Santo Antônio de Leverger

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Santo Antônio de Leverger

Termos equivalentes

Santo Antônio de Leverger

Termos associados

Santo Antônio de Leverger

12 Descrição arquivística resultados para Santo Antônio de Leverger

12 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Colônia Correcional [Agrícola] de Palmeiras.

Vista das casas e dos reeducandos. À esquerda, conjunto de casas com uma grande varanda a separá-las. Da varanda, há uma pessoa sentada sobre a mureta e mais dois homens em pé junto à mureta pelo lado de fora. À frente das casas, um homem observa outros quatro, ao que parece, jogando bola. À direita, mudas de árvores protegidas por cerquinhas caiadas de madeira formam uma linha junto a uma imponente mangueira carregada. Ao centro, em primeiro plano, um cão caminha em direção aos homens; atrás, uma casa mais baixa. Ao fundo, a silhueta de Morrinhos.

Execução do Plano Emergencial na MT-04. Fotógrafo Guilherme Alves de Souza Filho.

Governador Dante Martins de Oliveira vistoria as obras de Execução do Plano Emergencial na rodovia MT-04, acompanhado do prefeito municipal de Santo Antônio de Leverger Faustino Dias [?]. Nas imagens, operários operam maquinários pesados para aplicação de piche e compactação.

Inauguração de Posto de Saúde durante as comemorações do 81.º Aniversário de Santo Antônio de Leverger. Fotógrafo Lenine Martins.

As primeiras imagens são tiradas de dentro da Igreja Matriz de Santo Antônio de Leverger lotada com populares, escolares e autoridades. Algumas autoridades são reconhecidas: o prefeito municipal de Santo Antônio de Leverger Walter da Costa Ribeiro e senhora primeira-dama, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos e senhora, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz entre outros. O governador Frederico Carlos Soares de Campos e a primeira-dama Yone de Azevedo Campos chegam e são recebidos ao desembarcarem do carro oficial pelo prefeito Walter Ribeiro. Adentram a igreja e se acomodam para assistirem ao culto católico. Após a missa, as autoridades são saudadas nas ruas durante caminhada, recebendo a primeira-dama Yone Campos um buquê de rosas. À porta do Posto de Saúde, cortam a fita o governador Frederico Campos e o secretário de Saúde Hugo Campos. Já dentro da unidade de saúde, descerram a placa o deputado Alves Ferraz e o prefeito Walter Ribeiro. Então, seguem os pronunciamentos: deputado Alves Ferraz, secretário de Saúde Hugo Campos e, finalmente, governador Frederico Campos. Por fim, o governador Frederico Campos e a esposa do secretário de Saúde plantam cada um uma árvore.

II Encontro dos Delegados de Polícia de Mato Grosso. Fotógrafo Lenine Martins.

Exposições de palestrantes durante o II Encontro dos Delegados de Polícia de Mato Grosso, de 21 a 25 de julho de 1981. As primeiras palestras ocorrem no auditório do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS); as últimas, antes do almoço de confraternização após encerramento, em alguma sala na mesma instituição. Segundo O Estado de Mato Grosso (n. 8.824, 21 jul. 1981, p. 16), foram seus palestrantes: professor Maurício Henrique Pereira, o procurador de Justiça de Mato Grosso Rubens Vuolo, professor Ladislaw Prokop, o procurador da República Luiz Vidal da Fonseca, o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso João Batista Gomes Moreira, o secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima e o subprocurador da Justiça de São Paulo Damásio Evangelista de Jesus. O almoço se dá num restaurante de Santo Antônio de Leverger. As doze últimas imagens retratam uma fala do governador Frederico Carlos Soares de Campos, provavelmente, no dia 22 de julho, tendo em vista que a agenda do governador publicada n'O Estado de Mato Grosso de 23 de julho de 1981 (n. 8.825, p. 12) mostra apenas uma reunião com o secretariado e, no dia seguinte, (n. 8.826, p. 12), despacho interinamente. Não há jornal do dia 22 de julho, portanto, sem agenda ou informações. Como não há informações exatas e a sequência das tiras de negativos não permitem encaixar as duas tiras com a dúzia de quadros, estas foram alocadas no fim.

Visita do secretário de Cultura, Desporto e Turismo do Rio Grande do Sul Lauro Pereira Guimarães. Fotógrafo Lenine Martins.

Imagens do dia 28 começam com recepção ao secretário de Cultura, Desportos e Turismo do Rio Grande do Sul Lauro Pereira Guimarães e assessores do secretário de Ação Social e Trabalho Augusto Trein durante desembarque no Aeroporto "Marechal Rondon". Receberam o secretário e os assessores gaúchos o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli, o superintendente da Empresa Mato-grossense de Turismo (TURIMAT) José Rabello Leite, o suplente de deputado federal Olívio Beltrão, além de assessores da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Após desembarque, o secretário Lauro P. Guimarães, acompanhado pelo comitê de boas-vindas de Mato Grosso, se encontra com o governador Frederico Carlos Soares de Campos e com a primeira-dama Yone de Azevedo Campos, na Residência Oficial dos Governadores. O almoço ocorre em restaurante na cidade vizinha de Santo Antônio de Leverger. Neste, além do governador, dos assessores gaúchos e do secretário Lauro P. Guimarães, estão presentes o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Spinelli, o coordenador de Comunicação Social Carlos Boscolo, entre outros. O almoço é animado por um trio de músicos vestidos a farroupilha - um "gaiteiro" e dois violeiros. Fechando este dia, no auditório do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), o secretário gaúcho profere palestra. À mesa, representando o governador o secretário Ubiratan Spinelli, e, além do secretário gaúcho, outros cinco homens e uma mulher compõem a mesa. Na plateia, alguma dezena de pessoas assistem à palestra sobre a história, cultura e turismo do Rio Grande do Sul (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, n. 18.214, 28 nov. 1980, p. 2). As imagens do dia 30 são do almoço oferecido, no Clube Dom Bosco, pelo Centro de Tradições Gaúchas de Cuiabá, que foi animado por grupo de fandango e pela apresentação de gurias prendadas e piás piuchados. As últimas imagens são do deslocamento aéreo e por rio da comitiva gaúcha até chegada à Fazenda Camargo Corrêa, no Pantanal mato-grossense.

