Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1985 (Produção)
Nível de descrição
Dossiê / Processo
Dimensão e suporte
Negativo de acetato 35mm, COR.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê contendo cinco fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na área escolhida para o Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0135” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0145”. As fotografias dão noção do processo de abertura da mata, notadamente, das diferentes etapas do desmate. Tratam-se dos “50 hectares” (JRC) destinados à área de implantação da cidade. Do “DOCUMENTO 01” ao “DOCUMENTO 05”, têm-se os diferentes estratos da floresta, e, em destaque, os troncos caídos nos espaços desmatados. No “DOCUMENTO 06”, vê-se a sede do Projeto Filinto Müller, feito em alvenaria e teto de amianto – enquadramento feito no momento de pouso da aeronave. No teto do local, lê-se: “[Emblema da CODEMAT] // CODEMAT // Projeto // Roosevelt”. Para ver outros registros da mata derrubada na região, consultar: “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0133”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0141”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0151” e “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0171”.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
De um total de cinco, as posem que compõem o dossiê estão no terceiro rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é regular, contendo despigmentação e arranhaduras. Vale citar, por fim, que a organização dos negativos acompanha a sequência numérica das poses no filme.