Mato Grosso

Taxonomie

Code

Bereik aantekeningen

ron aantekeningen

Toon aantekening(en)

Hiërarchische termen

Mato Grosso

Gelijksoortige termen

Mato Grosso

Verwante termen

Mato Grosso

158 Archivistische beschrijving results for Mato Grosso

158 results directly related Exclude narrower terms

Inauguração de Quadra Poliesportiva. Fotógrafo Osmar Cabral.

No meio de uma quadra poliesportiva, autoridades políticas observam o padre [...] benze a obra a ser entregue. Junto aos laços da fita inaugural, o governador Frederico Carlos Soares de Campos e outro homem. Ao redor destes, uma dezena de pessoas aguardam o vigário aspergir a água benta. Nas arquibancadas, atrás dos alambrados, alunos uniformizados e adultos assistem ao desenrolar da cerimônia. Após, o governador e o homem não identificado desenlaçam a fita de inauguração. Então, um grupo de percursionistas parecem cadenciar a apresentação coreografada de 20 meninas com pompons nas mãos. Ao fim, Júlio José de Campos, candidato pelo Partido Democrático Social (PDS) recebe um troféu.

Posse de Luiz de Souza Lima como novo diretor do 11.º Distrito Rodoviário. Fotógrafo Osmar Cabral.

Presidindo a solenidade, o governador Frederico Carlos Soares de Campos empossa Luiz de Souza Lima como diretor do 11.º Distrito Rodoviário. Presentes, à mesa, além dos supracitados, o vice-governador José Vilanova Torres, o representante do governo de Mato Grosso do Sul Olavo Vilela de Andrade, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado de Mato Grosso (DERMAT) Luiz Lotufo, os representantes da Diretoria-Geral e da Procuradoria-Geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem José Silva Té e Hipólito Porto, respectivamente, o comandante do 44.º Batalhão de Infantaria Motorizada coronel Alyrio Cardoso, e, finalmente, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa Oscar da Costa Ribeiro. O evento é presenciado por pequena plateia.

Antiga diretoria da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT). Fotógrafo Vanderlei Meneguini.

Numa sala, provavelmente na sede da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (CODEMAT), encontram-se alguns integrantes da antiga diretoria [?] desta autarquia. Entre os que podem ser identificados está o arquiteto Gustavo Arruda (ex-prefeito de Cuiabá).

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS) e retratos para a confecção de santinhos. Fotógrafo Osmar Cabral.

Em um palanque, entre faixas, bandeiras e bandeirolas com nomes e números dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS), candidatos, entre os quais o candidato ao governo de Mato Grosso Júlio José de Campos, e apoiadores assistem a um homem desconhecido discursar. As duas últimas imagens, na mesma tira, mostra Júlio Campos posando ao lado de um candidato não identificado.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Em um palanque, entre faixas, bandeiras e bandeirolas com nomes e números dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS), candidatos e apoiadores assistem o postulante ao governo estadual pela legenda Júlio José de Campos discursar para eleitores e apoiadores em baixo.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Em um palanque, entre faixas, bandeiras e bandeirolas com nomes e números dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS), candidatos e apoiadores assistem o postulante ao governo estadual pela legenda Júlio José de Campos discursar para eleitores e apoiadores em baixo.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Em um palanque, entre faixas, bandeiras e bandeirolas com nomes e números dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS), candidatos e apoiadores assistem o postulante ao governo estadual pela legenda Júlio José de Campos discursar para eleitores e apoiadores em baixo. Entre os políticos, candidatos e autoridades presentes, estão: o supracitado Júlio Campos, os candidatos ao Senado Federal Gabriel Novis Neves e Roberto de Oliveira Campos, o governador Frederico Carlos Soares de Campos.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Durante um comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS), agricultores desfilam sobre carroscom os produtos de suas culturas; há um grupo de moças com camisas do "Sindicato Rural". As imagens são de detalhes destes desfiles, dando close em um ou um pequeno grupo. Os candidatos e apoiadores políticos assistem ao desfile do alto de um palanque adornado com bandeirolas. Do palanque, em contramergulho, é possível identificar, entre outras pessoas, o governador Frederico Carlos Soares de Campos.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

As cinco primeiras imagens mostram o governador Frederico Carlos Soares de Campos sobre um palanque improvisado de uma carroceria de caminhão. Este discursa para eleitores e apoiadores logo abaixo que parecem aplaudir. Junto com o governador, sobre a carroceria, entre outras pessoas, o candidato ao governo estadual do Partido Democrático Social (PDS) Júlio José de Campos.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

A primeira imagem, mostra o candidato do Partido Democrático Social (PDS) ao governo estadual Júlio José de Campos assina um documento sobre um balcão. Ao seu redor dezenas de pessoas assistem a cena. Após, as outras cinco imagens, mostram, sobre um palanque (improvisado da carroceria de um caminhão), os candidatos e apoiadores do Partido Democrático Social (PDS) sendo ovacionados por eleitores, que os assistem embaixo. Entre os presentes: o candidato Júlio Campos, o candidato a vice pela supracitada legenda Wilmar Peres de Faria, o governador Frederico Carlos Soares de Campos. Discursa o candidato a vice Wilmar Peres.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Sobre um palanque, os candidatos e apoiadores do Partido Democrático Social (PDS) são ovacionados por eleitores, embaixo, em sua maioria crianças. Estes últimos trajam camisas e agitam bandeiras e bandeirinhas dos candidatos do PDS. Discursam, em um primeiro momento, o candidato ao governo estadual do PDS Júlio José de Campos, seguido da fala de uma menina, incentivada pelo cerimonialista. No palanque é possível ver o governador Frederico Carlos Soares de Campos, entre outros.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Sobre um palanque, os candidatos e apoiadores do Partido Democrático Social (PDS) são ovacionados por eleitores, embaixo. Estes últimos trajam camisas e agitam bandeiras e bandeirinhas dos candidatos do PDS. Discursam, em um primeiro momento, o candidato ao governo estadual do PDS Júlio José de Campos, seguido do candidato ao senado pela legenda governista Gabriel Novis Neves. Entre as imagens de um e outro discurso o fotógrafo registra uma cena do balcão de um bar, onde clientes tomam um trago e os atendem um homem adulto e um menino.

