do Palacio Municipal de Cuyabá, visto do fun//do, misteriosamente incendiado em 6—10—910, sob a admi//nistração do intendente Avelino Antonio de Siqueira. O alvo// das chammas foi a tesouraria!! Fotografia tirada em 13—9—//911, para que jamais seja esse flagicio esquecido.

Assembleia dos Professores. Fotógrafo Lenine Martins.

No Teatro do Colégio Liceu Cuiabano, professores se reúnem em assembleia em apoio à destituição do professor Osvaldo Ferreira da Silva da presidência da Associação Mato-grossense dos Professores. A audiência está lotada, estando alguns presentes acomodados nos corredores e escadarias em pé. Há três faixas, onde se lê: "EXIGIMOS RENÚNCIA DO PROF. OSVALDO", "APOIAMOS A COMISSÃO" (estas nas paredes à esquerda e à direita, respectivamente) e "QUEREMOS NOVA DIRETORIA PARA A A.M.P." (atrás da mesa sobre o palco).À mesa, quatro senhoras (a quinta, sentada da esquerda para a direita), entre as quais a professora Senhorinha de Oliveira, e quatro senhores, sendo que um destes fala ao microfone.

Assembleia Geral dos associados à Cooperativa Habitacional dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso (COOPHAS) para aprovação do projeto do Conjunto Habitacional Morada do Ouro. Fotógrafo Osmar Cabral.

No Teatro do Colégio Liceu Cuiabano, os servidores públicos associados à Cooperativa Habitacional dos Servidores Públicos de Mato Grosso (COOPHAS) se reúnem em assembleia para aprovação do projeto do Conjunto Habitacional Morada do Ouro. A apresentação do projeto é feita pelo subgerente regional do Programa Habitacional do Servidor Público do Banco Nacional de Habitação (BNH) Domingos Malheiros, o qual, do palco, à mesa, com outros cinco integrantes do programa dirige a palavra para uma plateia lotada.

Assinatura da autorização de concorrência pública para pavimentação do bairro CPA II. Fotógrafo Osmar Cabral.

No Salão Nobre do Palácio Paiaguás, o governador Frederico Carlos Soares de Campos, juntamente com o presidente da Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (COHAB) Haroldo Arruda e do Banco Nacional de Habitação Jorge Rodrigues assinam o documento de autorização para abertura de concorrência pública para a pavimentação do bairro CPA II. Estão presentes, entre outras autoridades: o vice-governador José Villanova Torres; o presidente do Partido Democrático Social (PDS) José Monteiro de Figueiredo; os deputados estaduais Zanete Ferreira Cardinal, João Torres e Cândido Borges Leal; o secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini; o chefe da Casa Militar coronel José Silvério; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli.

Assinatura da nomeação de 13 dos 17 administradores municipais. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Assinatura do ato de nomeação pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, em seu gabinete, dos respectivos administradores municipais e municípios: Pedro Ross, Água Boa; Ramon Araújo Itacaramby, Juscimeira; José Neves, Nova Brasilândia; Wanderley Alves Pereira, Alta Floresta; Antônio Agostini Barbiero, Colíder; Osvaldo Paula, Sinop; Jorge Garcez Munhon, São José do Rio Claro; Romeu Furland, Araputanga; João Batista Limeira Brito, Santa Terezinha; Antônio Teodoro Ferreira Mendes, Rio Branco; Antônio Alvarez, Quatro Marcos; Benildo Justino dos Santos, Salto do Céu; e, Luiz Canclan, de Canarana. Acompanham o ato da assinatura o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo.

Assinatura da Portaria n. 050/81 que institui a Comissão Especial de Discriminação de Terras Devolutas do Estado de Mato Grosso, com sede em Cuiabá-MT, e jurisdição em parte do município de Aripuanã-MT. Fotógrafo Lenine Martins.

Assinatura, no Centro Político Administrativo (CPA), no gabinete do governador Frederico Carlos Soares de Campos, da Portaria n. 050/81 pelo presidente do Instituto de Terra do Estado de Mato Grosso (INTERMAT) Marcos Martinelli que nomeia o advogado Jacyr Dias Boim como presidente da Comissão Especial de Discriminação de Terras Devolutas do Estado de Mato Grosso, com sede em Cuiabá-MT, e jurisdição em parte do município de Aripuanã-MT. A comissão tem como membro técnico o engenheiro Walter Ferreira Coelho e, como secretária, Arlene Lúcia Monteiro da Silva. O ato de assinatura foi acompanhado pelo governador Frederico Campos, pelo secretário de Planejamento Osvaldo de Oliveira Fortes, pelo secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, entre outros.

Assinatura de contrato de permuta de 52 mil hectares de terras das regiões de Cascalheira, no muncípio de Canarana-MT, Canabrava, munícipio de Luciara-MT, União, Município de Arenápolis, Vereda, nos municípios de Araputanga e Cáceres, e Neca Verdi, no município de Cáceres por terras do município de Aripuanã-MT. Fotógrafo Lenine Martins.

No seu gabinete, no Palácio Paiaguás, o governador Frederico Carlos Soares de Campos assina a permuta de cerca de 52 mil hectares somadas por equivalentes no Município de Aripuanã das áreas de: Cascalheira, no Município de Canarana; Canabrava, no Município de Luciara; União, no Município de Arenápolis; Vereda, nos Municípios de Araputanga e Cáceres; e, Neca Verdi, no Município de Cáceres. Estão presentes: o vice-governador José Villanova Torres, que também é presidente da Comissão Fundiária de Mato Grosso; o secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão Lima; o secretário de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente Gabriel Júlio de Mattos Müller; além dos proprietários de terras João Evangelista, Nelson Ferreira da Costa, Aristeu de Morais, Tice Kuoyanagi, Toshio Edson Kuroyanagi, Valdemar de Oliveira Verdi, Elpídio Pinheiro do Nascimento e Antônio Jacinto da Silva, conforme nomeou O Estado de Mato Grosso (n. 9.205, 12 nov. 1982, p. 1 e 12)

"Assinatura de contrato entre a Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (SANEMAT) e a Empresa Sul Americana de Montagens S.A. (EMSA) para construção e montagens hidráulicas da área de tratamento dos sistemas de abastecimento. Fotógrafo Lenine Martins.

Na sede da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (SANEMAT), assinam os contratos sob os números 78/81 e 79/81 para ara construção e montagens hidráulicas da área de tratamento dos sistemas de abastecimento de água das cidades de Barra do Garças e Mirassol D'Oeste, respectivamente, o presidente da SANEMAT José Conceição Gonçalves, o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo e representantes da Empresa Sul Americana de Montagens S.A. (EMSA).

Assinatura de contrato entre o Banco da Amazônia S.A. (BASA), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Departamento de Estradas de Rodagens do Estado de Mato Grosso (DERMAT) para elaboração do projeto final dos subtrecho e trecho Córrego Barreiro II - São Vicente - Barra do Garças, respectivamente, da BR-070. Fotógrafo Lenine Martins.

No seu gabinete, no Palácio Paiaguás, o governador Frederico Carlos Soares de Campos recebe o presidente do Banco Amazônia S.A. (BASA) Ubaldo Campos Corrêa, o diretor Financeiro da mesma instituição Armando Borges, o secretário de Transportes José Luiz Pinto Coelho de Oliveira, o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado de Mato Grosso (DERMAT) Edgard Prado Arze, entre as partes signatárias, para assinar contrato para elaboração do projeto final de engenharia da rodovia BR-070 em dois trechos: São Vicente a Córrego Barreiro II; São Vicente a Barra do Garças. A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) fica como responsável junto com o DERMAT para a elaboração do citado projeto. As seis primeiras imagens retratam os governador e vice-governador recém-eleitos Júlio José de Campos e Wilmar Peres de Faria, respectivamente, ao lado do governador Frederico Carlos Soares de Campos, à mesa, falando a uma plateia num auditório.

Assinatura de contrato junto ao Banque de Paris et des Pays-Bas para financiamento de seis mini-usinas hidrelétricas. Fotógrafo Lenine Martins.

No Palácio Paiaguás, gabinete do governador Frederico Carlos Soares de Campos, este preside a solenidade de assinatura de contrato junto ao Banque de Paris et des Pays-Bas para a construção de seis mini-usinas hidrelétricas. Participam, além do governador supracitado, o presidente das Centrais Elétricas do Estado de Mato Grosso (CEMAT) Ézio Francisco Calábria, o deputado federal Júlio José de Campos, o presidente da Assembleia Legislativa deputado federal Benedito Alves Ferraz, o embaixador Roberto de Oliveira Campos (estes três últimos, assinam como testemunhas), de um lado; Philippe Tauzin, representante do Banco Francês de Comércio Exterior); e, Jean-Pierre Simonnot, Jean Didier Maile e Eric Lamaistre, estes representantes do Banque de Paris et des Pays-Bas. Discursaram o presidente da CEMAT, o governador e Eric Lamaistre.

Assinatura de contrato para execução de infraestrutura nos distritos industriais de Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças. Fotógrafo Lenine Martins.

No seu gabinete, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli reunido com representantes de firmas, assinam contrato para execução de (segundo, Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, n. 18.188, 22 out. 1980, p. 2): em Cuiabá, de implantação de sistema de drenagem, projeto de engenharia para ruas e avenidas, sistema de coleta de esgoto e rede de distribuição de água residencial; em Rondonópolis, asfaltamento e ampliação da rede de distribuição de água; em Cáceres, desmatamento das vias projetadas; em Barra do Garças, também desmatamento das vias projetadas.

[Assinatura de Convênio].

No Palácio Alencastro, o governador Frederico Carlos Soares de Campos acompanhado da primeira-dama Yone de Azevedo Campos, e o prefeito Gustavo Arruda, autoridades estaduais e municipais, acompanhados de suas repectivas consortes, assinam convênio, dão entrevista e posam para fotografia.

Assinatura de convênio com empreiteiras para execução de obras na grande Cuiabá e no estado de Mato Grosso. Fotógrafo Lenine Martins.

Assinatura de convênio entre a Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (SANEMAT) e as empresas de construção ARCO Arquitetura e Construções Ltda., AQUÁRIO Engenharia e Comércio, ESTÁTICA Engenharia e Projetos e NOPAR (Norte Poços Artesianos Ltda.). Durante a assinatura, estavam presentes o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o secretário de Obras e Serviços Públicos Ézio Francisco Calábria, o deputado federal Júlio José de Campos, o deputado estadual Zanete Cardinal. Além destes, o presidente da SANEMAT José Conceição Gonçalves, que assina o convênio, o representante regional do Banco Nacional de Habitação (BNH) Jorge Rodrigues, o presidente da Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (COHAB) Aroldo Arruda, o presidente das Centrais Elétricas do Estado de Mato Grosso (CEMAT) Carlos Gentiluomo, o prefeito municipal de Jaciara Mário Cassiano da Silva e os respectivos representantes das empresas contratadas. As primeiras imagens mostram o deputado federal Júlio Campos cumprimentando os funcionários e o presidente da SANEMAT. Depois, ladeado pelo deputado federal Júlio Campos e pelo governador Frederico Campos, o presidente da SANEMAT José Gonçalves concede entrevista a emissoras de rádio. Em seguida, são entrevistados o deputado federal e o governador. Finalmente, dão-se as assinaturas dos contratos.

Assinatura de convênio entre Fundação do Bem Estado do Menor de Mato Grosso (FEBEMAT) e Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM). Fotógrafo Lenine Martins.

No gabinete do chefe do Executivo, no Palácio Paiaguás, reúnem-se o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima, o diretor do Departamento de Convênios da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM) José Mauro Volpon, a presidente da Fundação do Bem Estado do Menor de Mato Grosso (FEBEMAT) Zulmira Gonçalves Meireles, a diretora administrativa da FEBEMAT Miriam Leni Daltro, a diretora técnica da FEBEMAT Maria Catarina Rondon e o diretor do Departamento de Obras Públicas (DOP) Carlos Augusto Alves Corrêa. Na ocasião, é assinado o convênio para a construção de um prédio dentro do Plano de Integração do Menor, Família e Comunidade (POLIMEC), no bairro Lixeira, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 8.260, 20 jul. 1979, p. 1).

Assinatura de convênio entre Fundação do Bem Estado do Menor de Mato Grosso (FEBEMAT) e Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (FUNABEM). Fotógrafo Lenine Martins.

No gabinete do governador Frederico Carlos Soares de Campos, assinam o convênio o governador, a presidente da Fundação do Bem Estado do Menor de Mato Grosso (FEBEMAT) Zulmira Gonçalves Meireles e o secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima. O convênio disponibiliza, através da Fundação Nacional do Bem Estar do Menor (FUNABEM), cerca de Cr$ 90 milhões para aplicação em programas tocados pela FEBEMAT, entre os quais: Plano Integrado de Atendimento ao Menor e Família (PIAMF); Centro de Triagem; Programa Lar Substituto e Centro Integrado Profissionalizante. Estão presentes dezenas de pessoas. Após as assinaturas, o governador Frederico Campos concede entrevista.

Assinatura de convênio entre o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT) e as prefeituras municipais de Poconé e Barão de Melgaço. Fotógrafo Osmar Cabral.

No gabinete do secretário de Agricultura, reúnem-se o secretário da pasta Rômulo Vandoni, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT) Arnaldo Duarte Monteiro, os diretores desta autarquia Augusto Marçal e Wilton da Silva Santos, os prefeitos municipais de Poconé Arlindo Ângelo de Morais e de Barão de Melgaço Teocles Antunes Maciel Neto, o presidente da Câmara Municipal de Poconé vereador Antônio Avelino Paes Proença, o delegado da Delegacia Federal de Agricultura (DFA) em Mato Grosso Élzio Virgílio Alves Corrêa, os diretores da DFA José Alberto Mansul e Oribe Vieira dos Santos. O convênio e assinado pelo secretário de Agricultura, pelos prefeitos municipais de Poconé e de Barão de Melgaço, respectivamente, pelo presidente do INDEA e pelo delegado federal de Agricultura.

Resultados 1 até 100 de 1047