Sinop-MT

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Sinop-MT

Termos equivalentes

Sinop-MT

Termos associados

Sinop-MT

9 Descrição arquivística resultados para Sinop-MT

9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Vistoria de obras de construção da Unidade de Segurança Pública de Sinop e inauguração da Unidade de Segurança Pública de Alta Floresta. Fotógrafo Osmar Cabral.

Imagens de agenda cumprida pelo secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde e comitiva, formada por: assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, representando o governador Frederico Carlos Soares de Campos; o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso coronel Adyr Nascimento Rolim da Silva; o procurador geral de Justiça Leônidas Duarte Monteiro. Recepciona a todos o empresário e colonizar Ariosto da Riva. A primeira parada é nas obras de construção da delegacia de polícia de Sinop, as quais são vistoriadas pelo secretário de Segurança Pública. Após, a comitiva faz uma visita às áreas de cultivo de guaraná e cacau. Em sequência, a comitiva chega a Alta Floresta, para a inauguração da Delegacia de Polícia de Alta Floresta. A cerimônia conta com hasteamento de bandeiras e descerramento da placa inaugural. Então, as autoridades andam pelos cômodos da delegacia, inclusive na cadeia de detidos provisórios. Ao fim, as autoridades estaduais são acompanhadas no aeroporto municipal.

Inauguração de Unidade de Segurança de Sinop.

Viagem e inauguração de Unidade de Segurança Pública em Sinop. As primeiras imagens, provavelmente, mostra o deslocamento da equipe de comunicação social da equipe da Coordenadoria de Comunicação Social quando esta para num posto de gasolina e, seguinte, numa casa de madeira. Após, as imagens tratam da recepção ao representante do governador Frederico Carlos Soares de Campos, o assessor especial da casa Civil Heronides de Araújo Filho, ao secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde, o diretor do Departamento de Trânsito do Estado de Mato Grosso (DETRAN-MT) Edu Xavier, o comandante-geral da Polícia Militar (PM-MT) Adyr Rolim do Nascimento, entre outros, efetuada pelo representante do presidente a Colonizadora SINOP S/A Ênio Pepino, Maçao Tadano. Em seguida, seguem todos para o escritório da SINOP Agroquímica S/A onde ouvem uma palestra de Maçao Tadano, visitam as obras da empresa e então se dirigem para a Unidade de Segurança a ser inaugurada. No evento, hasteia a bandeira do Brasil o assessor especial Heronides de Araújo e a de Mato Grosso o secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde. Na sequência, adentram o prédio da unidade onde um vigário benze o ambiente. Então, se pronunciam o sr. Maçao Tadano, o secretário de Segurança Pública e, finalmente, o assessor especial Heronides de Araújo Filho, Depois, as autoridades circulam pela delegacia, visitando a carceragem da Unidade. As imagens da inauguração se encerram neste trecho. A comitiva segue de avião para outro ponto do município, de onde tomam imagens aéreas de alguma planta industrial provavelmente da SINOP Agroquímica S/A. A última parada foi num quartel da Polícia Militar não identificado.

Visita do ministro interino das Minas e Energia Delcídio do Amaral Gómez às obras da Subestação de Energia Elétrica de Sinop e às obras da Usina Hidrelétrica APM Manso. Fotógrafo José Luiz Siqueira.

