Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1985 (Production)
Niveau de description
Dossiê / Processo
Étendue matérielle et support
Negativo de acetato 35mm, COR.
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Dossiê contendo cinco fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na área escolhida para o Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga sede do município de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0135” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0145”. As fotografias dão noção do processo de abertura da mata, notadamente, das diferentes etapas do desmate. Tratam-se dos “50 hectares” (JRC) destinados à área de implantação da cidade. Do “DOCUMENTO 01” ao “DOCUMENTO 05”, têm-se os diferentes estratos da floresta, e, em destaque, os troncos caídos nos espaços desmatados. No “DOCUMENTO 06”, vê-se a sede do Projeto Filinto Müller, feito em alvenaria e teto de amianto – enquadramento feito no momento de pouso da aeronave. No teto do local, lê-se: “[Emblema da CODEMAT] // CODEMAT // Projeto // Roosevelt”. Para ver outros registros da mata derrubada na região, consultar: “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0133”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0141”, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0151” e “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0171”.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
De um total de cinco, as posem que compõem o dossiê estão no terceiro rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é regular, contendo despigmentação e arranhaduras. Vale citar, por fim, que a organização dos negativos acompanha a sequência numérica das poses no filme.