Sob uma sobra qualquer, em primeiro plano, um homem vestido para as lidas do campo, com roupas rotas e chapéu simples, observa outros dois, em segundo plano, sob uma laranjeira dentre outras, com os braços alcançando os frutos que pendem da árvore. Vestem-se um pouco melhor: o da esquerda paletó branco; e o da direita usa um chapéu de boa qualidade.
Três Lagoas
9 Descrição arquivística resultados para Três Lagoas
Em meio a um canavial, posam um homem (no centro da fotografia) bastante jovem trajando paletó branco e segurando com a sua mão esquerda a folha de uma haste de cana-de-açúcar; é seguido de outro homem, já mais velho, vestido rotamente como camponês e de chapéu simples segurando em sua mão direita uma haste cortada de cana-de-açúcar; por fim, à direita, um menino, de calção, camisa e gravata-borboleta brancos, além de um chapéu de palha, segurando ele, também, com a mão direita uma haste cortadas de cana-de-açúcar.
Em meio a um bananal, posam: um homem (no centro da fotografia) bastante jovem trajando paletó branco e segurando com a sua mão direita a folha de uma bananeira; é seguido de outro homem, já mais velho, vestido rotamente como camponês e de chapéu simples segurando em sua mão esquerda um cacho de bananas; por fim, à direita, um menino, de calção, camisa e gravata-borboleta brancos, além de um chapéu de palha que traz na sua mão esquerda, segurando ele, também, com a mão direita noutro cacho de bananas.
Na soleira de uma casa [armazém?] de madeira com telhado feito de amianto e sem janelas cuja base se encontra suspensa a poucos centímetros do chão por palafitas, encontram-se: um homem em pé de camisa branca e calças claras, segurando um chapéu com a mão esquerda por de trás do corpo; sentado em um degrau, um menino de calção e camisa brancos e um chapéu de palha; e, por fim, também sentado em um degrau, um homem de roupas rotas e chapéu simples. Ao fundo, vê-se uma palhoça de pau a pique e telhado de palha, além de árvores bem copadas.
Na frente de uma casa simples de madeira e telhado de telhas francesas, posam: um homem em pé, trajando calças claras, camisa branca dobrada no punho e chapéu claro; também em pé, um homem mais jovem, de calças claras, camisa branca de mangas curtas e boina, tendo as duas mãos na cintura; um menino, em pé, de calção e camisa de mangas compridas e chapéu de palha; em pé, um homem mais simples, de calças rotas acinzentada e camisa branca em mangas de camisa e chapéu escuro que apoia sua mão esquerda em uma cadeira; sentado na cadeira, um menino de roupa branca e chinelo de dedo; em outra cadeira, uma criança de roupa branca sentada de costas com as pernas abertas; atrás da cadeira, em pé, uma senhora de vestido estampado e cabelos curtos quase à la garçonne; cobrindo parte do corpo da senhora, um senhor de calças claras; camisa xadrez e chapéu escuro e apoiando-se com a sua mão direita na cadeira. Em segundo plano, À esquerda, mas mais ao fundo, sob a sombra duma cobertura, um homem assiste à cena.
Em um corredor, dezenas de homens e mulheres, sentados e em pé, e crianças, em pé, posam para uma fotografia.
Em uma esquina, perfilam-se em três fileiras dezenas de garotos escoteiros vestindo uniforme ao estilo da época (camisas de mangas compridas cáquis, calças de equitação na mesma cor, botas de cano longo e chapéus estilo Baden-Powell). Todos trazem consigo seu bastão pontiagudo. Ao centro, um rapaz segura uma ponteira com a bandeira nacional do Brasil. Mais à direita, destaca-se um menino encostado à vontade num poste de energia elétrica; segue a ele provavelmente um militar que usa uniforme no mesmo estilo exceto pelo capacete; e então nove garotos escoteiros com instrumentos musicais. Ao fundo, na calçada de um prédio em estilo Art déco com uma bandeira hasteada na fachada (provavelmente, o Colégio “2 de Julho”), vê-se um grupo de curiosos junto a outros militares.
Fotografia clássica de time de futebol reunindo jogadores, comissão técnica, cartolas e outros após partida em que conquistaram um troféu.
Multidão reunida em torno de uma pedra sobre a qual se vê uma placa metálica com a data de “1 – 1//1939” à beira de um buraco. Destaca-se um senhor posicionado de frente para o fotógrafo segurando o chapéu à sua frente com as duas mãos e vestindo uma camisa branca aberta à altura do peito e com um pano branco amarrado em volta do pescoço.