Caminhada do candidato do Partido Democrático Social (PDS) ao governo estadual Júlio José de Campos com eleitores. Fotógrafo Osmar Cabral.

Nas quatro primeiras imagens, o candidato a governo estadual pelo Partido Democrático Social (PDS) Júlio José de Campos caminha entre eleitores e apoiadores, que trajam camisas e agitam bandeirinhas com os números e nomes dos candidatos. Nas duas últimas, de um palanque improvisado de uma carroceria de caminhão, candidatos do PDS falam para eleitores e apoiadores que os assistem, embaixo. Falam um homem não identificado, seguido pelo candidato Júlio Campos.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Sobre um palanque, encontram-se candidatos e apoiadores dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS): o governador Frederico Carlos Soares de Campos; o candidato do PDS ao governo Júlio José de Campos, sua esposa professora Isabel Coelho Pinto de Campos; os candidatos ao senado federal pelo PDS Gabriel Novis Neves e Roberto de Oliveira Campos; o candidato a deputado federal pelo PDS Jonas Pinheiro da Silva entre outros. Discursam, após uma dupla desconhecida que parece cantar, o candidato ao senado Gabriel Novis Neve, seguido de dois outros não identificados.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

As quatro primeiras imagens são do comício. Do alto de um palanque, os candidatos do Partido Democrático Social (PDS) são observados por apoiadores, estes no chão balançando bandeirinhas com os números e fotos dos candidatos. Discursa o candidato a governador pelo PDS Júlio José de Campos. As duas últimas imagens foram tiradas durante o voo e mostram um avião EMBRAER EMB-720 Minuano cruzando o céu.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Improvisando o teto de um ônibus como palanque, discursa para os eleitores embaixo, na rua, o governador Frederico Carlos Soares de Campos. Juntos são reconhecidos o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Benedito Alves Ferraz e o candidato ao governo estadual pelo Partido Democrático Social (PDS) Júlio José de Campos. Na rua, a população saúda as autoridades agitando bandeiras e bandeirinhas com nomes e números dos candidatos.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS) e inauguração de prédio. Fotógrafo Osmar Cabral.

As duas primeiras imagens mostram os candidatos do Partido Democrático Social (PDS) e seus apoiadores sobre a carroceria de um caminhão. Estão presentes, entre outros, o governador Frederico Carlos Soares de Campos, e o candidato a governador de Mato Grosso pelo PDS Júlio José de Campos. Embaixo, na rua, eleitores e apoiadores ouvem o discurso de um homem desconhecido. Agitam bandeiras. Após, uma imagem do governador Frederico Campos caminhando entre populares. Finalmente, as cinco últimas imagens do ato inaugural, contando com a bênção de um padre e o desatar da fita inaugural. Neste evento, além dos supracitados, encontram-se: os candidatos ao Senado Federal pelo PDS Roberto de Oliveira Campos e Gabriel Novis Neves, o secretário de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente Gabriel Júlio de Mattos Müller, entre outras autoridades.

Carreata e comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

A primeira imagem é de uma carreata dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS) e seus apoiadores. Sobre a carroceria de uma camionete podem ser vistos o candidato ao governo estadual Júlio José de Campos, o candidato ao Senado Federal Roberto de Oliveira Campos, o candidato a vice-governador Wilmar Peres de Faria. Após, sobre um palanque improvisado, estes e outros

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Sobre um palanque improvisado na carroceria de um caminhão, os candidatos do Partido Democrático Social (PDS) falam para populares, entre os quais eleitores, que os assistem a partir do chão. Discursam um outro homem não identificado, seguido do candidato ao governo estadual Júlio José de Campos. Estão presentes, no palanque, o candidato do PDS ao Senado Federal Gabriel Novis Neves, o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o candidato ao senado Roberto de Oliveira Campos, entre outros.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS).

Do alto de um palanque, os candidatos do Partido Democrático Social (PDS) são observados por crianças e adultos, estes no chão balançando bandeirinhas com os números e fotos dos candidatos. Discursam o governador Frederico Carlos Soares de Campos e outro homem. Estão presentes, entre outros e além do governador, os candidatos ao Senado Federal pelo PDS Roberto de Oliveira Campos e Gabriel Novis Neves, o candidato ao governo estadual pelo PDS Júlio José de Campos, o candidato a vice-governador Wilmar Peres de Faria.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Sobre um palanque improvisado na carroceria de um caminhão, os candidatos do Partido Democrático Social (PDS) falam para populares, entre os quais eleitores, que os assistem a partir do chão. Discursam o governador Frederico Carlos Soares de Campos, o candidato do PDS a vice-governador Wilmar Peres de Faria e um outro homem não identificado. Estão presentes, no palanque, o ex-secretário-chefe da Casa Civil Afro Stefanini, o candidato do PDS ao governo estadual Júlio José de Campos, o candidato do PDS ao Senado Federal Roberto de Oliveira Campos, entre outros.

