Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1985 (Creación)
Nivel de descripción
Dossiê / Processo
Volumen y soporte
Negativo de acetato 35mm, COR.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Dossiê contendo três fotografias sem revelação pertinentes ao sobrevoo da equipa da CODEMAT na sede e adjacências do Projeto Filinto Müller – projeto de colonização da região de Panelas, organizado pela CODEMAT às margens do Rio Roosevelt, local da antiga cidade de Aripuanã. Tratam-se de registros não revelados originários do mesmo rolo de negativos correspondente à sequência de fotografias, desta feita, reveladas, “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0116” a “BR MT APMT.JRC.CD.AS.0126”. No “DOCUMENTO 01”, veem-se o prédio da sede do projeto, construído em alvenaria e teto de amianto, e, adiante, a casa que abrigava do caseiro do local, desta feita, de madeira e teto de zinco. Lê-se no teto da primeira construção: “Projeto // Roosevelt // Posto de fiscalização // Governo do Estado de Mato Grosso”. Já no “DOCUMENTO 02”, destaca-se um trecho da Estrada do Estanho sobre o Rio Madeirinha. O local é de habitação, notável pela presença de aproximadamente oito casas e da área parcialmente desmatada. Finalizando o dossiê, o “DOCUMENTO 03” traz um trecho de estrada ou de pista de pouso no meio da mata – quando do momento das entrevistas com o acumulador e doador do fundo, Jair Rodrigues Carvalho, não se pôde definir o local com precisão. Ademais, também se vê a Floresta Amazônica e parte da dianteira da aeronave.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
De um total de cinco, as poses do presente dossiê estão no primeiro rolo de negativos constantes no Álbum Segundo. O estado de conservação dos negativos é regular, com certa despigmentação e arranhaduras. Vale citar, por fim, que a organização do negativo acompanha a sequência numérica das poses no filme.