VILA BELA

Taxonomie

Code

Bereik aantekeningen

ron aantekeningen

Toon aantekening(en)

Hiërarchische termen

VILA BELA

Gelijksoortige termen

VILA BELA

Verwante termen

VILA BELA

1241 Archivistische beschrijving results for VILA BELA

1241 results directly related Exclude narrower terms

CARTA PATENTE passada pelo Governador e Capitão General da Capitania de Mato Grosso Caetano Pinto de Miranda e Monte Negro, versa sobre a aliança com Índios Guanás.

Caetano Pinto de Miranda Monte Negro
Cavalleiro Profeço na Ordem de Christo, Fidalgo da Caza de Sua Magestade Frma.
e do Seu Conselho, Governador, e Capitão General das Capitanias do Matto Grosso, e Cuyabá, e no Limites delas Encarregado da Expedição das reaes Demarcações

Faço saber a os que esta Minha Carta Patente

virem que desejando hum dos principaes Chefes dos Indios Guanás, a a que dey
o nome de Aires Pinto, contrahir as mesmas relações, e aliança com a Nasção
Portuguezas, que presentemente tem os Indios Uaycurus , ou Cavalleiros, prometeu
na Minha Presença em seu nome, e de toda a sua Nasção observar inviolavelmen
te a mesma perpetua pas, e amizade com os Portuguezes, e a mesma inteira obedien-
cia, e vassalagem a Sua Magestade e Fidelissima, que vários Capitães Uaycurus
Solenemente, e por diversas veses tem ratificado. E por tanto Mando, e ordeno a todos os Magistrados, o Comandante, Officiaes da Justiça, e da Guerra, e mais
Pessoas desta Capitania do Matto Grosso, e Cuyaba, reconheção ao dito Ayres
Pinto, e a todos os seus, estimem, tractem, e auxiliem em todas as demonstrações
de amigos, e do Vassalos da Coroa Portugueza, deixando-os gozar de todas as
liberdades, Privilegios, e Izenções do q’ gozão os mais Vassalos da mesma Coroa.
E para firmesa do referido lhe Mandey passar a presente Carta Patente
por Mim assinada, e Sellada com o Sinete das Minhas Armas, nesta Capital de
Villa Bella aos treze de Fevereiro de mil sete centos noventa e sete. O
Secretario do Governo Joaquim Jozé Cavalcanti d’Albuquerque Lins a escrevi

Caetano Pinto de Miranda Montenegro

  • Seus Amigos, e aliados, e com os quaes, o dº Chefe
    Fes Se acha incorporado

Inaugurações de obras e visitas nos municípios da Grande Cáceres. Fotógrafo Lenine Martins.

Viagem do governador Frederico Carlos Soares de Campos e comitiva pela região da Grande Cáceres com o objetivo de inaugurar obras e fazer visitas políticas. A comitiva do governador é composta por: deputado federal Júlio José de Campos, deputado estadual Aldo Borges, deputado estadual Jalves de Laet coordenador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Mato Grosso Paulo Pitaluga Costa e Silva, diretor presidente das Centrais Elétricas do Estado de Mato Grosso (CEMAT) Carmelito Torres, diretor presidente da Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (SANEMAT) José da Conceição Gonçalves, diretor da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT) Mário Gomes Monteiro, diretor geral do Departamento de Obras Públicas (DOP) Carlos Augusto Alves Corrêa. Os negativos encontram-se desfalcados de suas sequências. Isso dificultou a ordenação dos eventos e identificação dos lugares em que ocorreram. Seguindo o itinerário descrito no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (n. 18.088, 3 jun. 1980, p. 1-2), a primeira parada do governador foi a cidade de Rio Branco, onde foi recebido pelos prefeitos municipais de Cáceres Ivo Cuiabano Scaff, de Vila Bela da Santíssima Trindade Odinir de Freitas, de Mirassol D'Oeste Azuir José Gonçalves, pelos vereadores de Cáceres Carlos Alte Júnior e José Gonçalves Júnior, além de estudantes e populares. Em Rio Branco, o governador inaugurou a Escola de 1.º e 2.º Graus "Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres". Em seguida, governador e comitiva seguem para o distrito de Vila Progresso, em Salto do Céu para contatos políticos. Na sequência, chegam a Mirassol D'Oeste, onde inauguram a Delegacia de Polícia e o Posto de Serviços das Telecomunicações Mato-grossenses S/A (TELEMAT), ocasião em que o governador Frederico Campos faz a primeira ligação interurbana para a primeira-dama Yone de Azeredo Campos, em Cuiabá. Depois, seguem as autoridades para Quatro Marcos, onde ouviram as reivindicações do município em reunião com a população e autoridades locais. Em Quatro Marcos, as autoridades pernoitam na casa paroquial a convite do padre Jorge Martin. Este foi o itinerário do dia 30 de maio. No dia 31 de maio, a comitiva esteve em Jauru, Reserva do Cabaçal, e Vila Bela da Santíssima Trindade onde se reuniu com autoridades políticas e populares. No dia 1.º de junho, em Pontes e Lacerda, o destino final, o governador e comitiva participaram de atos políticos.

Posse do novo administrador do Município de Pontes e Lacerda Gercino Rodrigues de Souza. Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Na pista de pouso, é recebida com pompa a comitiva governamental, tendo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Ubiratan Francisco Vilela Spinelli como representante do governador Frederico Carlos Soares de Campos, sendo composta pelo deputado federal Antônio Corrêa da Costa e assessores. Para a recepção, além do prefeito municipal de Pontes e Lacerda Gercino Rodrigues de Souza a ser empossado, uma fanfarra formada por alunos, o comandante da polícia militar e seus soldados subordinados, além de populares e outras autoridades. Da pista de pouso, partem em comboio para o Clube Municipal. Já no dito local, à entrada, são recebidos por escolares da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus "Dormevil Faria". Após adentrarem o clube, discursam o secretário Ubiratan Spinelli o deputado federal Antônio Corrêa da Costa e, finalmente, o prefeito Gercino de Souza. As últimas imagens são do deputado federal Corrêa da Costa já em Vila Bela da Santíssima Trindade junto às ruínas da Igreja Matriz. Junto às mesmas ruínas, um comboio de caminhões, tratores e motoniveladoras estava estacionado.

Resultaten 1 tot 100 van 1241