Nova Brasilândia-MT

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Nova Brasilândia-MT

Termos equivalentes

Nova Brasilândia-MT

Termos associados

Nova Brasilândia-MT

5 Descrição arquivística resultados para Nova Brasilândia-MT

5 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

II Festa do Feijão, em Nova Brasilândia. Fotógrafo Osmar Cabral.

As primeiras imagens mostram a chegada do governador Frederico Carlos Soares de Campos e sua comitiva, na Fazenda Nova Zelândia, sendo recebidos pelo proprietário Thales Gouvêa Fagundes e pelo prefeito de Chapada dos Guimarães Ursolino de Freitas entre outras pessoas. Viajaram na comitiva do governador o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, os deputados estaduais Zanete Cardinal e o presidente da Assembleia Legislativa Benedito Alves Ferraz, o deputado federal Júlio José de Campos e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) Jonas Pinheiro da Silva. Após desembarque, o governador e comitiva conheceram o rebanho bufalino da fazenda e o governador inaugurou uma célula solar para eletrificação da cerca. Posteriormente, na festa propriamente dita, à chegada do governador e sua comitiva, duas mulheres e um homem batem um monte de feijão. Na rua, em frente a um grande prédio, um salão de eventos, dá-se a passeata de produtores e estudantes de escolas estaduais. Finalmente, dentro do salão, as autoridades municipais e estaduais compõem a mesa. Falam, primeiramente, dois homens não identificados. Na sequência, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni; o deputado federal Júlio José de Campos; finalmente, o governador Frederico Campos. Após os discursos, o governador entrega o "Troféu do Feijão" a uma autoridade local não identificada, posto que o município ainda não havia sido instalado (com prefeito e câmara de vereadores). Uma dupla sertaneja se apresenta com violas e encerra a mesa. O governador, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa Benedito Nunes Ferraz observam um pequeno estande com favas de feijão exposta na parede acima de uma mesa com diferentes sementes de feijão. Ao fim, o governador posa ao lado da "Rainha do Feijão" (não identificada) e um outro homem (também não identificado).

III Festa do Feijão, em Nova Brasilândia. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

As duas primeiras imagens mostram um curral com rebanho bubalino. Após, um sobrado de madeira em cuja frente duas dezenas de homens, três mulheres, três meninos e uma menina posam para fotografia. Então, as imagens de favas de feijão das fazendas Flor da Serra, S. Francisco, Bela Vista, Vista Alegre, Serra Azul, Santa Luzia, entre outras. Em diversas ocasiões, os participantes da "Festa do Feijão" seguram as favas para serem fotografados. Uma das imagens mostra dois homens segurando um troféu e um certificado, cujo conteúdo é ilegível.

Inauguração da Usina Dieselétrica de Nova Brasilândia. Fotógrafo [Osmar Cabral].

Momento da inauguração da usina geradora de energia elétrica movida a diesel. Estão presentes o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, os deputados federais Afro Stefanini e Júlio José de Campos, e outras autoridades e empresários locais não identificados. Há o descerramento da placa inaugural e, depois, o corte de fita.

Inauguração de Unidade de Segurança de Nova Brasilândia. Fotógrafo Lenine Martins.

Na frente da nova Unidade de Segurança de Nova Brasilândia, o secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde e o assessor especial da Casa Civil Heronides de Araújo Filho, este como representante do governador Frederico Carlos Soares de Campos, inauguram o prédio recém-construído. Hasteiam as bandeiras (o secretário a de Mato Grosso; o assessor, a do Brasil). Então, provavelmente o então prefeito municipal de Nova Brasilândia Antônio de Lima e uma mulher (sua esposa?) descerram a placa inaugural. Discursam o secretário e o assessor para umas dezenas de populares e militares da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT). Após, dirigem-se para a soleira da porta, e um homem não identificado corta a fita. As autoridades circulam pelo corredor das cadeias.