Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1985 (Creation)
Level of description
Dossiê / Processo
Extent and medium
Negativo de acetato 35mm, COR.
Context area
Name of creator
Biographical history
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê contendo cinco fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na área escolhida para o Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0135” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0145”. As fotografias dão noção do processo de abertura da mata, notadamente, das diferentes etapas do desmate. Tratam-se dos “50 hectares” (JRC) destinados à área de implantação da cidade. Do “DOCUMENTO 01” ao “DOCUMENTO 05”, têm-se os diferentes estratos da floresta, e, em destaque, os troncos caídos nos espaços desmatados. No “DOCUMENTO 06”, vê-se a sede do Projeto Filinto Müller, feito em alvenaria e teto de amianto – enquadramento feito no momento de pouso da aeronave. No teto do local, lê-se: “[Emblema da CODEMAT] // CODEMAT // Projeto // Roosevelt”. Para ver outros registros da mata derrubada na região, consultar: “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0133”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0141”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0151” e “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0171”.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
De um total de cinco, as posem que compõem o dossiê estão no terceiro rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é regular, contendo despigmentação e arranhaduras. Vale citar, por fim, que a organização dos negativos acompanha a sequência numérica das poses no filme.