Várzea Grande-MT

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Várzea Grande-MT

Termos equivalentes

Várzea Grande-MT

Termos associados

Várzea Grande-MT

79 Descrição arquivística resultados para Várzea Grande-MT

79 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Desembarque do governador Frederico Carlos Soares de Campos no Aeroporto "Marechal Rondon" vindo de Brasília. Fotografia Laércio Ojeda.

Desembarque e entrevista do governador Frederico Carlos Soares de Campos no Aeroporto "Marechal Rondon", vindo de Brasília-DF. O governador é recebido por uma comitiva de autoridades, entre as quais, o prefeito de Cuiabá Gustavo Arruda, e o secretário de Administração Carlos José Avelino de Souza Vieira. Ao fim, o governador se encontra com o prefeito Municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso Branco de Barros.

Retorno do governador Frederico Carlos Soares de Campos de Brasília. Fotografia Lenine Martins.

Desembarque e entrevista do governador Frederico Carlos Soares de Campos e do secretário-chefe da Casa Civil Hélio Palma de Arruda, no Aeroporto "Marechal Rondon". Ambos concedem entrevista, além de outro senhor não identificado. Recebem-nos a primeira-dama Yone de Azevedo Campos, além de comitiva de autoridades.

Desembarque do governador Frederico Carlos Soares de Campos no Aeroporto "Marechal Rondon" vindo de São Paulo. Fotógrafo Osmar Cabral.

Desembarque e entrevista do governador Frederico Carlos Soares de Campos, no Aeroporto "Marechal Rondon". Na recepção, o secretário de Administração José Avelino de Souza Vieira, o secretário-chefe da Casa Civil Hélio Palma de Arruda, o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, entre outros.

Desembarque do governador Frederico Carlos Soares de Campos vindo de Brasília-DF. Fotógrafo Osmar Cabral.

No Aeroporto "Marechal Rondon", o governador Frederico Carlos Soares de Campos é recebido por autoridades e familiares ao desembarcar do voo que o traz de Brasília-DF. Desembarca junto com o governador o prefeito Municipal de Cuiabá Gustavo Arruda. Entre as autoridades estão o secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini e o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo. À porta do saguão do Aeroporto, o governador concede entrevista sobre seus encontros com os ministros do Planejamento Antônio Delfin Netto e do Interior Mario David Andreazza.

Recepção do governador Frederico Carlos Soares de Campos e da primeira-dama Yone de Azevedo Campos ao filho Frederico Carlos Soares de Campos Filho (vulgo Fredinho) e nora Águida Ciekalski, estes recém-chegados da lua-de-mel. Fotógrafo Osmar Cabral.

No saguão do Aeroporto "Marechal Rondon", o governador Frederico Carlos Soares de Campos e a primeira-dama Yone de Azevedo Campos recepcionam o filho Frederico Carlos Soares de Campos Filho (vulgo Fredinho) e nora Águida Ciekalski, recém chegados da lua-de-mel.

Desembarque do governador Frederico Carlos Soares de Campos, no Aeroporto "Marechal Rondon". Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Na pista de desembarque, o governador Frederico Carlos Soares de Campos é recebido pelo secretário do Gabinete do Governador Arnaldo Borges, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o secretário-chefe da Casa Militar José Silvério da Silva e outros.

Desembarque do governador Frederico Carlos Soares de Campos no Aeroporto "Marechal Rondon" e fala à imprensa sobre a greve do magistério.

No saguão do Aeroporto "Marechal Rondon", o governador Frederico Carlos Soares de Campos é recebido por correligionários do Partido Democrático Social (PDS), entre eles o deputado federal Júlio José de Campos, e fala à imprensa sobre a audiência agendada para o dia seguinte (20 de maio) com representantes da Associação Mato-grossense dos Professores para analisar as reivindicações da categoria.

Visita do Cônsul Geral da França em São Paulo François Rey Coquais ao governador Frederico Carlos Soares de Campos. Fotógrafo Osmar Cabral.

As primeiras imagens são do desembarque, no Aeroporto "Marechal Rondon", do cônsul geral da França em São Paulo François Rey Coquais e seu filho Natha Rey Coquais. Após sua chegada, a autoridade diplomática é recebida, no Palácio Paiaguás, em gabinete pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, com quem manteve conversa.

Visita do embaixador de Bangladesh Mahbubul Kadir Chowdhury ao governador Frederico Carlos Soares de Campos. Fotógrafo Lenine Martins.

As primeiras imagens são do desembarque da autoridade diplomática de Bangladesh, no Aeroporto "Marechal Rondon". Depois, no seu gabinete, no Palácio Paiaguás, o governador Frederico Carlos Soares de Campos recebe a visita do embaixador de Bangladesh Mahbubul Kadir Chowdhury para tratar de aproximações econômicas e culturais.

Visita do cônsul-geral da República Federal da Alemanha (RFA) Karl-Heinz Rode ao governador Frederico Carlos Soares de Campos. Fotógrafo Osmar Cabral.

As primeiras imagens são da recepção de um funcionário estadual ao cônsul-geral da República Federal da Alemanha (RFA) Karl-Heinz Rode, no Aeroporto "Marechal Rondon", ainda no desembarque. Já no Palácio Paiaguás, o diplomata é recebido no gabinete do governador Frederico Carlos Soares de Campos para uma visita de cortesia. A autoridade diplomática presenteia o magistrado mato-grossense com um álbum dos pontos turísticos da RFA. As últimas duas imagens são provavelmente de funcionários do Gabinete do Governador. Ao final, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 8.803, 27 jun. 1981, p. 1), as duas autoridades falaram sobre o Projeto Kolping.

Visita de militares da Força Aérea do Peru (FAP) ao governador Frederico Carlos Soares de Campos durante passagem por Mato Grosso. Fotógrafo Osmar Cabral.

Em seu gabinete, no Palácio Paiaguás, o governador Frederico Carlos Soares de Campos recebe militares da Força Aérea do Peru (FAP) pertencentes à Unidade de Caça: o tenente-coronel Thomas Blawer, o coronel Hugo Hechate e o coronel Arnaldo Vellardes Ramirez. Estas são as primeiras quatro imagens. O restante, mostra três caças Dassault Mirage M-5P na pista do Aeroporto "Marechal Rondon".

Entrevista coletiva concedida pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos após retorno de Brasília-DF. Fotógrafo Osmar Cabral

Nas quatro primeiras imagens, vindo de Brasília-DF, o governador Frederico Carlos Soares de Campos é recebido, no Aeroporto "Marechal Cândido Rondon", pela primeira-dama Yone de Azevedo Campos, por familiares, pelos deputados estaduais Benedito Alves Ferraz, Zanete Cardinal, pelo secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini, entre outros. As outras imagens, já na sala de estar da Residência Oficial dos Governadores, mostram o governador Frederico Campos, acompanhado pelos deputados estaduais Zanete Cardinal e Alves Ferraz, além do secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini, concedendo entrevista a um grupo de jornalistas. As autoridades estão sentadas nos sofás, à esquerda da porta de entrada; enquanto que os jornalistas se distribuem nos outros sofás ao redor da sala de estar.

Entrevista concedida pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos após desembarque no Aeroporto "Marechal Rondon". Fotógrafo Lenine Martins.

Após desembarque, no Aeroporto "Marechal Rondon", o governador Frederico Carlos Soares de Campos concede entrevista à imprensa respondendo questões acerca de sua viagem à Brasília-DF, onde se encontrou com os ministros de Minas e Energia César Cals de Oliveira Filho e da Secretaria de Planejamento da Presidência da República Antônio Delfim Netto. Participam da recepção ao governador: o assessor-especial da Casa Civil Heronides Araújo; o secretário-chefe da Casa Militar José Silvério da Silva; o secretário de Administração Carlos José Avelino de Souza Vieira; o secretário de Transportes José Luís Pinto Coelho de Oliveira; o assessor de imprensa Carlos Calia Boscolo.

Assinatura de convênio entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Várzea Grande para repasses de recursos para pavimentação do acesso ao bairro Cristo Rei. Fotógrafo Osmar Cabral.

Na prefeitura municipal de Várzea Grande, Paço Couto Magalhães, no gabinete edil sob olhares de dezenas de testemunhas, o prefeito municipal Gonçalo Pedroso Branco de Barros e o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o secretário de Planejamento Osvaldo Oliveira Fortes de assinam convênio. Acompanha o governador, além dos supracitados, o secretário-chefe da Casa Civil Hélio Palma de Arruda,

Assinatura de convênios para implantação do Programa de Erradicação da Sub-Habitação (PROMORAR), e fomento aos Programa de Pólos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia (POLOAMAZÔNIA), Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (POLOCENTRO) e Programa de Desenvolvimento de Mato Grosso (PROMAT). Fotógrafos Vanderlei Meneguini; Osmar Cabral.

As primeiras imagens são do desembarque e recepção ao ministro do Interior Mário Davi Andreazza, no Aeroporto "Marechal Rondon". Depois, a comitiva segue para Cuiabá. No Salão Nobre do Palácio Paiaguás, o governador Frederico Carlos Soares de Campos preside cerimônia de assinatura de contratos do Banco Nacional da Habitação (BNH) referentes ao Programa de Erradicação da Sub-Habitação (PROMORAR) que beneficiará os bairros Jardim Leblon, Canjica, Barro Duro e Santa Isabel, na Capital. Além disso, Governo de Mato Grosso, na pessoa do governador Frederico Campos, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), na pessoa do seu superintendente Renê Pompeu de Pina, e o Ministério do Interior, na pessoa do ministro Mário Andreazza, assinam convênio dentro dos Programa de Pólos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia (POLOAMAZÔNIA), Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (POLOCENTRO) e Programa de Desenvolvimento de Mato Grosso (PROMAT). Por fim, foram entregues cheques a 23 municípios do interior no âmbito do Programa de Assistência dos Municípios (PAM). Estão presentes, além das autoridades supracitadas: o vice-governador José Villanova Torres; o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda; o secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde; o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo; o secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda; o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni; o secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão de Lima. As três ultimas imagens são de um grupo musical, provavelmente choro ou samba.

Reunião seguida de jantar para o lançamento oficial do nome do deputado estadual Nereu Botelho de Campos para concorrer à Prefeitura Municipal de Várzea Grande, tendo como seu vice o então secretário municipal de Finanças de Várzea Grande Garcez Toledo Pizza. Fotógrafo Mário Vilela.

Na Churrascaria Zero Quilômetro, o Partido da Frente Liberal (PFL) realiza uma reunião (para futura homologação) de lançamento oficial do nome do deputado estadual Nereu Botelho de Campos para concorrer à Prefeitura Municipal de Várzea Grande, tendo como candidato à vice-prefeito, na mesma chapa, o então secretário municipal de Finanças de Várzea Grande Garcez Toledo Pizza. Discursam, entre outros, o governador Jaime Veríssimo de Campos, e o senador Júlio José de Campos, o empresário Carlos Bona e os dois postulantes ao Paço Couto Magalhães.

Comício do Partido Democrático Social (PDS) em bairro.

Sobre uma carroceria de caminhão, os candidatos do Partido Democrático Social discursam para seus apoiadores. Estão presentes os candidatos: ao Governo de Mato Grosso Júlio José de Campos; à Prefeitura Municipal de Várzea Grande Jaime Veríssimo de Campos, à Deputação Federal Odil de Miranda Moura e Ary Leite de Campos entre outros.

Abertura do I Congresso Sobre a Ocupação da Amazônia (CONSOA). Fotógrafos Vanderlei Meneguini e Lenine Martins.

Dois grandes conjuntos de imagens tiradas por dois fotógrafos diferentes, todavia, o envelope em que estava o conjunto não diferenciou um do outro. Ambos retratam a recepção, no Aeroporto "Marechal Rondon", ao vice-presidente da República Antônio Aureliano Chaves de Mendonça e ao deputado federal Júlio José de Campos por autoridades mato-grossenses, estas lideradas pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos. Do aeroporto, o vice-presidente seguiu itinerário de visitas: ao presidente do Tribunal de Justiça desembargador Athayde Monteiro da Silva; ao presidente da Assembleia Legislativa deputado Benedito Alves Ferraz; e governador Frederico Campos, recebido no gabinete deste depois de passa em revista as tropas no Palácio Paiaguás. Além de conceder entrevista coletiva na sede do Partido Democrático Social (PDS).Após, a participação do vice-presidente Aureliano Chaves no I Congresso Sobre a Ocupação da Amazônia (I CONSOA), abrindo o evento, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. Nesta, à mesa, além do governador Frederico Campos e do vice-presidente Aureliano Chaves, o vice-governador José Villanova Torres, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz, o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, entre outras autoridades.

Posse dos novos assessores da Delegacia Federal de Agricultura. Fotógrafo Lenine Martins.

No escritório, os novos assessores são empossados e, depois, concedem entrevistas. No ato, o delegado federal da Agricultura em Mato Grosso e médico veterinário Oribe Vieira dos Santos, representando o também delegado federal e engenheiro agrônomo Élzio Virgílio Alves Corrêa, empossou os novos dirigentes: no Serviço de Defesa Animal, o médico veterinário Rizzo Lopes Galvão; no Serviço de Defesa Sanitária Vegetal, o engenheiro agrônomo Edmar Gomes Curvo; no Serviço de Inspeção de Produtos Animal, o médico veterinário Luiz Carlos Meister; e, finalmente, no Serviço de Fiscalização Agropecuária, o engenheiro agrônomo Francisco Pinto de Alencar. Representou o secretário de Agricultura os seguintes servidores da pasta: os médicos veterinários Rogério Humenhuk e Ely Molina, além dos agrônomos Luiz Gama Oliveira, Atair Moura, Otávio Corrêa da Costa.

Entrega de títulos de terras a 20 posseiros, representantes de 314 colonos regularizados de Cáceres, Diamantino e Cuiabá. Fotógrafo Sílvio Gutierrez.

As primeiras imagens são da recepção ao presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Paulo Yokota e ao secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima por assessores, no Aeroporto "Marechal Rondon". Ainda no aeroporto, as duas autoridades concedem entrevista à porta do desembarque. Já no Palácio Paiaguás, são recebidos em gabinete pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, com quem conversam, além de outros presentes, entre os quais coordenador regional do INCRA Paulo Pitaluga Costa e Silva. Uma refeição é servida num anexo do Palácio Paiaguás. Após, já no Salão Nobre, 20 posseiros, representando 314 colonos de projetos fundiários em Cáceres, Diamantino e Cuiabá, esperam para receberem seus respectivos títulos de terra. Perfilados, posam para fotografias. Primeiramente, apenas 18, entre as bandeiras do Brasil e de Mato Grosso; depois, sentados, os 20 posseiros e um menino (sentado entre o penúltimo e último posseiros, da esquerda para a direita). Estão presentes à cerimônia: o coordenador regional do INCRA, o vice-governador José Villanova Torres, o governador, o presidente do INCRA, o secretário de Interior e Justiça e o arcebispo coadjutor dom Bonifácio Piccinini. Antes das entregas, discursam o coordenador regional do INCRA Paulo Pitaluga, seguido do secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima; então, são assinados documentos. Finalmente, os posseiros recebem um a um os respectivos títulos de terras. Ao fim, o governador discursa, encerrando a cerimônia. Há imagens extras, das autoridades presentes se cumprimentando e se despedindo.

Participação da comitiva do Governo de Mato Grosso no Encontro "Centro-Oeste: a Nova Fronteira" e chegada desta em Mato Grosso. Fotógrafos Vanderlei Meneguini e Osmar Cabral.

No Salão Vermelho do Hotel Nacional, em Brasília, compõem a mesa de conferencistas, entre outros, o governador Frederico Carlos Soares de Campos e o embaixador do Brasil na Grã-Bretanha Roberto de Oliveira Campos. Ambos palestram na ordem que são aqui citados. Na plateia, além de outros participantes, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni. Após a participação, no voo de volta, o fotógrafo registra conversa entre o governador Frederico Campos, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, o senador José Benedito Canelas, o senador Vicente Emílio Vuolo, o prefeito Municipal de Cáceres Ivo Cuiabano Scaff, o deputado federal Júlio José de Campos e um homem não identificado. No desembarque, no Aeroporto "Marechal Cândido Rondon", a recepção foi feita pelo assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo e por um grupo de músicos percursionistas com faixa de agradecimento onde se lê: "OS SAMBISTAS CUIABANOS AGRADECE [sic] O [sic] GOV- [sic] FREDERICO CAMPOS".

Inauguração da Avenida 31 de Março, ligando o bairro Cristo Rei à Avenida da FEB. Fotógrafo Mário Vilela.

Inauguração da Avenida 31 de Março pelo governador Jaime Veríssimo de Campos e pelo prefeito municipal de Várzea Grande Carlos Gomes. O ato inaugural começa com o corte de fita e, depois descerramento da placa. É grande a presença de populares, os quais se concentram na frente do palanque para ouvir os discursos do governador e do prefeito. Estão presentes o vice-governador Osvaldo Roberto Sobrinho, o senador Louremberg Ribeiro Nunes Rocha, o deputado federal Gonçalo Pedroso de Barros, o deputado estadual Nereu Botelho de Campos, entre outros. A primeira imagem destoa do restante, pois se trata de um funcionário da Secretaria de Comunicação datilografando numa máquina de escrever elétrica com uma bandeira da Sociedade Esportiva Palmeira sobre a mesa.

Inauguração do poço artesiano profundo do bairro Cristo Rei e assinatura de autorização para execução da obra de esgotamento sanitário no mesmo bairro. Fotógrafo Jupirany Devillart.

Governador Jaime Veríssimo de Campos inaugura a "ampliação e melhorias no sistema operacional do Bairro Cristo Rei" da captação de águas via poço artesiano profundo. Após, sobre um palanque, assina a autorização para a execução das obras de "Implantação do Sistema de Esgoto do Bairro Cristo Rei". Durante os dois atos, houve bastante concurso de populares que cumprimentavam o governador. Estão presentes, entre outros, o deputado estadual Humberto Melo Bosaipo, o deputado estadual Nereu Botelho de Campos, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (SANEMAT) Juarez Toledo Pizza, o secretário de Infraestrutura Cleber Roberto Lemes. No palanque, discursaram o governador Jaime Campos e o e candidato à prefeito Municipal de Várzea Grande deputado estadual Nereu Botelho de Campos. A inauguração, ao fim, é transformada em comício político do Partido da Frente Liberal (PFL) e seus candidatos para as Eleições Municipais de 1992.

Inaugurações das redes de distribuição de água nos bairros 1.º de Março, em Cuiabá, e Vila Lucimar, em Várzea Grande. Fotógrafo Mário Vilela.

Governador Jaime Varíssimo de Campos, acompanhado por assessores e pelo deputado estadual Humberto Melo Bosaipo, inaugura as redes de distribuição de água nos bairros Vila Lucimar, em Várzea Grande, e Primeiro de Março, em Cuiabá. Acompanhado por moradores dos respectivos locais. Não é possível discernir um lugar do outro, pois não há indicativo de referência (placa inaugural ou marcos que hoje poderiam identificá-los). Tratam-se de duas periferias carentes. As autoridades estaduais estão vestindo camisetas do "Mutirão da Água - SANEMAT".

Visita do diretor regional do Banco Nacional de Habitação (BNH), de Brasília, Jorge Scarano, do diretor regional do BNH, de Mato Grosso, Jorge Rodrigues a obras da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (SANEMAT) acompanhados do diretor de expansão da SANEMAT Vicente Frederico Gaiva e do prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

As primeiras imagens são no gabinete do prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros, durante reunião deste com o diretor regional do Banco Nacional de Habitação (BNH), de Brasília, Jorge Scarano, o diretor regional do BNH, de Mato Grosso, Jorge Rodrigues e o diretor de expansão da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (SANEMAT) Vicente Frederico Gaiva. Depois, os quatro se fazem acompanhar de outros assessores (três homens e uma mulher) para uma visita às obras da Estação Elevatória de Águas Brutas localizadas no Jardim Potiguar, em Várzea Grande.

Inauguração das dependências do Centro de Atividades "Eurico Gaspar Dutra" do Serviço Social da Indústria (SESI). Fotógrafo Osmar Cabral.

Recepção, no Aeroporto "Marechal Cândido Rondon", ao ministro do Trabalho Murilo Macedo, sua esposa Maria José Macedo, e comitiva pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, primeira-dama Yone de Azevedo Campos, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli, o deputado federal Antônio Corrêa da Costa, o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda, prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) Otacílio Canavarros, o presidente da Confederação das Indústrias Albano Franco, o vice-presidente da FIEMT e presidente da Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) Mário Garnero, o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) Cláudio Galazzi entre outros. Do aeroporto, as autoridades seguiram para o Centro de Atividades "Eurico Gaspar Dutra", do SESI, unidade a ser inaugurada, descerrando a placa o ministro e o filho do general ex-presidente da República Antônio João Dutra. Em sequência, um padre benze o novo prédio. Após, seguem as autoridades para auditório da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) onde o ministro do Trabalho entrega Cartas Sindicais a cinco sindicatos não identificados. Discursam o presidente da FIEMT Otacílio Canavarros, o presidente da CNI Albano Franco, o governador Frederico Campos. Ao fim, o ministro Macedo concede entrevista.

Inauguração do Complexo n. 2 da Cerâmica Dom Bosco. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Cerimônia de inauguração da planta de produção e processamento de telhas e tijolos da Cerâmica Dom Bosco, instalada na Alameda "Júlio Müller". Os sócios proprietários Clairton Silveira e Eduardo Guimarães recepcionaram autoridades políticas municipal, estadual e federal: o prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros; o secretário de Indústria, Comércio e Mineração Ubiratan Francisco Vilela Spinelli; o secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita Carvalho de Athayde; o deputado estadual Oscar da Costa Ribeiro; o deputado federal Júlio José de Campos; além de dezenas de homens, mulheres e crianças. Falaram os sócios e as autoridades. Após o corte da fita inaugural, um padre benzeu um dos fornos. Finalmente, os convidados assistiram o acionar das esteiras e a produção automatizada de tijolos. Na entrada do barracão, uma faixa trazia os seguintes dizeres: "ACREDITAMOS E PARTICIPAMOS DO / EMPREENDIMENTO D. BSCO AGRIMAT".

Desembarque do vôo inaugural das operações da Transbrasil S.A. Linhas Aéreas no Aeroporto "Marechal Rondon" no transporte comercial de passageiros e de cargas. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Dois momentos do início das operações da Transbrasil S.A. Linhas Aéreas no Aeroporto "Marechal Rondon": transporte de carnes produzidas pela Sadia Oeste S.A., iniciado durante o dia; transporte comercial de passageiros. Nesta última ocasião, estão presentes no desembarque do primeiro voo o governador Frederico Carlos Soares de Campos e o assessor de imprensa Carlos Calia Boscolo, junto com parentes e amigos dos que acabam de desembarcar.

Chegada do delegado do Ministério da Educação e Cultura a Cuiabá. Fotógrafo Lenine Martins.

Recepção ao delegado do Ministério da Educação e Cultura (MEC) Luís Henrique Azevedo Dias. Juntos, o delegado do MEC em Cuiabá Luís Carlos Manhães, a assessora da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC) Beatriz Marina D'Athayde e dos arquitetos do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN) Télio Martins dos Santos e Eduardo Castro.

Visita de inspeção do diretor-geral da Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário Oscar Lamounier Godofredo Júnior a colégio em Mato Grosso. Fotógrafo Lenine Martins.

Recepção no Aeroporto "Marechal Rondon" e, depois imagens no gabinete do diretor-geral da Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (COAGRI) Oscar Lamounier Godofredo Júnior. No aeroporto, o diretor geral do COAGRI chegou com o diretor do Colégio Agrícola de Inconfidentes de Minas Gerais [...], foi recebido por seu assessor Renato Araújo Calháo, pelo diretor João de Deus e Silva, e pelo responsável setor de produção João Donizete, ambos do Colégio Agrícola "Gustavo Dutra", de São Vicente.

Visita realizada pelo secretário de Ensino de 1.º e 2.º Graus Antonio de Albuquerque Filho à Secretaria de Estado de Educação e Cultura de Mato Grosso para avaliação do Programa Pró-Município. Fotógrafo Lenine Martins.

Visita do secretário de Ensino de 1.º e 2.º Graus Antônio de Albuquerque Filho desde sua recepção, no Aeroporto "Marechal Rondon", pelo secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso Gabriel Novis Neves, pelo presidente do Conselho Regional de Educação padre Raimundo Conceição Pombo, pelo secretário Municipal de Educação de Cuiabá Francisco Monteiro e pelo representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC) Mário Vidal. O secretário de Ensino de 1.º e 2.º Graus visita a Secretaria de Estado de Educação e Cultura de Mato Grosso, onde toma conhecimento acerca dos andamentos do Programa Pró-Município e, após, assiste uma reunião presidida pelo secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, no Teatro do Liceu Cuiabano. Finalmente, o secretário de Ensino de 1.º e 2.º Graus e o secretário de Educação e Cultura se reúnem com o governador Frederico Carlos Soares de Campos no gabinete deste.

Inauguração da agência do Banco do Estado de Mato Grosso S/A (BEMAT) no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

À porta da agência do Banco do Estado de Mato Grosso S/A (BEMAT) do Cristo Rei a ser inaugurada, o prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros e o governador Frederico Carlos Soares de Campos desatam a fita inaugural. Adentram a agência, além do prefeito e do governador, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o presidente do BEMAT Manoel Pouso Figueiredo Filho, o candidato à prefeitura de Várzea Grande Jaime Veríssimo de Campos, o presidente da Associação Comercial de Cuiabá Joel Bulhões e outros presentes. Neste momento, o governador concede entrevista. Finalmente, nos fundos da agência, após um padre ter benzido a agência, discursam: um homem não identificado, Joel Bulhões e o governador Frederico Campos.

Abertura da 1.ª e 2.ª Colônias de Férias. Fotógrafo Lenine Martins.

Na sede do Centro Social Urbano (CSU) do bairro Cristo Rei, a presidente da Fundação de Promoção Social (PRO-SOL) e primeira-dama Yone de Azevedo Campos ao lado do superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) Waldo Olavarria fazem a abertura da 1.ª Colônia de Férias. Dezenas de meninos e meninas se enfileiram para o hasteamento das bandeiras do Brasil, pela primeira-dama, de Mato Grosso, pelo superintendente, e de Várzea Grande, por um menino, e para a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT). Após, no Centro Social Urbano (CSU) São José Operário, no bairro Dom Aquino, a primeira-dama Yone Campos e o superintendente Waldo Olavarria realizaram a abertura da 2.ª Colônia de Férias seguindo o mesmo ritual cívico.

Confraternização de Natal para artesãos de Mato Grosso. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No salão de festas do Clube Náutico, a primeira-dama e presidente da Fundação de Promoção Social (PRO-SOL) Yone de Azevedo Campos recebe os artesãos de Mato Grosso para um almoço de confraternização. As profissionais estão à mesa, muitas com seus respectivos filhos e, provavelmente, outros parentes. Acompanha a primeira-dama o governador Frederico Carlos Soares de Campos. As duas autoridades estaduais visitam mesas, cumprimentam as convidadas e distribuem embrulhos.

Entrevista concedia pelo secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos logo após seu desembarque. Fotógrafo Osmar Cabral.

No Aeroporto "Marechal Rondon", recém chegado de viagem a Alta Floresta e Sinop, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos concede entrevista na qual lista, segundo o Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (n. 18.199, 7 nov. 1980, p. 2), a prioridade na instalação de novos postos de saúde no interior, sobretudo, na região Norte de Mato Grosso.

Palestra proferida pelo ministro da Saúde Waldyr Mendes Arcoverde por ocasião do lançamento da segunda dose da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Fotógrafo Osmar Cabral.

As primeiras imagens são da recepção do ministro da Saúde Waldyr Mendes Arcoverde durante desembarque, no Aeroporto "Marechal Rondon". Entre as autoridades presentes para receber o ministro: o vice-governador José Villanova Torres, o secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos, o prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros, o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda, entre outros. Já no auditório do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), o ministro da Saúde Waldyr Mendes Arcoverde profere palestra a propósito da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, em sua segunda dose. Compõem a mesa o superintendente do INAMPS Waldemir Olawarria de Pinho, o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Oscar da Costa Ribeiro, o secretário de Saúde Hugo Soares de Campos, o ministro da Saúde Waldyr Arcoverde, o vice-governador Villanova Torres e o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda. Abrindo os trabalhos, o secretário de Saúde fala primeiro, seguido do ministro. Na plateia, algumas poucas dezenas de pessoas. Ao fim da palestra, o ministro concede entrevista à imprensa.

Inauguração de Unidade Sanitária Aroldo M. Paiva, em Souza Lima, construída pela Loja Maçônica XV de Maio. Fotógrafo Lenine Martins.

Cerimônia de inauguração da Unidade Sanitária Aroldo M. Paiva, localizada no bairro Souza Lima. A estrutura física foi executada com recursos arrecadados pela Loja Maçônica XV de Maio. Após o corte da fita e descerramento da placa inaugurais, falou o venerando maçom [João de Oliveira Monteiro?] e, em seguida, o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, como representante do governador Frederico Carlos Soares de Campos. Presentes, além dos membros fraternos da Maçonaria, suas esposas e outros moradores da região de Souza Lima.

Simulação de incêndio e salvamento aeronáutico. Fotógrafo Jupirany Devillart.

No campo de testes do Aeroporto "Marechal Rondon", o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) realiza treinamento de controle de incêndio e salvamento de vítimas de desastre aeronáutico. Enquanto equipe apaga incêndio simulado por pneus queimados com viaturas Mercedes-Benz 1113 e Super Caminhão Titan E-One 6x6, outra equipe realiza salvamento de "vítimas" do desastre representada por uma carcaça de avião, transportando-as em macas. Toda ação é acompanha por cinegrafistas.

Instalação da Comarca de Várzea Grande e inauguração do Fórum de Várzea Grande. Fotógrafo Lenine Martins.

Durante cerimônia de instalação da Comarca de Várzea Grande e inauguração do Fórum de Várzea Grande o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) Otair da Cruz Bandeira corta a fita inaugural; em seguida, um vigário benze o prédio. Estão presentes ao evento, o governado Frederico Carlos Soares de Campos, a primeira-dama do estado Yone de Azevedo Campos, o prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros, a primeira-dama municipal de Várzea Grande Maria Lúcia de Barros, o secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima, entre outras autoridades, além de populares. Discursam o presidente do TJ-MT e o secretário de Justiça.

Visita do ministro da Agricultura Alysson Paulinelli.

Recepção no Aeroporto "Marechal Rondon", durante desembarque, ao ministro da Agricultura Alysson Paulinelli pelo governador José Garcia Neto, pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Nelson Ramos de Almeida, pelo secretário de Agricultura Edmundo da Silva Taques, pela primeira-dama Maria Lígia de Borges Garcia, entre outros. No hall de entrada do aeroporto, o ministro Paulinelli concede entrevista e responde perguntas de repórteres que cobrem sua visita. Depois, o ministro é recebido no Palácio Alencastro com honras militares, sendo conduzido até auditório pelo governador Garcia Neto e secretário Edmundo Taques. No auditório, o ministro conversa com autoridades mato-grossenses.

