Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1985 (Production)
Niveau de description
Dossiê / Processo
Étendue matérielle et support
Negativo de acetato 35mm, COR.
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Dossiê contendo três fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipa da CODEMAT na sede e adjacências do Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga cidade de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0116” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0126”. No “DOCUMENTO 01”, veem-se o prédio da sede do projeto, construído em alvenaria e teto de amianto, e, adiante, a casa que abrigava do caseiro do local, desta feita, de madeira e teto de zinco. Lê-se no teto da primeira construção: “Projeto // Roosevelt // Posto de fiscalização // Governo do Estado de Mato Grosso”. Já no “DOCUMENTO 02”, destaca-se um trecho da Estrada do Estanho sobre o Rio Madeirinha. O local é de habitação, notável pela presença de aproximadamente oito casas e da área parcialmente desmatada. Finalizando o dossiê, o “DOCUMENTO 03” traz um trecho de estrada ou de pista de pouso no meio da mata – quando do momento das entrevistas com o acumulador e doador do fundo, Jair Rodrigues Carvalho, não se pôde definir o local com precisão. Ademais, também se vê a Floresta Amazônica e parte da dianteira da aeronave.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
De um total de cinco, as poses do presente dossiê estão no primeiro rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é regular, com certa despigmentação e arranhaduras. Vale citar, por fim, que a organização do negativo acompanha a sequência numérica das poses no filme.