Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1985 (Creation)
Level of description
Dossiê / Processo
Extent and medium
Negativo de acetato 35mm, COR.
Context area
Name of creator
Biographical history
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê contendo oito fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipe da CODEMAT na área escolhida para o Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga cidade de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0128” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0134”. Tem-se a “vista panorâmica do desmatamento do local onde seria construída a cidade de Filinto Müller” (JRC). No “DOCUMENTO 01” e no “DOCUMENTO 03”, destacam-se as copas das árvores, dando conta dos diferentes estratos da Floresta Amazônica. No “DOCUMENTO 02” e no “DOCUMENTO 04”, similarmente, a floresta divide espaço com áreas de campos. Já no “DOCUMENTO 05”, “DOCUMENTO 06” e “DOCUMENTO 07”, veem-se os troncos derrubados na área escolhida para a implantação da cidade, e, em torno da área desmatada, a floresta. Estes três últimos registros foram feitos em perspectivas distintas. Finalizando o dossiê, o “DOCUMENTO 08” diz respeito à fotografia das ilhas e corredeiras do Rio Roosevelt, trecho “rio abaixo de Panelas” (JRC).
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
De um total de cinco, as posem que compõem o dossiê estão no segundo rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é ruim, com agravadas despigmentação e arranhaduras. Vale citar, por fim, que a organização dos negativos acompanha a sequência numérica das poses no filme.