Caminhada do candidato do Partido Democrático Social (PDS) ao governo estadual Júlio José de Campos com eleitores. Fotógrafo Osmar Cabral.

O candidato do Partido Democrático Social (PDS) ao governo estadual Júlio José de Campos caminha e interage com eleitores nas ruas. Após, ele e outros candidatos, tais como o candidato ao Senado Federal Gabriel Novis Neves. As últimas onze fotografias mostram estes candidatos dentro de uma casa repleta de adultos e crianças sendo saudados.

Campanha eleitoral dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

As primeiras imagens são do governador Frederico Carlos Soares de Campos, do embaixador e candidato ao Senado Roberto de Oliveira Campos e do candidato ao governo estadual Júlio José de Campos se deixando fotografar ao lado de populares. Após, uma carreata leva os candidatos e outras autoridades, além de populares, nas carrocerias de caminhonetes ao longo de estradas de chão. Acompanham comboios de apoiadores e pessoas a pé, entre adultos e crianças. A paisagem é rural e demonstra ser bastante pobre. Finalmente, dentro de um centro comunitário, os candidatos falam, de cima de um palco, para populares abaixo. Estes fazem gestos de aplausos.

Passeata dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Caminhando na rua, os candidatos do Partido Democrático Social (PDS), com destaque para o candidato ao senado Roberto de Oliveira Campos e para o candidato ao governo estadual Júlio José de Campos (este acompanhado por sua esposa Isabel Coelho Pinto de Campos). Acompanham o governador Frederico Carlos Soares de Campos e populares apoiadores. Estes últimos trajam camisetas e bandeirinhas com os nomes e respectivos números dos candidatos.

Comício dos candidatos do Partido Democrático Social (PDS). Fotógrafo Osmar Cabral.

Discurso do governador Frederico Carlos Soares de Campos sobre a carroceria de um caminhão improvisada como palanque para eleitores e apoiadores dos candidatos do Partido Social Democrático (PDS). Nas imagens, os expectadores aparecem agitando bandeirinhas e trajando camisas e bonés dos candidatos do PDS.

Reunião da Aliança Renovadora Nacional (ARENA).

Reunião de membros da Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Em uma sala, tendo ao fundo uma grande janela, veem-se em confraternização o governador José Garcia Neto e esposa primeira-dama Maria Lígia de Borges Garcia, e o vice-governador Cássio Leite de Barros e esposa Darcy Miranda Leite de Barros, com senhora desconhecida. No auditório, nas imagens da primeira fila, reconhecem-se, primeiro, o vice-governador Cássio Leite de Barros ladeado por dois senhores não identificados; depois, o secretário de Viação e Obras Públicas Frederico Carlos Soares de Campos (cortado), o secretário de Agricultura Edmundo Taques, o de Educação Louremberg Alves Nunes Rocha, o senador Italívio Coelho.

“Mocinha com bolo cerimonial de preparação ao casamento.” Fotógrafo Editorial Dom Bosco.

Retrato de uma jovem mulher Xavante com colares e pulseira de cordões de algodão torcido, corte de cabelo característico Xavante trazendo nas mãos um bolo ou pão. Ao fundo, pés de mamão e a palha da oca.

Frei fala a pessoas em torna de uma mesa.

Em torno de uma mesa apenas forrada tendo um objeto não identificado em cima, reúnem dezenas de pessoas, em sua esmagadora maioria mulheres e meninas trajando vestidos aparentemente domingueiros, pois são floridos alguns e tipo macacão outros. Apenas seis homens são enquadrados: à esquerda, um homem de calças e terno claros e gravata escura, com as mãos cruzadas na frente; um homem de sobretudo branco que se assemelha a um jaleco com as mãos cruzadas na frente e segurando o seu chapéu; um homem alto de calças e terno brancos; um frei franciscano de quem só se vê a cabeça e a quem todos ouvem; e, por fim, à direita, um homem de paletó cinza de costas com os braços cruzados e segurando com a mão direita seu chapéu.

Homem fala a pessoas em torna de uma mesa.

Em torno de uma mesa apenas forrada tendo um objeto não identificado em cima, reúnem dezenas de pessoas, em sua esmagadora maioria mulheres e meninas trajando vestidos aparentemente domingueiros pois são floridos alguns e tipo macacão outros, entre as quais se vê, ao fundo, à direita, uma freira identificada pelo hábito. Apenas seis homens são enquadrados: à esquerda, de lado, um militar que segura seu quepe embaixo do braço; um homem de sobretudo branco que se assemelha a um jaleco que se dirige ao militar; um homem de terno branco atrás do homem de jaleco; dois freis franciscanos de hábito característico e tonsura; e, por fim, ao fundo à direita junto à cerca, um observador de paletó escuro.

Trinta e seis homens, três meninos, uma menina e uma criança de colo.

Trinta e seis homens em terno e gravata de variados cortes e cores, alguns com chapéu, exceto um militar com o traje característico; três meninos, sendo um deles com bibico, uma menina e uma criança de colo posam para a fotografia em uma área aberta. Veem-se à esquerda o detalhe de uma picape e ao fundo, junto a dois homens, uma outra camionete.

