Porto Murtinho

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Porto Murtinho

Termos equivalentes

Porto Murtinho

Termos associados

Porto Murtinho

6 Descrição arquivística resultados para Porto Murtinho

6 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Desembarque do Interventor Júlio S. Müller em Porto Murtinho.

À margem do rio Paraguai, em meio a uma multidão de homens, civis e militares, e crianças, destaca-se, à esquerda, o Interventor Júlio S. Müller segurando seu chapéu à sua frente à altura da sua cintura. Ao fundo, o rio. Sobre a fotografia, na parte superior, escrito à caneta de tinta preta, lê-se: “Desembarque do// Dr. Julio Muller em// Murtinho”.

Chegada do Dr. Julio Müller em Murtinho.

Ao portão da Prefeitura, do alto da escadaria, vê-se a calorosa recepção ao então interventor Federal Júlio Müller acompanhado de sua senhora, dona Maria de Arruda Müller, e rodeado por senhoras e escoltado por autoridades civis. Ao fundo, o rio Paraguai.

Bateria de Artilharia de Fronteira destacada do Forte Coimbra.

Na frente de uma construção de taipa com porta grande entre duas janelas (com vidraças quebradas) e telhado ondulado (em amianto ou zinco), perfilam-se soldados e oficiais da Bateria de Artilharia de Fronteira, destacada de Forte de Coimbra. Na primeira fileira, encontram-se onze militares, sendo que o segundo ostenta insígnia de primeiro-sargento e os três últimos, de cabo; e, nas extremidades, junto a dois canhões Krupp de retrocarga de cada lado, dois militares se diferenciam por usarem quepe e não bibico como os demais. Na segunda fileira, dez militares.

Vista aérea de Porto Murtinho.

Vista do alto de conjunto de casas e galpões. À esquerda, casa murada de alvenaria com parte nos fundos em bambu; no terreno vê-se uma plantação de mandioca. Duas ruas são bastante visíveis: são de chão e estão enlameadas devido às chuvas da estação. Ao fundo, destaca-se uma casa com uma porta e três janelas em estilo colonial com o uso da platibanda, comum às cidades da calha do rio Paraguai e Prata.

Porto Murtinho.

Vista do alto de conjunto de casas e galpões. À esquerda, prédio com uma porta, tijolos à mostra e pequena chaminé cujo acesso ao pátio interno se dá via pequeno portão. Do outro lado da rua de chão, à direita, são visíveis duas casas, uma de fachada com platibanda, em cujo fundo veem-se outras casas, a outra mais simples com telha irregular em amianto cujo quintal, contígua à casa, é cercado com bambus. Ao fundo, outras casas e quintais divididos por cercas de bambus; solitário, vê-se ao fim da rua que cruza de baixo para cima a fotografia, o vulto de uma pessoa.