No dia 29 de outubro, recepção, no Aeroporto Municipal de Sinop, ao ministro interino Delcídio do Amaral Gómez. Durante desembarque, o ministro interino recebe os cumprimentos do governador Jaime Veríssimo de Campos e do prefeito municipal de Sinop Antônio Contini. Entre as autoridades do comitê de recepção estão o ex-prefeito municipal de Rondonópolis Hermínio J. Barreto, o senador Jonas Pinheiro da Silva, o deputado federal Wellington Antônio Fagundes, entre outras autoridades. Após ser cumprimentado, o ministro interino concede entrevista a jornalistas de diferentes emissoras de televisão, ainda na pista de desembarque. Após, as autoridades políticas visitam as obras de construção da Subestação de Energia de Sinop. O grupo é acompanhado por cinegrafistas. Em diferentes pontos, junto a equipamentos abrigados ou externos, as autoridades param e ouvem explicações de técnicos. Da Subestação Elétrica, seguem todos para as obras das linhas de transmissão e observam a montagem das torres de transmissão. Após conceder novamente entrevista a emissoras de televisão, o ministro interino Delcídio do Amaral se recolhe juntamente com o governador Jaime Campos para almoço. No dia 30 de outubro, já no Município de Chapada dos Guimarães, as imagens mostram o canteiro de obras da APM Manso, onde se implantará a Usina Hidrelétrica APM Manso. A última imagem mostra uma placa com dados técnicos da Usina.

Visita do embaixador Roberto de Oliveira Campos e do governador Frederico Carlos Soares de Campos às colonizadoras e projetos econômicos. Fotógrafo Lenine Martins.

Visita do embaixador Roberto de Oliveira Campos, acompanhado do governador Frederico Carlos Soares de Campos, às cidades de Sinop e Alta Floresta, conforme noticiado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (n. 18.199, 7 nov. 1980, p. 2). Na primeira cidade, ambos são recebidos pelo diretor-presidente da colonizadora Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (SINOP) Ênio Pipino após desembarcarem da aeronave que os trouxe juntamente com outros viajantes. Vão para um ginásio que está preparado para um seminário. Lá, a audiência que ouve as palestras do economista embaixador e do governador estão com crachás (ilegíveis). Na mesa, provavelmente, autoridades federais da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), entre os quais o superintendente Renê Pompeu de Pina. Após as palestras, seguem os visitantes e as autoridades locais para uma exposição de produtos agrícolas: mandioca, cana-de-açúcar, abacaxi, milho, banana, jaca, guaraná entre outros. Depois, seguem os visitantes centrais para visitarem à primeira usina de álcool extraído da mandioca. Seguem, então, para a SINOP Agro-Química S.A. Finalmente, voam para Alta Floresta, respondendo a convite do empresário Ariosto Riva em nome da colonizadora Integração, Desenvolvimento e Colonização (INDECO). No núcleo de colonização, visitam a produção agrícola local.

Inauguração da TV Rádio Nacional FM de Sinop. Fotógrafo Osmar Cabral.

No Aeroporto de Sinop, o ministro das Comunicações Haroldo Corrêa de Mattos é recebido pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos e por oficiais militares do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). Além destes, cumprimentam o ministro o colonizador Ênio Pipino, o administrador municipal de Sinop Oswaldo Paula, o secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini, entre outros. Seguem todos para o local da inauguração da TV Rádio Nacional FM de Sinop. À frente do prédio a ser inaugurado, ônibus de viagens e uma multidão aguarda as autoridades, que seguem a pé por entre as pessoas. À porta, o ministro pára para a bênção do padre - devidamente aparamentado para tal. Depois de cumprimentar o padre, o ministro Haroldo C. de Mattos e o governador Frederico Campos descerram a placa inaugural. Finalmente, ministro, governador e outros diretores da emissora e autoridades locais conhecem as instalações da TV Rádio Nacional FM de Sinop. Após a inauguração, as autoridades participam e são saudadas por um desfile comemorativo. Do palanque, antes do desfile, discursam: Ênio Pipino; em seguida, o governador Frederico Campos; finalmente, o ministro das Comunicações Haroldo Corrêa. Então, dá-se o desfile de cidadãos com suas atividades econômicas (carros enfeitados com pães e cucas representando a confeitaria, colheitadeiras representando a agricultura e uma serraria montada sobre a carroceria de um caminhão, representando o setor madeireiro); além alunos das escolas de Sinop e do município de Vera, com destaque para a Escola Estadual de Primeiro Grau "Nossa Senhora Aparecida".

Visita do ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos a Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop. Fotógrafos Osmar Cabral e Vanderlei Meneguini.