Retrato de uma mulher sentada em uma cadeira tendo ao seu lado uma menina.

Olhando para baixo à esquerda e sentada em uma cadeira com as mãos sobre o colo, uma mulher morena trajando vestido claro, meias-calças brancas, sapatos escuros, e relógio em seu pulso direito. Seus cabelos são curtos e penteados de lado. À sua direita, uma menina olhando fixamente para a lente da câmera, aparentando quatro para cinco anos, traja um vestidinho branco, meias-três-quartos e sandalhinhas escuras. Segura na mão esquerda algo que se assemelha a um pequeno buquê de flores. Em segundo plano, à esquerda, uma horta delimitada por garrafas com as bocas afundadas no chão; logo atrás da menininha um tronco de árvore. Dominando todo fundo, algo que se assemelha com uma parede de palha.

Militar numa vila de mocambos.

À frentes de seis mocambos visíveis, posa um militar fardado, tendo aos pés dois cães. À esquerda, um menino descalço, de calças claras e camisa de mangas curtas branca olha para o fotógrafo. Atrás, próximo a uma palmeira, dois homens se ocupam de algo alheio à cena; junto aos quatro últimos mocambos, sete homens observam, à distância considerável. Estes trajam roupas simples como a do menino e chapéu.

Quatro homens em frente a uma casa de tijolinhos à mostra.

Quatro homens, junto a uma cerca de arame farpado, posam: o primeiro traja calças claras, camisa de mangas compridas, gravata e chapéu; os outros três, calças brancas, camisas de mangas curtas e chapéu, sendo que o último traz nas mãos uma chave inglesa. Atrás da cerca, vista da frente e lateral de uma casa de duas águas, com tijolinhos à mostra. Estacionado junto à outra lateral, para dentro da cerca que é fechada por um homem, um caminhão. Ao fundo, a silhueta do telhamento de outras casas.

Três homens posam em uma área rural tendo por trás de si um Ford modelo “T”.

Olham diretamente para a imagem três homens: o primeiro, da esquerda para a direita, vestindo botas de cano alto, calças de cor escura, camisa branca de mangas curtas enfiadas por dentro, chapéu e, em seu pulso esquerdo, um vistos relógio; o segundo, mais simples, usa calçados, calças brancas, camisa branca; o último, sapatos, calças claras, cinto escuro, e está em mangas de camisa. O primeiro e o último posam com o mesmo trejeito de colocar a mão esquerda na altura da cintura seguro o polegar no passador do cinto. Atrás, em segundo plano, um Ford Modelo “T” (popular “Ford Bigode”). Em último plano, uma casa coberta com folhas de palmeiras.

Homem em cadeira de fio de palha.

Homem sorridente sentado em uma cadeira de madeira e fio de palha. Está de pernas cruzadas e traja sapatos escuros e meia estampada com listras verticais, calças pretas, camisa branca e gravata borboleta. Ao fundo, porta adentro, sobre um chão de taboas algo que se assemelha a uma mesa forrada.

Homens retirando tronco da estrada.

Cinco homens estão junto a um tronco atravessado na estrada. Atrás do tronco, ao que parece, um Chevrolet 1939. A fotografia está tremida, mas é possível perceber que quatro dos homens vestem calças e camisas brancas; dois destes, paletós brancos; e apenas um está de chapéu. O mais à esquerda, veste calças claras e camisa branca.

Família Müller junto a caminhão.

Junto a um caminhão em cuja boleia lê-se “N.º 3”, posam sete homens e cinco mulheres. Entre os homens: os dois primeiros e o quarto, da esquerda para a direita, vestem-se de modo simples e estão descalços e apenas o primeiro e o quarto usam chapéu; o terceiro, terno e gravata; o interventor Júlio Müller traja calças e camisa de mangas compridas e chapéu coco; dois outros que aparecem atrás, o segundo está de quepe. Entre as mulheres: a primeira dama Maria de Arruda Müller veste sandálias de tiras, saia clara, camisa e echarpe, segurando na mão direita uma valise e na outra um paletó; a segunda, uma senhora de vestido branco estampado; a terceira, outra senhora de vestido claro estampado; a quarta, uma senhora de vestido branco; e, por fim, uma mulher de saia escura, camisa branca e suspensórios. Sobre a carroceria do caminhão, três meninas de vestidos brancos estampado. Ao fundo, a casa comercial da família.

Família Müller em frente à Casa Comercial.

Em frente à casa comercial do Sr. Júlio Frederico Müller, posam para a fotografia doze pessoas: agachado tendo junto a si um cão e segurando uma espingarda um menino trajando branco; em pé, de sobretudo, braços cruzados, segurando chapéu e bengala, um homem; ao seu lado, com os cabelos emaranhados, de pijama listrado e chinela, o interventor federal Júlio Strübing Müller; em pé, encostada na parede, trajando vestido branco estampado, uma moça; do mesmo modo que a moça, trajando vestidos brancos idênticos, duas mulheres aparentando meia-idade; agachadas, a primeira de vestido com listras verticais e a segunda de vestido branco; encostada na parede, de vestido branco com estampas, uma senhora de braço com a mulher a seu lado direito e com uma moça de vestido branco estampado a seu lado esquerdo; em pé, se apoiando com a sua mão esquerda no cano de uma espingarda, um senhor; e, por fim, um menino trajando paletó e calças cinzas, agachado a certa distância do senhor e acenando. Emoldurando a cena, dois troncos de arreios para cavalos. Ao fundo, lê-se na parede, sobre a porta da esquerda: “20-1-940” e entre esta e a última porta: “CASA-MON. MÜLLER // DE // MÜLLER & MONTEIRO”. Abaixo do letreiro e após a porta da direita, vê-se um monograma das iniciais “J” e “F” – provavelmente de “Júlio Frederico”.