Recepção ao ministro dos Transportes Dirceu Nogueira e comitiva.

Recepção ao ministro dos Transportes Dirceu Nogueira e ao presidente da Comissão de Transportes da Câmara Federal deputado federal Antônio Lomanto Junior, no Aeroporto "Marechal Rondon". No desembarque, estão presentes o governador Garcia Neto, o vice-governador Cássio Leite de Barros, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e deputado Nelson Ramos de Almeida, o deputado federal Vicente Emílio Vuolo, o subchefe da Casa Civil Ruy Sant'Ana de Souza, entre outros. O itinerário seguido pela comitiva foi: Residência Oficial dos Governadores, onde foram tiradas fotografias do ministro dos Transportes mais à vontade conversando com o governador; depois a Casa do Artesão, onde foram recebidos, o ministro dos Transportes e o deputado federal Lomanto Júnior, pela primeira-dama Maria Lígia de Borges Garcia, pela esposa do secretário de Viação e Obras Públicas Yone de Azevedo Campos, entre outras servidoras da instituição. Na visita à Casa do Artesão, as autoridades apreciaram o artesanato mato-grossense e observaram artesãos durante processo produtivo.

Visita do ministro do Interior Maurício Rangel Reis.

Visita do ministro do Interior Maurício Rangel Reis a Cuiabá, para tratar da construção de casas para os desabrigados da Enchente de 1974. Recepcionado no Aeroporto "Marechal Rondon" pelo governador José Garcia Neto e pelo prefeito municipal de Cuiabá Manoel Antônio Rodrigues Palma, além de secretários do estado, e diretores-presidentes, tais como o filho do governador e presidente da SANEMAT José Luís Borges Garcia, que aparece e segundo plano, a comitiva seguiu para Cuiabá. Na ocasião, no Teatro do Colégio Estadual (Liceu Cuiabano), falou sobre o financiamento via BNH (Banco Nacional de Habitação) e dos trabalhos de cooperação da SUDECO (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) na infraestrutura do futuro bairro Grande Terceiro. Após, entrevistas do governador José Garcia Neto e do ministro visitante. Recepcionaram-no no Aeroporto "Marechal Rondon" o governador José Garcia Neto e o prefeito municipal de Cuiabá Manoel Antônio Rodrigues Palma, entre outras autoridades civis. No Teatro do Colégio Estadual (Liceu Cuiabano), compõem a mesa, entre outros, o governador José Garcia Neto, o prefeito municipal de Cuiabá Manoel Antônio Rodrigues Palma, senador Rachid Saldanha Derzi, o subchefe da Casa Civil Ruy Sant'anna de Souza, o chefe de gabinete do governador Carlos José Avelino de Souza Vieira, a primeira-dama do estado Maria Lígia de Borges Garcia, a primeira-dama de Cuiabá Maria Alice Garcia Palma, entre outros.

Recepção do governador José Garcia Neto ao ministro da Indústria e Comércio Ângelo Calmon de Sá.

No Aeroporto "Marechal Rondon", o governador José Garcia Neto e autoridades políticas estaduais recebem o ministro da Indústria e Comércio Ângelo Calmon de Sá. Entre as autoridades presentes, reconhecem-se o secretário-chefe da Casa Militar José Silvério da Silva, o secretário de Agricultura Maçao Tadano, o secretário de Fazenda Octavio de Oliveira, o secretário de Administração José Ferreira de Freitas, o prefeito municipal de Várzea Grande Júlio José de Campos, entre outros.

Visita dos ministros da Educação Eduardo Portela e da Saúde Mário Augusto Jorge de Castro Lima ao campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Fotógrafo Laércio Ojeda.

Imagens do desembarque dos ministros da Educação e Cultura Eduardo Portella e da Saúde Mário Augusto Jorge de Castro Lima durante sua visita oficial a Mato Grosso. No Aeroporto "Marechal Rondon", as autoridades federais são recebidas pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, pelo secretário de Educação e Cultura Milton Armando Pompeu de Barros, pelo secretário-chefe da Casa Civil Hélio Palma de Arruda, pelo secretário de Saúde Hugo Leopoldo Soares de Campos, entre outras autoridades. Do Aeroporto, após o ministro Eduardo Portella falar com jornalistas, os ministros foram para a Universidade Federal de Mato Grosso. No campus universitário, os ministros foram recebidos pelo Reitor Gabriel Novis Neves. Lá o ministro Eduardo Portella inaugurou o Restaurante Universitário (RU), depois, a urbanização do acesso ao Centro de Ciências Agrárias, e participou do lançamento da pedra fundamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Posteriormente, inaugurou o Bloco 4 do Curso de Engenharia Elétrica, onde, juntamente com o ministro da Saúde, o reitor, o governador, presenciou e passeou num protótipo de automóvel movido a hidrogênio. Somou-se ao grupo de autoridades o deputado federal Louremberg Ribeiro Nunes Rocha. Percorreram todos outros Centros da UFMT partindo a fita de inauguração. Após de o reitor Gabriel Novis Neves concedeu entrevista à TV Centro América (Canal 4), os ministros e as autoridades locais se dirigiram para a abertura de exposição de obras de artes. Finalmente, na reitoria, o ministro da Educação e Cultura concedeu entrevista a jornalista. Entre os presentes, a artista plástico à frente do Centro Cultural da UFMT Aline Figueiredo e o artista plástico Humberto Spíndola que estavam na curadoria de exposição de artes sendo visitada pelas autoridades.

Visita do ministro do Interior Mário David Andreazza. Fotógrafo Sílvio Gutierrez.

As imagens são de momentos da visita do ministro do Interior Mário David Andreazza a Cuiabá, ocasião em que foram assinados convênios nas áreas de habitação - com o Programa de Erradicação de Favelas (PROMORAR) -, e infraestrutura - com o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANASA). Nas imagens, acompanham o ministro o prefeito Municipal de Cuiabá Gustavo Arruda e o governador Frederico Carlos Soares de Campos. As duas primeiras imagens são da recepção de populares ao ministro em um barracão de madeira, sendo a primeira dentro do barracão durante entrevista. As três últimas são do ministro, provavelmente, no Aeroporto "Marechal Rondon".

Visita do secretário de Cultura, Desporto e Turismo do Rio Grande do Sul Lauro Pereira Guimarães. Fotógrafo Lenine Martins.

Imagens do dia 28 começam com recepção ao secretário de Cultura, Desportos e Turismo do Rio Grande do Sul Lauro Pereira Guimarães e assessores do secretário de Ação Social e Trabalho Augusto Trein durante desembarque no Aeroporto "Marechal Rondon". Receberam o secretário e os assessores gaúchos o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli, o superintendente da Empresa Mato-grossense de Turismo (TURIMAT) José Rabello Leite, o suplente de deputado federal Olívio Beltrão, além de assessores da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Após desembarque, o secretário Lauro P. Guimarães, acompanhado pelo comitê de boas-vindas de Mato Grosso, se encontra com o governador Frederico Carlos Soares de Campos e com a primeira-dama Yone de Azevedo Campos, na Residência Oficial dos Governadores. O almoço ocorre em restaurante na cidade vizinha de Santo Antônio de Leverger. Neste, além do governador, dos assessores gaúchos e do secretário Lauro P. Guimarães, estão presentes o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Spinelli, o coordenador de Comunicação Social Carlos Boscolo, entre outros. O almoço é animado por um trio de músicos vestidos a farroupilha - um "gaiteiro" e dois violeiros. Fechando este dia, no auditório do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), o secretário gaúcho profere palestra. À mesa, representando o governador o secretário Ubiratan Spinelli, e, além do secretário gaúcho, outros cinco homens e uma mulher compõem a mesa. Na plateia, alguma dezena de pessoas assistem à palestra sobre a história, cultura e turismo do Rio Grande do Sul (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, n. 18.214, 28 nov. 1980, p. 2). As imagens do dia 30 são do almoço oferecido, no Clube Dom Bosco, pelo Centro de Tradições Gaúchas de Cuiabá, que foi animado por grupo de fandango e pela apresentação de gurias prendadas e piás piuchados. As últimas imagens são do deslocamento aéreo e por rio da comitiva gaúcha até chegada à Fazenda Camargo Corrêa, no Pantanal mato-grossense.