No dia anterior à chegada do ministro, o governador Frederico Campos e outras autoridades, entre estas o secretário de Desenvolvimento Social Gabriel de Mattos, já estavam em Rondonópolis se reunindo na Câmara Municipal de Rondonópolis com autoridades municipais e, à noite, participando de uma recepção festiva. No dia 19, o ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos chega a Rondonópolis. Recebe-o autoridades estaduais e federais: o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o vice-governador José Villanova Torres, o deputado federal Júlio José de Campos, o embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos, o diretor da Carteira Agrícola do Banco do Brasil Aléssio Vaz Primo, o diretor de Habitação e Hipoteca da Caixa Econômica Federal (CEF) Miguel Ethel Sobrinho, o secretário de Desenvolvimento Social Gabriel Júlio de Mattos Müller, secretário-chefe da Casa Militar José Silvério da Silva entre outros. Os visitantes são recebidos por autoridades locais, destacando-se o prefeito municipal de Rondonópolis Walter de Souza Ulysséa. Ainda no aeroporto, o ministro da Aeronáutica brigadeiro Mattos descerra a placa em alusão às futuras instalações do novo aeroporto de Rondonópolis. Segundo as duas matérias d'O Estado de Mato Grosso (n. 9.144, 20 ago. 1982, p. 1 e n. 145, 21 ago. 1982, p. 12) que cobrem a visita do ministro da Aeronáutica a Mato Grosso, o brigadeiro Délio Jardim chegou às 9 horas da manhã na cidade de Rondonópolis. Em Várzea Grande (ainda no dia 19 de agosto), o ministro se encontra com o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) Frederico Weiss, quem participa ao brigadeiro Délio Jardim os projetos de ampliação do Aeroporto "Marechal Rondon". Na sala da Superintendência da INFRAERO estão presentes os prefeitos municipais de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros e de Cuiabá Gustavo Arruda. Ainda na noite de 19 de agosto, o ministro chega a Sinop, onde é recebido por autoridades locais e com apresentação da fanfarra de escolares. A comitiva era a mesma. Na ocasião, são assinados convênios: CEF para a construção de "casas econômicas" e CEF, Legião Brasileira de Assistência, Programa Nacional do Voluntariado (PRONAV) e Creche "São Francisco de Assis para financiar a permanência de crianças nesta creche. No dia 20 de agosto, as autoridades visitam a Exposição Agroindustrial da Cooperativa Celeste-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a planta da destilaria de álcool de mandioca. Finalmente, o ministro faz o lançamento das obras do novo aeroporto de Sinop, a cargo da Comissão de Aeroporto da Região Amazônica (COMARA).

Visita do ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos a Sinop. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

O ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos, acompanhado pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, pelo embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos, pelo diretor de Crédito Rural do Banco do Brasil Aléssio Vaz Primo, o colonizador Ariosto Riva, entre outros, participam de duas recepções, em Sinop. A primeira, popular, ocorre, ao que parece, numa quadra poliesportiva. Há uma imensa pintura do busto do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo. Há imagens do governador discursando. O ministro brigadeiro Dálio de Mattos está fardado. Após, a comitiva se retira através de um corredor formado por alunos membros da fanfarra escolar. Na segunda recepção, uma festa com buffet e banda, onde quem discursa é o embaixador Roberto Campos. O ministro está à paisana. Estes dois eventos ocorrem na noite do dia 20. Na manhã seguinte, a comitiva segue o itinerário de visitas: a Exposição Agroindustrial da Cooperativa Celeste - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER); e as instalações da Usina de Álcool de Mandioca.

Comemoração do 17.º aniversário de fundação do Município de Sinop. Fotógrafo Mário Vilela.