Família Müller reunida.

Reunidos sobre algumas toras, encontram-se um senhor trajando calças brancas e camisa escura sentado tendo a seu colo a cabeça de seu cão malhado e na mão esquerda uma espingarda; sentado a seu lado, um garoto apoiando sua mão direita no cano de uma espingarda; seguido por dois homens trajando terno escuro e calças claras, tendo o primeiro deles um chapéu sobre o colo. Acima destes, quatro garotas em pé, cujas três primeiras trajam vestidos brancos estampados, exceto a do meio; e três mulheres sentadas usando vestidos brancos. Ao fundo, uma casa com telhado em quatro águas.

Família Müller ao pé da porteira.

Em pé à frente duma porteira, um menino vestido de branco, apontando uma espingarda para o céu, um cão malhado atrás dele, três mulheres com vestidos branco. Sobre a cerca, quatro mocinhas: a primeira com calça clara e camiseta listrada, outras duas com vestidos estampados e a quarta com vestido branco.

Churrasco em família.

Em uma varanda, sentados em cadeiras encostadas na parede, nove pessoas degustam as carnes de um churrasco. Da esquerda para a direita: um senhor de idade trajando calças e camisa brancas e colete xadrez, e segurando entre as mãos um garfo, tendo um copo vazio à sua direita descansando sobre uma cadeira de madeira; um homem sentado com as pernas cruzadas de calças cinzas e camisa branca, segurando um garfo na sua mão direita e levando à boca um pedaço de carne com a outra mão; um jovem de calças e camisa brancas, segurando em sua mão direita um garfo e um espeto com carnes; um jovem de calças escuras e camisa polo listrada segurando um espeto com sua mão direita e um pedaço de carne na mão esquerda; um jovem de calças escuras e camisa branca com discretas linhas verticais com um faca em sua mão direita e um pedaço de mandioca cozida na outra; um jovem de calças escuras e camisa branca com um pedaço de carne na mão esquerda tendo à sua frente uma cadeira de madeira sobre a qual descansa um prato aparentemente vazio; uma mulher de vestido de cor clara sem mangas segurando um garfo na mão direita e um prato junto ao colo com a mão esquerda, e tendo à frente uma cadeira onde descansam um prato servido de mandioca e uma travessa aparentemente vazia; um homem de camisa branca inclinado em direção à travessa; e, por fim, em uma cadeira de balanço, um homem de meia idade de calças e camisa brancas olhando para o fotógrafo. No meio da varanda, uma cadeira com um espeto encostado em seu encosto e um prato sobre o assento. Atrás, uma mureta onde se veem três garrafas de cerveja e três copos. Ao fundo, o quintal, onde, à sombra de uma mangueira, quatro homens conversam entre si e vigiam a carne a ser assada, e cujos espetos encontram-se encostados no muro à esquerda.

Família em torno de mesa com caixas de amendoins.

Num quintal, uma família reunida em torno duma mesa comprida sobre a qual encontram-se oito caixas de madeira cheias de amendoim. De esquerda para a direita: senhor de camisa clara, gravata estampada e calças escuras; senhor de terno e calças claras e gravata com listras diagonais; senhora de vestido estampado manipulando alguns amendoins sobre a mesa tendo ao colo um bebê; militar de farda e quepe segurando um punhado de amendoins nas duas mãos; mulher de vestido xadrez segurando um punhado de amendoins; garoto vestindo camisa e calças claras; garota de vestido claro segurando um punhado de amendoins; garota de vestido claro, tendo nas mãos um punhado de amendoins; garota de vestido estampado, segurando em sua mão direita um punhado de amendoins; garota de vestido branco manipulando um punhado de amendoins; garota de vestido estampado segurando um punhado de amendoins. Ao fundo, a janela e a porta da casa e um muro sobre o qual secam duas peças de roupa.

Família em torno de mesa com caixas de amendoins.

Em um quintal, uma família se reúne em torno de uma mesa comprida sobre a qual encontram-se oito caixas de madeira cheias de amendoim. Da esquerda para a direita: senhor de camisa clara, gravata estampada e calças escuras; senhor de terno e calças claras e gravata com listras diagonais; senhora de vestido estampado manipulando alguns amendoins sobre a mesa; militar de farda e quepe; mulher de vestido xadrez segurando um bebê no colo; garoto vestindo camisa e calças claras; garota de vestido claro segurando em sua mão direita um punhado de amendoins; garota de vestido claro, com a mão direita sobre uma das caixas; garota de vestido estampado, segurando em sua mão direita um punhado de amendoins; garota de vestido branco encostada na mesa e em pé sobre duas caixas de madeira; garota de vestido estampado, também encostada na mesa e em pé sobre a mesma caixa; por fim, menininha de vestidinho branco na cabeceira da mesa em pé sobre outras duas caixas de madeira. Ao fundo, a janela e a porta da casa e um muro sobre o qual secam duas peças de roupa.

Família em frente da casa.

