Item Documental 00003 - “Mocinha Suruí”. Fotógrafo Wolfgang Jesco von Puttkamer.

BR MTAPMT COL-900-980-981-00003 1

Área de identificação

Código de referência

BR MTAPMT COL-900-980-981-00003

Título

“Mocinha Suruí”. Fotógrafo Wolfgang Jesco von Puttkamer.

Data(s)

  • [1970] (Produção)

Nível de descrição

Item Documental

Dimensão e suporte

Suporte Papel Impresso
Formato Cartão-postal
Dimensões 15,0 cm x 10,5 cm
Cor Colorido

Área de contextualização

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Retrato de uma jovem mulher Paiter-Suruí adornada com tembetá de resina no lábio inferior e colares de tucum, miçangas e dentes de macaco. Em seu tronco e braços, pinturas corporais imitando a pele da onça-pintada. Em segundo plano, desfocados, o braço esquerdo de um indígena e o rosto curioso de outro; ocupando todo o fundo, a palha de uma oca.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Sistema de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Cartão-postal em bom estado de conservação. Há uma marca de perfurador no lado esquerdo. No verso, à esquerda, leem-se as informações do postal: no canto superior esquerdo, lê-se “BRASIL NATIVO / 36 - Mocinha Suruí, com tembetá de resina, / colares de tucum e dentes de macaco, / protegida pela pintura corporal imitando / desenho de onça. / Suruí Girl with a ‘tembetá’ under her / lips and strings of ‘tucúm’ and monkey / teeth, protected by jaguar painting.”; no canto inferior esquerdo: “Foto: Jesco”; no centro, impresso na vertical no sentido de baixo para cima: “[Logo da Marcator] impresso no brasil - gráficos brunner ltda. - c. p. 21.029 - são paulo - reprodução proibida”; à direita, espaço para o registro e mensagem postais: “RPC”, o espaço tradicional para o selo marcado por um quadrado, três linhas para a mensagem e, finalmente, os cinco quadriláteros para o CEP – estes dois últimos itens, diferentemente do preto do restante da mensagem, impressos em vermelho esmaecido.

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados