Amazônia

Référentiel

Code

Note(s) sur la portée et contenu

Note(s) sur la source

Note(s) d'affichage

Termes hiérarchiques

Amazônia

Termes équivalents

Amazônia

Termes associés

Amazônia

3 Description archivistique résultats pour Amazônia

3 résultats directement liés Exclure les termes spécifiques

Participação da comitiva do Governo de Mato Grosso no Encontro "Centro-Oeste: a Nova Fronteira" e chegada desta em Mato Grosso. Fotógrafos Vanderlei Meneguini e Osmar Cabral.

No Salão Vermelho do Hotel Nacional, em Brasília, compõem a mesa de conferencistas, entre outros, o governador Frederico Carlos Soares de Campos e o embaixador do Brasil na Grã-Bretanha Roberto de Oliveira Campos. Ambos palestram na ordem que são aqui citados. Na plateia, além de outros participantes, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni. Após a participação, no voo de volta, o fotógrafo registra conversa entre o governador Frederico Campos, o secretário de Agricultura Rômulo Vandoni, o senador José Benedito Canelas, o senador Vicente Emílio Vuolo, o prefeito Municipal de Cáceres Ivo Cuiabano Scaff, o deputado federal Júlio José de Campos e um homem não identificado. No desembarque, no Aeroporto "Marechal Cândido Rondon", a recepção foi feita pelo assessor especial da Casa Civil Heronides Araújo e por um grupo de músicos percursionistas com faixa de agradecimento onde se lê: "OS SAMBISTAS CUIABANOS AGRADECE [sic] O [sic] GOV- [sic] FREDERICO CAMPOS".

Comemoração do 14.º aniversário do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, em Mato Grosso (IBDF), e lançamento da "Campanha de Preservação da Fauna e da Flora". Fotógrafo Lenine Martins.

Na sede do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, em Mato Grosso (IBDF), o delegado estadual Paulo Benedito de Siqueira discursa durante as comemorações do 14.º aniversário do IBDF, em Mato Grosso. À mesa, além do delegado Paulo Siqueira, outras autoridades e convidados representam o governo de Mato Grosso e do Lions Club. Após, são tiradas fotos da reunião no exterior da sede, quando discursa o delegado. Finalmente, são hasteadas as bandeiras dos estados brasileiros e do Brasil, além do vélox do Lions Clube.

Jair Rodrigues Carvalho

  • BR MTAPMT JRC
  • Collection
  • 1978

Natural de Cambará, nascido em 1938, Jair Rodrigues Carvalho se mudou para Madaguari, ambas cidades do Paraná, e, posteriormente, para Piracicaba, São Paulo, a fim de buscar estudo escolar. Retornou ao Paraná com o mesmo objetivo, agora para a cidade de Curitiba, onde finalizou o ensino básico e ingressou no curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1964. Concluiu o curso em 1967, e já em 1973 se mudou para Cuiabá, quando da oportunidade de ser contratado pela extinta Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT).
Em Mato Grosso, lecionou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) por pouco tempo, e logo se dedicou tão somente aos trabalhos de aerofotogrametria e fotointerpretação, dentre outras atividades do ramo, na CODEMAT. Ocupou cargos estratégicos na instituição, à propósito das atividades de colonização, com destaque à elaboração e implantação do Projeto Juína. Transferido por volta de 1986 para o Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (INTERMAT), e, em meados dos anos 1990, para a antiga Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEMA), hoje Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Passou por contextos diferentes das políticas econômicas mato-grossenses, acumulando considerável volume de fotografias que variam, em conteúdo, de acordo com cada momento de registro, sobretudo em consequência do seu prazer pessoal por fotografar.
O recorte temporal de produção das fotografias do fundo vai de 1973 a 2007. Enquanto servidor público da CODEMAT, registrou viagens de fiscalização e acompanhamento de fundação de cidades em áreas onde as fixações urbanas da modernidade “ainda” não haviam se solidificados, durante os anos 1970 e 1980; no INTERMAT, problemas relacionados às posses e ocupações de terras conquistaram a atenção das fotos de Jair. R. Carvalho; diferentemente das fotografias registradas enquanto funcionária da SEMA, já nos anos 2000, em viagens de fiscalização das condições de preservação de quatro parques estaduais de Mato Grosso.
Jair R. Carvalho se aposentou enquanto servidor da SEMA, embora tenha dado continuidade aos trabalhos, acumulando cargo de função comissionada na mesma instituição, até o ano de 2008. Doou 1.010 registros fotográficos para o APMT. A maior parte em negativos sem revelação, mas também fotografias e algumas slides.

Sans titre