Rio Guaporé

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Rio Guaporé

Termos equivalentes

Rio Guaporé

Termos associados

Rio Guaporé

3 Descrição arquivística resultados para Rio Guaporé

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Armazém, loja e depósito geral de mercadorias da Guaporé Rubber Company.

Em meio a um banhado, onde crescem vegetação aquática, vê-se um casarão apoiado em palafitas e cujo acesso se dá por uma ponte sobre palafitas. Na varanda, posam quatro homens, à distância: os dois da ponta trajam calças pretas e camisa branca, mas só o da direita usa gravata; os dois do meio, vestem calças e camisa brancas. À direita, uma casinha, provavelmente usada como banheiro. Ao fundo, a floresta. Abaixo da imagem, lê-se como se no original estivesse datilografado: “ARMAZEM, LOJA E DEPOSITO GERAL DE MERCADORIAS da // GUAPORÉ RUBBER COMPANY”. À esquerda, pegando o canto esquerdo da imagem, vê-se o carimbo da Delegacia Fiscal do Norte do Estado de Mato Grosso, com sede em Manaus.

Em um barracão da Guaporé Rubber no Guaporé (atestado da abundância daquele rio).

Sob um barracão de troncos e coberto com palha, amontoam-se à esquerda uma cambada de peixes que se assemelham a pacus (Piaractus mesopotamicus) sobre uma esteira armada com troncos. Do centro à direita, em primeiro plano, um garoto agachado com roupas rotas e um gorro; em segundo plano, um menino segurando o casco de um tracajá (Podocnemis unifilis) tendo à sua direita, atravessado por uma vara pelas brânquias dois peixes que se assemelham a dourados (Salminus maxillosus), e, mais à direita outro garoto, por trás da vara. que se encontra à altura de seu pescoço; em terceiro plano, logo atrás do último garoto, um senhor de chapéu coco, camisa branca e calças claras, segura com a mão direita a vara, vestindo uma luva, e tem a seu lado direito um homem com chapéu, camisa branca, gravata e calças claras, e pouco mais atrás daquele, observa os peixes presos na vara; em quarto plano, um senhor de chapéu, lenço ao pescoço sobre uma camisa branca, traz no rosto um vistoso bigode branco; por fim, um pouco mais atrás, dois outros homens: do primeiro vê-se seu chapéu, sua camisa branca e sua gravata; do segundo, apenas um boné do início do século XX. Ao fundo, uma construção rústica de madeira sobre palafitas. Traz impresso em verde, sob a fotografia: “1913//N. 39 – Em um barracão da Guaporé Rubber no Guaporé (attestado da abundancia daquelle rio).” À direita da imagem, a lápis, lê-se “05”, dentro de um círculo.

Príncipe da Beira – Visto pela frente que dá para o Rio [Guaporé].

Vista a partir do rio Guaporé, à entrada do Forte, sete homens; acima, à base de um mastro com bandeira hasteada, mais dois, um a cada lado do mastro. Ao fundo, a copa das árvores que dominaram o Forte. Sob ataque de agentes biológicos, o papelão, rasgado em suas bordas, traz impresso em verde: “1913//N. 43 – Principe da Beira. – Visto pela frente que dá para o Rio.” Pouco abaixo da imagem, a lápis, lê-se “04”.