Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1985 (Creation)
Level of description
Dossiê / Processo
Extent and medium
Negativo de acetato 35mm, COR.
Context area
Name of creator
Biographical history
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê contendo três fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipa da CODEMAT na sede e adjacências do Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga cidade de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0116” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0126”. No “DOCUMENTO 01”, veem-se o prédio da sede do projeto, construído em alvenaria e teto de amianto, e, adiante, a casa que abrigava do caseiro do local, desta feita, de madeira e teto de zinco. Lê-se no teto da primeira construção: “Projeto // Roosevelt // Posto de fiscalização // Governo do Estado de Mato Grosso”. Já no “DOCUMENTO 02”, destaca-se um trecho da Estrada do Estanho sobre o Rio Madeirinha. O local é de habitação, notável pela presença de aproximadamente oito casas e da área parcialmente desmatada. Finalizando o dossiê, o “DOCUMENTO 03” traz um trecho de estrada ou de pista de pouso no meio da mata – quando do momento das entrevistas com o acumulador e doador do fundo, Jair Rodrigues Carvalho, não se pôde definir o local com precisão. Ademais, também se vê a Floresta Amazônica e parte da dianteira da aeronave.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
De um total de cinco, as poses do presente dossiê estão no primeiro rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é regular, com certa despigmentação e arranhaduras. Vale citar, por fim, que a organização do negativo acompanha a sequência numérica das poses no filme.