Dossiê / Processo 0161 - Vista aérea da mata derrubada no Projeto Filinto Müller 4 (conjunto de cinco documentos)

BR MT APMT.JRC.CD.AS.0161 1 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0161 2 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0161 3 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0161 4 BR MT APMT.JRC.CD.AS.0161 5

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Reference code

BR MTAPMT JRC-CD-AS-0161

Title

Vista aérea da mata derrubada no Projeto Filinto Müller 4 (conjunto de cinco documentos)

Date(s)

  • 1985 (Creation)

Level of description

Dossiê / Processo

Extent and medium

Negativo de acetato 35mm, COR.

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Scope and content

Dossiê contendo cinco fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na área escolhida para o Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0135” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0145”. As fotografias dão noção do processo de abertura da mata, notadamente, das diferentes etapas do desmate. Tratam-se dos “50 hectares” (JRC) destinados à área de implantação da cidade. Do “DOCUMENTO 01” ao “DOCUMENTO 05”, têm-se os diferentes estratos da floresta, e, em destaque, os troncos caídos nos espaços desmatados. No “DOCUMENTO 06”, vê-se a sede do Projeto Filinto Müller, feito em alvenaria e teto de amianto – enquadramento feito no momento de pouso da aeronave. No teto do local, lê-se: “[Emblema da CODEMAT] // CODEMAT // Projeto // Roosevelt”. Para ver outros registros da mata derrubada na região, consultar: “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0133”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0141”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0151” e “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0171”.

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Physical characteristics and technical requirements

De um total de cinco, as posem que compõem o dossiê estão no terceiro rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é regular, contendo despigmentação e arranhaduras. Vale citar, por fim, que a organização dos negativos acompanha a sequência numérica das poses no filme.

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