Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1985 (Produção)
Nível de descrição
Dossiê / Processo
Dimensão e suporte
Negativo de acetato 35mm, COR.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê contendo oito fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na área escolhida para o Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga cidade de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0128” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0134”. Tem-se a “vista panorâmica do desmatamento do local onde seria construída a cidade de Filinto Müller” (JRC). No “DOCUMENTO 01” e no “DOCUMENTO 03”, destacam-se as copas das árvores, dando conta dos diferentes estratos da Floresta Amazônica. No “DOCUMENTO 02” e no “DOCUMENTO 04”, similarmente, a floresta divide espaço com áreas de campos. Já no “DOCUMENTO 05”, “DOCUMENTO 06” e “DOCUMENTO 07”, veem-se os troncos derrubados na área escolhida para a implantação da cidade, e, em torno da área desmatada, a floresta. Estes três últimos registros foram feitos em perspectivas distintas. Finalizando o dossiê, o “DOCUMENTO 08” diz respeito à fotografia das ilhas e corredeiras do Rio Roosevelt, trecho “rio abaixo de Panelas” (JRC).
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
De um total de cinco, as posem que compõem o dossiê estão no segundo rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é ruim, com agravadas despigmentação e arranhaduras. Vale citar, por fim, que a organização dos negativos acompanha a sequência numérica das poses no filme.