Dossiê / Processo 0212 - Propriedades rurais no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco 1 (conjunto de quatorze documentos) - Fotógrafos: Jair Rodrigues Carvalho e não identificado

Área de identidad

Código de referencia

BR MTAPMT JRC-SM-PRF-0212

Título

Propriedades rurais no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco 1 (conjunto de quatorze documentos) - Fotógrafos: Jair Rodrigues Carvalho e não identificado

Fecha(s)

  • 2007 (Creación)

Nivel de descripción

Dossiê / Processo

Volumen y soporte

Arquivo digital, JPEG, 2,38-2,75 MB, COR.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Dossiê contendo quatorze fotografias tocantes à viagem de fiscalização de equipe da SEMA ao Parque Estadual Serra de Ricardo Franco. Em questão, áreas, propriedades e estradas dentro do parque. Boa parte delas “anteriores à fundação do parque” (JRC). Do “DOCUMENTO 01” ao “DOCUMENTO 03”, a equipe se ocupa de uma área “de tentativa de posse abandonada” (JRC), parcialmente cercada com arame, notável pelos moirões de madeira e alguns restos de colchões. Destaca-se, ainda no “DOCUMENTO 03”, os técnicos da SEMA – são eles, da esquerda para a direita: Jair Rodrigues Carvalho; Benedito Mário Ribeiro (coordenador de Unidades de Conservação); e técnico da SEMA não identificado. Jair Rodrigues de Carvalho traz na mão esquerda uma folha de papel e um aparelho GPS. Adiante, no “DOCUMENTO 04”, em fotografia feita sobre uma ponte, vê-se uma casa na margem de rio não identificado. Vigas de madeira sustentam a varanda da casa, que por sua vez adentra as águas do rio. A casa tem aspecto de moradia, construída de madeira. Notam-se ali duas cadeiras de balanço, plantas ornamentais e um “chiqueiro de porco” (JRC) que também estreita o rio. Seguem-se, respectivamente, no “DOCUMENTO 05” e no “DOCUMENTO 06”, uma estrada de fazenda e um trecho de ponte caída da estrada. A ponte caiu em local de fortes corredeiras, “sem possibilidade de passar” (JRC). Uma vez mais, veem-se três técnicos da SEMA no “DOCUMENTO 06”. Destes, não foi contemplado em outras descrições apenas o “gerente do parque” (JRC), também técnico da SEMA, vestido com uniforme de cor verde escura. No “DOCUMENTO 07” e no “DOCUMENTO 08”, a equipe aparece nas proximidades de uma área de pastagem com curral e cercas. Avista-se um porco no lado esquerdo da imagem. Também se vê o veículo da SEMA. Trata-se de uma Mitsubishi L200 trazendo as seguintes mensagens na lataria: “[Emblema da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso] // SEMA // Governo de Mato Grosso // Secretaria de Estado de Meio Ambiente // [Emblema do Governo Blairo Maggi] // SUAD // [Emblema do Governo Blairo Maggi] // Governo de Mato Grosso // [Emblema da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso] // SEMA”. A placa do veículo é: “Mato Grosso // KAD-9279”. Do “DOCUMENTO 09” ao “DOCUMENTO 11”, tem-se outra estrada de fazenda – desta feita, a estrada dá acesso a sede de uma fazenda. Finalizando o dossiê, o “DOCUMEMNTO 12”, o “DOCUMEMTO 13” e o “DOCUMENTO 14” trazem a cobertura de área de posse abandonada, com mata relativamente aberta e troncos de árvores que improvisam a estrutura de um acampamento coberto com lona.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

    Escritura del material

      Notas sobre las lenguas y escrituras

      Características físicas y requisitos técnicos

      Diferentes das fotografias organizadas nas séries de nomes “CODEMAT” e “INTERMAT”, os registros ora organizados na série “SEMA” foram feitos em máquina fotográfica digital. O formato do arquivo, portanto, é digital. Não havendo também nenhuma impressão. No CD entregue por Jair Rodrigues Carvalho, escrito pelo mesmo, lê-se: “Parques // Cristalino Fev/07 // Xingú Março/07 // Ricardo Franco Abril/07 // Sta Bárbara Abril/07”.

      Instrumentos de descripción

      Área de materiales relacionados

      Existencia y localización de originales

      Existencia y localización de copias

      Unidades de descripción relacionadas

      Descripciones relacionadas

      Área de notas

      Identificador/es alternativo(os)

      Puntos de acceso

      Puntos de acceso por materia

      Puntos de acceso por lugar

      Puntos de acceso por autoridad

      Tipo de puntos de acceso

      Área de control de la descripción

      Identificador de la descripción

      Identificador de la institución

      Reglas y/o convenciones usadas

      Estado de elaboración

      Nivel de detalle

      Fechas de creación revisión eliminación

      Idioma(s)

        Escritura(s)

          Fuentes

          Área de Ingreso