Visita, por uma hora, do ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, no Aeroporto "Marechal Rondon". Fotógrafo Osmar Cabral.

No aeroporto "Marechal Rondon", dá-se o desembarque e depois entrevista do ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, o qual esteve acompanhado em viagem pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos. Acompanham a entrevista os secretários: da Fazenda Salém Zugair; da Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli; da Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda; Chefe da Casa Civil Afro Stefanini; de Justiça Domingos Sávio Brandão Lima; entre outros chefes do segundo escalão. O ministro Abi-Ackel, segundo O Estado de Mato Grosso (n. 8.958, 5 jan. 1982, p. 1), permaneceu no aeroporto por uma hora respondendo à imprensa acerca da iminente emancipação territorial de Rondônia.

Visita do ministro da Educação e Cultura Ruben Carlos Ludwig durante a Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Fotógrafo: Vanderlei Meneguine.

Visita do ministro da Educação e Cultura Ruben Carlos Ludwig. Ao desembarcar, pela manhã, no Aeroporto "Marechal Rondon", é recebido pelo governador Frederico Carlos Soares de Campos, pelo secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, pelo secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão de Lima, pelo secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita de Carvalho Athayde, pelo deputado federal Júlio José de Campos, pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Gabriel Novis Neves, pelo prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda entre outros. Do Aeroporto, o ministro e a comitiva se dirigem à Delegacia Regional do Ministério da Educação e Cultura (MEC), onde o ministro concede entrevista. À noite, o ministro Ludwig participa da abertura da Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Junto com a abertura do evento, o ministro também inaugura o Teatro Universitário da UFMT. Durante a abertura da Plenária da CRUB, a Orquestra Sinfônica e o Coral universitários se apresentam entoando o Hino Nacional Brasileiro.

Despedida do ministro da Educação e Cultura Ruben Carlos Ludwig, que retorna para Brasília-DF após inaugurar o Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e participar da Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Fotógrafo Lenine Martins.

Próximo à pista do Aeroporto "Marechal Rondon", o ministro da Educação e Cultura Ruben Carlos Ludwig se despede do governador Frederico Carlos Soares de Campos, do secretário de Educação e Cultura Hélio Palma de Arruda, do reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Gabriel Novis Neves, do comandante da 13.ª Brigada de Infantaria Motorizada general de Brigada Luiz Guilherme de Freitas Coutinho entre outros.

Visita da ministra da Educação e Cultura Esther de Figueiredo Ferraz. Fotógrafo Osmar Cabral.

Desembarque, no Aeroporto Marechal Rondon", e recepção à ministra da Educação e Cultura Esther Figueiredo Ferraz. No Aeroporto, a recebem sob chuva o governador Frederico Carlos Soares de Campos, a primeira-dama Yone de Azevedo Campos, o candidato do Partido Democrático Social (PDS) ao governo Júlio José de Campos e sua esposa, Isabel Coelho Pinto de Campos, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, entre outros. Do aeroporto, a comitiva seguiu para o Ginásio "Manoel Soares Campos", no bairro Dom Aquino, para o I Encontro das Mulheres Mato-Grossenses. Ali, participa, com outras mulheres à mesa, mais o governador Frederico Campos. Estão presentes, ainda, o candidato ao Senado Federal pelo PDS Roberto de Oliveira Campos, o secretário de Administração Carlos José Avelino de Souza Vieira, o secretário de Segurança Pública Paulo Santa Rita de Carvalho Athayde, entre outros. Há uma apresentação de dança performada por mulheres. Nas arquibancadas, presença bastante grande de mulheres, maioria, de homens.

Recepção ao ministro da Agricultura Antônio Cabrera Mano Filho. Fotógrafo Mário Vilela.

Recepção ao ministro da Agricultura Antônio Cabrera Mano Filho, no Aeroporto "Marechal Rondon", logo após a aterrissagem de seu avião. Ao abrir a porta da aeronave, o ministro é acercado e cumprimentado por autoridades, concedendo entrevista.

Visita do embaixador do Peru Manuel A-Rocca Zela e do adido cultural Guillermo Russo Checa. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Recepção, no Aeroporto "Marechal Cândido Rondon", ao embaixador do Peru Manuel A-Rocca Zela e ao adido cultural peruano Guillermo Russo Checa. Em visita a Cuiabá por conta de convite da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para proferir a palestra "A Civilização Inca", na instituição federal, ambos embaixador e adido cultural fazem duas visitas de cortesias: a primeira, pela manhã, ao presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Oscar da Costa Ribeiro, sendo este presenteado com o livro "A Casa Verde", do premiado escritor peruano José Mário Pedro Vargas Llosa; a segunda, ao governador Frederico Carlos Soares de Campos, no Palácio Paiaguás, que também recebeu um exemplar do livro de Vargas Llosa "Conversação na Catedral" de presente e outra revista sobre o Peru (conforme Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, n. 18.1975, 3 out. 1980, p. 2).

Desembarque do embaixador da Bélgica conde Jean des Enfams d'Avernas. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No saguão de desembarque do Aeroporto "Marechal Rondon", desembarcam o embaixador da Bélgica conde Jean des Enfams d'Avernas e sua esposa condessa Anita d'Avernas, além de comitiva. O diplomata concede entrevista a uma jornalista.

Abertura do Undôkai (運動会) organizado pela Associação Cultural Nipo-brasileira de Cuiabá e Várzea Grande. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Na sede da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Várzea Grande, dá-se a abertura do Undôkai (運動会) realizado pela associação nipônica mantida pelos descendentes japoneses radicados em Mato Grosso. Após hasteamento de bandeira (qual bandeira não é possível ver), as crianças disputam provas de atletismo. O assessor especial do Gabinete do Governador José Paulo Reche está presente ao evento.

Visita do Papa João Paulo II. Fotógrafo Mário Vilela.

Com cobertura da imprensa, recepção, com honras de chefe de Estado, ao Papa João Paulo II por autoridades eclesiais, civis e militares, entre as quais o arcebispo dom Bonifácio Piccinini, o governador Jaime Veríssimo de Campos, sua esposa a primeira-dama Lucimar Sacre de Campos, o ex-governador Frederico Carlos Soares de Campos , sua esposa dona Yone de Azevedo Campos, entre outros. Sob forte esquema de segurança, a comitiva papal seguiu com Sua Santidade do Aeroporto "Marechal Rondon", em Várzea Grande, até o local da celebração da missa, em Cuiabá, passando em frente à Santa Casa de Misericórdia (onde, no retorno, a passagem papal foi assistida pelos pacientes que se enfileiraram sobre o asfalto), e retornando ao Aeroporto de onde partiu.

Palestra proferida pelo empresário Ênio Pipino aos estagiário da Escola Superior de Guerra (ESG). Fot´´ografo

No auditório do Centro de Atividades "Eurico Gaspar Dutra" do Serviço Social da Indústria (SESI), o empresário Ênio Pipino profere palestra para estagiários e oficiais da Escola Superior de Guerra (ESG). Na plateia, além de militares de alta patente das três forças (Exército, Força Aérea e Marinha), civis ouvintes.

Inauguração da Rádio Industrial de Várzea Grande. Fotógrafo Osmar Cabral.

Na sede da emissora, inaugura-se a Rádio Industrial com a presença: dos sócios fundadores deputado estadual Júlio José de Campos, empresário Jaime Veríssimo de Campos; e de autoridades, tais como o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, o prefeito municipal de Cuiabá Gustavo Arruda, o ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Gabriel Novis Neves, entre outros. Cortam a fita os meninos Jaime Veríssimo de Campos Filho e Júlio Domingos de Campos, filhos de Jaime e Júlio Campos, respectivamente. descerram a placa inaugurativa, os pais destes Júlio Domingos de Campos e Amália Curvo de Campos.

I Encontro de Bubalinocultura da Amazônia. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Num auditório da SADIA Oeste S/A, o professor João Barrison Villares (diretor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu-SP) profere palestra a criadores e pecuaristas. Na plateia, presentes empresários do ramo, tais como o presidente da Associação dos Criadores de Búfalos de Alta Floresta Thales Gouvêa Fagundes e o criador Orlando Marlutti, e autoridades, tais como o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni. No fim, um churrasco.

Biodigestor instalado na SADIA Oeste S/A. Fotógrafo Osmar Cabral.

Numa área aberta e afastada, dois operários trabalham na instalação do biodigestor sob orientação de técnicos da Coordenadoria de Assuntos Energéticos da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Todos usam capacete, mas apenas os operários estão uniformizados com o macacão da empresa.

Visita do ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos a Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop. Fotógrafos Osmar Cabral e Vanderlei Meneguini.

No dia anterior à chegada do ministro, o governador Frederico Campos e outras autoridades, entre estas o secretário de Desenvolvimento Social Gabriel de Mattos, já estavam em Rondonópolis se reunindo na Câmara Municipal de Rondonópolis com autoridades municipais e, à noite, participando de uma recepção festiva. No dia 19, o ministro da Aeronáutica brigadeiro Délio Jardim de Mattos chega a Rondonópolis. Recebe-o autoridades estaduais e federais: o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o vice-governador José Villanova Torres, o deputado federal Júlio José de Campos, o embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos, o diretor da Carteira Agrícola do Banco do Brasil Aléssio Vaz Primo, o diretor de Habitação e Hipoteca da Caixa Econômica Federal (CEF) Miguel Ethel Sobrinho, o secretário de Desenvolvimento Social Gabriel Júlio de Mattos Müller, secretário-chefe da Casa Militar José Silvério da Silva entre outros. Os visitantes são recebidos por autoridades locais, destacando-se o prefeito municipal de Rondonópolis Walter de Souza Ulysséa. Ainda no aeroporto, o ministro da Aeronáutica brigadeiro Mattos descerra a placa em alusão às futuras instalações do novo aeroporto de Rondonópolis. Segundo as duas matérias d'O Estado de Mato Grosso (n. 9.144, 20 ago. 1982, p. 1 e n. 145, 21 ago. 1982, p. 12) que cobrem a visita do ministro da Aeronáutica a Mato Grosso, o brigadeiro Délio Jardim chegou às 9 horas da manhã na cidade de Rondonópolis. Em Várzea Grande (ainda no dia 19 de agosto), o ministro se encontra com o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) Frederico Weiss, quem participa ao brigadeiro Délio Jardim os projetos de ampliação do Aeroporto "Marechal Rondon". Na sala da Superintendência da INFRAERO estão presentes os prefeitos municipais de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros e de Cuiabá Gustavo Arruda. Ainda na noite de 19 de agosto, o ministro chega a Sinop, onde é recebido por autoridades locais e com apresentação da fanfarra de escolares. A comitiva era a mesma. Na ocasião, são assinados convênios: CEF para a construção de "casas econômicas" e CEF, Legião Brasileira de Assistência, Programa Nacional do Voluntariado (PRONAV) e Creche "São Francisco de Assis para financiar a permanência de crianças nesta creche. No dia 20 de agosto, as autoridades visitam a Exposição Agroindustrial da Cooperativa Celeste-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a planta da destilaria de álcool de mandioca. Finalmente, o ministro faz o lançamento das obras do novo aeroporto de Sinop, a cargo da Comissão de Aeroporto da Região Amazônica (COMARA).

Visita do governador Frederico Carlos Soares de Campos a municípios do Nordeste Mato-grossense. Fotógrafo Osmar Cabral.

Aparentemente, as imagens foram geradas por duas ou mais câmeras fotográficas. Deste modo, as imagens que vão do final 0001 a 0117 são uma sequência; bem como, as que vão de 0118 a 0247, outra. As duas primeiras imagens devem ter sido tiradas para teste e se trata de um lava-jato em Cuiabá. Após, uma imagem na frente dos hangares e junto à pista de pouso e decolagem do Aeroporto "Marechal Rondon". Já dentro do avião, dos números finais 4 a 11, vistas aéreas de Várzea Grande, na região da Curva da Morte; de Cuiabá - Estádio "Governador José Fragelli" (Verdão), Centro e Boa Esperança -; e Água Boa, pouco antes de aterrissar. Na pista de pouso de Água Boa, o governador Frederico Carlos Soares de Campos e sua comitiva são recebidos pelo administrador municipal de Água Boa Pedro Ross e outras autoridades locais. Fazem parte da comitiva governamental: o deputado federal Ladislau Cristino Cortes; os deputados estaduais Ricardo Corrêa e Thier Ferreira; o secretário de Desenvolvimento Social Evaristo Roberto Vieira Cruz; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) Jonas Pinheiro da Silva; e o assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo, representando o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni. Da pista de pouso, as autoridades estaduais e municipais são transportadas de colheitadeira até a usina dieselétrica operada pelas Centrais Elétricas do Estado de Mato Grosso (CEMAT). Então, dirigem-se até a Escola Estadual de I Grau "Antônio Gröhs" para inaugurá-la seguindo o rito de corte de fita e hasteamento das bandeiras de Mato Grosso e do Brasil. Finalmente, depois de uma parada num estande da Cooperativa Agrícola Mista de Canarana (COOPERCANA), a comitiva governamental é convidada a um churrasco onde discursaram Pedro Ross, o presidente da COOPERCANA [...], os deputados federais e estaduais, o governador. A comitiva passa pela sede regional da EMATER e também improvisa um palanque provavelmente na sede temporária da administração municipal. De Água Boa, o governador parte para Nova Xavantina. Na aproximação da aeronave, já no fim da tarde, foram tiradas imagens aéreas da Xavantina Velha, do rio das Mortes e da Nova Xavantina. À noite, o governador Frederico Campos preside o lançamento do Partido Democrático Social naquele município, sendo o primeiro a assinar a ata de fundação, seguido dos membros da comitiva. Na manhã seguinte, o governador inaugura a placa comemorativa da Expedição Roncador-Xingu que, em 1944, funda Xavantina. Após, a caravana parte então para Barra do Garças. Há duas vistas aéreas do rio Araguaia durante a aproximação. Na cidade, o governador, acompanhado pelo prefeito municipal de Barra do Garças Wilmar Peres de Faria inaugura a nova Central Telefônica das Telecomunicações Mato-grossenses S/A (TELEMAT) a qual integra o município à rede de Discagem Direta à Distância (DDD). O governador encerra suas visitas ao Médio Araguaia no fim do dia com um comício, improvisando um palanque na carroceria de uma caminhonete, de onde discursam autoridades estaduais e municipais.

Prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso Branco de Barros e primeira-dama municipal de Várzea Grande e secretária de Assistência Social Maria Lúcia de Barros. Fotógrafo Osmar Cabral.

Numa praça, posam para retratos em trajes informais o prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso Branco de Barros e primeira-dama municipal de Várzea Grande e secretária de Assistência Social Maria Lúcia de Barros.

Inauguração de pavimentação asfáltiva da Rua Santo Inácio executada pela construtora ENCO Engenharia e Comércio Ltda. Fotógrafo Lenine Martins.

Na Rua Santo Inácio, o secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo, representando o governador Frederico Carlos Soares de Campos, fala momentos antes do corte da fita inaugural da pavimentação asfáltica da via. Estão presentes o prefeito municipal Gonçalo Pedroso de Barros, o empresário Jaime Veríssimo de Campos, entre outros. Cortam as fita estes três mais um homem não identificado.

Inaugurações, pelo governador Júlio José de Campos, do Abrigo dos Velhos Lar "Isabel de Almeida e Silva - Dona Bebé de Licínio", da Escola de Primeiro Grau "Gonçalo Botelho de Campos", do Núcleo Micro-Industrial de Várzea Grande, de Rede de Distribuição de Água e da Escola Estadual de Primeiro Grau "Professora Maria Marcoski" durante as comemorações do segundo ano da administração do prefeito municipal de Várzea Grande Jaime Veríssimo de Campos. Fotógrafo Lenine Martins.

Em Várzea Grande, ainda de manhã, o governador Júlio José de Campos inaugura diversas obras ao lado do prefeito municipal de Várzea Grande Jaime Veríssimo de Campos. O primeiro compromisso é o lançamento da pedra fundamental do Abrigo dos Velhos Lar "Isabel de Almeida e Silva - Dona Bebé de Licínio" com descerramento da placa da construção pela primeira-dama municipal Lucimar Sacre de Campos. Discursa o governador Júlio Campos. Depois, as autoridades estaduais e municipais se dirigem para o bairro Costa Verde onde é inaugurada a Escola de Primeiro Grau "Gonçalo Botelho de Campos". Após o almoço, as inaugurações continuam: o Núcleo Micro Industrial de Várzea Grande onde empresários e representantes da classe se fizeram presente, tal como o presidente da Associação Comercial de Cuiabá (ACC) Joel Bulhões, participando da inauguração da IMPEL Indústria Metalúrgica e Mecânica de Precisão Ltda. Já à noite, inaugura estação distribuidora de água. Finalmente, com placa descerrada pela primeira-dama Isabel Coelho Pinto de Campos, é inaugurada a Escola Estadual de I Grau "Professora Maria Marcorski", no bairro Marajoara. Em ato contínuo, dentro das dependências da nova unidade de ensino, sobre um palanque, as autoridades discursam.

Entrega de 434 casas e inauguração do Núcleo Habitacional "Jaime Campos" e Inauguração da Escola Estadual de Primeiro Grau "Heroclito Leôncio Monteiro". Fotógrafo Lenine Martins.

Sobre um palanque montado ao lado do Centro de Convivência Social, o governador Júlio José de Campos entrega, ao lado do prefeito municipal de Várzea Grande Jaime Veríssimo de Campos, secretários estaduais e municipais, as 434 casas do Núcleo Habitacional "Jaime Campos". O ato é acompanhado por populares. Após o comício, as autoridades seguem para a inauguração da Escola Estadual de Primeiro Grau "Heroclito Leôncio Monteiro" cujos atos inaugurais são o corte da fita, feito pela diretora recém-nomeada Maria Bento e por Ary Leite de Campos, e o descerramento da placa.

Desembarque da primeira-dama Yone de Azevedo Campos, vindo de Brasília, no Aeroporto "Marechal Cândido Rondon". Fotógrafo Osmar Cabral.

Vinda de Brasília-DF, a primeira-dama Yone de Azevedo Campos desembarca no Aeroporto "Marechal Rondon". No portão de desembarque, aguardam-na o governador Frederico Carlos Soares de Campos e o secretário de Interior e Justiça Domingos Sávio Brandão Lima. A primeira-dama é recebida com um abraço e um beijo.

Entrevista concedida pelo governador do Território Federal de Rondônia coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Governador do Território Federal de Rondônia coronel Jorge Teixeira de Oliveira, em trânsito pelo Aeroporto "Marechal Rondon" com destino a Brasília-DF, concede entrevista sobre a formação de Bloco Regional no Congresso Nacional com fins de benefício para as Unidades Federativas da Região Centro Oeste.

Recepção ao ex-governador e então deputado constituinte Júlio José de Campos. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No desembarque do Aeroporto "Marechal Cândido Rondon", aglomeração de pessoas com cartazes (alguns citando também o deputado Odil Moura) recepciona o ex-governador e deputado constituinte Júlio José de Campos que chega de viagem ao Nordeste. Logo após, imagem de uma festa à beira de uma piscina em que um homem falando ao microfone parece se referir ao deputado Júlio Campos.

Recepção ao embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

No Aeroporto "Marechal Rondon", durante desembarque, o embaixador do Brasil em Londres Roberto de Oliveira Campos é recebido por autoridades políticas mato-grossenses. Entre as quais: o vice-governador José Villanova Torres, o assessor-especial da Casa Civil Heronides Araújo, o deputado estadual Oscar da Costa Ribeiro, o prefeito municipal de Cuiabá, o deputado federal Júlio José de Campos e outros.

Inauguração do Lar Fabiano de Cristo, ligado ao Sistema CAPEMI, para o amparo ao "menor carente" a ao "idoso desvalido". Fotógrafo: Lenine Martins.

Na sede do Lar Fabiano de Cristo, a primeira-dama do município de Várzea Grande Maria Lúcia Corrêa de Almeida Barros discursa para os presentes na inauguração, seguido do discurso do secretário-chefe da Casa Cilvil Heronides Araújo (representando o governador Frederico Carlos Soares de Campos). Então, a bandeira nacional do Brasil é hasteada pelo secretário-chefe da Casa Civil Heronides Araújo. Na sequência, discursam o prefeito municipal de Várzea Grande Gonçalo Pedroso de Barros e do candidato ao Senado Federal pelo Partido Democrático Social (PDS) Roberto de Oliveira Campos. Outras autoridades estão presentes: o secretário de Justiça Domingos Sávio Brandão Lima, o candidato ao governo de Mato Grosso pelo PDS Júlio José de Campos, entre outros.

Situação do rio Cuiabá entre a capital e Santo Antônio de Leverger e áreas destruídas pelas águas. Fotógrafo Maurício Barbant.

Trajeto percorrido por autoridades da Defesa Civil, Polícia Militar Florestar (PM-MT) e o próprio governador Dante Martins de Oliveira e a primeira-dama Thelma Pimentel Figueiredo de Oliveira. As autoridades visitam e falam com desabrigados acomodados em igrejas; percorrem de barco ruas alagadas nas regiões ribeirinhas banhadas pelo rio Cuiabá. Há imagens aéreas de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. Além dos atingidos rio-abaixo, há imagens dos atingidos que moram nas palafitas irregulares às margens do rio Cuiabá na área metropolitana da capital. Pela grande quantidade de imagens em lugares diferentes, não foram tiradas no mesmo dia.

Situação do rio Cuiabá entre a capital e Santo Antônio de Leverger. Fotógrafo: Otmar de Oliveira.

Descida no rio Cuiabá a partir da ponte "Júlio Müller" até a cidade de Santo Anônio de Leverger. Com uma lancha, três policiais militares registram a altura das águas, o topo das casas (com o resto da estrutura submerso), as ruas submersas na área urbana de Santo Antônio e o gado com as costelas marcadas nas últimas imagens quando os militares encontram alguns homens.

Vistas de Cuiabá e Várzea Grande. Fotógrafo: Mário Vilela

A primeira vista enquadra trecho da Avenida Miguel Sutil, no trecho do bairro Santa Marta e parte do futuro Parque Mãe Bonifácia (ainda em construção) com fundo da imagem pegando trecho do Centro Político Administrativo (CPA). A imagem seguinte enquadra quatro canoas com pescadores em sua faina, no Rio Cuiabá. As duas imagens seguintes são plano aberto de Cuiabá atrás da linha da Ponte Maria Elisa Bocayuva Corrêa da Costa (Ponte Nova), pegando as duas margens do rio Cuiabá. Finalmente, uma imagem da Avenida da FEB na altura do Zero Km, em Várzea Grande, com Cuiabá de fundo. As imagens estavam no mesmo envelope que retrata a entrevista do procurador do Estado Alexandre Travoloni Júnior (BR MTAPMT.SCS.800-820-828-828.3-3604).