Sentados e em pé na frente da varanda de uma casa, doze pessoas posam para a fotografia: dois meninos com uniformes primários sentados na mureta da varanda; mais dois garotos com uniformes ginasiais; em pé, uma senhora de meia idade de vestido e casaco de mangas compridas pretos com a mão esquerda no encosto da cadeira ao seu lado; sobre a cadeira, em pé, uma menina de vestidinho branco com os dois braços encostados sobre a mãos dos dois adultos ao lado de si; um senhor de terno e gravata escuros, com a mão direita no encosto da cadeira; três garotas de vestidos brancos sentadas na mureta da varanda; por fim, duas mulheres em pé, sendo a primeira uma senhora de vestido preto e casaco de mangas compridas na mesma cor com as golas brancas, e a segunda, jovem de vestido escuro estampado e mangas um pouco bufantes. A casa é estilo Art déco sertanejo com a fachada formada por uma janela e parede com linhas verticais em alto-relevo, e, à direita, a varanda de paredes azulejadas tem seu telhado à mostra puxado à frente da platibanda enfeitada com linhas geométricos.

Time de vôlei feminino.

Em uma quadra de vôlei, na fileira da frente, agachadas, cinco moças uniformizadas (as duas das pontas destoando em saia apregoada escura e blusa branca do uniforme todo branco das outras três), e mais um menino. Atrás, sete moças (quatro de saias pregoadas escuras e quatro, brancas); a quarta moça sustenta uma bandeira com haste na horizontal, o mesmo ocorrendo com a sétima moça; na mesma fileira, um homem de terno branco tendo ao seu braço uma jovem senhora que, ao que parece, é sua esposa. Na última fileira, três homens, sendo os dois das extremidades de terno branco e gravata. Ao fundo, a rede de vôlei.

Time de futebol.

Em um campo de futebol, treze homens uniformizados com camisetas de listras verticais em três cores posam junto a outros nove homens, um jovem rapaz (à direita) e um menino, à esquerda. Três dos atletas usam tocas comuns aos atacantes; outro, ainda, usa uma espécie de gorro. Há um homem, à direita, que usa calça social e sapatos e destoa de todos os outros com calções brancos, meiões pretos e chuteiras. O único agachado segura uma bola de couro e usa “uniforme” branco.

As bandeiras do Estado e da república içadas no planalto.

Reúnem-se em torno a um comprido mastro de madeira com a bandeira mato-grossense hasteada homens, rapazes e meninos vestidos a caráter e com as coberturas em mão em sinal de solenidade, além de, à esquerda, militares da banda da Força Pública (assim identificados pelo laço húngaro no canhão da farda). Mais à direita, no topo do mastro, a bandeira do Estado de Mato Grosso. Ao fundo, a mata.

As bandeiras do Estado e da república içadas no planalto.

Às margens de um rio, em torno a um comprido mastro de madeira, preparam-se para o hasteamento homens, rapazes e meninos vestidos a caráter e com as coberturas em mão em sinal de solenidade, além de, à esquerda, militares da banda da Força Pública (assim identificados pelo laço húngaro no canhão da farda). Ao centro, dois homens seguram a bandeira de Mato Grosso de modo a expô-la ao fotógrafo, deixando secundária a do Brasil. Ao fundo, o rio e, em destaque, uma pequena ilha.

Quarteto musical.

Reúnem-se em torno de um quarteto musical, homens, mulheres e crianças. Os músicos estão sentados ao centro da fotografia. Em primeiro plano, vê-se um percussionista com uma caixa. Mais atrás, à esquerda, veem-se dois músicos, podendo-se identificar apenas o instrumento do último: uma clarineta; e, à direita, um último com um violão.

Desfile em traje de banho de concurso de beleza.

Sobre uma passarela, nove moças em trajes de banho (maiôs) preto posam para fotografia. Abaixo, separada ao meio pela passarela, a plateia. Ao fundo, também abaixo, os onze jurados, destacando-se um deles: mulher que veste uma faixa, provavelmente, a de vencedora do concurso anterior.

Sala de Telégrafo.

Numa sala ampla veem-se três mesas compridas. Sobra a segunda mesa, de frente para trás, um equipamento de telegrafia; na última, sendo manipulados por um homem de terno e calças brancos e acocorado, outros equipamentos de telegrafia. Ao fundo, entre a porta e um armário de madeira dentro do qual vê-se outro equipamento de telegrafia, um homem posa para a fotografia.

Batalhão de infantaria.

À frente de um prédio caiado colonial de fachada, com platibanda e uma porta entre dois pares de janelões, alinham-se nove militares. Da esquerda para a direita: soldado de farda branca e quepe, com uma carabina no seu ombro esquerdo; oficial de uniforme escuro (provavelmente azul ferrete) com ombreiras douradas e dois galões nos canhões das mangas; suboficial de farda branca como o primeiro e quatro setas nas mangas; dois praças com o mesmo uniforme e duas setas nas mangas; por fim, quatro praças sem nenhuma seta no mesmo uniforme branco. Com exceção do primeiro, todos os outros estão em posição de sentido. Na frente do suboficial e praças, quatro grupos de carabinas equilibradas em três. À direita, na lateral, próximo a uma janela, um cão deitado.

Fachada da cadeia.

Fachada de prédio em estilo eclético destinado à reclusão em cuja fachada contam-se quatro janelas gradeadas e duas entradas – uma primeira, à esquerda, retangular; e a outra, a principal em arco. No lado esquerdo, sobre uma parte em branco da fotografia, lê-se pela marca e pela grafite já quase invisível: “1.º // pan% // interno”.

Guardas Fiscais na Coletoria de Rendas Estaduais.

Do interior de um prédio, perfilados em uma parede em posição de sentido, quatro guardas fiscais fardados com: coturnos de cano alto, calças e paletós cáqui (sendo o dos dois centrais mais escuros) e segurando ao pé cada um deles uma espingarda. À esquerda, o gradil de uma cela, junto da qual se vê uma cadeira e um bebê sentado com a sua mão direita na boca e a outra segurando um quepe que cobre todo seu torso. À direita, outra cela. Na parede, sobre a cabeça do terceiro, um pequeno relógio de parede com campainha. No papel, já ressecado e “quebrado” no canto inferior esquerdo e na parte inferior, traz impresso na parte superior, acima da fotografia, o brasão de armas de Mato Grosso seguido do texto: “ESTADO DE MATTO GROSSO // COLLECTORIA DE RENDAS ESTADOAES”.

Consultório hospitalar.

Dentro de uma sala, à esquerda, detalhe de uma maca com rodinhas ao pé da qual se vê uma lixeira, e, à direita, uma mesa escrivaninha com quatro gavetas laterais e uma central com uma cadeira metálica com encosto decorativo no vão e outra ao lado. No canto da sala, um armário de aço e feito e vidraçaria em cima do qual descansam dois potes de alumínio. Ao lado, à esquerda da fotografia, detalhe de janela basculante. Abaixo da fotografia, a caneta preta, lê-se: “Consultorio”.

Paciente em leito hospitalar.

No interior de uma sala, dois leitos e um criado mudo no canto. No leito da esquerda, um homem coberto pelo lençol. Atrás, a luz do dia ilumina o ambiente através de uma grande janela com basculantes. Abaixo da fotografia, a caneta preta, lê-se: “1.º doente internado – 67 anos de edade [sic]”.

Sala de curativos da Farmácia Popular.

No interior de uma sala, em primeiro plano, uma maca com lençol branco tendo, à direita, outra maca um tanto mais baixo que esta, e encostada na parede. Ao fundo, um armário de copa branco com duas gavetas e portas com vidros, tendo, dispostos sobre seu balcão, diferentes caixas e frascos de remédios. Abaixo da fotografia, sobre o papelão, escrito a nanquim já oxidado, lê-se “Sala de curativos separada da Farmacia”.

Interior da Farmácia Popular.

No interior de uma farmácia, vê-se ao centro um balcão de madeira talhada de cor clara com mostruários de vidro, sobre o qual estão dois rolos de papel de embrulho. Em segundo plano, à esquerda, um homem vestido de branco com jaleco, alcança algum medicamento dentro de um armário com porta de vidro. A parede toda está “revestida” por este armário por onde são vistas inúmeras caixas medicamentosas e outros frascos. Sua base é de portas de madeira e gaveteiros. Ao centro, uma porta pode ser vista e, mais ao fundo, uma janela com grades. Abaixo da fotografia, sobre o papelão, escrito a nanquim já oxidado, lê-se “Vista interior da Farmacia Popular”.

Fachada da Farmácia Popular.

Fachada em Art déco “sertanejo” onde se lê em tipografia geométrica, sobre a porta e sob duas janelas basculantes: “Farmacia Popular”. É possível ver a lateral do prédio que fica em uma esquina, e duas de suas janelas. No batente da porta, vê-se um homem trajando roupas brancas e um jaleco, com as duas mãos nos bolsos. Acima da fotografia, sobre o papelão, escrito a nanquim já oxidado, lê-se: “Ao Exm.ºSr. Dr. Diretor de Saude Publica do Estado, ofereço estas// vistas”; do mesmo modo, abaixo: “Vista da frente do prédio onde funciona a Farmacia Popular”.

Desfile de normalistas.

Em frente a uma residência em estilo Art déco, cuja escadaria divide a fachada em duas partes com duas janelas cada em cuja platibanda veem-se formas geométricas decorativas e colunadas, reúnem-se junto ao portão e centenas de alunos e alunas uniformizados, militares fardados, homens de terno e gravata e religiosas de hábito. O prédio provavelmente serve como escola. No acesso à entrada, junto ao parapeito do portão, acima das escadas, veem-se, à esquerda, uma freira, um aluno com uniforme cáqui e cobertura bibico e uma aluna de vestido branco; atrás destes aparece o detalhe de uma bandeira hasteada como um vélox. Do lado oposto, junto a uma bandeira do Brasil que tremula ao vento, vê-se grupo de alunos entre meninos e meninas. Junto à calçada concentram-se os homens de terno e gravata, à esquerda, e militares, à direita. No meio, à frente do portão, duas bandeiras: à esquerda, uma bandeira branca de devoção a algum santo; à direita, a bandeira do Brasil. Há mais uma bandeira trazida pelos militares. À frente deste grupo, jovens alunos com uniforme todo branco. De frente para os meninos e para a fachada, grupo de alunas uniformizadas com meias escuras e vestidos brancos cintados com uma faixa escura. Os cabelos estão presos por uma armação redonda em tule. Ao fundo, a platibanda de uma casa, à direita.

Desfile de normalistas.

Em uma rua, um homem de terno e chapéu cruza a frente do fotógrafo e, como um borrão na imagem, é impedido de chegar ao seu destino. Em segundo plano, o motivo da fotografia: três a três, em uma fileira imensa que se perde na esquina do casarão assobradado, as normalistas de uniforme branco (camisa e saia), gravata e cinto escuros. À frente da coluna, três meninas perfiladas carregam, as das extremidades, bandeiras: a da esquerda, a bandeira do Brasil; a da direita, auxiliada pela do meio, uma bandeira predominantemente branca. Acompanha-as freiras de hábito e se protegendo do sol com guarda-sol: à vista, contam-se dois. Ao fundo, da esquerda para a direita, perfilam-se casas em estilo colonial e neoclássico. À esquerda da coluna, à sombra, meia dúzia de pessoas visíveis observam o cortejo passar.

“Costurar um vestido” pelas alunas da Educação Profissional.

Em uma quadra de chão marcada com cal, duas equipes formadas por três meninas com traços orientais uniformizadas se ocupam, sobre uma mesinha de madeira. Em segundo plano, ao pé de uma baliza, um grupo de homens com traços orientais observam. Todos vestem roupas sociais – alguns com gravata, outros sem, outro com paletó preto. Dois estão de cócoras, sendo que um deles segura uma haste de aproximadamente 1m e ½. Mais ao fundo, uma multidão observa a tudo apinhada à beira do muro e à sombra de uma tabela de basquete.

Bailado “Beleza da Natureza”.

De uma arquibancada com cabeças de espectadores captadas pelo fotógrafo, alunos fazem formação em fileiras dentro de uma quadra poliesportiva. Estão separados por sexo: à frente, apenas em detalhes, está a formação dos meninos; atrás, das meninas. Passando em revista à formação das meninas, está um homem com traços orientais. Ao fundo, vê-se um grande quadro e uma tabela de basquete. Mais ao fundo, o muro e o telhado de um prédio. Sobre a imagem, lê-se a caneta preta: “22-8-948”.

Bailado “Beleza da Natureza”.

Andando em círculos, dezenas de meninas orientais uniformizadas como normalistas fazem gestos com as duas mãos. Ao centro do círculo que formam, parecem ser orientadas por uma senhora, identificada pelo tipo de calçado com salto quadrado. Ao fundo, uma multidão assiste sentada numa arquibancada, atrás de uma tabela de basquete. No fundo, um conjunto de prédios. À direita, próximo a um muro, sob o qual assiste à performance outro grupo de pessoas, vê-se uma frondosa árvore. Sobre a imagem, lê-se a caneta preta: “22-8-948”.

Teto sem forro de uma sala de aula.

Teto de uma sala de aula cujo forro fora arrancado ou caiu, onde é possível ver o telhado e parte da parede não rebocada. Abaixo, pendurado numa parede branca, mas descascada, detalhe de um quadro negro, onde é possível enxergar escrito a giz branco “1- Sol”; à frente do quadro negro, detalhe da cabeça de alguém.

Fazendeiros em visita ao construtor das obras, o Sr. Otávio Gomes.

Em meio à floresta, posam nove homens e um menino. Quatro dos homens, seja por causa do roto das roupas e chapéus, seja por estar um sem camisa parecem ser operários. No centro, um homem de camisa e gravata, com destaque para o cinto com porta-munição. Dois homens estão a cavalo: um atrás de todos e outro à direita. À frente de todos, um menino de bermuda e camisa branca e chapéu.

Obras às margens de corredeira.

À esquerda de uma corredeira, junto a uma casa no alto de uma elevação, avança em direção à água sem a ela chegar um rígido em concreto terminando em uma construção que se assemelha a uma casa com porta e janela. À esquerda e acima, a mata arbustiva; abaixo e à direita, as águas de uma corredeira violenta.

Obras às margens de corredeira.

À esquerda de uma corredeira, junto a uma casa no alto de uma elevação, avança em direção à água sem a ela chegar um rígido em concreto terminando em uma construção que se assemelha a uma casa com porta e janela. À esquerda e acima, a mata arbustiva; abaixo e à direita, as águas de uma corredeira violenta.

Canteiro de obras.

Canteiro de obras de prédio provavelmente destina a uma escola. Detalhe de pátio interno cercado pelas varandas do prédio. No meio, telhas e outros materiais de construção. À direita, dois homens observam a tudo: o primeiro, abaixo dos degraus de entrada em uma das varandas está trajando calças e camisa clara e tem a mão direita no bolso e a esquerda no rosto; o outro, em cima do degrau, trajando terno e chapéu, tem as duas mãos nos seus respectivos bolsos.

Canteiro de obras.

Canteiro de obras de prédio provavelmente destina a uma escola. Em primeiro plano, à direita, parte da trave de um gol. Ao fundo, ao centro, um tripé com peneira para terra, seguindo, atrás, de pátio e varandas internas do prédio em construção de onde se visualiza um homem percorrendo o corredor. O prédio especificamente está coberto por tenhas e com as paredes rebocadas.

Canteiro de obras.

Canteiro de obras de prédio provavelmente destina a uma escola. Em primeiro plano, à direita, parte da trave de um gol. Ao fundo, ao centro, um tripé com peneira para terra, seguindo, atrás, de pátio e varandas internas do prédio em construção de onde se visualiza um homem percorrendo o corredor. O prédio especificamente está coberto por tenhas e com as paredes rebocadas.

Resultaten 1 tot 100 van 158