Durante a comemoração pela passagem do aniversário de fundação de Sinop, o governador Jaime Veríssimo de Campos, cercado por autoridades políticas, sobre um palanque, assina convênios juntamente com o prefeito municipal de Sinop Adenir Alves Barbosa, o vice-governador Osvaldo Roberto Sobrinho e outras autoridades. Entre os presentes, o senador Louremberg Ribeiro Nunes Rocha, o deputado federal Júlio José de Campos, o deputado estadual Jorge Yoshiaki Yanai, o subsecretário de Saúde Domingos Sávio Monteiro, entre outros. Na sequência, o governador Jaime Campos ergue o calhamaço de documentos para que o público presente visse - alguns fazem gesto de aplauso ao ato. Após, o prefeito Adenir Barbosa discursa, discursando, também o governador. Seguido dos atos políticos, iniciam-se os desfiles cívicos com apresentação da "Fanfarra OESP", escolares, crianças, cavaleiros montados, Banda da Polícia Militar de Mato Grosso, Fanfarra Municipal de Sinop. Mais uma vez, ao término dos desfiles, o governador Jaime Campos discursa. O próximo compromisso do governador, do prefeito e demais políticos foi a inauguração do Núcleo Habitacional "Jequitibás", cujo placa foi descerrada pelo principal magistrado mato-grossense e pelo alcaide sinopense. Simbolicamente, algumas chaves são entregues aos contemplados pelo governador, pelo deputado federal Júlio Campos e pelo vice-governador. A próxima inauguração é da central "Estação Telefônica Trânsito de Sinop" das Telecomunicações Mato-grossenses S/A (TELEMAT), de modelo "EWSD" para gerenciamento de ligações interurbanas. Novamente, governador e prefeito descerram a placa inaugural e, depois, caminham pelas dependências do prédio inaugurado, acompanhados por técnicos da estatal. Em seguida, inaugura a pavimentação asfáltica do setor comercial da cidade, em suas avenidas "Figueiras", "das Embaúbas", "rua das Castanheiras". Depois, a inauguração do Centro Odontológico Regional, onde o governador, prefeito e outros fazem visita ao local de atendimento vistoriando equipamentos e instrumentos odontológicos. É onde, também, após inauguração, o governador concede a primeira entrevista. Após as inaugurações, o governador descerra a enorme placa do lançamento das obras de implantação da MT-140, no entroncamento da BR-163 e MT-422. O governador pilota, ainda, uma patrola da Caterpillar. O penúltimo compromisso do governador e comitiva é a visita às instalações da fábrica de refrigerantes "Refrigerantes Mato Grosso Ltda." São todos ciceroneados por um técnico da empresa e passeiam pelas máquinas e esteiras. Finalmente, o governador, o senador, o deputado federal Júlio Campos, o prefeito, o presidente da Câmara Municipal de Sinop Jorge Abreu mais outras duas autoridades compõem ato na Câmara Municipal sinopense. Durante o evento, o senador Louremberg Nunes Rocha, o governador Jaime Campos e o deputado federal Júlio Campos são agraciados com placa em homenagem às suas respectivas pessoas. Para encerrar as homenagens, discursam no parlatório municipal o governador e o deputado federal. As últimas imagens são de um restaurante.

Acidente aéreo com o Sêneca prefixo PT-RTT do Governo do Estado de Mato Grosso. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Imagens do acidente aéreo com a aeronave Sêneca prefixo PT-RTT que, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 9894, 7 dez 1984, p. 1), vitimou carbonizados o piloto e o co-piloto Simon e Justino, respectivamente. Salvaram-se os passageiros: presidente das Centrais Elétricas Mato-grossense (CEMAT) Heraldo Cândia de Figueiredo, os diretores da CEMAt Márcio Mesquita e Itamar Duarte, e o arquiteto Benedito Campos (irmão caçula do governador Júlio José de Campos). O passageiros eram pertencentes à comitiva oficial que participara da inauguração de trecho da BR-163 (Cuiabá-Santarém). Nas imagens, homens andam sobre ferros retorcidos e incendiados encravados entre troncos e galhos derrubados durante o impacto no meio da mata nas proximidades do aeroporto de Sinop. Uma das árvores atingiram o cockpit da aeronave prendendo as vítimas fatais, que não puderam escapar das chamas.