Lançamento do samba enredo da G.R.E.S. Unidos do Viradouro "Tereza de Benguela, Uma rainha negra do Pantanal". Fotógrafo Edson Rodrigues.

O conjunto de imagens se divide em dois momentos. No primeiro, a 11 de dezembro de 1994, após uma apresentação do "Bloco 3 No Seu", vencedor do Carnaval Cuiabano de 1993, o carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, popularmente conhecido como Joãosinho Trinta, apresenta o samba enredo "Tereza de Benguela, Uma rainha negra do Pantanal" em evento no Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O próprio Joãosinho Trinta comanda o evento e promove um desfile das fantasias de carnaval que vão à Sapucaí, no Rio de Janeiro do ano seguinte. Além das fantasias, são apresentadas a bateria da G.R.E.S. Unidos do Viradouro, alguns destaques, o mestre-sala e a porta-bandeira, passistas e acrobacias com instrumentos de percussão. Em algumas poucas imagens é possível ver uma plateia considerável nas arquibancadas da festa. O segundo momento, no dia seguinte, retrata uma frota de embarcações navegando o rio Cuiabá. A frota é formada por uma chalana, que traz no parapeito passadiço, a estibordo, uma enorme faixa onde se lê: "TEREZA DE BENGUELA / UMA RAINHA NEGRA NO PANTANAL / VIRADOURO" (ladeia o letreiro, na faixa, a logomarca da cerveja patrocinadora "Brahma Chopp"; dezenas de lanchas; dezenas de jet skies. Além da tripulação das embarcações, os passageiros são formados principalmente por membros da Unidos do Viradouro com as respectivas fantasias; estão distribuídos entre lanchas e, principalmente, chalana; os jet skies transportam apenas os pilotos e, eventualmente, uma garupa. Após o passeio, a frota retorna para Santo Antônio de Leverger e, no desembarque, os locais recebem em festa os integrantes da Unidos do Viradouro. Nas imagens, a rua 13 de Junho, os fundos da Paróquia Santo Antônio e a Praça das Bandeiras estão tomadas por passistas, carnavalescos, curiosos, percussionistas que fazem um carnaval fora de época. À frente, sempre ao centro dos eventos, o carnavalesco Joãozinho Trinta. Juntam-se à festa alguns blocos tradicionais do carnaval de Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, tais como: "Bloco Seu... Que Brilha", "Bloco Pau Brilhoso", entre outras.

Visita do governador Júlio José de Campos para inauguração de obras. Fotógrafo Lenine Martins.

O governador Júlio José de Campos e comitiva são recebidos na entrada da cidade pelo prefeito municipal de Santo Antônio de Leverger Edson Gonçalves e outras autoridades locais. O governador cumprimenta populares e se dirige às obras a serem inauguradas. A primeira é o asfaltamento de via de 4 quilômetros. As duas autoridades executivas descerram a placa inaugural, sendo a fita inaugural rompida por uma mulher (primeira-dama municipal) e pelo deputado federal Benedito Alves Ferraz. Depois as autoridades se dirigem para a inauguração da Praça da Bandeira. Nesta, descerram a placa inaugural o deputado estadual Oscar da Costa Ribeiro e outra autoridade.

Situação do rio Cuiabá entre a capital e Santo Antônio de Leverger e áreas destruídas pelas águas. Fotógrafo Maurício Barbant.

Trajeto percorrido por autoridades da Defesa Civil, Polícia Militar Florestar (PM-MT) e o próprio governador Dante Martins de Oliveira e a primeira-dama Thelma Pimentel Figueiredo de Oliveira. As autoridades visitam e falam com desabrigados acomodados em igrejas; percorrem de barco ruas alagadas nas regiões ribeirinhas banhadas pelo rio Cuiabá. Há imagens aéreas de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. Além dos atingidos rio-abaixo, há imagens dos atingidos que moram nas palafitas irregulares às margens do rio Cuiabá na área metropolitana da capital. Pela grande quantidade de imagens em lugares diferentes, não foram tiradas no mesmo dia.

Situação do rio Cuiabá entre a capital e Santo Antônio de Leverger. Fotógrafo: Otmar de Oliveira.

Descida no rio Cuiabá a partir da ponte "Júlio Müller" até a cidade de Santo Anônio de Leverger. Com uma lancha, três policiais militares registram a altura das águas, o topo das casas (com o resto da estrutura submerso), as ruas submersas na área urbana de Santo Antônio e o gado com as costelas marcadas nas últimas imagens quando os militares encontram alguns homens.