- BR MTAPMT RFP-CA-0716
- Dossiê / Processo
- 1793, Novembro, 03
Parte de Real Forte Príncipe da Beira
22 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
Parte de Real Forte Príncipe da Beira
Parte de Real Forte Príncipe da Beira
Parte de Real Forte Príncipe da Beira
Parte de Real Forte Príncipe da Beira
Parte de Real Forte Príncipe da Beira
CARTA do Ouvidor Geral Francisco Lopes de Souza a Rainha [D. Maria I].
Parte de Ouvidoria
CARTA do Sargento-mor e Comandante Geral Valério José Machado à Junta Governativa.
Parte de Forte de Coimbra
Parte de Forte de Coimbra
Gado leiteiro da Leiteria São Sebastião.
Dentro de um curral, veem-se três reses, um novilho e cinco bezerros. À direita, atrás de um bezerro, um peão com camiseta listrada, jaleco branco e chapéu de lida. Ao fundo, casas e a cerca de madeira.
Novilho e homem na entrada de um curral.
À frente da entrada de um curral – cuja porteira está aberta –, veem-se, à esquerda, um novilho e, à direita deste, um homem de botina, calças escuras, camisa de manga comprida branca com listras verticais e chapéu. Dentro do curral vê-se espécie de maquinário.
Atrás da cerca de arame farpado, veem-se, à distância, em meio ao pasto, dois peões parecem ter derrubado um boi. À esquerda, ao que parece, a luz queimou o filme.
Cavalo “Plutão” da Fazenda “São João”.
Cavalo escuro sendo seguro, à esquerda, pelo arreio por um peão pantaneiro vestido a caráter de chapéu e perneira de couro até a cintura, porém, descalço.
Boi Carreiro da Fazenda “São João”.
Boi sendo seguro, à direita, por corda amarrada a enormes chifres por um peão pantaneiro vestido a caráter de chapéu e perneira de couro até a cintura, porém, descalço. Ao lado esquerdo, uma métrica vertical.
Cavalo “Aventureiro” da Fazenda “São João”.
Cavalo branco sendo seguro, à esquerda, pelo arreio por um peão pantaneiro de quem aparece apenas o braço esquerdo e parte de sua perna protegida por uma perneira de couro.
Cavalo Pantaneiro da Fazenda “São João”.
Cavalo vermelho sem sela utilizado nos trabalhos no Pantanal. À esquerda, segurando o animal pelo arreio, um peão pantaneiro vestido a caráter de chapéu e perneira de couro até os joelhos, porém, descalço.
Vista da sede da Fazenda “Piúva”. Fotógrafo [J. Siqueira?]
Dos fundos de uma casa feita com troncos e telhado de amianto, atrás de uma espécie de palmeira, perfilam-se nove cavalheiros vestidos para montaria divididos em dois grupos: o primeiro, à esquerda da palmeira, formado por quatro cavalheiros e seus cavalos e acompanhados por um menino que posa à frente do segundo cavalo; o segundo, à direita, formado pelos cinco restantes. À direita, sentadas em um imenso paralelepípedo à sombra de frondosa árvore, duas senhoras e, entre elas, uma criança. Pouco mais à frente e na mesma linha, três cães deitam-se despreocupadamente no chão. Na parte inferior, escrito sobre o negativo, lê-se: “Fasenda Piuva. Creador José Monaco.”
REQUERIMENTO de José Gomes Monteiro à Junta Governativa Provisória de Mato Grosso.
Parte de Coleção Sesmarias
Parte de Coleção Sesmarias